Por Nayara Santos em 22.07.2016

Como bater metas até o fim do ano em 4 passos

Por Nayara Santos em 22.07.2016

Normalmente as empresas definem metas anuais e as subdividem em mensais para facilitar o controle e o atingimento delas. O problema é que em muitos casos, os primeiros meses do ano não são bons para as vendas ou, ás vezes, o gestor não conta com períodos de sazonalidade, nem com momentos de baixa demanda, o que traz a sensação de não saber como bater metas. Há ainda um terceiro grupo de gestores que propuseram metas agressivas para sua equipe, mas ainda não as atingiram nem uma só vez no ano.

Independentemente de qual seja sua situação, separamos 4 passos que vão garantir que você alcance a meta planejada até o final do ano:

Envolva sua equipe e descubra como bater metas

O principal erro na hora de definir metas é não envolver seu time de atendimento e tomar decisões meramente de cima para baixo. Afinal, se você confia que seus colaboradores estão preparados para lidar com o ativo mais importante de sua empresa, os clientes, então deve confiar que eles entendem minimamente sobre as necessidades das pessoas que atendem e que conhecem algumas estratégias de vendas que podem melhorar seus resultados.

Por isso, o primeiro passo para se descobrir como bater metas com facilidade é coletar sugestões, incentivar que os atendentes adotem boas práticas e técnicas de vendas e, até mesmo, pensar em promoções e descontos com as informações que eles passam para você. Campanhas de incentivo para o time de vendas também devem ser criadas e divulgadas com base nessas reuniões.

Outro ponto importante é manter o pé no chão, metas agressivas e impossíveis de serem alcançadas desmotivam a equipe e faz com que vendam ainda menos, estipule as metas baseando-se pelo histórico de vendas dos anos anteriores.

Incentive quem já comprou de você a continuar comprando

Os grandes e-commerces utilizam essa estratégia constantemente: eles enviam um e-mail oferecendo um cupom de desconto ou alguma condição especial para incentivar que os clientes realizem uma compra.

Se você possui uma base de clientes pequena, o ideal seria enviar promoções personalizadas, com ofertas que estejam totalmente de acordo com a necessidade que você já conhece de seus clientes. Se sua base é muito grande, vale investir em promoções segmentadas segundo o perfil de compra dos consumidores ou aquelas mais genéricas baseadas em datas especiais. Por exemplo, enviar promoções sobre roupas femininas apenas para mulheres ou sugestões de presentes para o dia das crianças para toda a base.

Invista em nichos

Nichos são pequenos grupos de pessoas ou empresas que possuem características, necessidades e desejos muito semelhantes. Investir em uma comunicação mais focada nesses pequenos grupos, estabelecer uma prioridade para prospectar e apresentar seu produto ou serviço com base em suas necessidades, é a melhor maneira de se diferenciar dos concorrentes e aumentar sua taxa de conversão de vendas.

Por exemplo, ao invés de definir que seus vendedores buscarão empresas de serviços para tentar uma venda, você será mais específico, dizendo que eles devem buscar empresas de serviços de limpeza com até 20 funcionários para oferecer determinado produto que atende x necessidades bem definidas. Ao reduzir o tamanho do mercado, certamente o foco e qualidade do atendimento de seus vendedores irá melhorar e as vendas aumentar.

Ofereça uma experiência de compra diferenciada

Não importa o método de vendas que você empregue, garantir que o cliente se sinta valorizado e que seus vendedores conheçam suas necessidades é fundamental para criar uma experiência de compra diferenciada como o marketing sensorial, investindo em entender e solucionar o problema do cliente e não em “empurrar um produto”. Isso é importante, pois segundo uma pesquisa, 70% das pessoas decidem uma compra para resolver problemas, ao mesmo tempo em que 88% dos clientes afirmam que os vendedores possuem bom conhecimento de produtos e apenas 24% dizem que eles conhecem suas necessidades de negócios ou pessoais.

Investir nos passos que garantam que sua equipe de vendas se envolva nas estratégias de definição de nichos, processo de captação, fidelização e recompra dos clientes é o melhor caminho para descobrir como bater metas com 100% de eficiência, por isso, comece já a dar esses 4 passos!

Você conhece alguém que tem dificuldades em fazer sua equipe bater metas, então compartilhe este post em suas redes sociais e marque a pessoa, com certeza ela irá te agradecer pela sugestão de leitura!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio.

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio. Você sabia que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda? E que parte significativa dessas decisões são tomadas por impulso?  Essa é a mais absoluta verdade e foi comprovada pela pesquisa realizada pelo POPAI. (Point of Purchase Advertising Institute).…

Por Nayara Santos em 11.11.2016

Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo!

Se você ainda não tinha pensado em desenvolver estratégias de vendas online provavelmente mudou de ideia durante a pandemia. Afinal, diante da impossibilidade de receber os clientes na loja, muitos varejistas migraram para o mercado online e não se arrependeram. Ainda não acredita no poder que a internet pode ter sobre o seu negócio? Então…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Afinal, trade marketing o que faz? Descubra a importância desse profissional!

Trade marketing é o profissional responsável pelo aumento das vendas no varejo. Em outras palavras, é ele o responsável por deixar os produtos visíveis nos pontos de venda e obter vantagens sobre os produtos da concorrência. Ele pode ser gerente ou analista de trade marketing. O gerente é responsável pela supervisão das estratégias. Por isso…

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Decoração de loja para Festa Junina: 6 ideias para se inspirar

Chegou aquela época do ano em que o Brasil se veste de cores e alegria para celebrar uma das festas mais queridas: a Festa Junina! E claro, você, empreendedor do varejo, não pode ficar de fora dessa! Se você ainda não sabe como preparar sua loja para essa festa tão tradicional, não se preocupe, estamos…

Por Nayara Santos em 20.05.2025

Coquetel de inauguração de loja: 6 dicas de como organizar

Muitas lojas optam por oferecer um coquetel aos clientes na inauguração da loja. Esse coquetel pode ser oferecido para os clientes mais antigos e fiéis da loja, ser um evento com venda de ingressos ou mesmo para as pessoas mais próximas, como funcionários e potenciais fornecedores e parceiros.  Tudo vai depender do valor disponível para…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Jornada do cliente: entenda de uma vez como funciona

Da descoberta do problema à compra, conhecer a jornada do cliente pode trazer muitos insights para a sua estratégia. Ela serve para mostrar como o consumidor se comporta durante o processo de aquisição e como a sua empresa pode fazer de tudo para melhorar a experiência dele com a sua marca. O intuito de analisar…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Gestão estratégica de franquias: entenda agora mesmo como funciona

Conhecer qual é a melhor formas de fazer a gestão estratégica de franquias é algo importantíssimo para quem é dono de franquia, já investe ou pretende investir nesse tipo de negócio. Isso porque, as franquias têm sido um dos tipos de investimento mais rentáveis, e considerada a primeira opção de empreendimento por muitas pessoas. Afinal,…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Varejo 4.0: entenda a influência do mundo digital nesse conceito!

O mundo digital é o oxigênio do Varejo 4.0. Entretanto, ainda que a tecnologia seja o grande destaque nos eventos e lojas modelo, é a experiência do cliente, ou seja o customer experience, o verdadeiro foco dessa revolução no atendimento ao consumidor. O varejo nunca mudou tanto quanto nas últimas décadas. Produtos e serviços que…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

O guia definitivo sobre vendas online: aprenda a vender mais pela internet

Dar vida a um e-commerce e começar suas vendas online é o sonho de muitas pessoas, principalmente para os pequenos e médios varejistas que enxergam o mundo digital como uma oportunidade de lucrar mais e ainda contar com mais flexibilidade e menos burocracia no dia a dia. Entretanto, se engana quem pensa que iniciar e…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos