Por Nayara Santos em 16.04.2018

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

Por Nayara Santos em 16.04.2018

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX.

Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa.

Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas as estratégias que utilizo para entregar esse resultado tão satisfatório aos nossos clientes.

A seguir você encontrará as 5 dicas principais para ter uma equipe de atendimento ao cliente nota 10.

Dica #1 : Contrate Certo

A melhor dica que eu posso te passar com relação a gestão de atendimento com foco em qualidade é contratar certo, ou seja, ter as pessoas certas em seu time de atendimento ao cliente.

Sei que todo mundo diz isso e pode parecer complexo, mas é algo que realmente muda tudo, não adianta ter um profissional que não gosta e não se sente motivado a ajudar pessoas para atendimento ao cliente, por mais treinamento e esforço que o líder dedicar, o resultado não será satisfatório.

A ferramenta que nós utilizamos para recrutamento e seleção é DISC da empresa Etalent. Você pode ter mais informações sobre essa metodologia aqui.


Essa metodologia nos ajuda a identificar traços comportamentais das pessoas para que elas desenvolvam seus talentos, melhorem a vida e seu desempenho no trabalho.

Quando implantamos o DISC na ListenX fizemos os testes tanto com os funcionários que já estavam na empresa quanto adotamos como parte do nosso processo seletivo para novas contratações.

Este teste ajuda os gestores a ter certeza de que o perfil da pessoa é o certo para o cargo que ela irá ocupar, isso já é 50%do seu resultado, te garanto.

Dica #2 : Monte um placar e premie os melhores.

Uma vez que você tem uma equipe de atendimento ao cliente composta por profissionais que tenham o melhor perfil para o cargo, não esqueça de medir seus resultados.
Crie um método de atendimento que você acha ideal, faça um passo a passo e depois monitore isso mensalmente, premie os melhores de alguma forma para que eles se estimulem a ser cada dia melhores.

Um bom exemplo é: Estipular regras como a forma de saudação ao cliente, o que é essencial a ser perguntado em uma ligação, definir o tom de voz ideal entre outras coisas que acredita ser ideal.

Depois disso, crie uma forma de monitorar esse atendimento, se ele for telefônico, você pode selecionar algumas ligações de seus agentes e pontuar por cada item que foi realizado com sucesso.

Além disso, você pode utilizar pesquisa de satisfação com seus clientes onde eles dirão quão bem ele foi atendido.

Com essas métricas em mãos você cria um placar para que a equipe possa acompanhar seus resultados e se comparar com os demais e por fim, premie o melhor do mês da forma que for viável para sua empresa.

Veja um exemplo de placar que você pode utilizar (como que usamos na ListenX):

Dica #3 : Escolha alguém para ser o responsável pelo sucesso do seu cliente

Escolha uma pessoa de confiança que tenha livre acesso a gestão ou diretoria, poder ser o gerente de atendimento, o seu melhor analista de atendimento ou até mesmo alguém da sua equipe de marketing.

Esta pessoa tem a missão de cuidar do atendimento, fazer as monitorias semanais (como essas dos exemplos da dica anterior) e dar os feedbacks aos agentes de atendimento ao cliente.

É muito importante que o responsável pela equipe saiba como dar um bom feedback que precisa ser claro e objetivo, ou seja, mostrar onde o funcionário errou com casos reais e ajudá-lo com maneiras de melhorar.

Todo esse processo de ouvidoria é importantíssimo para garantir o sucesso de seus clientes e garantir que ele tenha uma resposta a seu problema em até 1 dia útil e de preferência, já com a solução.

Dica #4 : Nunca deixe a peteca cair

É muito importante nunca deixar cair a motivação da sua equipe pois são essas pessoas que representam diretamente a sua empresa.
Promova ações mensais de engajamento, treinamentos com outros profissionais da empresa para que eles estejam sempre aprendendo e sejam desafiados.

Além de tudo, esteja aberto a ouvir sua equipe para garantir que os processos e ambiente de trabalho estão organizados de maneira que seja simples e prazerosa a rotina de trabalho.

Com essas ações, você conseguirá manter a equipe motivada e garantir uma gestão de atendimento ao cliente muito mais fácil.

Dica #5 : Reconheça os resultados positivos

Elogie a sua equipe em público, dê os feedbacks negativos de maneira reservada. Pode parecer clichê, mas essa atitude é super efetiva.

O reconhecimento precisa vir de todos, inclusive e principalmente da diretoria ou gerência.

Divulgue para a sua empresa toda saber como estão os resultados da equipe de atendimento.

#Dica Extra – Ferramentas para auxiliar na gestão de relacionamento com cliente

Para que todas as dicas acima sejam executadas de maneira mais simples, segue aqui algumas ferramentas que podem te ajudar a gerenciar processos e avaliar qualidade do atendimento prestado.

Tracksale – Metodologia de pesquisa NPS que mede a satisfação do cliente em tempo real.

Salesforce ou Zendesk – Ferramentas de gerenciamento de clientes, servem para armazenar os dados dos clientes, histórico e gerenciamento dos casos de atendimento.

Seguindo essas dicas, tenho certeza que você terá muito sucesso na gestão de atendimento ao cliente, garantindo um relacionamento próximo, humano, de resultado e realizado por uma equipe motivada.

E não esqueça: o sucesso do cliente é uma mudança de cultura da empresa mas que vale muito a pena e traz enormes resultados.

Caso tenha dúvidas ou se quiser compartilhar suas experiências com a gente fique a vontade para comentar aqui em nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização. O melhor caminho, nesse caso, está em criar…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Pesquisa de satisfação: por que a sua empresa deve fazê-la?

Muitas organizações sabem que a satisfação do cliente é o ativo mais importante que eles têm. No entanto, reunir feedback dos consumidores regularmente nem sempre é visto como uma prioridade, às vezes porque ninguém sabe ao certo como fazê-lo. Os clientes têm cada vez mais opções de métodos de comunicação online na ponta dos dedos,…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

Como criar vínculo com o cliente e por que isso é importante?

Todo empreendimento, independentemente do segmento e proporções do negócio, precisa de estratégias e práticas para alcançar o sucesso e trilhar um caminho de prosperidade e solidez. Isso só se concretiza por meio do consumidor. Por isso, boa parte dessas estratégias foca em um ponto em comum: criar vínculo com o cliente. Um ponto de interrogação…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Foco no cliente no varejo: quais ações podem ser implementadas?

Ter foco no cliente no varejo é essencial para as lojas que desejam ter bons resultados. Afinal, as pessoas que são bem atendidas e saem satisfeitas dos estabelecimentos comerciais, tendem a voltar em outras oportunidades para fazer mais compras. Porém, nem sempre os lojistas sabem como proceder para manter as suas estratégias centralizadas nos clientes.…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Gestão da experiência do cliente: saiba tudo sobre o assunto

Aprender como fazer uma gestão da experiência do cliente de maneira adequada pode conferir à sua loja uma grande vantagem competitiva. Isso porque, os consumidores buscam cada vez mais por experiências memoráveis e significativas. Ou seja, já não basta mais encontrar um produto barato e com boa qualidade, o consumidor quer se relacionar com as…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Chatbot: entenda o que é e porque investir no atendimento automatizado

Chatbot: o que é? Em busca da melhor experiência para seus clientes, muitas empresas estão investindo em ferramentas que proporcionam a automatização do atendimento e, certamente, essa é uma pergunta recorrente. O emprego de tecnologia já pode ser considerado um diferencial competitivo e, claro, pode servir para empresas de todos os segmentos. O chatbot é…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Conheça a era da experiência do cliente

Se no passado ter produtos de qualidade e preços competitivos era sinônimo de ter clientes fiéis e satisfeitos, hoje em dia isso já não se aplica mais. Cada vez mais os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam uma experiência de compras diferenciada e única. Dito isso, é evidente que, se a sua marca…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum. Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos