Por Nayara Santos em 22.06.2021

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado.

Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para o seu supermercado e algumas dicas de como deixá-lo moderno. Confira!

Por que se preocupar com o layout do supermercado?

O layout de um supermercado deve ser pensado como a disposição dos móveis em uma casa. Isso quer dizer que você não vai deixar nenhuma poltrona atrapalhando a passagem para o corredor, o sofá será disposto de tal forma que permita ver televisão, e a mesa de jantar vai ficar em um lugar que tenha espaço suficiente para receber visitas.

Além disso, dependendo do estilo de móveis que você escolher, das cores que eles terão, quais itens de decoração você irá utilizar, você poderá dar um clima totalmente diferente para a sua casa, deixando-a mais com um ar moderno, clássico, aconchegante, criativo, dentre outros.

Com o supermercado acontece a mesma coisa. Se a sua intenção for criar um ambiente único, no qual o cliente se sinta bem e tenha vontade não apenas de passar mais tempo na loja, como também tenha vontade de voltar é importante planejar o layout, definir como a decoração e a comunicação interna serão feitas. Ser capaz de proporcionar isso aos seus clientes será sinônimo de fidelização e aumento das vendas.

Vale a pena ressaltar que o planejamento do layout de supermercado é uma forma de guiar o cliente pelos corredores do supermercado. É algo como se fosse um roteiro pelo qual o cliente seguirá enquanto faz as compras. Por isso, não subestime o poder que o layout de supermercado tem no seu negócio.

Dicas para ter um layout de supermercado moderno

Para conseguir deixar o supermercado com um aspecto moderno, provavelmente será preciso que você faça diversas modificações na sua loja. Mas, não precisa desanimar, elas não precisam ser todas feitas ao mesmo tempo. Entretanto, elas precisam ser bem planejadas para que no final, o resultado seja visualmente agradável e bonito para os clientes.

Escolha o estilo de decoração e as cores cuidadosamente

Provavelmente um dos principais pontos para deixar o layout do supermercado moderno seja o estilo de decoração da loja que será utilizado. Neste caso, quando falamos em decoração estamos nos referindo ao tipo de prateleiras e geladeiras expositoras que serão utilizadas e a forma como a comunicação interna com o cliente será realizada.

Por exemplo, é muito comum que a padaria do supermercado seja indicada utilizando uma placa “padaria” e ao fundo alguns desenhos de pães. Aliás, algo muito parecido é feito também no açougue e na peixaria. Uma alternativa seria deixar apenas a placa, indicando de qual seção se trata, mas alterando o fundo, que pode ser uma cor única. 

Inclusive, cores como o preto, o cinza e o rosa são as que transmitem essa sensação de modernidade. Por isso, tente utilizar essas cores na decoração incluindo apenas alguns detalhes com as cores do supermercado. Além disso, você também pode utilizar materiais diferentes que transmitam essa mesma sensação. Alguns exemplos são espelhos, que podem ser utilizados na área da padaria para facilitar a visualização de produtos; e metais, que podem ser utilizados sem nenhum tipo de pintura nas prateleiras da loja.

Inove na apresentação das seções do supermercado

Ter um layout de supermercado moderno implica na forma como os produtos são apresentados. Essa ação de destacar determinadas seções já é aplicada na adega do supermercado, por exemplo, mas ainda passa longe das outras seções.

Podemos citar o caso da seção de hortifrúti. O mais comum é encontrar os produtos dispostos em ilhas, que ficam separadas por frutas e legumes. Mas, se ao invés de ter essas ilhas convencionais, você investisse na decoração e apresentasse os produtos como se estivessem dentro de caixotes de madeira? Apenas essa pequena mudança já daria ao ambiente um ar diferente. 

Por isso, pense e seja criativo em como você pode fazer essas apresentações, muitas vezes, pequenas mudanças e um baixo custo investido são suficientes para inovar e ser mais atrativo para os clientes.

Modernize o check out do supermercado

Ter um layout de supermercado moderno não fica apenas nos corredores e prateleiras da loja, mas deve ser pensado como um todo. Por isso, o check out não deve ficar de fora do seu planejamento.

Provavelmente você já viu que a tendência é que os supermercados do futuro nem sequer terão uma área de check out. Entretanto, enquanto a gente ainda não atingiu esse nível, você pode trazer inovação e modernidade para os seus clientes de outra forma. Isso significa investir em caixas de autoatendimento, ou self check out.

Esses caixas trazem diversas vantagens para o gestor, que poderá economizar espaço, já que onde antes havia um caixa convencional, agora é possível acomodar até quatro caixas de autoatendimento. Também é possível economizar com a contratação de operadores de caixas, destinando esse dinheiro para a contratação de profissionais para outros cargos do supermercado ou mesmo para a expansão do negócio.

Invista na iluminação

Por último, mas não menos importante, temos a iluminação da loja. A iluminação é um dos elementos mais importantes na hora de transmitir algum tipo de mensagem ou mesmo criar uma sensação específica em algum ambiente e, para ter um layout de supermercado moderno, você vai precisar investir nisso.

Com a combinação de luz direta em alguns pontos do supermercado e luzes embutidas em outros pontos você, com certeza, conseguirá encantar os seus clientes. Vale a pena lembrar que o ambiente não pode ficar escuro, os clientes precisam conseguir ver os produtos adequadamente, e alguns produtos não podem ter luz direta sobre eles ou mesmo uma luz que seja quente. Por isso, na hora de planejar a iluminação, aproveite para trocar as lâmpadas amarelas pelas brancas, contribuindo até mesmo para o projeto de sustentabilidade do supermercado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

10 softwares de automação comercial para supermercado: conheça os melhores

Quem já trabalha com eles, sabe o quão bons e essenciais são os softwares de automação comercial para supermercados. Afinal, ter controle total do estoque, manter o caixa com o devido funcionamento e ter uma boa comunicação interna são essenciais para que as empresas do setor supermercadistas funcionem bem.  Entretanto, se você não tem um…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Veja como ter um supermercado com preço baixo

Ter um supermercado com preço baixo pode ser um grande diferencial da sua marca. Entretanto, esse também é um grande desafio para os donos de negócios do setor supermercadista. Afinal de contas, todos os custos para a manutenção do supermercado devem ser considerados, bem como a lucratividade para manter o negócio funcionando. Por isso, se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

10 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13°salário dos consumidores. Afinal, conseguir aumentar as vendas neste período é sinal de começar o ano no azul e ainda ter a chance de conquistar e fidelizar novos clientes. Mas, a concorrência também é grande, por isso, é preciso encontrar formas de…

Por Nayara Santos em 12.11.2024

19 frases para fachada de supermercado, confira

Utilizar frases chamativas e que sejam atrativas para o cliente na fachada do supermercado pode ser uma boa estratégia. Afinal, essa é, sem dúvida alguma, uma forma de chamar a atenção do cliente e despertar o seu interesse para que ele entre na loja. Para que essa estratégia funcione, o primeiro passo é conhecer bem…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Feira de supermercados: conheça as principais e veja como participar

As feiras de supermercado são locais em que os donos e gestores de negócio do setor supermercadista podem se encontrar, trocar experiências e conhecer as novidades e soluções para o setor. Apesar disso, nem todos entendem a importância de participar desses eventos e acabam perdendo grandes oportunidades.  Por isso, se você quiser se planejar para…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Produtos que mais vendem no supermercado: veja quais são

 Você conhece quais são os produtos que mais vendem no seu supermercado? Sabe como usar essa informação a seu favor para conseguir atrair mais clientes, fidelizar quem já conhece a sua loja, ou mesmo aumentar as vendas? Então chegou o momento de mudar isso e começar a ter sucesso! Uma coisa é certa: todo…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Reposição em supermercado: 13 dicas de como fazer

Conhecer as principais dicas de reposição em supermercado e colocá-las em prática, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus, quando muitos supermercados se viram, de repente, sem estoque de alguns produtos, principalmente álcool em gel e papel higiênico.  Mesmo com avisos…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Higiene em supermercados: 6 dicas para fazer da forma correta

A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria. Essas questões e cuidados…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos