Por Nayara Santos em 03.02.2021

Características do setor supermercadista: conheça as principais

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Cada setor do varejo possui as suas particularidades, sendo fundamental conhecê-las antes de começar um empreendimento. Somente através do conhecimento de como cada setor funciona e quais os principais desafios que você irá enfrentar, é que você poderá se preparar para eles.

Por isso, se você vai abrir um supermercado ou está considerando essa possibilidade, esse artigo é para você. Nele explicaremos as principais características do setor supermercadista e como enfrentar os desafios que cada uma delas traz ao seu negócio. Boa leitura!

4 Características do setor supermercadista

O setor supermercadista do varejo é aquele que inclui os supermercados, hipermercados, mercearias e mercadinhos de bairro. É um local onde as pessoas podem encontrar produtos alimentícios, de limpeza, de higiene pessoal. Ainda, dependendo do tamanho, eles também vendem itens de decoração, utilidades domésticas, produtos esportivos e até mesmo roupas. 

1. Um dos principais setores da economia

A primeira característica do setor supermercadista é que ele é um dos principais setores da economia. Como a principal atividade exercida por esse ramo do varejo é a venda de alimentos, não importa o quão complicada esteja a situação financeira de um país, as pessoas sempre vão precisar comprar comida.


Justamente por esse motivo, quando há algum tipo de problema econômico, esse é o primeiro setor a perceber. Bem como, quando a economia dá sinais de melhora, ele também será o primeiro a refletir isso. Isso porque, as pessoas tendem a cortar gastos em tempo de escassez, bem como se permitir gastar um pouco mais quando a situação financeira da família fica um pouco mais confortável.

Portanto, se você estiver planejando entrar nesse ramo de negócios, é importante estar preparado para as oscilações do mercado.

2. Atende a diferentes públicos-alvo

Outra importante característica do setor supermercadista é a sua capacidade de atender a diferentes públicos-alvo. Afinal de contas, todas as pessoas precisam se alimentar certo? 

A principal vantagem que essa característica traz é justamente o fato do seu negócio não ficar sujeito a um mercado muito limitado. Por outro lado, esse pode ser um dos grandes desafios para o planejamento de estratégias e ações de marketing, já que pode ser preciso planejar diferentes campanhas para ser capaz de atrair a atenção dos diferentes públicos-alvo.

Entretanto, não é porque um supermercado é capaz de atender a clientes com os mais variados perfis, que você não precisa se preocupar em trazer uma personalidade para a sua marca ou se especializar em alguma área. Atualmente, as pessoas têm procurado marcas que tenham missões e objetivos parecidos com os delas.

Além disso, se mesmo atendendo a diferentes públicos-alvo você ainda for capaz de se especializar em um determinado nicho ainda será uma vantagem. Por exemplo, você pode oferecer um setor de vinhos com uma grande diversidade de marcas e tipos. Ou então focar em alimentos naturais, principalmente os orgânicos. Ainda, é possível que você tenha um açougue diferenciado, que venda cortes de carnes diferenciados, ou mesmo carnes exóticas.

3. Venda de uma grande diversidade de produtos

A venda de uma grande diversidade de produtos é outra importante característica do setor supermercadista. São muitos produtos diferentes, com diferentes marcas e ainda com diferentes apresentações. 

Claro que tudo isso poderá depender da variedade de itens que você oferece ao seu cliente. Alguns supermercados terão a capacidade de oferecer uma maior diversidade, enquanto outros, como os mercadinhos de bairro, provavelmente se atenham aos produtos mais procurados.

Se, por um lado, essa diversidade representa uma vantagem, já que é possível agradar e atender a um maior número de clientes. Por outro, essa grande diversidade também pode ser um verdadeiro pesadelo na hora de fazer o controle de estoque. 

Ainda, para aqueles estabelecimentos que já possuem muitos dos seus processos automatizados, é preciso cadastrar os produtos nesse sistema. Podendo ser um verdadeiro desafio caso não haja um padrão nesse cadastramento. O que resultaria em produtos com cadastros duplicados e uma verdadeira bagunça na hora de fazer o inventário do estoque.

Mas, você não precisa deixar de oferecer uma boa diversidade de produtos e marcas aos seus clientes por causa disso. O que é possível fazer é estabelecer um padrão e um protocolo de cadastramento de itens. Desta forma você mantém tudo organizado e ainda garante a diversidade no seu supermercado.

4. Demanda muita organização e controle

A próxima característica do setor supermercadista que vamos tratar é o grande esforço administrativo, técnico e operacional para que tudo funcione perfeitamente. Os processos em um supermercado são inúmeros, entretanto, podemos destacar como os principais o controle de estoque, a compra de mercadorias, logística do serviço de delivery, cálculo de impostos.

Além disso, na área operacional é preciso sempre ficar de olho no vencimento dos produtos, tanto nas prateleiras como no estoque, fazer a reposição dos itens nas gôndolas, manter sempre os corredores limpos e as prateleiras organizadas.

Adicionalmente, todos esses processos estão interligados. Isso quer dizer que, se uma das partes que fazem essa cadeia de operações tiver problemas, todo o resto terá. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo.

Imagine que existem diferentes pessoas que fazem o cadastro de produtos no sistema e não há um padrão ou protocolo a ser seguido. Desta forma, você fica com dois itens para um único produto, como mexerica e bergamota. Quando o controle de estoque foi feito, o funcionário verificou que o estoque de mexerica estava baixo, alertou o setor de compra sobre a necessidade de comprar esse produto. 

Como de costume, o setor de compras adquiriu uma quantidade que seria suficiente para duas semanas de vendas. Entretanto, assim que os produtos chegaram, o estoquista verificou que havia esse item em estoque e que a compra foi absolutamente desnecessária. Ao analisar a situação, você então viu que tudo começou com um erro de cadastro de produto.

Para que tudo funcione corretamente, é importantíssimo criar manuais e protocolos, e garantir que eles sejam seguidos por todos os funcionários. Assim, você evita desperdícios e ainda economiza tempo e dinheiro.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Tipos de Inteligência Artificial e como aplicá-las em supermercados

Você já parou para pensar em como a inteligência artificial (IA) está mudando o cenário do varejo, especialmente em supermercados? Com a crescente demanda por eficiência e personalização, muitos negócios estão adotando essa tecnologia inovadora para transformar a experiência de compra e engana-se quem acha que a IA é apenas para grandes empresas. Em um…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Volta às aulas no supermercado: 6 produtos mais procurados

O período de volta às aulas no supermercado é uma daquelas datas importantíssimas para o varejo. Inclusive, esse é um período que, quando bem aproveitado pelo varejista, poderá render boas vendas e aumento nos lucros. Ou seja, ideal para começar o ano com o pé direito. Entretanto, para garantir o sucesso das vendas, é preciso…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Produtos mais vendidos no inverno em supermercados

Um dos grandes desafios dos gestores de supermercados é a variação sazonal na demanda dos produtos. Ou seja, você precisa conhecer quais são os itens mais vendidos em diferentes épocas do ano para atender às necessidades dos clientes. Para aqueles lojistas que possuem mais de uma unidade, esse desafio é ainda maior, já que o…

Por Nayara Santos em 22.05.2025

Marcas próprias nos supermercados: veja por que investir

As marcas próprias nos supermercados passam longe de ser uma novidade tanto no setor supermercadista como em outras áreas do varejo. Apesar disso, muitos clientes ainda não confiam nessas marcas e sequer experimentaram produtos desse gênero. Isso porque, devido ao baixo preço, muitas pessoas acreditavam que esses produtos eram de baixa qualidade. Mas, eles não…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

38 Textos de propaganda de supermercado que vendem mais

 Ter ideias e conhecer textos de propaganda de supermercado podem te ajudar a se inspirar para criar as suas próprias campanhas e anúncios. Por isso, a seguir vamos trazer diversos textos, que você pode utilizar para as mais diferentes ocasiões.  Além disso, ainda vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para criar…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

14 ideias para hortifrúti: confira as melhores

Quem deseja otimizar constantemente os resultados de marketing de seu supermercado deve investir em conhecer boas ideias para hortifrúti. Isso significa pensar estrategicamente na organização dos produtos, contar com os parceiros certos, garantir que você sempre se destaque dos concorrentes, entre outras medidas. Com tantos pontos a serem analisados, muitas vezes por poucas pessoas, principalmente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Controle de estoque em supermercados: veja 12 dicas de como fazer

Dos grandes aos pequenos comércios, o bom gerenciamento do estoque é essencial. Ainda, quando falamos de muitos produtos diferentes, isso se torna ainda mais importante e desafiador. Não há como pensar em segurança financeira, ou mesmo na segurança do consumidor, sem pensar no controle de estoque em supermercados. Além dos manter os produtos nas condições…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos