Por Nayara Santos em 18.03.2022

Vitrine masculina: 5 passos para montar a ideal

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Ter uma vitrine masculina atrativa para os seus clientes pode ser sinônimo de loja cheia e aumento nas vendas. Por isso, é preciso planejar como você vai expor os seus produtos, divulgar promoções e convidar o cliente para entrar na loja.

Além disso, essa é também uma forma de conseguir se destacar da concorrência e influenciar a decisão de compras dos clientes. Portanto, a montagem da vitrine deve ser levada muito a sério e ser bem planejada.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos esse artigo com algumas dicas essenciais para montar a vitrine masculina ideal para a sua loja. Não perca mais tempo e confira agora mesmo! Boa leitura!

1. Prepare a vitrine masculina conforme o seu público

A vitrine é o cartão de visitas para a sua loja, é com ela que você conseguirá atrair a atenção dos clientes e convencê-los a entrar na sua loja. Por isso, é fundamental que você monte uma vitrine seguindo aquilo que o seu público gosta ou se sente atraído por.

Quer um exemplo bastante simples, se o seu público é de clientes mais velhos, que têm como foco o trabalho e a vida profissional, provavelmente eles não se sentirão atraídos por uma vitrine que tenha como cenário a natureza. Sem falar que esse cenário pode nem mesmo combinar com a sua marca.

A nossa sugestão nesse caso é criar diferentes personas para a sua marca. As personas são personagens fictícios que você cria conforme o perfil e as preferências do seu público-alvo. Você poderá criar personas com diferentes hobbies, com diferentes composições familiares e diferentes estilos de vida. Assim, você saberá exatamente quem são os seus clientes e como traçar estratégias que agradem a todos.

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2. Utilize adesivos para destacar promoções

Não tem como negar que as promoções são um grande atrativo para os clientes, independentemente do ramo do varejo em que você atue. Entretanto, para que as promoções cumpram o seu papel de atrair a atenção do cliente, você precisa caprichar na divulgação.

Isso significa contar para o maior número possível de clientes, afinal, quanto mais pessoas souberem delas, melhor. E a vitrine pode ser um excelente local para você fazer isso. 

Na vitrine masculina, a divulgação das promoções pode ser realizada através de adesivos. Ainda, você pode expor o produto que está em promoção e destacá-lo utilizando uma iluminação diferentes, os adesivos e/ou posicionando o produto estrategicamente na vitrine. Assim, quando o cliente passar em frente a sua loja, ele saberá quais os itens com bons preços.

Vale a pena destacar que você ainda pode adotar outra estratégia para a divulgação das promoções para os clientes que já estão na loja, como uma espécie de lembrete. Isso pode ser feito por anúncios na sua rádio personalizada.

3. Atualize a vitrine periodicamente

Os consumidores estão sempre em busca de novidades, por isso, você não pode cair na tentação de manter a mesma vitrine masculina por muito tempo. O ideal é que você renove a decoração da vitrine de tempos em tempos, expondo peças diferentes e brincando com a posição delas.

Assim, sempre que o cliente passar pela frente da loja ele vai olhar a vitrine para conferir as novidades. Se o consumidor perceber que você nunca trocar a decoração da vitrine, ele não vai sequer se dar ao trabalho de conferir o que está exposto.


Essa troca periódica é ainda mais crítica em alguns ramos do varejo, como no caso de lojas de roupas. Afinal, as tendências e as coleções mudam conforme a estação e, ficar parado no tempo, sem atualizar a vitrine, é sinônimo de desleixo e falta de profissionalismo.

Portanto, é importante fazer um planejamento inicial de qual será a frequência com que a sua vitrine será renovada. E não se esqueça de dar uma atenção especial às datas comemorativas do varejo. Aproveite essa oportunidade para fazer vitrines temáticas e sair um pouco da sua zona de conforto.

4. Cuidado com o excesso de informação

Outro ponto que é preciso ter muito cuidado na hora de planejar a sua vitrine masculina é com relação aos produtos que serão expostos e a quantidade. Isso porque, por mais que você queira expor o maior número de itens possível para mostrar a diversidade de produtos que o cliente encontrará, o resultado pode ser desastroso.

Uma vitrine cheia de produtos pode ficar visualmente poluída e pouco atrativa.  Sem falar que fica praticamente impossível destacar algum produto ou mesmo conseguir fazer com que o cliente se interesse por algum deles. O resultado é que o cliente pode acabar evitando a sua loja justamente porque ele não consegue ver nada interessante.

Na hora de planejar a vitrine masculina ideal, escolha apenas aqueles produtos que você sabe que são os mais procurados, os mais vendidos ou as peças que são tendências do momento.

5. Aposte em parcerias

Já pensou em montar a sua vitrine masculina contando com a participação e ajuda de empresas parceiras? Essa pode ser uma ideia bastante interessante para conseguir fazer com que o cliente se interesse pela sua loja.

As parcerias podem ser com lojas que ofereçam produtos complementares aos seus. Assim, a vitrine fica mais completa e você pode fazer um acordo em que a sua vitrine mostre produtos dos parceiros, e na vitrine dos parceiros sejam mostrados produtos da sua loja. Ou seja, todos ganham com uma divulgação mais ampla e fazendo com que a marca chegue no maior número de pessoas possível.

Lembre-se apenas de que, ao firmar as parcerias, que a marca parceira deve ser divulgada em algum lugar da vitrine. Não precisa ser nada muito grande, mas é importante ficar claro quem é a empresa parceira. O mesmo é válido para os produtos que você fornecer para outras lojas.

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