Por Nayara Santos em 21.03.2023

O que é CREF e CONFEF? Entenda o que esses conselhos têm a oferecer!

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Você, que trabalha direta ou indiretamente com profissionais de educação física, sabe o que é o CREF e o CONFEF? Se respondeu não, então você está no lugar certo, porque aqui nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse tópico.

Em muitas áreas de atuação profissional, há uma série de leis e regulamentações que precisam ser seguidas. Sem isso, não seria possível assegurar direitos nem para os profissionais e nem para os clientes. Pensando nisso, foram desenvolvidos conselhos que regulamentam diferentes funções, da medicina à educação física.

Caso você seja um profissional que atua na área esportiva, sendo treinador de equipe, professor de academia, personal trainer, dentre outros, então você já deve conhecer esses órgãos e ter o seu registro neles. Porém, mesmo alguns dos profissionais mais experientes ainda têm suas dúvidas sobre como eles funcionam e quais são suas funções. 

Sem esse conhecimento, não apenas os profissionais podem se prejudicar, por não entender os seus diretos e deveres, mas também quem contrata esses profissionais. Por isso, se você atua nessa área é preciso ficar atento e saber exatamente o que é CREF e o CONFEF, e como cada um deles funciona. Então acompanhe este artigo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é o CREF e o CONFEF?

CREF é uma abreviação para “Conselho Regional de Educação Física”. Trata-se de uma autarquia, empresa pública com capital privado, que lida com o registro e regulamentação de todos os profissionais de educação física que trabalham oficialmente em diversas partes do Brasil.

Cada estado brasileiro possui um CREF, portanto, os profissionais dessa área devem se registrar no conselho referente à região em que atuam. Ao fazer isso, o profissional recebe um número de registro que deve ser utilizado e que identificará aquela pessoa como sendo um profissional formado na área e se possui alguma especialização.

Além disso, é possível fazer consultas aos profissionais registrados em cada conselho. Isso garante que um dono de academia, por exemplo, verifique se está tudo em ordem com o registro antes de contratar um novo professor.

Já o CONFEF é o “Conselho Federal de Educação Física”. Este é o órgão responsável pela regulamentação do trabalho dentro da área de educação física no Brasil. É ele que estipula as normas às quais os profissionais da área estarão submetidos durante sua carreira.

Vale a pena dizer que todos os CREFs do Brasil estão subordinados ao CONFEF. Desta forma, o conselho federal passa ordens e alterações de normas para os conselhos regionais, que os aplicam.

Quais são as responsabilidades e diferenças de ambos?

Agora que você entende o que é CREF e CONFEF, fica um pouco mais fácil entender qual é o propósito de cada um desses órgãos em relação aos profissionais e empresas que prestam serviço no mercado de educação física. Mas, para ficar mais fácil para você, listamos aqui algumas das principais responsabilidades desses órgãos.

Cumprimento das leis federais

Como já mencionamos, o conselho federal de educação física e os conselhos regionais de educação física têm como principais funções distribuir e cumprir determinadas leis federais relevantes a essa área de atuação. Isso envolve desde a notificação das empresas e profissionais em relação a mudanças na lei até o acompanhamento desses indivíduos.

Sempre que alguma lei afeta diretamente a atuação desses conselhos e dos profissionais associados a eles, é dever desses órgãos tomar qualquer atitude necessária para que essas leis sejam cumpridas. Especialmente se elas apresentam grande impacto no funcionamento dos negócios e nas relações profissionais envolvidas no dia a dia dessas pessoas.

Registro dos profissionais e pessoas jurídicas de educação física

Outra coisa que mencionamos mais cedo é que, para poder atuar de forma legalizada como profissional de educação física, você precisa estar devidamente registrado no conselho. Sem isso, não é possível assegurar certos direitos, além de correr o risco de passar por um processo caso alguma de suas atitudes viole qualquer norma estabelecida.

O registro do profissional no conselho pode ser feito após concluir sua formação, desde que tenha o diploma e outros documentos relevantes em mãos, como identidade e comprovante de residência. Nada fora do padrão. Depois de levar tudo ao seu conselho regional mais próximo, você receberá um número de registro e identificação, o que será necessário para registrar sua empresa legalmente e prestar serviços na área.


Vale a pena dizer que os profissionais registrados precisam pagar a anuidade para o respectivo conselho. Sem esse pagamento a situação dos profissionais consta como irregular e ele está impedido de exercer a profissão. Esse pagamento geralmente é efetuado no início do ano e sofre reajustes anuais. Portanto, é preciso ficar atento para não esquecer de pagá-lo e ter problemas no futuro.

Fiscalização do cumprimento do código de ética

Por fim, toda área de atuação reconhecida costuma ter um código de ética, uma série de normas que garantem que o profissional em questão vai atuar com respeito a seus clientes, sem abusar da sua posição em nenhum momento. Os conselhos também têm como obrigação fiscalizar todos os profissionais que atuam na área, sejam eles registrados ou não.

Para isso, eles têm um canal por meio do qual é possível denunciar profissionais que cometeram alguma infração. Depois que a denúncia é registrada, o conselho pode tomar medidas cabíveis, como aplicação de multas, retirada do número de registro e até transferir a denúncia para a polícia, caso ela seja muito grave.

Dito isso, é evidente que todos os profissionais que atuam nessa área, e não apenas os educadores físicos, devem ficar atentos tanto aos direitos quanto aos deveres. Como falamos, falhar em atender esses deveres pode resultar no impedimento de exercício da profissão.

Qual é a importância do CREF e do CONFEF?

Naturalmente, os conselhos regional e federal de educação física também apresentam seus benefícios, tanto para o profissional individualmente quanto para a sociedade. Veja aqui alguns dos principais fatores positivos que eles trazem.

Auxílio para os profissionais de educação física

Instrução em relação a diferentes normas, material informativo e administração da burocracia são trabalhos fundamentais do CREF e do CONFEF. É graças a esses órgãos que um profissional da área pode utilizar seu registro para conseguir um trabalho ou gerir um negócio na área de educação física em diferentes partes do Brasil, pois todas as unidades compartilham informações.

Com a ajuda desses conselhos, é bem mais fácil manter alguma consistência de atuação e evitar certos retrabalhos. Sem falar que você poderá manter o seu registro caso mude de estado e passe a atuar em diferentes locais do Brasil.

Garantia de direitos

Outra coisa estipulada pelos conselhos de diferentes funções são os direitos aos quais o profissional tem acesso. Isso inclui coisas gerais como, a jornada de trabalho e adicional por insalubridade, além de algumas mais específicas, como o piso salarial da categoria e funções que podem ou não serem exigidas de indivíduos com essa formação. 

Desta forma, é possível evitar que o educador físico passe por várias situações difíceis, especialmente em relações de trabalho com clientes e/ou empresas. Justamente por isso é que não apenas os profissionais, mas os empreendedores que atuam nesse ramo, precisam ficar atentos ao que diz o código de ética do profissional de educação física.

Proteção dos clientes em atividades esportivas

Por fim, como esses conselhos também estão de olho na elaboração, na atualização e no cumprimento das normas estabelecidas pelo código de ética da área, eles também atuam para evitar que os profissionais infrinjam as regras estabelecidas. Dessa forma, os clientes que buscam esse tipo de serviço também estão protegidos e podem fazer denúncias em caso de infração.

Depois de entender o que é CREF e CONFEF, deve ser fácil compreender sua importância para a atuação dos profissionais de educação física. Se você está se formando na área ou já é um profissional experiente, vale a pena buscar mais detalhes sobre o seu conselho regional e fazer seu registro, caso ainda não tenha.

E se você pretende usar sua formação para abrir uma academia, veja também nosso artigo sobre Academias Low Cost e como esse conceito pode ser útil.

Como ter uma equipe motivada na sua academia

Bom, você já entendeu o que é CREF e CONFEF, já sabe a importância que ele tem para quem atua nesse ramo. Mas, se você, dono de academia, quiser ter uma equipe motivada e bem integrada à cultura organizacional da sua empresa, é fundamental ir além do básico. Ou seja, você precisa oferecer mais do que o mínimo exigido pelos conselhos.

Aqui, não estamos falando de salários mais altos, benefícios não previstos pelo conselho, ou qualquer outra coisa que fuja ao que normalmente é feito. Muito pelo contrário, queremos te mostrar como é possível ter uma equipe motivada e que ofereça o melhor atendimento aos alunos.

Tenha um ambiente de trabalho agradável

Não há benefício que resista a um ambiente de trabalho ruim. Afinal, as pessoas passam muito mais tempo no trabalho do que com os seus familiares. Por isso, é fundamental que a sua equipe encontre um ambiente de trabalho agradável.

Existem diferentes formas de se fazer isso, que vão desde a realização de pequenos eventos, para ajudar na integração. Até estratégias de marketing que, apenas destinadas aos alunos, também influenciam os professores.

Um bom exemplo disso é a música ambiente que muitas academia reproduzem ao longo do dia. Claro que você precisa preparar a playlist da academia pensando no aluno e na identidade da sua marca, mas ao mesmo tempo, ela vai te ajudar a ter professores que tenham uma personalidade mais parecida com a sua marca.

Torne o dia a dia do profissional mais fácil

Ao contratar um educador físico a sua intenção é oferecer o melhor atendimento e orientação para os alunos da academia, e não ter alguém responsável por organizar o local. Inclusive, isso pode acabar deixando os profissionais bastante insatisfeitos e, até mesmo, ser motivo de desentendimentos.

Então, que tal desenvolver formas de facilitar a rotina desses profissionais? Uma excelente forma de se fazer isso, principalmente se você já tem uma rádio personalizada na sua academia, é com anúncios ao longo da programação musical. Esses anúncios podem lembrar os alunos de guardar os pesos depois de usar e de limpar os equipamentos.

Sem falar que os anúncios podem te ajudar a ter aulas cheias, já que eles podem lembrar os alunos quais as aulas dos dia, ou quando faltarem apenas alguns minutos para começar. Quer ter mais alunos na sua academia? Então confira o nosso guia 12 campanhas para atrair e reter alunos na academia.

Saiba ouvir os seus profissionais de educação física

A nossa última dica é que você converse com os profissionais que trabalham na sua academia para entender quais as necessidades do local, as reclamações mais comuns dos alunos, ou mesmo se eles possuem ideias de como melhorar a academia. Por mais que eles não sejam os donos do local, eles estão sempre em contato com os alunos e podem te trazer muitas informações valiosas.

Além disso, quando você entende quais são as demandas desses profissionais e consegue atendê-las, ou mesmo quando coloca em prática alguma ideia sugerida por eles, poderá deixá-los muito motivados. Afinal, geral uma sensação de pertencimento e eles entendem que o bom funcionamento da academia e o grande número de alunos é benéfico para todos.

E então, gostou das nossas dicas? Então acesse o nosso blog agora mesmo e confira outros artigos.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

As playlists motivam os alunos no treino?

Seja no período da manhã, seja durante a noite, será que as playlists motivam os alunos no treino? Normalmente, quando eles estão praticando algum exercício físico ao ar livre ou na academia, dificilmente conseguem treinar sem aquele empurrãozinho musical para dar mais gás nas séries e/ou circuitos. Embora tenha quem diga que a música na…

Por Nayara Santos em 18.10.2022

Quer ter uma academia Low Cost? Veja aqui tudo o que precisa saber!

O que é Academia Low Cost? Academia Low Cost é um modelo de academia planejada para os alunos praticarem um treino livre, mas em contrapartida oferecer treinos/aulas mais intensivos e específicos acompanhados de um profissional. A infraestrutura é diversificada com equipamentos em grandes quantidades. O crescimento das academias Low Cost é nítido, a cada dia…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Evite cancelamento de alunos! Veja as Dicas

Quando o assunto é o cancelamento de alunos, as pessoas aparecem com as mais diferentes teorias. A mais comum de se ouvir é que a crise econômica do país é a principal vilã que estimula os alunos a deixarem de treinar e partirem em busca de opções mais baratas ou até deixar de ir a academia,…

Por Nayara Santos em 07.08.2017

História de Sucesso – Academia Brasil Company melhorando as divulgações com a ajuda da rádio!

A Academia Brasil Company foi inaugurada em 2007. Hoje possui 4 unidades, sendo elas no Sacomã, São Caetano, Suzano e Riberão Pires. A missão da academia é fornecer para seus alunos qualidade de vida e bem estar, para isso a Brasil Company conta com diversas atividades para toda a sua família. Algumas delas são: Aulas…

Por Nayara Santos em 10.11.2017

[E-book] Marketing sensorial em academias: Tudo o que você precisa saber

Marketing sensorial em academias: Tudo o que você precisa saber Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse e-book é para você! Preciso melhorar a experiência dos meus alunos na academia Tenho interesse em conhecer mais sobre o Marketing Sensorial Quero saber como as academias ao redor do mundo estão trabalhando a experiência dos…

Por Nayara Santos em 05.05.2016

Como encontrar um diferencial competitivo para minha academia?

Diferencial competitivo para minha academia Em 2010, o empresário e professor de economia Bhaskar Chakravorti publicou um artigo no site da Universidade de Harvard falando sobre a importância de encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, principalmente em épocas de crise. Um texto que, vale a pena lembrar, foi escrito na época em que…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Qual deve ser o volume do som da minha academia?

Som da minha academia: Academias, além de ambientes de saúde, bem-estar e estética, são locais musicais. Sempre há uma música tocando para estimular e entreter os alunos — e até mesmo para que o tempo passe mais rápido para alguns deles. Mas isso não significa que o volume do som deva ser alto a ponto de…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Guia completo para uma gestão eficiente de academia

fácil perceber a crescente preocupação das pessoas em se exercitar não mais apenas buscando corpos definidos e mais magros. Hoje, há uma melhor compreensão da importância da prática de exercícios físicos para uma vida mais longa e saudável. No Brasil, essa onda fitness é traduzida, entre diversos fatores, nas mais de 33 mil academias existentes…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Dica de Campanha para Academias: Esquente o inverno para ferver no verão!

Ter a academia cheia o ano todo é o sonho de todo gestor deste segmento. Provavelmente, um dos maiores desafios neste ramo é manter a academia cheia no inverno. Mesmo com diferentes atividades e propostas, nem sempre é fácil manter os alunos motivados para treinar nos dias mais frios. Por isso, procurar por inspirações de…

Por Nayara Santos em 15.04.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos