Por Nayara Santos em 09.08.2021

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor.

Se você, gestor ou dono de supermercado, nunca pensou em qual papel social e ambiental o seu supermercado deve desempenhar, chegou o momento para isso. Neste artigo vamos te contar quais as melhores práticas que podem ser desenvolvidas pelo seu negócio e como elas podem ser implementadas. Lembre-se, pequenas ações podem fazer toda a diferença na vida das pessoas que as recebem. Boa leitura!

Ações de responsabilidade social e ambiental de um supermercado

As ações de responsabilidade social tem como principal objetivo contribuir para que o mundo seja um local mais justo. Essas ações podem ficar apenas no âmbito social, entretanto elas também podem envolver outras causas, como o meio ambiente

Para muitos empreendedores essas causas são importantes e devem ser incluídas na missão da empresa. Entretanto, é preciso que elas sejam bem planejadas e sejam realizadas não apenas com o intuito de chamar a atenção para o seu negócio porque ele faz isso, mas porque a intenção é realmente ajudar as pessoas que precisam e para tornar a sociedade em que você vive um local melhor.

Vale destacar que não é porque o supermercado está envolvido em ações de responsabilidade social e ambiental que ele deve evitar lucrar, muito pelo contrário. Quanto mais a sua empresa lucrar, mais ela poderá crescer, mais pessoas conseguirá empregar e mais projetos sociais e ambientais poderá fazer e estar envolvida.

Ofereça sacolas reutilizáveis

Você não precisa fazer grandes ações para mostrar que o seu supermercado tem responsabilidade social e ambiental. Pequenas ações, que facilitam o dia-a-dia do cliente já podem surtir um grande efeito. Um bom exemplo disso são as sacolas reutilizáveis


Essas sacolas são fáceis de serem carregadas para qualquer lugar, o cliente pode utilizá-las não apenas durante as compras no seu supermercado, mas também em outros momentos. Além disso, ela ainda é uma excelente forma de continuar a divulgação da sua marca sem gastar uma quantia considerável de capital.

O mais importante aqui é que essas sacolas sejam de qualidade, duráveis e sejam capazes de aguentar peso. Para atrair a atenção do cliente você pode fazer sacolas com desenhos promocionais, presentear os clientes que fizerem compra acima de uma determinado valor ou mesmo vender as sacolas nas lojas.

Incentive a reciclagem e o reaproveitamento

Outra ação que mostra responsabilidade social e ambiental de um supermercado é incentivar a reciclagem. Para isso, você poderá disponibilizar postos de coleta de material reciclável, promover ações de educação ambiental com aulas gratuitas para os clientes para instruir como o material deve ser mantido.

Essas informações também podem ser veiculadas nas suas redes sociais, pelo WhatsApp do supermercado, na rádio do supermercado ou em qualquer outro veículo de comunicação que você utilize. 

O reaproveitamento de materiais também é outro assunto que está muito em pauta na atualidade. Por isso, o supermercado também poderá promover oficinas de reaproveitamento de materiais e até mesmo de alimentos. 

Lembre-se que sempre que ficar na dúvida do que irá ser mais atrativo para os seus clientes, você poderá fazer uma pesquisa de satisfação e perguntar o que os consumidores que frequentam a sua loja preferem. Assim, além de trazer maior consciência, conhecimento e oportunidades para eles, você também será capaz de dá-los aquilo que eles querem.

Se associe a ONGs

Atualmente existem diversas ONGs com diferentes propósitos e se associar a elas pode ser uma excelente forma de você demonstrar que o seu supermercado possui uma preocupação social. Por exemplo, algumas ONGs têm como objetivo treinar pessoas de baixa renda para que elas consigam ingressar no mercado de trabalho. 

Neste caso, você poderá se associar a essas ONGs não apenas para ajudá-las financeiramente, mas também para contratar profissionais que foram treinados por elas para serem operadores de loja ou auxiliares administrativos, por exemplo.

Ainda, você também pode promover o trabalho dessas ONGs junto aos clientes, permitindo que mais pessoas se interesse pelo trabalho desenvolvido e em ajudar, seja através de trabalho voluntário ou de doações.

Envolva o cliente nas ações

Muitos clientes buscam se relacionar com empresas que possuem uma responsabilidade social e ambiental e que trabalham ativamente para tornar a sociedade um local mais justo. Para esses clientes, as ações realizadas pela empresa e a oportunidade de se envolver nelas pesam mais do que o preço dos produtos comercializados na loja. 

Ou seja, mesmo que o preço dos produtos seja um pouco maior, os clientes continuam optando por comprar nesses estabelecimentos, já que isso significa ajudar a sociedade de alguma forma. Por isso, envolver os clientes e divulgar essas ações pode ser uma excelente forma de atrair novos clientes para a sua loja e de fidelizá-los.

Entretanto, para manter os clientes envolvidos é preciso que você tenha um planejamento ou uma agenda de ações que serão realizadas ao longo do ano. Seja participando de campanhas de doações, de trabalhos voluntários e de oficinas. Disponibilize essa agenda com antecedência no seu site, por exemplo, e faça divulgações prévias dos eventos que serão realizados.

Um bom exemplo disso, é a doação de brinquedos para crianças em orfanatos em datas como o Dia das Crianças ou o Natal. Além de promover a doação, você também poderá organizar e incentivar os clientes a participarem da entrega dos presentes. Ah, e não se esqueça de envolver os seus funcionários nessas ações também. Eles são parte essencial da empresa e devem partilhar dos mesmo valores que a sua marca e você.

Neste artigo você conheceu algumas das melhores práticas de responsabilidade social e ambiental de um supermercado que podem ser aplicadas na sua empresa. Assim, você ajuda a tornar o mundo ao seu redor um lugar melhor. Quer mais conhecimento sobre o assunto? Então leia o próximo artigo para ter mais dicas de como fazer um planejamento sustentável para o seu supermercado!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cross merchandising no supermercado: 6 dicas de como aplicar

O cross merchandising no supermercado é uma das técnicas de venda que pode ser aplicada para aumentar os lucros da sua loja. Ela consiste basicamente em combinar produtos que se complementam, trazendo maior conveniência e praticidade para o cliente. Como, por exemplo, os pacotinhos de queijo ralado que são expostos com os molhos de tomate…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

 Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma mercearia está ligado aos produtos que ela oferece ao consumidor. Conhecer o público-alvo do seu negócio será fundamental para saber quais produtos para mercearia são mais buscados pelos clientes e que não podem faltar no seu negócio. Sabemos que existe uma variedade infinita de produtos…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar. Provavelmente você já ouviu dizer que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Administrar um supermercado: 7 dicas essenciais

Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia. Por isso, ficar de olho nas…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Treinamento para operador de caixa de supermercado: veja como fazer em 8 passos

 Qual o tipo de treinamento para operador de caixa você tem oferecido no seu supermercado? Ou melhor, os seus operadores possuem um treinamento específico para atendimento ao cliente? Ou esse treinamento é focado apenas em conhecer os produtos e saber operar o sistema utilizado? Se você não possui um programa de treinamento para os…

Por Nayara Santos em 22.11.2022

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

 A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo…

Por Nayara Santos em 11.03.2025

Flores de supermercado: 5 dicas para durarem mais

Muitos clientes gostam de comprar flores de supermercado para deixar a casa mais bonitas. Inclusive, esse é um hábito que muitas pessoas já cultivavam, entretanto, com as limitações impostas pela pandemia, muitas pessoas acabaram percebendo a importância de tornar a casa um local mais agradável. Com isso, o hábito de comprar flores aumentou bastante nos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

10 dicas para inauguração de supermercado: comece com o pé direito!

 Já parou para pensar no que a inauguração do supermercado pode representar para o seu negócio e para o estabelecimento da sua marca no mercado? Esse é o primeiro contato que os consumidores e os seus concorrentes terão com a sua marca, e isso pode ditar o ritmo de como as coisas seguirão no…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos