Por Nayara Santos em 18.05.2016

5 razões pelas quais o Marketing Sensorial funciona

Por Nayara Santos em 18.05.2016

Marketing Sensorial

O marketing sensorial é uma técnica muito efetiva usada para aguçar os sentidos do consumidor, seja por meio da visão, do toque, do cheiro, da audição ou mesmo do gosto. As estratégias para captar os 5 sentidos são as mais variadas e têm excelentes resultados, mas por que isso acontece? É isso que vamos explorar nesse post, mostrando também como essas estratégias já foram usadas em ações de sucesso. Acompanhe:

Trabalha a identidade da marca

Formas, cheiros, cores, música e outros elementos sensoriais podem ajudar a identificar a marca de imediato. Algumas marcas têm uma identidade tão forte que, se as suas fontes forem usadas para escrever outras palavras, a lembrança será imediata — basta lembrar da fonte usada pela Coca-cola ou a usada pela IBM que isso fica bastante claro. Outro exemplo interessante é o uso do M amarelo imitando batatas fritas, facilmente identificamos que pertence à rede McDonald’s em qualquer parte do mundo!

Estimula o desejo de compra

Um exemplo que ajuda a ilustrar como o marketing sensorial pode estimular esse desejo é o que faz a marca M&M’s em sua loja em Londres. Apesar de todos os produtos da loja estarem lacrados em embalagens (ou seja, impossibilitados de emitir cheiros), a loja tem um odor forte de chocolate que é borrifado no ar, criando no cliente o desejo de compra.

Cria um vínculo emocional com o consumidor

Nem sempre estamos cientes disso, mas, quando examinamos um produto, as cores, cheiros e texturas têm um efeito muito forte na escolha. Um grande exemplo disso é a Apple, que têm um odor específico em diversos produtos, como computadores e smartphones.

Muitos pensam que o cheiro vem do produto novo, mas ele é produzido pela empresa Air Aroma e mistura cheiro de papelão, tinta e outros ingredientes. Ele é feito justamente para ser reconhecido como o cheiro de um produto novo da marca, criando uma sensação de satisfação que leva a um vínculo com os clientes.

Demonstra as características dos produtos

Determinadas informações sensoriais podem dar uma dica do que esperar de um certo produto. É comum, por exemplo, que serviços de alimentação fast food usem cores quentes, como amarelo e vermelho, enquanto a cor verde é normalmente relacionada à alimentação saudável e orgânica.

A marca Orangina, especializada em bebidas cítricas, usou ainda outro elemento visual para conseguir esse efeito: a forma. Ela utiliza a forma da laranja em suas embalagens para comunicar o sabor aos consumidores.

Os sentidos têm grande impacto ao chamar a atenção do consumidor

Muitas vezes, os consumidores estão inseridos em ambientes visualmente intensos, com um grande número de produtos em que prestar atenção. Usar um estímulo sensorial diferente nesses casos pode ser muito efetivo para atrair a atenção do comprador. Um exemplo disso é o que fez a Nike. Em suas lojas, a marca utilizou um odor específico para atrair o consumidor para seus modelos de tênis mais caros, destacando-os pelo cheiro em um ambiente visualmente carregado.

Viu como o marketing sensorial pode funcionar? Basta aplicá-lo da forma mais adequada para a sua marca. Se você gostou e quer saber mais sobre o assunto, pode baixar o nosso E-book “Guia completo sobre marketing sensorial no varejo”

 

 

Compartilhe

Você também pode gostar

Slogan para loja de carros: 33 ideias para se inspirar

Se a sua loja de carros ainda não possui um slogan, chegou o momento de mudar isso e você veio ao lugar certo. Um bom slogan ajuda o consumidor a lembrar da marca, a guardar as principais qualidades dela e até mesmo a se identificar com o estabelecimento. Com um mercado tão competitivo como o…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Aprenda a definir o seu orçamento de marketing de forma eficiente!

De acordo com o último relatório Highlights & Insights (2019) disponibilizado pela CMO Survey, o orçamento de marketing das empresas deve crescer 8,7% no próximo ano, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. Outro dado importante é que as companhias de serviços esperam investir mais do que as empresas de produtos, e aquelas…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Exemplo de inovação: conheça o empreendedorismo de Anitta

“Prepara que agora é a hora do show das poderosas.” Foi com esse verso que Anitta ficou famosa em todo Brasil em 2012, quando todos pensavam que ela seria mais uma dessas cantoras de uma música só — que lançam um hit de sucesso e depois somem da mídia. O que ninguém contava é que…

Por Nayara Santos em 17.09.2019

Branding sensorial: tudo que você precisa saber sobre

O branding sensorial é um importante recurso de marketing que tem como objetivo criar conexões, tanto físicas quanto emocionais, de uma marca com o seu cliente. Contudo, não é incomum encontrar gestores e empreendedores do varejo que têm diferentes dúvidas sobre o assunto. E isso se estende até mesmo para os profissionais que trabalham na…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

O que é franchising? Saiba quais são as suas vantagens!

Começar o próprio empreendimento é um grande sonho para muitas pessoas ao redor do mundo, incluindo aqui no Brasil. Mas, como você também já deve saber, esse é um grande desafio para muitas pessoas. Recursos limitados e falta de conhecimento específico são alguns dos maiores obstáculos no caminho de novos empreendedores. Felizmente, para quem sabe…

Por Nayara Santos em 24.07.2020

Cashback: saiba o que é, suas vantagens e como implementar!

Políticas de benefícios são algumas das melhores ferramentas para fidelizar clientes e aumentar a movimentação da sua loja. Afinal, se cada compra traz um benefício além do próprio produto, então você tem mais chances de retornar. Um método que se destaca bastante hoje em dia é o cashback, o qual você pode aplicar em seu…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

5 dicas de divulgação de produtos: impulsione suas vendas

Se você chegou até aqui é porque está em busca de dicas de como fazer a divulgação de produtos da sua loja. Isso inclui saber como atrair a atenção dos clientes, despertar a curiosidade dos consumidores, fazer com que eles visitem a loja e finalmente levem o produto para casa. Por isso, neste artigo vamos…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Software para lojas de varejo: conheça os principais

A utilização de softwares para lojas do varejo traz eficiência para os processos em que eles estão envolvidos. Além disso, eles ainda diminuem os erros humanos, deixando as informações mais confiáveis. Ou seja, é possível melhorar a gestão da sua loja e tomar decisões gerenciais mais acertadas apenas adquirindo o software correto. Entretanto, a realidade…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos