Por Nayara Santos em 17.05.2022

Valorização profissional: entenda de uma vez a sua importância

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Na administração de empresas, a valorização profissional pode ser entendida como o conjunto de medidas tomadas pela organização a fim de valorizar, prestigiar e estimular o trabalho dos seus colaboradores. Instrumentos da gestão de pessoas como iniciativas de reconhecimento, endomarketing, cultura e clima organizacional também se relacionam com esse conceito.

Em todas as áreas de atuação encontram-se profissionais bons, medianos e ruins e cabe aos gestores avaliarem a dedicação, a produtividade e os resultados dessas pessoas. Além disso, também é preciso considerar as suas características e circunstâncias particulares. Já que em alguns casos o profissional pode desempenhar outra função bem, diferente da qual ele foi contratado para realizar.

Ainda, em muitos casos, o baixo desempenho de um profissional se deve a algum problema pessoal, a falta de incentivo da organização ou o desalinhamento desse indivíduo com os ideais do empreendimento. Sendo assim, a valorização profissional surge como uma ferramenta eficaz na promoção da autoestima e da produtividade dos colaboradores.

Continue a leitura para entender melhor a importância desse conceito e como implementá-lo na sua empresa!

Qual a importância da valorização profissional?

Claro que as decisões gerenciais tomadas pelo gestor são relevantes para o crescimento e o sucesso da empresa. Entretanto, ele não consegue tocar um negócio sozinho, por isso, ter uma equipe competente e motivada é essencial. Sem isso, por melhor que o gestor seja, os clientes não ficarão satisfeitos e a empresa não vai crescer.

Por isso, parte do trabalho de um gestor é fazer a gestão de pessoas e isso não é uma tarefa muito fácil. As pessoas querem ser reconhecidas como indivíduos, não como meras peças de uma máquina. Portanto, é preciso valorizar a personalidade, a competência e a trajetória dos profissionais que fazem parte da sua empresa. Tudo isso faz parte do processo de motivação, alinhamento e crescimento de uma equipe. 

Um colaborador motivado e alinhado com as propostas do negócio atua com mais dedicação e empenho e, consequentemente, entrega resultados melhores. Até a sua convivência com colegas e diretores é mais harmoniosa e construtiva, deixando claro a importância da valorização profissional na construção de um clima organizacional saudável e instigante.

Resultados da valorização profissional

Os reflexos de uma gestão de pessoas eficiente podem ser observados tanto na qualidade de vida dos trabalhadores quanto na produtividade do negócio. Os resultados tendem a crescer substancialmente quando ações claras de reconhecimento e incentivo são executadas a partir de um planejamento eficiente e uma execução bem definida. Para conhecer outros hacks de produtividade, confira o nosso guia completo aqui.


Todos esses fatos já foram demonstrados em estudos famosos:

  • A falta de incentivo é citada por 65% dos funcionários que deixam seus cargos (Gallup);
  • O reconhecimento ajuda a promover um clima organizacional mais humano e também fortalece a cultura empresarial (SHRM/Globoforce);
  • A falta de engajamento dos funcionários pode gerar prejuízos de até 10% para as empresas (Towers Watson).

utro resultado importante que as empresas podem colher quando valorizam os profissionais é reduzir a rotatividade. Quando os funcionários ficam pouco tempo trabalhando na empresa, as perdas podem ser grandes.

Afinal, em um país com tantos impostos e custos para manter funcionários, o empregador pode ter grandes despesas com a rescisão contratual. Sem falar que, será necessário iniciar o processo de contratação novamente, a equipe vai ficar desfalcada, levará algum tempo até que o novo colaborador aprenda a desempenhar a sua função, e os resultados podem ser comprometidos. 

Sendo assim, temos a valorização profissional como um fator essencial na promoção da autoestima e comprometimento dos colaboradores. Podendo, até mesmo, ser uma forma de manter bons colaboradores por mais tempo trabalhando com você.

Como avaliar os profissionais de maneira justa?

A rotina administrativa de uma empresa envolve muitos fatores que podem ser diretamente influenciados pelas pessoas que trabalham nela. É preciso ainda considerar o fato de que as pessoas lidam com diferentes cenários diariamente em suas vidas. 

Sendo assim, um funcionário produtivo pode deixar de apresentar os resultados esperados se ele for abalado por algum conflito na sua vida pessoal e que está fora do alcance da empresa. Sem falar que as perspectivas podem mudar de acordo com suas experiências e reflexões pessoais.

Desta forma, não podemos reduzir um colaborador a uma mera célula em uma planilha de Excel e julgá-lo com base apenas nos números que ele é capaz de gerar. É necessária uma abordagem mais humana e empática, algo que só é possível quando os gestores acompanham de perto o trabalho realizado pelos profissionais e estabelecem uma linha de diálogo.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Psychometrics ilustrou a importância disso ao questionar funcionários de diversas empresas sobre o que eles gostariam que seus líderes fizessem para aumentar o engajamento no trabalho. Dentre as pessoas que responderam à pesquisa, 71% delas afirmaram ser preciso esclarecer as expectativas no trabalho e 62% declararam que gostariam que seus líderes ouvissem mais as opiniões dos colaboradores.

Diante disso, as empresas precisam criar maneiras de se aproximar, contribuir e trocar experiências com as equipes de trabalho. Para que a equipe fique motivada, as pessoas precisam saber que estão sendo assistidas e incentivadas. Pequenas demonstrações de atenção como essas fazem com que um profissional se sinta valorizado. No entanto, isso é só o primeiro passo.

Como estruturar um programa de valorização profissional?

Desenvolver um programa de valorização profissional pode ser um passo importante e uma guinada na trajetória da sua empresa. Afinal, se um funcionário se sente motivado e feliz trabalhando com você, ele vai trabalhar mais feliz, produzir mais, entregar resultados melhores e ajudar a empresa a crescer.

Por isso, é fundamental que você elabore um plano para a valorização profissional na sua empresa. A seguir vamos te contar tudo o que você precisa fazer para conseguir oferecer aos profissionais que trabalham com você o melhor.

O princípio da valorização profissional

Um programa de incentivo eficiente precisa contemplar três aspectos fundamentais:

  • Motivação;
  • Reconhecimento;
  • Retribuição (ou recompensa).

Portanto, independentemente da medida a ser implementada você deve se questionar se ela melhora a motivação dos funcionários, se reconhece os esforços deles e se há uma retribuição satisfatória.

Acredite no potencial dos seus colaboradores

Lembre-se que os seus colaboradores são pessoas adultas e responsáveis, portanto, não os trate como crianças. Apesar disso, alguns profissionais muito competentes não acreditam no seu potencial e tendem a reduzir a sua importância dentro de uma organização. Outros precisam apenas de um empurrãozinho para aflorar todo o potencial que possuem.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é desenvolver maneiras de valorizar a autoestima do profissional e deixar claro que acredita em seu potencial. Para isso, porém, é essencial que as pessoas sejam ouvidas e orientadas, seja pelo próprio gestor da organização, seja por um profissional encarregado.

Ofereça as ferramentas necessárias para o trabalho

Muitos gestores pensam que para valorizar um profissional é preciso desenvolver estratégias elaboradas ou gastar uma grande quantia em dinheiro. Entretanto, isso não é verdade. A valorização profissional começa oferecendo as ferramentas necessárias para que os colaboradores executem as suas tarefas. 

Por exemplo, em lojas do varejo o controle de estoque é uma das importantes tarefas que os seus colaboradores devem realizar. Fazer o controle manualmente pode ser um verdadeiro pesadelo. Por isso, a melhor forma de oferecer as ferramentas certas para isso é através da implementação de um sistema de controle de estoque automatizado

Assim, sempre que uma mercadoria é vendida, ela sairá imediatamente do estoque, sem a necessidade que alguém se lembre de fazer isso. Portanto, também reduz as chances de erros humanos, aumentando a precisão do controle.

Resumidamente, não adianta cobrar produtividade de um funcionário se ele não conta com uma estrutura mínima para desenvolver o seu trabalho. Nesse caso, o tiro sai pela culatra, pois as ações de engajamento passam a ser mais um elemento de insatisfação.

Não se esqueça do básico

Outro ponto bastante importante é que você deve ficar atento ao básico, ou seja, cargos justos e salários interessantes. Isso não significa que você precise pagar salários muito altos, mas eles precisam estar dentro do que o mercado paga. 

Caso contrário, o colaborador pode se sentir pouco valorizado e acabar procurando empresas que pagam mais, que tenham benefícios melhores ou que ofereçam melhores condições de trabalho.

Muitas vezes o salário pode não ser decisivo, mas o regime de escala no qual aquele funcionário trabalha. Ou então os benefícios como vale-refeição e alimentação, cesta básica, plano de saúde, dentre outros. 

Incentive o aprendizado

Outra maneira de valorizar os profissionais que trabalham com você é através do incentivo ao aprendizado. Ou seja, se um profissional precisa ter um determinado conhecimento técnico para realizar o seu trabalho, então você pode pagar esse curso para ele, ou então dispensá-lo nos dias de aula sem que isso comprometa a sua remuneração.

Além disso, você também pode promover treinamentos periodicamente. Por exemplo, é importante que a sua equipe de vendas conheça técnicas de vendas e como tratar bem o cliente. Então você pode promover workshops sobre o tema e todos aprenderão as mesmas técnicas.

Inclusive, você pode pedir para que os colaboradores de diferentes setores na sua empresa digam quais treinamentos seriam interessantes e aos poucos você poderá se organizar para que eles ocorram. Assim, o colaborador saberá que está sendo ouvido e que você valoriza a opinião deles. 

Entretanto, faça isso apenas se realmente estiver interessado em promover esses cursos. Caso contrário, os funcionários ficarão frustrados e podem acabar perdendo a confiança em você e na sua empresa, o que não é bom para a valorização profissional.

Avalie os colaboradores periodicamente

Uma prática que deve ser adotada no seu programa de valorização profissional é o de avaliar os colaboradores periodicamente. Isso significa que você dará um feedback de como o profissional está trabalhando, dando a ele a oportunidade de saber no que está acertando e o que precisa ser melhorado.

Além disso, é comum que uma pessoa seja contratada para um determinado cargo, entretanto, ao longo do tempo, você pode perceber que ela tem o perfil para realizar outras tarefas. Neste caso, é importante que haja uma flexibilidade e a possibilidade de realocação do funcionário para uma tarefa que ele possa desempenhar melhor.

Assim, não apenas a empresa ganha, já que terá funcionários adequados para cada cargo, mas o funcionário também pode se sentir mais motivado a realizar tarefas que ele realmente gosta. Aproveite e dê espaço para que o funcionário possa se expressar.

Ofereça recompensas

O reconhecimento pode ser trabalhado simplesmente esclarecendo para cada profissional o seu papel na manutenção e no sucesso do negócio, ou seja, o colaborador precisa perceber que tem valor para a empresa. Isso só é possível por meio da definição de cargos adequados e a apresentação transparente dos resultados, entre outras medidas.

Claro que cobrar resultados faz parte de qualquer trabalho. Entretanto, recompensar os seus colaboradores sempre que as metas forem alcançadas é uma importante forma de valorização profissional.

Estabelecer metas é importante para que cada um saiba o que precisa ser feito. Entretanto, não é interessante que esses programas inspirem uma competitividade excessiva entre os seus colaboradores. Por isso, é recomendável que também existam premiações gerais para metas compartilhadas, demonstrando para os colaboradores que a produtividade da empresa depende do esforço de todos.

Assim, você acrescenta uma certa dose de competitividade entre os membros da sua equipe, ao mesmo tempo em que mostra que trabalhando juntos, não apenas a empresa cresce, mas todos são beneficiados. Os parâmetros adotados podem ser:

  • Cumprimento de prazos e metas;
  • Volume de vendas;
  • Redução de custos;
  • Ideias inovadoras para o negócio;
  • Boas práticas de convívio;
  • Ações sociais importantes.

Para comemorar você pode realizar eventos, celebrações, bonificações, premiações em dinheiro, folgas ou produtos, ou qualquer outra coisa que faça sentido para a sua empresa e para os seus funcionários. Vale a pena mencionar que realizar eventos em datas especiais são muito importantes para promover a interação, a participação e o alinhamento dos colaboradores.

Podemos concluir que a valorização profissional é uma via de mão dupla, pois empresas e colaboradores têm muito a ganhar quando ambos se encontram alinhados em termos de objetivos, propostas e valores. Cabe aos gestores, porém, promover e manter iniciativas de reconhecimento e engajamento no dia a dia das suas organizações.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Guia completo da automação de serviços — otimize sua empresa

O conceito de varejo 4.0 já é uma realidade, tanto que é comum encontrarmos multilojas e comércios que atuam com atacado e varejo em vez de unidades específicas para um segmento. Nesse momento de ascensão e preparação para o futuro, surge um termo que não pode ser ignorado: a automação de serviços. Esse é um…

Por Nayara Santos em 22.01.2020

54 frases para divulgação de eventos, se inspire

A realização de eventos pode ser uma estratégia interessante para divulgar a sua loja. Mas, para que o evento te ajude a alcançar o sucesso desejado, você precisa ter boas frases para divulgá-lo.  Ter uma comunicação eficiente e assertiva com o seu cliente é um dos melhores caminhos para promover a sua empresa e atrair…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Decoração para inauguração de loja: 4 dicas simples e práticas

Saber como fazer a decoração da loja para a inauguração é algo que pode te ajudar a preparar o ambiente para receber os seus clientes. Por isso, esse quesito também deve fazer parte do planejamento desse importante momento no seu negócio. Lembre-se que esse pode ser o primeiro contato que as pessoas terão com a…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Entenda a importância da taxa de recompra para o seu negócio

Você já ouviu falar em taxa de recompra? Sabe qual é a importância dela para a sua empresa? Tem ideia de como calculá-la e como os resultados devem ser analisados? Se essas perguntas fizeram com que você tivesse mais dúvidas do que certezas, então este artigo vai te ajudar. Provavelmente, um dos principais desafios para…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Big Data no varejo: quais os benefícios de investir nessa ferramenta?

Estamos vivendo em plena era dos dados e já é quase impossível falar sobre Marketing sem tratar sobre o assunto. Nesse universo temos o Big Data no varejo, uma tendência que promete tornar as estratégias da área tão precisas como as campanhas de comunicação e relacionamento online. Entre seus principais e mais ambiciosos benefícios temos…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Confira 7 dicas incríveis de como vender no Instagram!

As redes sociais empoderaram o consumidor, que agora é ativo nas campanhas publicitárias e pode trocar ideias e se relacionar com as marcas. Tendo em vista essa premissa, as empresas buscam por formas de como vender no Instagram, por exemplo. De acordo com o relatório Digital in 2019, desenvolvido pela We Are Social e pela…

Por Nayara Santos em 18.10.2019

Conheça 8 passos para ter marketing de comunidade na sua empresa

Os exemplos de marketing de comunidade que conhecemos nos levam a um só pensamento: a importância de uma boa construção de marca. Certamente você já ouviu falar de Apple, Ferrari e Gucci. Mais do que três grandes organizações, elas construíram comunidades das quais os clientes desejam fazer parte. E é isso que esse conceito de…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Tecnologia no varejo: veja quais são as novidades tecnológicas

O setor varejista está sempre se reinventando e quem trabalha nessa área precisa estar atento às novidades, para não ser ultrapassado pela concorrência. O uso da tecnologia no varejo, por exemplo, é uma realidade que não pode ser deixada de lado. Os recursos tecnológicos já fazem parte do dia a dia das pessoas e é…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Veja como está o mercado do varejo de material de construção

Se você trabalha no varejo de material de construção, é importante que esteja atento sobre a forma como esse mercado se encontra atualmente. Ficar por dentro das dificuldades, oportunidades e tendências é relevante, para que você possa tirar proveito das situações favoráveis e conseguir contornar os cenários não tão agradáveis. Além da vivência do dia…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos