Por Nayara Santos em 15.05.2024

Como a inteligência artificial ajuda a fidelizar clientes, descubra agora

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Ser capaz de fidelizar os clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio, ao mesmo tempo em que representa um grande desafio para os varejistas. Felizmente, a inteligência artificial pode ser implementada com diferentes finalidades ajudando os varejistas a alcançar esse objetivo de forma mais rápida e eficaz. 

Além de ajudar com a análise de dados, oferecendo informações mais precisas e que permitem o planejamento de campanhas mais certeiras, a inteligência artificial também pode interagir diretamente com o cliente, oferecendo um primeiro atendimento ao cliente mais rápido e um melhor direcionamento.

Ficou curioso em saber como a inteligência artificial pode te ajudar? Então continue com a gente e confira mais detalhes de como ela poderá ser a sua principal aliada na fidelização dos clientes. Boa leitura!

Inteligência artificial ajudando a fidelização de clientes

Fidelizar clientes no varejo é essencial para o sucesso de qualquer negócio a longo prazo. Isso porque, ter clientes fiéis não apenas aumenta a receita, mas também fortalece a reputação da marca e cria defensores e propagadores entusiasmados do seu produto ou serviço. 

Sem falar que, ao optar por uma estratégia de fidelização você terá menos gastos quando comparado com estratégias que buscam atrair novos clientes para a loja. Isso porque como os clientes já conhecem a sua marca, conquistar a confiança e a lealdade deles requer menos investimento em marketing e publicidade. 

Portanto, focar na satisfação e fidelização dos clientes é fundamental para o crescimento e sucesso sustentável de qualquer negócio no varejo. E, a inteligência artificial pode ser uma poderosa aliada nesse processo, já que ela pode te ajudar a agilizar análises e oferecer resultados mais precisos.

Campanhas mais assertivas analisando o comportamento do cliente

Entender o comportamento do cliente é fundamental para conseguir preparar campanhas de sucesso. Entretanto, nem sempre é fácil fazer essas análises, já que são muitas variáveis que podem passar despercebidas, resultando em uma análise menos precisa.

Com a inteligência artificial fica mais fácil analisar o comportamento de compra e as preferências dos clientes. Assim, essa tendência da tecnologia te ajuda a identificar padrões e tendências, e ainda sugere produtos que correspondam aos interesses individuais de cada cliente. 

Desta forma, é possível aumentar a relevância das ofertas, melhorar a experiência de compras, tornando-a mais satisfatória e direcionada às necessidades específicas de cada consumidor ou em períodos específicos. Afinal, você saberá exatamente o que o cliente está procurando e o que irá atraí-lo para a sua loja.

Mas, também existem outras formas de conseguir aumentar as suas vendas. Para saber mais, confira o nosso e-book gratuito Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

Assistência de compras virtual

Oferecer um bom atendimento ao cliente é algo que todo varejista deve se preocupar. Isso porque, o consumidor brasileiro valoriza muito a experiência de compras, e o atendimento é uma das principais partes nesse processo.

Basta lembrar de todas as vezes em que você frequentou um estabelecimento e foi bem atendido, e quando você não recebeu um bom atendimento. Provavelmente nem pensou em voltar no local com atendimento ruim, mesmo que o preço fosse melhor.


Claro que ter uma equipe bem treinada é fundamental para conseguir fidelizar clientes, mas a inteligência artificial pode ser uma aliada e te ajudar nesse processo. Um excelente exemplo são os chatbots, que podem interagir com o cliente para entender qual é o problema e te ajudar a resolvê-lo.

Por exemplo, o cliente pode ter uma dúvida simples sobre a política de troca de mercadorias. Ao interagir com o chatbot, ele poderá ter a resposta rapidamente, sem nem sequer precisar procurar no site.

Caso a dúvida não seja encontrada, o sistema direciona o cliente para um atendente que poderá iniciar a conversa com o cliente já sabendo qual é o problema. Ou mesmo retornar posteriormente com a solução. Ou seja, o atendimento fica mais eficaz e o problema do cliente é resolvido mais rapidamente.

Programas de fidelidade inteligentes

Os programas de fidelidade permitem que o cliente se sinta beneficiado todas as vezes que ele se relaciona com a sua marca. Portanto, é uma forma de conseguir manter o cliente interessado no que você tem a oferecer e a interagir com a sua marca constantemente.

Com a inteligência artificial, os varejistas podem tornar esses programas ainda mais eficazes. Afinal, os algoritmos utilizados pela IA podem analisar o comportamento de compra dos clientes e oferecer recompensas e ofertas altamente personalizadas. 

Assim, todos os clientes podem se beneficiar, aumentando o valor percebido do programa de fidelidade e fortalecendo os laços emocionais entre o cliente e a sua marca. Sem falar que, a IA pode perceber mudanças no comportamento do cliente rapidamente, e mudar as indicações e promoções. Com isso, você estará aumentando as chances de conversão e satisfação do cliente.

Preparando anúncios para a sua rádio indoor

Você já sabe que a maioria das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja, diante dos produtos. Portanto, se você conseguir influenciar o cliente neste momento poderá vender mais e ainda oferecer ao cliente uma jornada de compras mais eficiente.

A melhor forma de fazer isso é com anúncios na sua rádio indoor. Assim, todos os consumidores que estão no estabelecimento ficam sabendo das novidades, lançamentos e promoções da loja. 

Isso desperta a curiosidade deles e faz com que queiram conferir o item anunciado de perto para ver se vale a pena adquiri-lo. Ou seja, o cliente vai andar mais pelo estabelecimento, ficar exposto a outros produtos, podendo adquirir não apenas o item anunciado como também outros produtos que você tem na loja.

A boa notícia é que a assistente de inteligência artificial da Listenx te ajuda a criar esses anúncios para que eles sejam mais atrativos e interessantes para os clientes. Isso sem falar na grande variedade de playlists que você pode escolher e oferecer aos consumidores um ambiente de compras único.

Ficou curioso? Então confira a seguir como solicitar um teste gratuito e conferir todos os resultados de perto. E, para mais dicas sobre gestão no varejo, confira o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.

 Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

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