Por Nayara Santos em 13.08.2024

Dia do amigo no varejo: como aproveitar a data na sua loja

Por Nayara Santos em 13.08.2024

Embora ainda pouco explorada pelo varejo, o Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, é uma data que oferece uma excelente oportunidade para lojistas atraírem mais clientes e aumentarem suas vendas. Por isso, aproveitar essa data para fazer promoções e eventos pode ser a chance que você estava esperando para fazer a sua loja se destacar da concorrência.

Como o Dia do Amigo é uma data perfeita para atrair os clientes que já conhecem a sua marca e incentivá-los a divulgá-la para outras pessoas, você tem grandes chances de aumentar a sua clientela. Sem falar que, esse também pode ser o momento perfeito para você começar a criar uma comunidade ao redor da marca.

Ao longo deste texto, exploraremos diversas maneiras de como sua loja pode aproveitar o Dia do Amigo. Continue lendo e descubra como transformar o Dia do Amigo em uma data importante para o seu negócio e inesquecível para os seus clientes. Boa leitura!

Dicas para aproveitar o Dia do Amigo na sua loja

O Dia do Amigo pode ser uma excelente oportunidade para você inovar e atrair mais clientes. Com as dicas que preparamos, você verá como pequenas mudanças e estratégias específicas podem fazer toda a diferença. Continue com a gente e descubra como aproveitar essa data ainda pouco explorada no varejo.

Recompense os seus clientes

Uma maneira eficaz de atrair clientes no Dia do Amigo é recompensá-los por sua fidelidade. Oferecer descontos especiais, promoções do tipo “compre um, leve outro”, descontos progressivos (quanto mais o cliente comprar, mais descontos ele terá) ou brindes temáticos pode ser uma excelente forma de fazer isso. 

Sem falar que você ainda pode preparar promoções específicas para amigos que fizerem as compras juntos, ou preparando kits de produtos. Esse tipo de ação não apenas incentiva as pessoas a visitarem sua loja, mas também a trazerem seus amigos, ampliando seu alcance de forma orgânica e espontânea.

Ainda, se você possuir um clube de fidelidade, esse pode ser o momento ideal para oferecer aos clientes acesso a promoções exclusivas e descontos especiais. Afinal, eles já compram com você e o acesso a esse tipo de promoção aproximará vocês ainda mais.

Personalização de produtos

Outra forma de aproveitar o Dia do Amigo para atrair a atenção para a sua marca e aumentar o movimento da loja é com a personalização de produtos. Aliás, essa é uma tendência crescente no varejo, e você não pode deixar de aproveitá-la. 

Ofereça produtos personalizados que celebram a amizade, como camisetas, canecas, bijuterias ou itens decorativos com nomes, datas especiais ou mensagens de amizade. Além de serem presentes únicos e significativos, produtos personalizados têm um apelo emocional que pode fortalecer a conexão entre o cliente e a loja


Você também pode considerar a criação de kits personalizados, onde os clientes podem escolher diferentes produtos para compor um presente único para seu amigo. Isso adiciona um toque especial à experiência de compra e é certeza de conseguir agradar o cliente, afinal ele estará escolhendo o que irá compor o kit.

Crie uma relação de confiança com o cliente

Se você quer fortalecer a relação com seus clientes, o Dia do Amigo pode ser a data comemorativa que você esperava. Ações com esse objetivo podem ser facilmente realizadas nas redes sociais, com foco em conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Neste caso, incentive seus clientes a compartilharem fotos e histórias de amizade, marcando a sua marca e utilizando uma hashtag específica da sua loja. Essas campanhas não apenas engajam os clientes, mas também aumentam a visibilidade e o alcance da sua marca, já que cada compartilhamento funciona como uma recomendação pessoal para um novo público.

Para motivar a participação, ofereça prêmios ou descontos para as melhores postagens. Compartilhe essas histórias nas suas próprias redes sociais, destacando a importância dos seus clientes e suas experiências. Além de aumentar a interação, essa estratégia humaniza sua marca e constrói uma comunidade em torno dela, gerando uma confiança duradoura.

Aproveite também para interagir diretamente com os clientes que participarem da campanha, respondendo aos seus comentários e agradecendo suas contribuições. Essa atenção personalizada faz com que os consumidores se sintam valorizados e conectados com a sua marca. Ao engajar seu público dessa maneira, você não só aumenta a fidelidade, mas também atrai novos consumidores que se identificam com os valores e a autenticidade da sua loja.

Ofereça um ambiente de compras diferenciado

Conseguir oferecer um ambiente de compras diferenciado nas suas lojas é essencial durante o ano todo. Afinal, se os clientes gostam do ambiente que encontram, eles não terão pressa de ir embora e ainda farão associações positivas com a sua marca.

Entretanto, quando você prepara ações para atrair consumidores para a sua loja, principalmente buscando novos clientes, esse ponto deve ser levado muito à sério. Afinal, conseguir causar uma boa impressão pode aumentar significativamente as chances desses clientes retornarem para novas compras.

Por isso, a nossa sugestão é investir em estratégias e ações de marketing sensorial que ajudem a despertar os sentidos dos consumidores. A música, por exemplo, desempenha um papel fundamental na criação desse ambiente. Escolha uma playlist que reflita o espírito da amizade e do companheirismo, ajudando a criar uma atmosfera acolhedora e convidativa.

Inclusive, você pode optar por playlists temáticas para essa data, com músicas que falem sobre amizade ou destaquem momentos felizes com os amigos. Assim, você deixa o ambiente ainda mais caracterizado e pronto para receber os clientes interessados em comprar os presentes para o Dia do Amigo.

Além da música, outros elementos sensoriais como iluminação, decoração temática e até mesmo aromas podem contribuir para uma experiência de compra diferenciada. Por isso, analise cada detalhe da decoração da loja e certifique-se de que eles conversem entre si e se complementam. 

Ficou interessado nessa estratégia? Então confira o nosso Guia completo sobre o marketing sensorial no varejo.

Assim, você conseguirá criar um ambiente coeso e que realmente seja interessante e agradável para os clientes. E, claro, não se esqueça de que é importante que sua equipe esteja preparada para oferecer um atendimento caloroso e personalizado. Treine seus funcionários para acolherem os clientes com simpatia, ajudando-os a encontrar o presente perfeito para seus amigos. 

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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