Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como calcular o preço de venda de um produto: descubra agora

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma empresa do varejo é saber como calcular o preço de venda de um produto. Isso porque, diversos fatores devem ser considerados para conseguir vender os produtos a um valor que cubra todos os custos para a produção daquele item e ainda gerar lucros.

Esse desafio pode ser maior ainda para as empresas que estão em fase inicial, já que fica difícil prever qual será o movimento da loja e o volume de vendas no início. E, por mais que você faça projeções, nada supera a análise das vendas em períodos anteriores.

Pensando nisso, decidimos te dar uma ajudinha com essa importante etapa e preparamos este artigo com dicas essenciais para te ajudar a calcular o custo dos seus produtos e/ou serviços. Confira como fazer isso!

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço

Ao iniciar um negócio no varejo, os empresários querem lucrar solucionando problemas e dores dos consumidores. Entretanto, por mais que você tenha uma paixão muito grande por isso, é preciso saber exatamente qual valor cobrar pelos produtos e serviços que você oferece. Afinal, é o lucro que vai fazer com que a sua empresa cresça e possa ajudar mais pessoas. 

De modo bastante resumido você precisa saber quanto os clientes podem pagar pelo produto, qual o valor cobrado pela concorrência e qual lucro você precisa ter para manter o seu estabelecimento funcionando. Vejamos cada um dos passos para conseguir fazer esses cálculos.

Entenda as particularidades do seu negócio

Antes de começar a fazer qualquer cálculo é preciso entender quais são as particularidades do seu negócio. Afinal, uma fábrica terá processos e custos diferentes para considerar do que uma loja virtual. Tentaremos abordar o assunto de modo geral, mas dando dicas do que deverá ser considerado.

Por isso, o gestor deverá fazer uma análise detalhada de todos os custos da empresa para poder seguir com o cálculo. Portanto, o primeiro passo é justamente fazer esse levantamento.

Apesar desse tipo de análise ser essencial para o cálculo do preço de venda de um produto, ele também te ajuda a entender quais etapas podem te ajudar a reduzir custos de produção e, consequentemente, de venda. Sem falar que ela deve ser refeita sempre que alguma etapa do processo de produção seja alterada.

Custos x Despesas x Perdas

Para conseguir fazer o cálculo do preço de venda de um produto ou serviço é preciso entender qual é a diferença entre custos, despesas e perdas. Não apenas porque eles devem ser considerados no cálculo, mas também para te ajudar a entender onde os gargalos estão e melhorá-los.

  • Custos: são os gastos com a produção de produtos ou para fornecer um serviço. Eles estão diretamente relacionados à compra de itens para o estoque da loja, ou então com os custos de produção como matéria-prima, remuneração de funcionários de produção e custos com a fabricação em si, tais como a depreciação de equipamentos, energia elétrica, água, dentre outros;
  • Despesas: estão nesta categoria as despesas que não estão diretamente relacionadas à produção. Podemos citar como exemplos os custos administrativos que incluem remuneração de funcionários, comissões de vendas, depreciação de ativos fixos (como veículos) para que a venda do produto ocorra;
  • Perdas: de forma bastante direta, elas representam um desperdício de dinheiro, que podem ocorrer devido à deterioração de estoque (por exemplo, produtos vencidos), pagamento de multas, indenização por acidentes de trabalho, não reaproveitamento de matéria-prima, dentre outros.

O valor do produto deve ser calculado somando-se todos esses valores. Portanto:


Valor produto = custos + despesas + perdas

Margem de lucro

Uma parte importantíssima no cálculo do preço de venda de um produto é a margem de lucro. É ela que garantirá não apenas que a sua empresa continue funcionando, mas que ela cresça e que você possa oferecer serviços e produtos de melhor qualidade.

O cálculo da margem de lucro pode ser feita da seguinte forma:

Margem de lucro = Valor do produto + lucro desejado

Vale a pena mencionar que empresas que oferecem uma melhor experiência de compras para os clientes, com um ambiente diferente e atendimento personalizado conseguem cobrar um valor mais alto do cliente. Afinal, ele encontrará algo único na sua loja que ele não encontra na concorrência.

Como o consumidor brasileiro realmente valoriza a experiência de compras, você precisa considerar diferentes estratégias para oferecer isso a ele, incluindo diferentes estratégias de marketing. Mas, se você não sabe se está fazendo isso da forma correta, ou não tem ideia de como preparar uma boa estratégia, não tem problema.

Temos um guia completo com todas as informações que você precisa para conseguir conquistar os seus clientes de uma vez por todas. Confira agora mesmo o nosso Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

Fazendo o cálculo do preço de venda de um produto ou serviço

Bom, agora você já sabe tudo o que deve ser considerado para calcular o valor que os seus produtos serão vendidos, então vamos te mostrar a fórmula para isso e um exemplo:

Valor de venda = custo total + margem de lucro

Vale a pena mencionar que por mais que o cálculo pareça ser bastante simples, diversos fatores poderão influenciar o valor de venda e você deverá considerar isso na hora de planejar os processos da sua empresa. Um excelente exemplo disso é a aquisição de itens (sejam eles matéria-prima ou produtos finais) dos fornecedores.

Desta forma, se dois restaurantes que tenham exatamente os mesmos fornecedores e ofereçam os mesmo pratos, não é sinônimo de mesmo preço e nem mesma margem de lucro. Isso acontece porque se um dos restaurantes consegue comprar produtos mais baratos, ele conseguirá reduzir os seus custos de produtos e, consequentemente, aumentar a sua margem de lucro, mesmo que venda os itens a um custo menor.

Outro excelente exemplo é com relação às perdas. Em muitos setores elas são esperadas e fazem parte do processo. Entretanto, você pode procurar soluções para isso com reaproveitamentos. Assim, um supermercado pode utilizar os vegetais considerados “feios” e que dificilmente serão escolhidos pelos clientes para investir em produtos de fabricação própria.

Agora que você já sabe como calcular o preço de venda de um produto, aproveite para conferir outros artigos no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Neuromarketing Aplicado para Atração e Retenção de Clientes

Aprenda como implementar estratégias de neuromarketing aplicado em seu empreendimento!

Por Nayara Santos em 01.05.2019

Como usar locutor virtual para divulgar meus produtos

O locutor virtual pode ser a ferramenta que faltava na sua loja para conseguir melhorar a comunicação com os seus clientes transformando a experiência de compra deles. Afinal, as vozes robotizadas e artificiais são coisas do passado, com o avanço da tecnologia, agora é possível integrar vozes que soam naturais, permitindo que você promova seus…

Por Nayara Santos em 16.01.2025

O que é armário cápsula e por que apostar nesse conceito? Descubra agora!

Em tempos onde andam em alta conceitos como minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, o armário cápsula tem conquistado cada vez mais adeptos e a atenção de quem trabalha no mercado da moda. Isso porque muitos consumidores estão caminhando para uma vertente onde o melhor é comprar roupas de melhor qualidade, que durem anos e combinem…

Por Nayara Santos em 28.11.2019

Como aproveitar o Dia do Amigo no varejo

O Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, oferece uma excelente oportunidade para o varejo atrair clientes e aumentar as vendas. Este dia, dedicado a celebrar laços de amizade, pode ser estrategicamente aproveitado pelas marcas para promover produtos e serviços que realmente se conectem com os clientes.  Entretanto, em vez de focar apenas em…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais. Por outro…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Como ser um bom administrador financeiro de uma loja de varejo?

A área de finanças permeia toda a estratégia, administração e controle gerencial de um negócio. Entretanto, a habilidade de lidar com números não é para qualquer um, especialmente em uma loja de varejo. É preciso ter um perfil organizado e disciplinado, que se adeque sempre à novas tendências neste aspecto. Pensando nisso, a ListenX pretende…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Dia do amigo no varejo: como aproveitar a data na sua loja

Embora ainda pouco explorada pelo varejo, o Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, é uma data que oferece uma excelente oportunidade para lojistas atraírem mais clientes e aumentarem suas vendas. Por isso, aproveitar essa data para fazer promoções e eventos pode ser a chance que você estava esperando para fazer a sua loja…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

Locutor virtual: crie sua locução agora

O locutor virtual pode ser a ferramenta que faltava para melhorar a comunicação com os seus clientes, tornando-a mais eficaz e atraente. Isso sem falar na autonomia e rapidez que você encontra ao investir nessa estratégia. Para você ter uma ideia, 70% das decisões de compras são tomadas quando o cliente está na loja. Isso…

Por Nayara Santos em 11.02.2025

Estratégias para preparar a sua loja para a Black Friday

Muito antes de novembro chegar, os consumidores já estão pensando em aproveitar a Black Friday. Por isso, você, varejista, deve conseguir preparar a sua loja para atender a essa demanda.  O período da Black Friday é conhecido por suas ofertas e descontos generosos, se tornando uma das datas mais importantes do calendário varejista no Brasil.…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos