Por Nayara Santos em 10.01.2022

Franquia de supermercado: descubra se vale a pena investir

Por Nayara Santos em 10.01.2022

As franquias de supermercado têm se tornado um negócio cada vez mais interessante para quem quer começar um negócio e ficar exposto a menos risco. Isso porque, os empreendedores não precisam investir em tornar a sua marca conhecida, uma vez que já existe uma equipe da rede que faz isso. 

Ou seja, você pode focar em outros aspectos do marketing para garantir uma boa experiência de compras para os clientes que entrarem na sua loja. Claro que com a franquia algumas coisas não podem ser mudadas, mas um bom gestor sempre incentivará os seus funcionários a oferecer um bom atendimento.

Desta forma, se você está pensando em ingressar no setor supermercadista através de uma franquia, então você está no lugar certo. Neste artigo, você irá conhecer os principais motivos do porquê investir em uma franquia de supermercado, como escolher uma franquia e ainda falaremos quais são as melhores. Não perca essa chance! Boa leitura!

Por que vale a pena investir em franquia de supermercado?

Provavelmente, uma das partes mais difíceis em abrir um supermercado é fazer todo o planejamento inicial. Ou seja, montar todo o plano de negócios, fazendo as pesquisas de mercado, escolhendo qual é a melhor localidade, encontrando formas de se destacar da concorrência e de conquistar clientes. Ou seja, não é algo que pode ser feito rapidamente, já que possui muitas etapas e não pode ser feito rapidamente.

Claro que muitos empreendedores preferem começar um negócio do zero e deixá-lo com a sua cara. Para essas pessoas, o ato de planejar cada detalhe da empresa é empolgante e muito gratificante, por mais desafiador que seja. Entretanto, outros empreendedores consideram as franquias uma forma mais rápida de ter o seu próprio negócio e de conseguir obter um bom retorno financeiro.

Quem opta por investir em uma franquia, seja ela de supermercado ou não, tem acesso a diversas vantagens que outros empreendedores não possuem, tais como:

  • Segurança: esse provavelmente é um dos principais motivos que levam as pessoas a optarem por franquias. Isso ocorre porque o empreendedor investe em um negócio que já possui reconhecimento dos consumidores e já é reconhecido no mercado;
  • Consolidado no mercado: como o negócio já está consolidado no mercado, o empreendedor não precisa investir tempo e dinheiro para construir a imagem da empresa;
  • Modelo de negócio pronto: ao adquirir uma franquia, o franqueado adquire também o modelo de negócio. Assim, ele precisa apenas seguir aquilo que for estipulado pela marca, sem precisar criar nada novo.

Essas são apenas vantagens gerais, ou seja, cada franquia ainda oferece as suas próprias vantagens. Por isso, é fundamental pesquisar e conhecer todos os prós e contras de cada uma delas antes de fechar qualquer negócio.


Quer saber quanto o seu supermercado deve faturar? Faça as contas na nossa Calculadora de faturamento por metro quadrado.

Como escolher uma franquia

Por mais que abrir uma franquia de supermercado seja mais simples do que começar o negócio do zero, é preciso planejamento e pesquisa antes de escolher em qual negócio você irá investir. Afinal, esse pode ser o dinheiro de uma vida economizado a muito custo.  De modo geral, é preciso levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Disponibilidade de capital: muitas pessoas levam em consideração apenas o valor inicial para começar uma franquia. Entretanto, é preciso lembrar que ter apenas o valor inicial não é suficiente. É preciso também ter capital de giro para manter o negócio funcionando. Isso significa que vai levar alguns anos (em alguns casos meses) até que você obtenha o retorno financeiro do valor investido;
  • Lucratividade: compare a lucratividade de diferentes franquias para entender qual poderá ser a melhor opção com base no valor investido. Ainda há a taxa de royalties que deve ser paga mensalmente para as marcas, essa porcentagem pode variar entre 2% e 40%;
  • Suporte e experiência do franqueador: quanto maior for o tempo de atuação no setor supermercadista, maior será a experiência do franqueador em abrir franquias. Além disso, analise quais serão os benefícios e qual será o suporte dado pelo franqueador antes de fechar negócio;
  • Saúde financeira do franqueador: o franqueado precisará apresentar uma série de documentos comprovando a sua saúde financeira e a capacidade de manter o negócio funcionando por um longo período. Entretanto, é importante ficar de olho no franqueador e certificar-se de que ele também possui uma ótima saúde financeira para dar todo o suporte necessário.

Prestando atenção a essas dicas, sem dúvida alguma você estará mais preparado para escolher uma boa franquia de supermercado. Veja agora quais são as melhores franquias  para você investir.

Quais as melhores franquias de supermercado?

Se você chegou até aqui provavelmente está interessado em abrir uma franquia de supermercado, não é mesmo? Ainda mais com tantas vantagens que esse modelo de negócio pode oferecer. 

Entretanto, com tantas opções no mercado fica difícil escolher aquela franquia que te trará o melhor retorno, certo? Pois, não precisa mais se preocupar que agora você irá conhecer quais são os melhores negócios do setor supermercadista para investir.

Supermercado DIA%

Se você tem interesse em ser um franqueado DIA%, as exigências são relativamente pequenas. Isso se deve ao fato de que a rede não exige que o franqueado tenha experiência no varejo. Com esse diferencial, o Supermercado DIA% conseguiu se tornar uma das franquias de supermercado mais populares.

Dentre as vantagens oferecidas, os empreendedores que optarem por essa franquia terão acesso a benefícios como preços bastante competitivos no mercado, alto giro de produtos, estoque reduzido e uma logística integrada que permite a entrega de produtos em até 24 horas. Ou seja, não há a necessidade de grandes espaços para o estoque e você não corre o risco de ficar sem produtos nas prateleiras.

Além disso, também é possível escolher entre 3 bandeiras diferentes: Dia%, Dia Maxi e Dia Market. Isso vai depender do tamanho do espaço disponível para o supermercado. Ainda, se você já possui o seu próprio supermercado, mas quiser ser um franqueado, então você pode optar por trocar a bandeira. 

Isso significa que o valor de investimento necessário será menor do que quem começar do zero. Por outro lado, quem optar por começar a franquia do zero, precisará desembolsar um valor maior.

Grupo Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar é, sem dúvida alguma, uma das redes de supermercado mais conhecidas no país. Nessa rede você encontra uma grande diversidade de marcas, tais como: Extra, Mini Mercado Extra, Pão de Açúcar, Assaí e Compre Bem. Sendo que, cada uma delas voltada para um público-alvo diferente, basta entrar em cada uma dessas lojas e você entenderá a diferença de experiência que cada cliente tem.

Como o Grupo Pão de Açúcar possui uma taxa de franquia cerca de 20% menor do que os concorrentes e uma grande diversidade de marcas para escolher, essa é uma das franquias de supermercado de maior destaque no país. Afinal, você pode escolher qual é a melhor rede para você e qual público você pretende atender.

Atualmente, uma das principais apostas do Grupo é na bandeira Compre Bem. Através de parcerias com mercadinhos de bairro está focada em atender o público C, sendo um negócio ideal para aqueles empreendedores que buscam aumentar a sua atuação ao nível regional.

Outra opção para quem busca ter uma franquia de supermercado pequena é o Mini Mercado Extra. Ele permite atender aos clientes do bairro e oferece produtos de qualidade a preços baixos.

Carrefour

Outra marca muito conhecida do setor supermercadista nacional é o Carrefour. Essa marca francesa atua no Brasil há mais de 40 anos e já conquistou muitos clientes ao longo desse período. Isso porque, além de marca própria, o supermercado oferece também cartão Carrefour e produtos com o selo de qualidade própria.

Assim como ocorre com o Grupo Pão de Açúcar, é possível escolher diferentes tamanhos de franquias, tais como Carrefour bairro, Carrefour hipermercado, Carrefour.com e Carrefour Express. Claro que tudo vai depender da quantidade de dinheiro que você terá para fazer esse investimento inicial.

Por isso é fundamental entender quais são as diferenças entre cada uma dessas marcas antes de fechar o negócio.

Rede Mambo

A franquia de supermercado da Rede Mambo é ideal para aqueles empreendedores que querem abrir o seu próprio negócio investindo em um formato compacto que possui hortifrúti, açougue, serviço de delivery e mercado online.

Os principais benefícios oferecidos por essa rede aos seus franqueados são uma boa diversidade de produtos, sendo capaz de atender a um público diverso. Além disso, ele também oferece opções de produtos Premium por um preço bastante competitivo. Sem falar que a Rede Mambo tem como padrão oferecer um atendimento personalizado ao cliente, fazendo com que o supermercado se destaque.

Por enquanto, a Rede Mambo está presente apenas em alguns bairros da cidade de São Paulo. Entretanto, essa pode ser uma excelente oportunidade de levar esse supermercado para outros locais do Estado e até mesmo do país.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Tipos de Inteligência Artificial e como aplicá-las em supermercados

Você já parou para pensar em como a inteligência artificial (IA) está mudando o cenário do varejo, especialmente em supermercados? Com a crescente demanda por eficiência e personalização, muitos negócios estão adotando essa tecnologia inovadora para transformar a experiência de compra e engana-se quem acha que a IA é apenas para grandes empresas. Em um…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Fiscal de prevenção de perdas no supermercado: entenda a importância para o seu negócio

O objetivo de todo empreendedor é aumentar o lucro do seu negócio, e as perdas se tornam um grande obstáculo para atingir esse objetivo quando ações não são tomadas para evitar que elas continuem acontecendo.  O fato é que todo negócio, principalmente do ramo varejista – mais especificamente supermercados – sofrem perdas, sejam elas operacionais…

Por Nayara Santos em 13.11.2020

Ideias de nome para mini mercado: 7 dicas e exemplos

 O nome de um comércio é crucial para o negócio, podendo influenciar diretamente nos resultados. Afinal, é através do nome que o estabelecimento é identificado pelos clientes. Sem falar que o nome também pode influenciar nas estratégias de marketing e até mesmo no fortalecimento da marca. Com um mercado altamente competitivo, é fundamental para…

Por Nayara Santos em 12.06.2025

O que observar ao contratar caixa de supermercado? Veja aqui!

Ao contratar caixa de supermercado, assim como outras funções relevantes para o sucesso do estabelecimento, é importante fazer um bom processo seletivo. Dessa forma, você poderá atrair profissionais qualificados para a vaga, que se identifiquem com o negócio e estejam alinhados com a cultura organizacional. Como oferecer serviços com excelência, criar um atendimento de referência…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Decoração de festa junina em supermercado: 9 dicas de como fazer

A decoração de festa junina no supermercado pode te ajudar a aumentar as vendas de muitos produtos no período. Isso ocorre porque você dá um maior destaque a itens que são bastante procurados, chamando a atenção para eles.  Sem falar que o supermercado também fica um charme com uma decoração bem pensada e adequada para…

Por Nayara Santos em 20.05.2025

Mapa de risco para supermercado: entenda o que é e como elaborar um

O mapa de risco para supermercado é uma representação gráfica de quais riscos as pessoas estão sujeitas em um determinado ambiente. Esse risco pode ser químico, físico, biológico, ergonômico e de acidentes.  Preparar um mapa de risco auxilia no planejamento de ações que garantam a segurança das pessoas que trabalham e que frequentam o local.…

Por Nayara Santos em 19.04.2021

Impostos no supermercado: entenda tudo sobre os tributos

Para ser um empreendedor de sucesso no Brasil existem grandes desafios que devem ser superados. Eles vão desde a burocracia e o tempo necessário para abrir um negócio, até entender o funcionamento e quais são os impostos que devem ser pagos. E isso se aplica a todas as áreas do varejo, inclusive aos supermercados. Além…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

20 exemplos grátis de anúncios criativos para divulgar suas ofertas

Conseguir preparar anúncios criativos para divulgar as suas ofertas é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de atrair clientes para a sua loja. Afinal, eles são capazes de captar a atenção do cliente e fazer com que ele preste atenção ao que você tem a dizer. Entretanto, criar esses anúncios nem sempre é fácil,…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Plano de negócio para supermercado: guia completo

Ter um plano de negócios para supermercado é algo que pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, e para melhor. Afinal de contas, ele é o responsável por direcionar o gestor e indicar o caminho que a empresa deverá seguir para aumentar as chances de sucesso.  Isso acontece porque quando o empresário possui informações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos