Por Nayara Santos em 15.08.2016

Descubra os 7 erros do marketing de relacionamento!

Por Nayara Santos em 15.08.2016

O marketing de relacionamento é, atualmente, a forma mais efetiva para fazer uma gestão de clientes adequada. Ele consiste em criar um relacionamento com o cliente, envolvendo-o a respeito da marca antes, durante e após a compra.

Os resultados vêm em forma de melhora na reputação e crescimento. Um estudo realizado pela Bain&Company constatou, por exemplo, que, em relação aos 6 primeiros meses, um cliente gasta 67% mais no período que vai do 31° ao 36° mês de relacionamento com uma marca.

Com isso, cuidar do marketing de relacionamento com o cliente também leva a um aumento de receita e, consequentemente, à melhora de resultados. Entretanto, quais erros podem impedir o seu negócio de chegar até lá? A seguir, você conhecerá alguns deles.

1. Não atender às demandas das pessoas

O marketing de relacionamento tem como um dos objetivos principais ser útil à pessoa a qual se destina. Isso significa que essa abordagem precisa, mais do que qualquer outra coisa, agregar valor para o seu público-alvo.

É o caso, por exemplo, de estabelecer relacionamento com clientes por meio do marketing de conteúdo altamente educacional distribuído segundo um fluxo de nutrição. Para que esse senso de utilidade e valor agregado realmente aconteça, é fundamental que esse relacionamento atenda às necessidades do público. Afinal, não adianta produzir conteúdo ao qual seus clientes não estão interessados ou o resultado é nulo.

Por isso, um dos erros consiste em desconhecer o público e/ou ignorar suas demandas específicas. O marketing de relacionamento tem que ser sobre seu cliente e não somente sobre seu produto ou empresa.

2. Ignorar a segmentação de público

Uma mesma cartela de clientes pode ser muito heterogênea em termos de perfil e de necessidades. Com isso, clientes consumidores de um mesmo produto ou serviço podem ter necessidades diferentes que precisam ser atendidas pelo seu negócio — ou não haverá um marketing de relacionamento de fato eficiente.

Um exemplo muito claro diz respeito ao nível de preparo para a compra do cliente. Há quem tenha recém-descoberto a existência do problema, enquanto outros já estão considerando as melhores possibilidades.

O único jeito de atender a todos da maneira adequada é fazendo uma segmentação de público. É por meio dela que você conseguirá identificar as necessidades pontuais de cada cliente e, com isso, traçar estratégias que atendam a essas necessidades específicas, de maneira quase personalizada.

3. Desconsiderar a importância do atendimento

É bem verdade que o marketing de relacionamento exige algumas estratégias, tal como a entrada do cliente em um fluxo de nutrição de conteúdo. Apesar disso, todo relacionamento começa em um ponto em comum: o atendimento.


Sem o atendimento de qualidade, informado e cordial é bastante improvável que o cliente queira manter qualquer relacionamento. Por isso, é fundamental evitar o erro de desconsiderar o quão importante é o atendimento: o ideal é oferecer treinamentos cada vez mais adequados para capacitar quem vai ter os primeiros contatos com os clientes.

4. Não praticar o overdelivering

E por falar em personalização, o overdelivering é uma prática que não pode ser deixada de lado dentro da sua estratégia. Basicamente, o overdelivering consiste em entregar uma experiência acima do esperado/contratado pelo cliente, gerando encantamento de marca, satisfação e fidelização.

É, também, uma das formas mais efetivas de criar e fortalecer o relacionamento com um cliente e, por isso, não deve ser esquecido em sua estratégia.

Para isso, busque pontos de diferenciação para seus clientes e entenda como é possível enriquecer a experiência. Muitas vezes, uma simples mudança na forma como você lida com o cliente já é suficiente para causar uma impressão positivamente diferenciada.

5. Ter um controle pouco eficiente

O marketing de relacionamento também precisa de controle. É por meio desse controle que você identifica quais ações funcionam melhor com cada grupo de clientes, assim como entende o que precisa ser modificado.

Sem um controle, por outro lado, é impossível conseguir escalar os resultados. Além disso, sem controle também não há conhecimento real do público, tornando o relacionamento menos proveitoso.

Em contrapartida, o controle manual nem sempre é a saída, especialmente para empresas com muitos clientes ou relações complexas. Em vez disso, é necessário adotar soluções como os CRM (Custom Relationship Management) que mapeiam o relacionamento de maneira produtiva e confiável, permitindo um relacionamento cada vez melhor.

Ademais, também é muito importante definir métricas e indicadores que devem ser acompanhados, como a taxa de rejeição, a taxa de vendas recorrentes ou o Net Promoter Score (NPS), que indica o nível de satisfação do cliente.

6. Não realizar o pós-vendas

Um dos erros mais comuns no marketing de relacionamento consiste na construção de relacionamento até que a compra seja feita. A partir daí, o negócio deixa de se atentar à necessidade de cuidar do cliente e, com isso, perde valiosas chances da fidelização de novas compras.

Para trazer resultados a médio e longo prazo é fundamental que o marketing de relacionamento seja pensado de maneira contínua, incluindo o pós-vendas. É o caso de instruir o cliente a usar o produto ou serviço adequadamente, fazer pesquisas de satisfação e personalizar a experiência conforme aumenta o tempo de relacionamento.

Com o pós-vendas sendo colocado em prática da maneira correta, há mais chances de entender o que o cliente espera e, portanto, de que ele compre novamente.

7. Ser incômodo ou inconveniente

Você pode não cometer todos os erros anteriores, mas pode pecar em como e o quanto você fala com o cliente ou como você o aborda.

Caso isso ocorra, o resultado é que seu negócio está causando um tipo de perturbação para o cliente, sendo incômodo e inconveniente.

Além de isso gerar uma visão negativa da empresa, ainda dificulta a obtenção de qualquer resultado como conversão ou fidelização. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento para saber quando e como agir de modo a não causar qualquer tipo de inconveniência para o cliente.

O marketing de relacionamento pode ser bastante útil para a sua empresa desde que você não cometa esses erros. Livrando-se desses obstáculos, vai ficar muito mais fácil encantar, converter e fidelizar o cliente, levando a empresa ao sucesso.

Se o relacionamento com o cliente esfriou, veja também como retomar o relacionamento com cliente antigo.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Chatbot: entenda o que é e porque investir no atendimento automatizado

Chatbot: o que é? Em busca da melhor experiência para seus clientes, muitas empresas estão investindo em ferramentas que proporcionam a automatização do atendimento e, certamente, essa é uma pergunta recorrente. O emprego de tecnologia já pode ser considerado um diferencial competitivo e, claro, pode servir para empresas de todos os segmentos. O chatbot é…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Qual a importância de ter empatia no trabalho?

Você já parou para pensar na importância da empatia no ambiente de trabalho? O ato de se colocar no lugar do outro é uma característica louvável dentro do ambiente de trabalho. Principalmente em uma era em que o individualismo impera. Por isso, quando um colaborador consegue reconhecer as necessidades do colega que trabalha com ele,…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável. Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Employee experience — construindo uma boa experiência do colaborador

O employee experience é uma oportunidade de tornar sua empresa um excelente lugar para trabalhar. De fato, o conceito tem como prioridade melhorar a experiência dos colaboradores e capacitá-los adequadamente. Todos os resultados desse tipo de cuidado giram em torno de atrair mais público e tornar sua loja referência. Para isso, torna-se necessário criar um…

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Pesquisa de satisfação: por que a sua empresa deve fazê-la?

Muitas organizações sabem que a satisfação do cliente é o ativo mais importante que eles têm. No entanto, reunir feedback dos consumidores regularmente nem sempre é visto como uma prioridade, às vezes porque ninguém sabe ao certo como fazê-lo. Os clientes têm cada vez mais opções de métodos de comunicação online na ponta dos dedos,…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

Entenda o que é NPS

Quer entender de uma vez por todas o que é NPS e como essa métrica pode ser utilizada na sua loja? Então você encontrou o que precisava! Desenvolvemos este artigo justamente para que todas as dúvidas sobre o assunto sejam solucionadas. Vamos esclarecer questionamentos como o que é a NPS, quais são as suas vantagens,…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Saiba agora a importância de conhecer o cliente e como fazer isso!

Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio: o consumidor! A única maneira de se conectar de maneira eficaz com as pessoas e criar produtos e serviços realmente satisfatórios, é estudar continuamente a sua audiência, compreender as suas dores e desejos, suas opiniões e preferências, e, acima…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos