Por Nayara Santos em 29.03.2022

5 ideias de promoção para supermercado: aumente suas vendas

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Ter boas ideias de promoção para supermercado pode fazer a diferença na hora de aumentar as vendas da sua loja. Afinal, em tempo de crise e preços altos, os consumidores buscam sempre uma forma de conseguir diminuir os custos e sair na vantagem.

Se você conseguir fazer as promoções certas poderá, sem dúvida alguma, se destacar da concorrência e fazer com que o cliente prefira comprar no seu supermercado. Por isso, preparamos esse artigo com algumas ideias e promoção que você pode fazer no seu supermercado. Confira!

1. Distribua brindes

A distribuição de brindes pode fazer com que o cliente veja uma compra como vantajosa, mesmo que não haja nenhum tipo de desconto no produto. Afinal, ele estará ganhando algo sem precisar pagar mais por isso. 

Os brindes podem ser objetivos que sejam úteis no dia a dia das pessoas, como canetas, cadernos, chaveiros, squeeze, dentre outros. Ou então, você pode aproveitar o lançamento de produtos e promoções dos fornecedores para oferecer esse brinde para o cliente. Assim, se o cliente comprar o produto A, ele leva de brinde o produto B.

2. Oferecer descontos nos itens mais procurados

Oferecer descontos nos itens mais procurados é uma ótima ideia de promoção que poderá atrair muitos clientes para o seu supermercado. Afinal, se as pessoas consomem sempre esses itens, elas ficarão antenadas em oportunidades para adquiri-los pagando menos. Por isso, sempre que preparar o seu jornal de ofertas, inclua alguns desses itens.

Desta forma você consegue levar o cliente até a loja sem grandes esforços. Entretanto, esse é o momento de pensar em ações para fazer com que o cliente passe mais tempo no supermercado e compre mais.

Oferecer um bom atendimento e uma boa experiência de compras é, sem dúvida alguma, algo essencial para isso. Uma das nossas dicas para oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado é ter uma rádio personalizada, na qual você possa reproduzir músicas que combinem com a sua marca e com o seu cliente.

É preciso destacar que a música é uma poderosa aliada para influenciar o comportamento do cliente, no nosso guia Influência que a música tem na sua loja a gente te conta tudo em detalhes. Faça o download gratuito agora mesmo.

3. Invista em ofertas exclusivas

Por mais que alguns produtos sejam muito procurados pelos clientes que frequentam o seu supermercado, é natural que cada cliente tenha as suas preferências e os seus itens favoritos. Ou seja, nem sempre aquele item em promoção será atrativo para todos os clientes.


Mas, e se você conseguisse oferecer promoções exclusivas para cada um dos sues clientes, com base nos produtos que eles mais consomem? Isso é possível através do programa de fidelidades do seu supermercado. Com ele, você consegue manter o registro e histórico de compras de cada um dos clientes, saber quais os produtos que eles mais consomem e oferecer descontos nesses produtos apenas para esse cliente.

E, a boa notícia, é que você não precisa fazer isso manualmente, pelo contrário, os sistemas de gerenciamento dos programas de fidelidade já conseguem fazer esse levantamento e aplicar os descontos automaticamente. 

4. Ofertas relâmpago

Quando você cria a sensação de urgência no cliente, a tendência é que você consiga vender mais. Por isso, a próxima ideia de promoção para supermercado que vamos falar é justamente fazer ofertas relâmpago. 

Assim, ao anunciar a oferta para os clientes no supermercado você já fala o preço, que geralmente vem com um bom desconto, e por quanto tempo o cliente poderá aproveitar aquela oferta. Por exemplo, você pode dar 30% de desconto na picanha, mas a oferta vai durar apenas meia hora.

A oferta pode ser divulgada através da sua rádio personalizada e todos os clientes que estiverem na loja ficarão sabendo da oferta. Assim que o cliente tiver acesso a essa informação, sem dúvida alguma, ele vai ficar interessado e poderá comprar o produto por impulso, mesmo que ele não estivesse na lista de compra. Apenas porque o preço está bom.

5. Faça ofertas semanais

Separar um dia da semana e fazer ofertas em determinadas seções ou produtos é uma maneira bastante interessante de ter o supermercado sempre cheio. Por exemplo, na segunda-feira você pode fazer promoção dos itens de mercearia, na terça do hortifrúti, na quarta da padaria, na quinta do açougue, na sexta das bebidas.

Assim, se o cliente quiser aproveitar os diferentes produtos em promoção, terá que ir ao supermercado mais de uma vez na semana. E, quanto mais vezes ele for ao supermercado, mais exposto aos produtos e às ações de marketing que você fizer no supermercado. Ou seja, há mais chances dele comprar mais do que o inicialmente planejado e você aumentar as vendas.

6. Ofereça frete gratuito

Se possui uma loja virtual, além da sua loja física, então oferecer frete gratuito pode ser uma excelente ideia de promoção para atrair mais clientes. Quem faz compras online vê o frete como algo decisivo na hora de escolher em qual loja comprar, e a tendência é que eles optem pelo estabelecimento que não cobra frete.

Para não sair no prejuízo, você pode oferecer o frete gratuito a partir de um determinado valor de compra. Apenas deixe claro para o cliente qual é esse valor para ele se planejar e comprar tudo o que precisa, sem frustrações.

Dica bônus: capriche na divulgação

Como você deve ter percebido, ter uma boa ideia de promoção para supermercado pode ser importante, entretanto, a divulgação é algo essencial, e decisivo, para alcançar o sucesso desejado. Afinal de contas, se o cliente não souber oque acontece no supermercado, ele não tem como aproveitar os preços e condições especiais que você preparou para ele.

Por isso, invista na preparação de jornais de ofertas, anúncios patrocinados nas redes sociais, publicações no perfil do supermercado das redes sociais, parcerias com outros varejistas e na rádio indoor. Cada uma dessas ferramentas conseguirá atingir diferentes públicos e em diferentes momentos da jornada de compras do cliente. Assim, ter uma abordagem que utilize diferentes mídias para a divulgação é importantíssimo.

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