Por Nayara Santos em 21.03.2023

Marketing para loja de carros: 5 ações essenciais

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Ter boas estratégias de marketing para loja de carros é importantíssimo para conseguir atrair clientes, fazer com que eles passem mais tempo na loja e até mesmo influenciá-los no momento da compra. Entretanto, planejar essas estratégias pode ser um grande desafio para os gestores desse ramo.

Isso porque, nem sempre eles possuem os conhecimentos necessários para entender o que a empresa precisa, ou mesmo quais as melhores estratégias para esse tipo de negócio. Mas, uma coisa é certa, se você está lendo esse artigo, as coisas já podem ser diferentes. Afinal, você está em busca de informações úteis para fazer a sua empresa crescer.

Por isso, preparamos esse artigo com algumas ações de marketing que não podem faltar na sua loja. Saiba mais sobre elas e comece a mudar agora mesmo a realidade da sua loja. Boa leitura!

Ações de marketing para loja de carros

Existem inúmeras ações de marketing que você pode realizar na sua loja. Entretanto, a seguir nós elencamos aqueles que acreditamos serem mais eficientes para atrair clientes, fidelizá-los e influenciá-los. Se você quiser conferir mais sobre esse assunto, confira o nosso Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

1. Aposte na música ambiente

A primeira ação de marketing que falaremos é a música ambiente. Essa é uma poderosa ferramenta que pode te ajudar com diferentes objetivos para a sua loja. O primeiro deles é que a música ajuda a tornar o ambiente de compras mais agradável. 

Assim, o cliente que foi até a loja apenas para olhar, e ainda não decidiu nada, pode passar mais tempo olhando os veículos. Isso também dará mais tempo para que você passe mais informações sobre os modelos e condições de pagamento.

Além disso, a trilha sonora certa também ajuda a aumentar a produtividade dos seus funcionários. Já que a música influencia todas as pessoas que estão no ambiente e não apenas os consumidores.

Mas, para ser um sucesso, você precisa saber quais músicas devem ser reproduzidas. A playlist deve ser escolhida com base na identidade da marca e no que os seus clientes ou público-alvo gosta de ouvir. Aqui você confere todas as dicas para ter a playlist certa para a sua loja de carros.

2. Faça promoções atrativas

Provavelmente, uma das melhores ações de marketing para a loja de carros são as promoções. Mas, engana-se quem pensa apenas que promoções se referem a oferecer preços baixos. Muito pelo contrário, pode ser algo mimo para o cliente. Calma que a gente explica melhor.

Os consumidores gostam de sentir que eles estão tendo algum tipo de benefício ao se relacionar com a sua marca e oferecer descontos é apenas uma parte disso. Dentre os benefícios você pode oferecer o seguro do veículo por um ano, ou então juros mais baixos no financiamento, melhores condições de pagamento, primeira manutenção gratuita, e assim por diante.

Ainda, em datas especiais, como o Dias das Mães ou dos Namorados, o cliente pode ganhar um almoço ou jantar em um restaurante, ou um dia no spa para dois. O mais importante é entender o que atrai a atenção do seu público-alvo e quais ações você pode fazer para convencê-lo a ir até a sua loja.

3. Promova eventos para divulgar a sua loja

A nossa próxima dica de ação de marketing para loja de carros é a realização e promoção de eventos. Isso não significa necessariamente que você precise expor apenas os veículos e modelo que estão na sua loja, pelo contrário, use a criatividade para atrair os amantes de carros.

Um bom exemplo pode ser reunir colecionadores e fazer uma pequena exposição de carros antigos. Esse tipo de evento geralmente atrai um público grande e, por mais que o foco não seja a sua loja, como patrocinador o nome da sua marca estará em diferentes pontos da exposição e nos brindes (caso sejam distribuídos). Isso contribui para que a sua marca seja lembrada pelos consumidores.


Outra opção é patrocinar eventos esportivos, como corridas ou caminhadas. Ainda, você pode apostar em eventos com um foco social para arrecadar alimentos, roupas ou produtos de higiene para orfanatos, asilos ou qualquer outra instituição que você julgue importante ajudar. Essa é uma forma bastante eficiente de chamar a atenção dos clientes que possuem os mesmo valores da sua marca.

4. Encontre outros parceiros no varejo e no setor de serviços

Ter outras empresas parceiras pode não parecer exatamente uma ação de marketing, mas é aí que você se engana. Essas parcerias ajudam a sua marca a ganhar mais visibilidade, e até mesmo a trazer um pouco de autoridade para ela.

Isso porque, com a sua marca passa a ser ligada com a marca parceira. Por isso é essencial ter cuidado na hora de escolhê-la, já que as suas marcas estão associadas. O ideal é que ela tenha um público-alvo parecido com o seu e valores semelhantes.

Pensando em uma loja de carros, essas parcerias podem ser com segurados, mecânicos, funileiros, autopeças, lava-rápidos, lojas de acessórios para carros, e assim por diante. Mas, claro que você também pode fazer parcerias com restaurantes, salões de beleza, academias, ou qualquer outro empreendimento. Tudo vai depender do foco da ação que será realizada.

5. Tenha um perfil da sua loja de carros nas redes sociais

A nossa última sugestão de ação de marketing para loja de carros é ter um perfil em pelo menos uma das redes sociais. Lembre-se que antes de ir até uma loja física, muitas pessoas pesquisam na internet e nas redes sobre as empresas.

Portanto, se você não estiver presente nesse ambiente, há grandes chances de você deixar de atrair um grande número de consumidores para a sua loja. Mas, não basta apenas ter o perfil, é preciso alimentá-lo com publicações frequentes e informações relevantes para o seu público-alvo. Sem falar que também é preciso ter algum tempo para responder aos comentários e mensagens diretas.

Assim, você consegue ter um bom engajamento no perfil e aumentar o alcance dele para outras pessoas. Lembre-se, quando bem trabalhado, o algoritmo pode ser um grande aliado.

E então, quais ações de marketing você vai implementar na sua loja de carros? Confira outras dicas no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Big Data no varejo: quais os benefícios de investir nessa ferramenta?

Estamos vivendo em plena era dos dados e já é quase impossível falar sobre Marketing sem tratar sobre o assunto. Nesse universo temos o Big Data no varejo, uma tendência que promete tornar as estratégias da área tão precisas como as campanhas de comunicação e relacionamento online. Entre seus principais e mais ambiciosos benefícios temos…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

30 textos para propaganda de loja de material de construção

Os textos certos para fazer a propaganda da sua loja de material de construção é capaz de atrair clientes, aumentar o movimento da loja e até mesmo as suas vendas. Mas, essa não é sempre uma tarefa fácil, afinal, nem sempre dá para ser criativo e acertar na escolha dos textos. Por isso, é fundamental…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Entenda a importância da comunicação interna para seu negócio!

Quando falamos em campanha de varejo, é normal que alguns gerentes e diretores de marketing pensem em ações para chamar a atenção dos clientes. Mas você já parou para pensar que os seus funcionários também merecem atenção? São eles que fazem o atendimento às pessoas e por isso devem ter ações estruturadas para que se…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

5 ações de marketing para aumentar as vendas online

Sempre reforçamos a importância de estar no ambiente virtual, já que sites, plataformas e redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines. No entanto, é necessário trabalhar ações de marketing para aumentar as vendas online, pois esse é um espaço ainda mais competitivo e com suas particularidades. Você precisa desenvolver processos específicos e pontuais para o universo…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Aprenda de uma vez o que é internet das coisas

Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT). No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Personalização de produtos: como grandes redes também podem adotar essa ideia?

A personalização de produtos é uma excelente estratégia para conquistar espaço no mercado e atrair mais clientes. De fato, ao criar algo único e relevante que personalize a experiência, fica muito mais simples agregar valor ao conceito da marca e criar um relacionamento de confiança com os clientes. O grande destaque, nesse caso, está em…

Por Nayara Santos em 28.01.2020

Inauguração de loja de maquiagem: 5 dicas de como fazer

Está se preparando para a inauguração da sua loja de maquiagem e ainda não sabe quais ações fazer para conquistar os clientes? Sim, esse é um problema comum em muitos setores do varejo, portanto, calma que a gente te ajuda. A inauguração da loja é um momento importantíssimo para qualquer varejista. Afinal, é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Conheça os benefícios da gestão de imagem corporativa!

A imagem de uma empresa é tão importante quanto a qualidade do seu produto ou de seu atendimento. Sem isso, muitas lojas podem ter dificuldades para fechar vendas, atrair os clientes certos e manter um bom desempenho. E para garantir uma boa reputação que vai gerar resultados, é necessário investir na gestão de imagem corporativa…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Varejo 4.0: entenda a influência do mundo digital nesse conceito!

O mundo digital é o oxigênio do Varejo 4.0. Entretanto, ainda que a tecnologia seja o grande destaque nos eventos e lojas modelo, é a experiência do cliente, ou seja o customer experience, o verdadeiro foco dessa revolução no atendimento ao consumidor. O varejo nunca mudou tanto quanto nas últimas décadas. Produtos e serviços que…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos