Por Nayara Santos em 04.06.2020

Loja pop-up: Descubra essa lucrativa tendência

Por Nayara Santos em 04.06.2020

Nos últimos anos, as empresas têm migrado cada vez mais para as vendas online, pois ela é mais fácil de administrar, tem baixo custo e melhor alcance. Porém, ainda há algumas coisas que só podem ser feitas presencialmente, como apresentar produtos mais de perto e ter uma conversa clara com os leads. Para suprir isso, uma nova tendência surgiu: a loja pop-up.

Se você tem um e-commerce, pode valer a pena pensar nesse tipo de negócio. Depois que você aprender um pouco mais sobre seu funcionamento e benefícios, certamente vai se interessar nessa estratégia.

Quer entender melhor? Então acompanhe!

O que é uma loja pop-up?

Um pop-up é uma figura bem conhecida na internet. Trata-se de uma janela que aparece repentinamente e de forma pontual, como um anúncio ou uma orientação. Uma loja assim, por outro lado, é um ponto de venda físico que aparece por um período determinado e é fechada no final dele.

Pense nisso como uma estratégia de marketing e um negócio temporário. Em vez de se fixar em um mesmo espaço por muito tempo, a empresa fica lá por um período programado, como um ou dois meses, e depois encerra o negócio. Sem novos carregamentos nem nada do tipo.

Como ela pode contribuir com o seu negócio?

As lojas pop-up estão ganhando fôlego por vários motivos. Veja aqui alguns benefícios de adotar essa estratégia em seu varejo.

Faça crescer a sua marca

Ter presença online é importante, mas estar em um lugar físico e conversar com os clientes de perto faz uma grande diferença. Dependendo do seu perfil de público, pode até ser mais efetivo ter esse contato direto do que apenas por meio da internet.

Se você escolher o ponto certo, conseguirá captar muito mais clientes em um período relativamente curto de tempo, os quais podem ser levados para seu e-commerce, que é um ponto de venda mais permanente. E, mesmo que isso não aconteça, você ainda terá mais um evangelizador ao seu lado para divulgar sua marca.

Testar diferentes preços e abordagens

As táticas usadas em uma loja virtual não têm o mesmo efeito em uma loja física. Porém, esse pode ser um bom espaço de experimentação caso você queira ver como outras abordagens, faixas de preço e produtos afetam o público de forma geral.


Como a loja é um investimento planejado e temporário, você consegue arriscar um pouco mais no processo, especialmente se não houver expectativa de lucros muito elevados. Com mais dados, você pode otimizar futuras lojas e melhorar os resultados no futuro.

Ótimo para altas temporadas

A grande vantagem desse tipo de loja é que, pelo seu caráter temporário, você pode abri-la apenas durante a alta temporada de vendas, como o natal ou outras datas comemorativas do ano. O resultado é simples: máximo de lucratividade sem ter que arcar com todos os custos de manutenção ao longo do ano. Ótimo para negócios cujos produtos são mais sazonais.

Como abrir sua loja pop-up?

O processo de abertura de uma loja temporária é basicamente o mesmo que o de uma loja comum, mas é importante estar atento a outros pontos durante esse processo. Veja aqui algumas dicas que vão ajudar.

Escolha um local e tipo de loja

As duas principais características do seu ponto de venda pop-up são: o lugar onde você vai abrir a loja e o modelo de PDV.

Você deve decidir o local que melhor atrai seu público, seja ele um shopping center, uma loja de rua ou mesmo uma loja móvel. Em seguida, é necessário decidir o modelo de negócio, a estrutura e a quantidade de produtos em estoque. Essa será a sua base para escolher o melhor ponto de vendas.

Defina o período adequado

Como já dissemos, a sua loja pop-up tem um tempo de vida pré-determinado. Sendo assim, cabe a você decidir quando esse período começa e quando deve se encerrar. No geral, é importante focar nas altas temporadas e eventos relevantes para suas vendas, sempre com uma pequena margem de erro para preparar o espaço.

Verifique contratos, licenças e permissões

Dependendo do local, você pode ter que lidar com algumas burocracias antes de colocar sua nova loja em ordem. Isso inclui verificar a documentação, ler atentamente o contrato de locação do espaço e garantir que você tem permissão para realizar suas atividades do jeito que deseja dentro do local. Caso contrário, você vai incorrer em uma disputa judicial e perder a alta temporada.

Veja alguns casos de sucesso

Mesmo depois dessas informações, há aqueles que ainda ficam em dúvida sobre a efetividade das lojas pop-up. Se esse é o seu caso, então veja aqui alguns casos de sucesso dessa estratégia.

Kaney West: The Life of Pablo

Além de um rapper famoso, Kaney West também apresenta uma forte ligação com o mundo da moda. Ele usou isso a seu favor para promover um de seus álbuns, o “The Life of Pablo”. Para isso, ele criou uma loja de roupas voltadas para seu novo álbum e faturou mais de 1 milhão de dólares em dois dias. A loja foi encerrada junto com a campanha de promoção das músicas, ficando apenas com o lucro.

Nike Rio Sem Limites

Sendo uma marca tão apoiada no esporte, a Nike certamente soube aproveitar as olimpíadas de 2016 para promover seus produtos. Dentro do Boulevard Olímpico, ela abriu uma grande loja pop-up com material oficial das federações esportivas, além de experiências interativas para o público.

Pantone Café

A Pantone é uma das maiores empresas de cores do mundo, praticamente definindo paletas e tonalidades em diversas áreas. Para manter sua popularidade, foi criado o Pantone Café, que permaneceu na cidade de Mônaco por dois verões, depois passando para Paris no ano seguinte. Lá ela ofereceu seu menu durante toda a Semana da Moda, época em que as cores estão sempre em alta.

Com toda essa informação, já deve ser bem claro como uma loja pop-up pode ajudar a lucrar mais e promover sua marca. Lembre-se que a chave aqui é sempre ter um bom planejamento. Se houver alguma sazonalidade para seus produtos, então vale a pena ter tudo pronto desde o ano anterior.

Se você quer mais dicas para tornar a sua loja pop-up mais efetiva, entre em contato com a ListenX e veja como podemos contribuir com você.

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing Sensorial: Exemplos de marcas que utilizam!

Entre tantas estratégias de marketing que existem, quando falamos de varejo e lojas físicas, o marketing sensorial é uma excelente opção para aumentar as vendas e entregar uma experiência ou customer experience incrível para os clientes. Apesar disso, esse é um ponto que nem sempre recebe a devida atenção dos varejistas E, se você não…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

 A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como tirar melhor proveito de datas comemorativas?

Como a sua empresa utiliza as datas comemorativas a fim de obter melhores resultados nas vendas no varejo? Saiba que elas são excelentes oportunidades de aumentar o lucro, destacar a sua empresa, atrair clientes e fidelizá-los. Mas, para isso, os varejistas precisam traçar uma estratégia eficiente, de preferência focadas em cada uma dessas datas para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

ROI no varejo: entenda mais sobre essa métrica

Saber qual é o ROI (do inglês Return Over Investiment, ou retorno sobre o investimento) de uma campanha de marketing é importantíssimo se você possui uma empresa no varejo. Afinal, essa é uma ferramenta utilizada para medir se você está tendo prejuízos ou lucros. Sem falar que, ele também permite a tomada de decisões baseada…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Entenda de uma vez o que é omnichannel!

É muito comum ler ou entrar em discussões sobre o que é omnichannel e perceber que ainda existem muitas dúvidas e confusões sobre seu conceito. Uma empresa poderia explorar sua omnicanalidade com dois canais de interação com o cliente? É preciso investir em tecnologias para promover ou, para conectar os canais, um sistema único basta?…

Por Nayara Santos em 21.10.2019

Entenda a importância da taxa de recompra para o seu negócio

Você já ouviu falar em taxa de recompra? Sabe qual é a importância dela para a sua empresa? Tem ideia de como calculá-la e como os resultados devem ser analisados? Se essas perguntas fizeram com que você tivesse mais dúvidas do que certezas, então este artigo vai te ajudar. Provavelmente, um dos principais desafios para…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Como lidar com diferentes tipos de clientes

Como lidar com diferentes tipos de clientes? Você já ouviu falar no Rapport? Essa é uma técnica de vendas muito famosa. A ideia é muito simples: todos se sentem mais confortáveis ao conversar ou negociar com pessoas mais próximas ou, no mínimo, com quem temos afinidades, certo? Então, para se aproximar do cliente e vender…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

16 textos de divulgação de loja, confira os melhores

Confira os melhores textos para fazer a divulgação da sua loja e as nossas dicas para não errar na hora de fazer essa divulgação. Boa leitura! Quer ficar por dentro de todas as novidades no mundo da moda? Então você precisa conhecer a (nome da loja). As últimas tendências, direto das passarelas para o seu…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

O que escrever para divulgar um produto: 5 dicas para não errar

Escrever textos é uma das principais formas de divulgar um produto, mesmo assim, nem sempre é fácil saber o que escrever. Seja por falta de experiência com esse tipo de divulgação, seja pelo famoso branco, ou porque você não se considera uma pessoa criativa. Não importa o motivo, o mais importante é saber como contornar…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos