Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado.

Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te explicar como ela pode ser feita, elaboramos esse artigo. Vem com a gente e boa leitura!

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado

O armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado deve ser encarado como um processo essencial do seu negócio. Por isso, a nossa sugestão é que você elabore um passo a passo para ele e mantenha-o no seu manual de processos. Desta forma, todos os funcionários responsáveis por essa etapa poderão consultá-lo sempre que preciso. Veja a seguir quais etapas esse processo deverá ter.

1. Recebimento dos produtos

O primeiro passo é padronizar o recebimento dos produtos. O ideal é que você tenha uma área reservada para isso. Ou seja, não importa se você possui um supermercado ou um mercadinho de bairro, os produtos devem ser sempre recebidos obedecendo-se algumas regras. 

Assim, você cria uma rotina que com o tempo será conhecida por outros funcionários e pelos fornecedores. Lembre-se que sempre que os processos são padronizados, as perdas são reduzidas e a produtividade aumenta. Ou seja, o seu lucro e disponibilidade para se preocupar com outras atividades essenciais para o supermercado podem ser priorizadas.

2. Conferência

Logo após receber os produtos, é preciso fazer a conferência deles e se tanto a quantidade quanto a variedade está de acordo com o que foi pedido. Assim, você evita erros ou dores de cabeça maiores caso o fornecedor não entregue o que foi pedido.


É importantíssimo que o funcionário responsável por fazer a conferência seja atento a detalhes e capaz de identificar possíveis erros. Além disso, ele precisará ter uma cópia do pedido, somente assim é possível fazer a conferência com maior eficiência e precisão.

3. Entrada no estoque e cadastro de produtos

Agora que os produtos já foram recebidos, é o momento de dar entrada no estoque. Esse é um momento que deve ser feito com muita atenção e sem interrupções. Para maior precisão, essa etapa do processo pode ser dividida em duas etapas, uma de entrada no estoque e outra de conferência, de preferência realizada por dois funcionários diferentes. 

Assim, é possível garantir maior segurança de que as quantidades incluídas no sistema de controle de estoque estão corretas. Além disso, é nesse momento que o estoquista pode identificar a necessidade de cadastro de produtos no sistema. Se este for o caso, o cuidado deverá ser ainda maior, pois é necessário certificar-se que não há outro item igual. A duplicidade no sistema pode resultar em dor de cabeça e perda do controle de estoque do seu supermercado.

4. Armazenamento

Agora que os produtos já chegaram ao supermercado, é hora de focar no armazenamento deles no estoque. Lembre-se que cada produto possui uma condição diferente de armazenamento e, para manter o produto com qualidade para ser vendido, é preciso que essas necessidades sejam atendidas. 

Por exemplo, os itens que precisam de geladeira devem ser mantidos refrigerados em geladeiras apropriadas ou em câmaras frias. O mesmo deve ser feito para os itens que devem ser mantidos congelados. Ainda, se você possuir uma adega no supermercado, então os vinhos também deverão ser mantidos em condições de luminosidade e temperatura adequadas.

Outro ponto importante no armazenamento dos produtos no supermercado é a validade dos produtos. O ideal é que os itens sejam organizados de modo que o primeiro produto que entre, seja o primeiro a sair. Desta forma, você reduz as chances de ter prejuízos devido ao vencimento do produto ainda no estoque.

5. Pedidos internos

Os produtos já foram armazenados e agora chegou o momento de fazer o controle dos itens de estoque no supermercado. Para isso, é fundamental criar um processo para que isso aconteça. Os pedidos internos podem vir a partir dos repositores ou mesmo da equipe da limpeza, ou da padaria. O mais importante aqui é seguir sempre um processo de solicitação, separação e saída do estoque para o PDV. Assim, você evita quebras de estoque. 

Vale ressaltar que em mercadinhos de bairro esse processo pode ser um pouco diferente e que os operadores de loja acabam desempenhando várias funções, inclusive de estoquistas. Entretanto, é essencial que haja um ou dois funcionários que sejam responsáveis pelo controle de estoque. Caso contrário, você correrá o risco de ter não apenas prejuízos, mas também inúmeras perdas pela falta de controle de uma das áreas mais importantes do seu supermercado.

6. Embalagem

É preciso mencionar que alguns produtos vendidos no supermercado precisam ser separados em porções antes da venda. Nesses casos, é importantíssimo seguir todas as normas e cuidados de higiene para manter a qualidade dos produtos. Além disso, é preciso decidir quem faz esse separamento e quais serão as embalagens utilizadas para isso.

7. Cuidados com o armazenamento de equipamentos

Para manter os equipamentos do supermercado sempre em bom estado e funcionando adequadamente é fundamental ter alguns cuidados básicos de armazenamento e limpeza. Por exemplo, as máquinas de cortar frios devem ser limpas sempre ao final do turno de trabalho, evitando que gordura e restos de alimentos fiquem presos a ela. 

Ainda, é essencial ter uma agenda de manutenção e verificação preventiva dos equipamentos. Por exemplo, as geladeiras e freezers devem ter as suas borrachas verificadas periodicamente.

Por último, é normal que ao longo do tempo alguns equipamentos deixem de ser utilizados ou mesmo que eles sejam trocados por versões mais adequadas ao trabalho no supermercado. Esses equipamentos fora de uso devem ser armazenados limpos, de preferência embalados para evitar o acúmulo de sujidades ou que sejam danificados. Adicionalmente, ele também deve ser identificado como equipamento fora de uso para evitar que seja utilizado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Tendências do setor supermercadista para 2024

No setor supermercadista a competição tem sido cada vez mais acirrada. São tantos players nesse ramo do varejo que ser capaz de se destacar da concorrência não é mais uma questão de fazer apenas o seu negócio deslanchar, mas de sobrevivência. Uma forma de conseguir sair na frente dos seus concorrentes é justamente acompanhando as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos

 O organograma de um supermercado não é diferente daquele feito em empresas de diferentes ramos. Aliás, você sabe o que é um organograma e como ter um no seu estabelecimento pode te ajudar a se planejar? Um organograma é um planejamento, em que funções e cargos são descritos dentro de uma empresa. Podem ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Lista de produtos para montar um supermercado e vender mais

 Conhecer qual é a lista de produtos para montar um supermercado pode não ser uma tarefa muito simples. Afinal de contas, um supermercado que não possui os produtos certos ou que não consegue atender à demanda do cliente está fadado ao fracasso. Entretanto, antes de se desesperar é importante entender que os produtos vendidos…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Placas de Supermercado: 7 cuidados ao criar uma

As placas de supermercado são uma das primeiras e últimas coisas que os clientes veem quando visitam um estabelecimento. Podendo ser utilizada não apenas para direcionar o fluxo de pessoas em sua loja, mas também para divulgar as promoções e novidades do supermercado. E, por mais que essa pareça ser uma estratégia ultrapassada, nada poderia…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Adega de supermercado: veja 6 dicas para montar a ideal

Montar uma adega no supermercado pode ser uma forma para se destacar da concorrência e conquistar muitos clientes. Apesar da média de consumo de vinho no Brasil ainda ser relativamente pequena, em comparação com outros países, esse é um sinal claro de que há muito espaço para o crescimento desse segmento. Neste artigo vamos te…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Social media para supermercado: entenda a importância da presença digital

Em um mundo cada vez mais digital é fundamental que você, dono de supermercado, inclua a social media no seu dia a dia. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia, já que manter contato com o cliente utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece foi crucial para a sobrevivência de muitos negócios. Independente…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

32 Textos prontos para cartaz de oferta de supermercado, confira

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda persistem como uma forma interessante de divulgar as promoções da semana ou do mês. Isso acontece porque, mesmo com o aumento do uso da tecnologia, eles ainda funcionam e conseguem atrair a atenção do cliente. Entretanto, é importante que você saiba como preparar um cartaz para que ele…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

72 Frases de supermercado para atrair clientes e vender mais

Escolher as frases de supermercado certas para o seu negócio e que sejam capazes de atrair o público-alvo desejado é muito importante. Afinal de contas, é sempre necessário manter o cliente interessado nas novidades, nas ofertas, nos produtos e nos serviços oferecidos pelo seu negócio. Além disso, as frases também podem ser utilizadas para reforçar…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos