Por Nayara Santos em 26.05.2020

Qual a importância do pós-venda no salão de beleza? Saiba aqui!

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Sabia que o pós-venda no salão de beleza ajuda a fidelizar a clientela? Em todas as etapas do atendimento, desde o contato inicial até o relacionamento — por e-mail, redes sociais, SAC etc. — a experiência do cliente é essencial para ganhar confiança e construir uma imagem positiva.

Mais do que uma forma de resolver problemas ou tirar dúvidas, o pós-venda se tornou uma tática eficaz para estreitar a relação. Afinal, é neste momento que o seu salão mostrará que preza por um serviço eficiente e que satisfaz as necessidades de seus clientes. Vamos ver como adotá-lo e quais os benefícios para o negócio? Boa leitura!

O que é o pós-venda e como aplicar na prática?

Usar o pós-venda no salão de beleza nada mais é do que aplicar um conjunto de estratégias com o intuito de encantar os clientes. Como o próprio nome indica, isso é feito após a venda de um produto (como os utilizados no salão pelos profissionais) ou serviço — cabeleireiro, manicure, pedicure, design de sobrancelhas etc.

O objetivo é encantar para fidelizar e tornar a relação da marca com a clientela mais ativa. Desse modo, você incentiva novas visitas ao salão, oferece apoio para o uso de determinados produtos e fortalece sua marca. Além de manter a satisfação dos clientes em alta.

Entre as ações mais comuns, podemos citar as pesquisas de satisfação pós-venda, o envio de ofertas exclusivas e lembretes para manutenção de um serviço específico. Por exemplo, para coloração, progressiva ou até mesmo retoque das unhas. Veja como aplicar!

Conheça o perfil de seus clientes

Saber quem são as pessoas que buscam pelos seus serviços é essencial. Além de contribuir para melhorar o atendimento em todos os aspectos, pode gerar insumos para estratégias de pós-venda. Ao saber o que elas consomem, fica mais fácil trabalhar o relacionamento de forma personalizada, humanizada e próxima.

Aproveite as interações on-line

No pós-venda, cada interação com os clientes é uma oportunidade de surpreendê-los de uma maneira positiva. Logo depois de frequentar o seu salão, você pode, por exemplo, enviar um e-mail de agradecimento pela preferência. Outro bom exemplo é aproveitar o aniversário para desejar felicidades e, quem sabe, propor um desconto exclusivo como mimo.

Realize pesquisas de satisfação

Este tipo de ação é um dos mais eficazes na hora de buscar insights para suas estratégias de marketing. Sem contar que perguntar diretamente é o melhor jeito de saber como foi a experiência do cliente no seu salão, não é? Para mensurar o grau de lealdade, utilize o Net Promoter Score (NPS) e avalie a probabilidade de recomendação da sua marca.

Aposte na oferta de benefícios

Já reparou em como temos uma cultura forte de querer retribuir as coisas? Por isso, oferecer benefícios pode ser uma boa estratégia para fidelizar no pós-venda. Uma das ações mais aplicadas é a do clube de vantagens ou programa de fidelidade. Você pode oferecer descontos em pacotes de serviços ou pé e mão como cortesia ao agendar um penteado, por exemplo.

Mantenha um canal de comunicação

Para que a clientela se sinta mais próxima do salão, é importante investir em canais ativos de comunicação para reclamações, elogios e sugestões. O feedback ajuda a corrigir falhas e a estreitar o relacionamento. Em caso de críticas, busque formas de minimizá-las, proponha soluções rápidas, acompanhe o status e não deixe os clientes sem respostas.

Quais são os benefícios do pós-venda no salão de beleza?

Ao chegarmos até aqui, já é possível perceber as vantagens que o pós-venda no salão de beleza pode trazer para a marca e para os clientes. Se ainda não tem certeza sobre investir ou não, vamos mostrar os principais resultados gerados pela estratégia. Acompanhe!

Fidelização de clientes

Para que a clientela retorne, é preciso dar motivos, certo? Por isso, não basta investir apenas nos novos clientes, mas pensar também nos atuais. Ao interagir e nutrir com um atendimento personalizado e relevante, escolher o seu salão entre os concorrentes será o caminho natural para quem já conhece a qualidade dos seus serviços.

Possibilidade de aprimorar o atendimento

Outro benefício possível graças a ações de pós-venda é a chance de implementar melhorias contínuas no atendimento. A proximidade com o cliente incentiva o feedback, aumenta o grau de engajamento e estreita as relações. Com base nas interações, você pode personalizar cada vez mais o contato de acordo com as necessidades de cada um.

Clientes mais satisfeitos com o salão

Podemos dizer que o principal objetivo do pós-venda é a satisfação dos clientes. Afinal, é isso que dá um propósito ao negócio. Clientes satisfeitos têm um potencial enorme de se tornarem frequentadores fiéis do seu salão. Quanto mais satisfatória for a experiência, menores as chances de perdê-los para a concorrência.

Diferencial competitivo

Estas duas palavras já dizem tudo. Se você busca formas de se destacar no meio de outros salões, já deve ter se deparado com elas. Mas o que isso significa? Diferencial competitivo é oferecer algo que os concorrentes não têm. Nada como um bom pós-venda, aliado a outras estratégias de marketing, para se diferenciar.

Guia para melhorar as estratégias

Por fim, queremos ressaltar que ao focar no relacionamento e na experiência do cliente, seu salão tem um guia para se apoiar no planejamento das estratégias. Ninguém melhor do que a sua clientela para saber o que quer. Assim, ao acompanhar sua interação com a marca, é possível ter um conhecimento mais preciso do que fazer para mantê-la sempre por perto.

Viu só quantos benefícios? Encantar o cliente não é tarefa fácil, mas se você usar todas as ferramentas que tem a seu favor, o processo se torna mais simples. O pós-venda no salão de beleza é tão importante quanto qualquer outra estratégia de marketing, seja para atrair uma nova clientela, fidelizar a atual ou aumentar a receita. Para ser eficaz, no entanto, demanda atenção contínua a fim de gerar impactos cada vez maiores e mais positivos.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

18 textos prontos para vendas no WhatsApp, confira!

Ter textos prontos para vendas no WhatsApp pode aumentar a competitividade da sua empresa e atrair muitos clientes para a sua loja. Na era digital em que vivemos, as empresas estão sempre procurando maneiras inovadoras de aumentar as vendas e fidelizar os clientes, não é mesmo? Por isso, conhecer as ferramentas disponíveis no mercado pode…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

5 cases de branding sensorial: conheça agora!

Conhecer cases de branding sensorial é muito interessante. Isso se justifica porque, ao visualizar o que outras marcas fazem, você pode se inspirar para desenvolver ações no seu negócio e conquistar mais prestígio perante o seu público. Porém, se você não sabe ao certo do que se trata o branding sensorial, não se preocupe! Antes…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Decoração para inauguração de loja: 4 dicas simples e práticas

Saber como fazer a decoração da loja para a inauguração é algo que pode te ajudar a preparar o ambiente para receber os seus clientes. Por isso, esse quesito também deve fazer parte do planejamento desse importante momento no seu negócio. Lembre-se que esse pode ser o primeiro contato que as pessoas terão com a…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Como integrar marketing on-line e off-line em campanhas de sucesso?

O marketing digital é uma estratégia extremamente eficiente, inclusive para lojas físicas, contudo, ao integrar os tipos de marketing online e offline (varejo 4.0), é possível potencializar suas campanhas de varejo e obter ainda mais resultados. Quer saber mais sobre como fazer isso? Então esta postagem é para você! Aqui, falaremos um pouco mais sobre…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Confira o Calendário promocional de marketing para 2024

Você não pode deixar o ano de 2024 começar para preparar o calendário promocional de marketing. Afinal, para conseguir aproveitar ao máximo cada data comemorativa é essencial ter planejamento, e a melhor forma de se planejar é se antecipando às demandas. Assim como muitas pessoas fazem, o final do ano é o momento de analisar…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

23 textos prontos para vender mais no Dia das Crianças, se inspire!

Se preparando para divulgar a sua loja e vender mais no Dia das Crianças? Já adiantamos, você está certo, quanto anos o planejamento iniciar, menores as chances de dar algo errado. E, para conseguir atrair os clientes para sua loja, é importante usar os textos certos nas suas campanhas. Por isso, preparamos esse artigo com…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Slogan para farmácia: 5 dicas de como criar o melhor

Ter um slogan que fique na memória dos consumidores é o intuito de todo empreendedor, inclusive daqueles que investem em uma farmácia. Claro que as pessoas precisarão comprar medicamento em algum momento da vida, mas nada garante que elas irão comprar na sua farmácia e não na concorrência. Por isso, é fundamental ajudar o consumidor…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Vitrine de Loja de Roupa: 9 melhores práticas para montar

Você sabe como montar a vitrine de loja de roupas para conseguir chamar a atenção do cliente? Aliás, você consegue entender a importância de uma vitrine bem planejada para o sucesso das suas vendas? Se você respondeu “não” a uma dessas perguntas, então você está no lugar certo! Chamar a atenção do cliente é essencial…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

11 Dicas para se diferenciar no varejo online

O comércio vendas online é a tendência para o futuro e por isso, há uma grande competitividade em todos os setores, o que exige que os empreendedores adotem técnicas para se destacar e assim buscar o sucesso. Sobressair à concorrência e ter um negócio lucrativo que tenha clientes fiéis é um objetivo de qualquer empreendimento…

Por Nayara Santos em 17.03.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos