Por Nayara Santos em 06.10.2017

Você realmente sabe quem é o cliente da sua loja?

Por Nayara Santos em 06.10.2017

Conhecer o público-alvo é um dos princípios básicos de qualquer negócio. Você precisa entender quem vai se interessar e comprar os seus produtos para elaborar estratégias de marketing e vendas adequadas. No varejo físico, o panorama não é diferente, ainda mais com um mercado cada vez mais competitivo.

O problema é que é muito comum definirmos esse público-alvo lá no começo do negócio e nunca mais nos atentarmos para isso novamente. Esquecemos que o perfil dos clientes e o comportamento de compra deles se altera com o tempo.

Na maioria dos casos a situação é ainda pior: raramente o lojista se preocupa em entender realmente quem visita o seu estabelecimento. Tudo fica na base da intuição, no perfil que os gestores acreditam que vão receber na loja.

Por que saber exatamente quem é o cliente?

Apenas estimar o gênero e a idade do público que visita sua loja não é o suficiente no varejo moderno. Ter o máximo possível de informações reais é importante para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Hoje, o preço não é o único critério na hora de escolher entre um produto e outro ou entre uma marca e outra. Cada vez mais o consumidor valoriza a experiência que ele tem dentro da loja: isso vai desde o atendimento até o modo como os produtos estão organizados, por exemplo.

E a única forma de oferecer uma experiência memorável ao público é justamente entendendo o seu perfil, seus hábitos de compra e seu comportamento dentro da loja.


Como entender quem é o cliente?

Conhecer quem visita a loja é fundamental, mas como realmente colocar essa estratégia em prática? Em meio a tantas tarefas no dia-a-dia, o varejista não tem tempo para observar quem entra no estabelecimento e muito menos fazer uma pesquisa com eles.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Soluções de fluxo de pessoas conseguem monitorar, via wi-fi, o comportamento do cliente na loja, fornecendo inclusive um mapa de calor com as áreas mais ou menos visitadas do estabelecimento.O lojista ainda pode liberar o wi-fi da loja em troca de dados do cliente (nome, idade, estado civil, etc), o que dá uma visão ainda mais clara do perfil de clientes que passa por ali.

Programas de fidelidade – que também exigem um cadastro – são outra forma de entender o comportamento de compra e o perfil dos clientes da loja.

Por fim, sempre vale a pena conversar com os vendedores para ouvir como eles enxergam o público do local. Afinal, são eles que estão na “linha de frente” e conseguem identificar melhor os interesses dos clientes.

O que fazer depois de identificar o público?

Uma vez que o varejista conseguiu identificar quem é realmente o cliente da loja, todos os esforços devem ser voltados para melhorar a experiência de compra dele. Reorganize sua vitrine e os produtos da sua loja com base naquilo que realmente interessa ao consumidor; reformule o atendimento e até a música ambiente a partir do perfil traçado; crie estratégias de marketing e promoções que realmente façam sentido àquele público.

Enfim, use os dados obtidos para guiar suas ações no varejo. Lembre-se: monitore também essas ações para verificar a efetividade delas e repita todo o processo frequentemente. Afinal, o comportamento do público continuará mudando e o varejista deve se adaptar para não ficar para trás.

Por Fábio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Personalização de produtos: como grandes redes também podem adotar essa ideia?

A personalização de produtos é uma excelente estratégia para conquistar espaço no mercado e atrair mais clientes. De fato, ao criar algo único e relevante que personalize a experiência, fica muito mais simples agregar valor ao conceito da marca e criar um relacionamento de confiança com os clientes. O grande destaque, nesse caso, está em…

Por Nayara Santos em 28.01.2020

6 passos para fazer um lançamento de produtos de excelência

Você pretende fazer o lançamento de um produto, mas não tem ideia por onde começar? Pois bem, essa é uma dúvida válida, pois existem diversas responsabilidades implícitas quando o assunto é lançar uma novidade no mercado. Afinal, é preciso considerar a reação do público e da concorrência, ter um cronograma de planejamento definido, pensar em…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Benchmarking no varejo: confira 6 dicas para conquistar insights inovadores

O benchmarking no varejo é uma análise das melhores estratégias utilizadas pelas empresas do mesmo mercado que o seu. Ela consiste em usar essas práticas eficientes como referência para melhorar os resultados das suas ações de marketing, processos e campanhas. Por meio dessa pesquisa de desempenho da concorrência, você consegue identificar tendências e demandas de…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Veja como gestão de franquias é indispensável para o mercado

A gestão de franquias é realizada em duas camadas: a direção central, que detém os direitos sobre a marca e estabelece a padronização dos estabelecimentos, e a administração local, cuja responsabilidade é do franqueado. Ainda que diversos processos do negócio sejam definidos pela rede, existem várias outras tarefas administrativas que cada parceiro deve lidar individualmente,…

Por Nayara Santos em 26.12.2019

Inauguração de loja infantil: 5 dicas de como fazer

Preparar a inauguração de uma loja infantil pode ser um grande desafio para os gestores desse setor. Afinal, não basta agradar às crianças, mas é preciso também conquistar os adultos, já que são eles que decidirão se a compra será feita ou não. Entretanto, por mais desafiador que pareça, com um bom planejamento você pode…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

O que influencia o cliente na sua decisão de compra?

A decisão de compra é o processo de tomada de decisão do consumidor que se estende desde o reconhecimento de um problema até a aquisição de um bem ou serviço e sua posterior avaliação. Essa jornada pode durar minutos ou anos dependendo da complexidade do produto e do perfil do cliente de cada empreendimento e,…

Por Nayara Santos em 30.10.2019

Veja 7 truques para vender mais e melhorar os resultados da empresa!

Desenvolver estratégias para aumentar as vendas é fundamental para qualquer comércio varejista. Afinal, quanto mais cliente uma empresa tiver, mais lucrativa ela será. Por conta disso, conhecer alguns truques para vender mais e ter melhores resultados na empresa é importante. Tais truques nada mais são do que pequenas ações que, quando executadas com frequência, possibilitam…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Como a Lei Geral de Proteção de Dados influencia o mercado varejista?

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou apenas LGPD, é a iniciativa brasileira que visa regulamentar a captação, o uso e a segurança dos dados pessoais. As normas são inspiradas na GDPR (General Data Protection Regulation) que já está em vigor na União Europeia. Essa regulamentação surge de maneira relativamente tardia, levando-se em conta…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

35 textos para propaganda de restaurante que atraem mais clientes

Se engana quem pensa que restaurante é apenas um local para fazer as refeições.Muito pelo contrário, é um ambiente em que as pessoas se reúnem para celebrar, discutir negócios, ou apenas passar momentos agradáveis com amigos e familiares.  Claro que para agradar aos consumidores é preciso ter comida boa e um ambiente agradável. Mas, de…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos