Saber como montar um planejamento de marketing pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Afinal, sem a devida promoção das ações realizadas, implementação de estratégias para fidelização do cliente e no pós-venda, a sua empresa corre um sério risco.
Isso acontece porque o consumidor está em busca não apenas de produtos, mas de empresas com as quais ele se identifique. Para conquistar a confiança do cliente, atrair novos consumidores e aumentar as vendas pode ser feito quando você se planejar e escolher as estratégias certas de marketing.
A seguir resumidamente sobre como montar o planejamento ideal para a sua empresa. Confira!
1. Defina metas e objetivos
Se você não sabe aonde quer chegar, fica difícil traçar qualquer estratégia para conquistar aquele objetivo. Portanto, definir metas e objetivos é o primeiro passo para montar um planejamento de marketing que funcione. Alguns dos objetivos mais comuns que os varejistas buscam são:
- Aumentar as vendas;
- Atrair novos clientes;
- Fidelizar clientes que já conhecem a sua loja;
- Aumentar a movimentação da loja;
- Reforçar a marca.
2. Tenha um orçamento
O próximo passo é se certificar de que você tem dinheiro disponível em caixa para colocar em prática a estratégia adotada. O ideal é que você separe um determinado valor para as ações. Assim, você não corre o risco de extrapolar e gastar mais do que o permitido, comprometendo a saúde financeira da sua empresa.
3. Determine quem será seu público-alvo
Todo planejamento de marketing que se preze precisa ter um público-alvo bem definido. Já que é isso que permitirá que você escolha as mídias certas para encontrar aquele consumidor, qual é a linguagem ideal a ser utilizada nas campanhas e quais os produtos que são mais atrativos.
Por exemplo, se você quiser investir na fidelização dos clientes, precisa adotar estratégias para serem utilizadas na sua loja, como é o caso do marketing sensorial.
4. Tenha um cronograma
Ter um cronograma das ações de marketing que serão realizadas ao longo de um determinado período é importante para que a sua equipe possa se planejar. Assim, os compradores saberão quais itens devem ter prioridade. A sua equipe de vendas entenderá quais os itens mais importantes para o período. Sem falar que você também terá tempo para preparar cada uma das campanhas e a sua loja.
5. Analise os resultados
Por último, mas longe de ser o menos importante, a análise dos resultados é essencial para que você saiba exatamente o que funcionou e pode ser retido, bem como o que precisa ser modificado em campanhas que obtiveram pouco sucesso.
Portanto, analise se você foi capaz de alcançar o objetivo desejado e entenda que algumas estratégias devem ser modificadas para que funcionem bem. Esse é um aprendizado que não pode passar despercebido e você deve utilizá-lo a seu favor.
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