Por Nayara Santos em 18.03.2022

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item.

Por isso, a seguir traremos algumas dicas de como conseguir melhores resultados. Confira e escolha quais você irá colocar em prática. Boa leitura!

Aumente as vendas da sua loja de materiais de construção

1. Crie uma estratégia de marketing digital

Uma coisa é fato nos dias atuais, se você quiser conseguir se destacar da concorrência então precisa investir em estratégias de marketing digital. Isso significa marca presença na internet, conseguindo ficar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca.

O primeiro passo para conseguir isso é ter um site. Isso não significa que você precisa ter uma loja virtual, mas sim precisa ter um endereço eletrônico em que o cliente possa saber onde a sua loja fica, o que ela vende e um pouco da história. 

Um dos motivos de ter um site é que ao fazer anúncios pagos para exibir banner da sua loja de construção em outros sites, ou mesmo para conseguir mostrar a sua loja nas primeiras posições através de cliques pagos, você vai precisar de um site.

Ainda, o site também é um local que você consegue desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo. Ou seja, você poderá ter um blog com diferentes artigos dando dicas para o cliente de como comprar determinados produtos, no que ele deve prestar atenção ao reformar a casa, a decoração, e muito mais. Essa é uma forma de conseguir que o seu site fique bem ranqueado nos mecanismos de busca sem precisar pagar, como no caso que mencionamos anteriormente. 


A diferença entre essas duas formas é que quando você faz o anúncio através de clique pagos, uma vez que você pare de pagar, o número de acesso ao site cairá muito. Por outro lado, ao investir em marketing de conteúdo, você pode até demorar para ter um bom número de acessos, mas uma vez que isso acontece, ele é duradouro.

Por último, mas não menos importante, você também deve investir em redes sociais. Ter uma conta no Instagram, produzir conteúdo diariamente e interagir com os seus seguidores é fundamental para aproximar a sua marca do consumidor e conseguir clientes fiéis.

2. Ofereça um bom atendimento

O bom atendimento é, sem dúvida alguma, um pilar importantíssimo do varejista que busca como aumentar as vendas da loja de materiais de construção. O cliente gosta de ser bem atendido, de se sentir especial e de ter toda atenção necessária enquanto ele está na loja.

Dito isso, é evidente que você precisa ter uma equipe de vendas bem treinada e pronta para ajudar o cliente. Dentre as principais habilidades que o vendedor precisa ter é conseguir identificar o que o cliente precisa, como conseguir convencê-lo a levar um produto, ou mesmo quando uma condição de pagamento diferenciada pode significar que ele irá fechar negócio.

Neste caso, o principal é que você planeje como será o treinamento da sua equipe. Isso inclui os novos funcionários, que devem aprender como funciona a empresa de modo geral e dedicar um bom tempo para conhecer bem os produtos que ele irá vender. Bem como os funcionários mais antigos que devem passar por cursos de reciclagem para lembrar alguns conceitos e aprender novas técnicas de vendas.

3. Tenha um ambiente de compras diferenciado

Que tal conquistar o seu cliente oferecendo um ambiente de compras diferenciado e único, totalmente diferente daquele que a concorrência oferece? Pois, essa é sim uma forma não apenas de aumentar as vendas da sua loja de materiais de construção, como também para fidelizar clientes.

A melhor forma de fazer isso é através das estratégias de marketing sensorial, na qual você implementa algumas técnicas na loja que estimulem os sentidos dos clientes e façam com que ele fique mais à vontade durante as compras.

Dentre as principais técnicas que podem ser aplicadas, podemos citar:

  • Rádio personalizada: com uma playlist exclusiva, que combine com a sua marca e converse com os seus clientes. A música pode fazer com que o cliente fique mais tranquilo e passe mais tempo na loja. Quando isso acontece, ele tem mais tempo para olhar os produtos e acaba comprando mais;
  • Iluminação: te ajuda a criar um ambiente diferenciado e a destacar produtos. Assim, você pode caprichar na iluminação da sua loja de materiais de construção para destacar os produtos que tenham uma melhor margem de lucro ou que estejam em promoção;
  • Aromatização: que tal deixar a sua loja com um cheirinho diferenciado e agradável. Assim, o cliente pode até mesmo ficar mais aberto a novidades e resolver ver outros produtos que não estavam na lista anteriormente.

Não sabe como melhorar a experiência de compras dos seus clientes? Então faça o download gratuito do nosso guida Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

4. Faça promoções

A nossa última dica para aumentar as vendas da loja de materiais de construção não é nada inovador ou nenhuma tendência do mercado. Pelo contrário, é algo que é aplicado desde sempre no varejo e que, justamente pelo fato de ainda funcionar, ela continua sendo empregada. Sim, estamos falando das famosas promoções.

Sempre que o cliente consegue enxergar algum tipo de benefício ao se relacionar com a sua marca, ele vai entender que saiu ganhando nessa relação, e as promoções podem te ajudar com isso. Elas podem ser descontos em produtos, cupom de desconto que possa ser utilizados em outras compras, ou ponto no programa de fidelidade que podem se tornar descontos no futuro. 

Ah, e não se esqueça de planejar a divulgação dessas promoções. Afinal, se os clientes não souberem o que você está oferecendo, eles não serão atraídos para a sua loja. A divulgação das promoções pode ser feita através da sua rádio personalizada, das suas redes sociais, no seu site e em qualquer outra mídia que seja conveniente para você.

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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