Por Nayara Santos em 29.05.2023

Lista de produtos para montar uma loja de cosméticos, confira

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Um dos passos mais importantes para quem está pensando em montar uma loja de cosméticos é a escolha dos produtos. Afinal, se você escolher errado, os consumidores podem até ir até a sua loja para conferir a novidade, entretanto, eles não comprarão nada ou não voltarão.

Por isso, é preciso saber quais itens não podem falar na loja desde o momento da inauguração. Além disso, você precisa ter em mente que a lista de produtos poderá mudar ao longo do tempo e conforme o perfil de consumo dos seus clientes. 

Neste artigo você irá conferir a nossa lista de produtos que não podem faltar na loja de cosméticos e ainda algumas dicas para fazer da sua loja um sucesso. Boa leitura!

Lista de produtos para loja de cosméticos

O ramo de cosméticos no Brasil é o quarto maior do mundo, ou seja, você tem grandes chances de conseguir alcançar o sucesso que deseja. Entretanto, para isso, você precisa vender os produtos certos. 

Com um nicho tão amplo, a nossa recomendação é que você, a princípio, foque nos produtos mais básicos e marcas mais conhecidas. Conforme os clientes forem visitando a sua loja você começará a entender melhor os padrões de consumo e pode também perguntar quais itens eles gostariam de comprar com você. 

No geral, os produtos que não podem faltar são aqueles destinados aos cuidados com a pele, os cabelos, as unhas e maquiagens. Veja a lista que montamos:

  • Pele: sabonetes, hidratantes (corpo, mãos, rosto, pés), óleo de banho, ceras e cremes para depilação, máscaras para o rosto;
  • Cabelos: shampoo, condicionador, creme para pentear, tinturas, tocas, hidratantes, reparador de pontas, pentes, escovas, prendedores de cabelo;
  • Unhas: esmaltes, acetona, lixas, adesivos para unhas, unhas postiças, óleo de cravo, cortadores de unha, alicates;
  • Maquiagens: sombra, pó, rímel, batons, pincéis para maquiagem, corretivos, lápis de olho e para contorno da boca;
  • Mundo masculino: espuma de barbear, pós-barba, condicionador para barba, cera, pincéis para barba, barbeadores;
  • Outros itens: luvas, toucas, aventais, perfumes, desodorantes, secadores de cabelo, chapinha.

Dicas para montar a sua loja de cosméticos

Diversas escolhas devem ser feitas para montar uma loja de cosméticos. Claro que uma delas é a lista de produtos que você deverá ter na loja e que já mencionamos anteriormente. Entretanto, outras decisões também precisam ser tomadas e bem pensadas.

Física ou virtual?

Um dos pontos que muitos empreendedores devem se questionar é se vale a pena ter uma loja física, virtual ou as duas. Cada uma dessas opções possuem as suas vantagens e desvantagens e você deverá analisá-las com calma antes de se decidir.


De modo geral, uma loja virtual apresenta um menor custo inicial, maior disponibilidade para os clientes que podem comprar os produtos a qualquer horário e em qualquer dia da semana. Além disso, com a possibilidade de envio de mercadorias você aumenta o alcance da sua loja para praticamente qualquer parte do país.

Já para quem optar pela loja física, uma das maiores vantagens é a proximidade com os clientes, que poderão ver os produtos e analisar as suas características com calma antes de se decidir. Inclusive, muitos consumidores consideram esse aspecto bastante importante.

Como ter bons fornecedores?

Outro quesito essencial para o sucesso da sua loja de cosméticos é a escolha dos fornecedores. Vender produtos de qualidade e com embalagens perfeitas é fundamental para manter a imagem de profissionalismo do seu negócio.

Além disso, um bom fornecedor mantém os prazos de entrega que foram previamente combinados, e te avisa caso alguma mercadoria não possa ser entregue. Inclusive, o ideal é que você não tenha apenas um fornecedor, mas algumas opções. Assim, caso haja problema com algum deles, você não ficará com o seu estoque zerado.

O ideal é que você se esforce para manter uma boa relação com os seus fornecedores, o que pode ser feito agradecendo a qualidade e a rapidez na entrega, ou com ligações quando você precisa de algo urgente. Encontrar um meio-termo, que seja bom para as duas partes também é importante.

Escolha a identidade visual da loja de cosméticos

Assim como ter uma lista de produtos é fundamental para montar uma loja de cosméticos, você também precisa definir a identidade visual do seu estabelecimento. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica, portanto, é preciso preparar a sua loja cuidadosamente, desde a fachada.

Uma das primeiras coisas a fazer pensar em qual será o logotipo e quais cores representarão a sua marca. Neste caso, o ideal é optar por tons de cores que estejam ligados ao propósito da loja de cosméticos.

Por exemplo, tons mais escuros, itens prateados e cromados passam um ar de modernidade; enquanto cores mais vibrantes transmitem uma atmosfera mais jovial. Por outro lado, se você quiser que a sua loja tenha um ar mais sofisticado, então aposte nos tons pastéis e dourado.

Prepare estratégias de marketing

Não importa qual ramo do varejo você atue, ter uma estratégia de marketing bem pensada e planejada é fundamental. O ideal é que essa estratégia combine ações para atrair novos clientes, reter aqueles que forem à sua loja, fidelizar quem comprar com você, aumentar as vendas e se tornar uma referência para os consumidores.

Para isso, você deve lançar mão de diferentes ações de marketing, a seguir falaremos sobre as principais, mas você pode conferir outras ações e mais detalhes no nosso e-book 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo:

  • Rádio indoor: ferramenta bastante versátil que te ajuda a oferecer um ambiente de compras agradável para os clientes, a reforçar a sua marca e fazer com que o cliente se lembre da sua loja. Tudo isso com música ambiente e com a vantagem de poder fazer anúncios ao longo da programação musical;
  • Redes sociais: essencial para se manter próximo dos consumidores, mostrar novidades, das dicas, divulgar as promoções e ganhar confiança e autoridade para a sua marca;
  • Marketing digital: você pode apostar na produção de conteúdo em blogs, preparar anúncios pagos para serem exibidos em outros sites e para aparecer nas primeiras posições nos mecanismos de busca.

E então, pronto para comprar todos os produtos para montar uma loja de cosméticos? Então não deixe de conferir o nosso blog com outros artigos com dicas incríveis para você fazer o seu negócio ser um sucesso!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Branding sensorial: tudo que você precisa saber sobre

O branding sensorial é um importante recurso de marketing que tem como objetivo criar conexões, tanto físicas quanto emocionais, de uma marca com o seu cliente. Contudo, não é incomum encontrar gestores e empreendedores do varejo que têm diferentes dúvidas sobre o assunto. E isso se estende até mesmo para os profissionais que trabalham na…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

5 benefícios dos apps de lojas para as vendas

Apenas ter um perfil nas redes sociais já não basta, 59% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já utilizaram apps de lojas para comprar, sendo que 27% utilizam com frequência. Os sites responsivos não são suficientes para potencializar o envolvimento do usuário ou otimizar sua navegação. As empresas precisam considerar o desenvolvimento de aplicativos…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Nome para loja de cosméticos: 35 exemplos para se inspirar

O nome de uma loja é um dos primeiros contatos que o cliente tem com o seu negócio, sendo assim, é fundamental escolher um que transmita a identidade da sua marca e seja facilmente lembrado pelo público-alvo. Para uma loja de cosméticos, essa escolha é ainda mais importante, uma vez que a indústria de beleza…

Por Nayara Santos em 05.06.2025

Como divulgar loja de carros: 4 dicas que funcionam

Divulgar a sua loja de carros pode ser uma tarefa desafiadora, mas ela é especialmente para aumentar a visibilidade da sua marca e se destacar diante da concorrência no mercado. Existem várias maneiras de fazer isso e conseguir atrair clientes em potencial.  Por exemplo, estamos vivendo a era da internet, ou seja, se você ficar…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Marcas e patentes: tire aqui suas dúvidas

Quem trabalha com propriedade intelectual provavelmente já se deparou com uma série de dúvidas sobre marcas e patentes. Além de haver certa confusão entre essas duas categorias de propriedade, também é bastante comum não saber as diferenças de registro de cada uma, os benefícios do registro etc. Que tal aproveitar essa oportunidade para saber exatamente as…

Por Nayara Santos em 29.07.2016

Clima organizacional: entenda sua importância e como afeta as empresas

O clima organizacional pode ser definido como a atmosfera psicológica que envolve gestores e colaboradores em uma organização. A partir de pesquisas, discussões e a incorporação do endomarketing como estratégia de gestão, as empresas procuram melhorar suas relações internas a fim de evitar conflitos e alta rotatividade, bem como estimular a harmonia e a produtividade.…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Guia completo da automação de serviços — otimize sua empresa

O conceito de varejo 4.0 já é uma realidade, tanto que é comum encontrarmos multilojas e comércios que atuam com atacado e varejo em vez de unidades específicas para um segmento. Nesse momento de ascensão e preparação para o futuro, surge um termo que não pode ser ignorado: a automação de serviços. Esse é um…

Por Nayara Santos em 22.01.2020

Como vender mais no dia dos namorados? 20 ações para se inspirar

 Se você chegou até aqui então está em busca de formas para vender mais no Dia dos Namorados. E você está totalmente certo em fazer isso. Afinal de contas, as datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar as vendas no varejo. Mas, ao mesmo tempo, a concorrência também é grande, por isso, encontrar…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos