Por Nayara Santos em 11.05.2021

Planograma de supermercado: entenda o que é, sua importância e como montar um

Por Nayara Santos em 11.05.2021

O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo com os interesses que os consumidores possuem.

Neste texto você irá entender o que é planograma, quais são as vantagens de adotá-lo no seu supermercado e como fazer isso. Confira!

O que é um planograma de supermercado?

Um planograma de supermercado é um tipo de planejamento estratégico para a exposição de produtos nas prateleiras, gôndolas, PDV e frente de caixa. O principal objetivo de um planograma é melhorar a experiência de compra do cliente, tornando-a mais fácil, já que ele conseguirá encontrar os produtos nas prateleiras sem grande esforço.

Diversos fatores podem influenciar um planograma, são eles:

  • Mix de produtos que o supermercado possui;
  • Perfil de compra dos clientes;
  • Produtos mais procurados no seu supermercado;
  • Categorias de produtos;
  • Margem de lucro dos produtos vendidos;
  • Disponibilidade do estoque.

Vamos a um exemplo para você entender. Imagine uma adega de supermercado. A disposição de vinhos de acordo com um planograma seria dispor os produtos por blocos de acordo com o país de origem. Em seguida, você separa os vinhos tintos, que ficam nas prateleiras superiores e os brancos, que ficam nas prateleiras inferiores. Depois, os vinhos são organizados conforme o tipo de uva. E, ainda, é possível organizá-los por preços, do mais caro para o mais barato.


Como o planograma irá influenciar diretamente o layout do supermercado, ele deve ser pensado e planejado com base nas informações disponíveis nos seus relatórios gerenciais.

Vantagens de ter um planograma de supermercado

As vantagens de pensar a disposição de produtos no PDV utilizando um planograma são:

  • Aumento das vendas: como você sabe o que os seus clientes mais compram, é possível deixar esses produtos em destaque nas prateleiras;
  • Aumento do ticket médio: essa disposição de produtos também pode aumentar as compras por impulso, já que o cliente vê determinados produtos mais facilmente;
  • Melhor experiência de compras: se você deixa à vista os produtos que os clientes mais compram, a experiência de compras será muito melhor, aumentando as chances de fidelização.

Como montar o planograma para o seu supermercado

O principal ponto para ter em mente ao montar o planograma de supermercado é que você deve facilitar a compra para o cliente, ou seja, fazer com que ele encontre o que procura sem precisar andar o supermercado todo. Veja a seguir quais passos seguir.

Entenda os hábitos dos clientes

Conhecer e entender os hábitos dos clientes quando visitam o seu supermercado é fundamental. Já que isso trará todas as informações necessárias de quais produtos são mais importantes para as pessoas que frequentam sua loja. Vale mencionar que caso você tenha filiais do supermercado, esses produtos podem mudar. Portanto, essa análise deve ser feita individualmente para cada loja.

E uma dica, essa análise pode ser realizada através de softwares de gestão. Portanto, se você ainda não possui sistemas automatizados no seu supermercado, considere esse investimento, já que ele pode trazer informações importantes que tornam a gestão muito mais fácil.

Separe os produtos por categorias

Agora que você já sabe quais são os produtos mais procurados, separe-os por categorias e veja quais são as categorias que possuem maior saída. Por exemplo, as pessoas que frequentam o supermercado podem ter uma certa preferência para uma determinada marca de chocolate. Entretanto, quais são os sabores que fazem o maior sucesso? E quais as embalagens que mais vendem?

Confira o nosso artigo Categoria de produtos de supermercado: veja como gerenciar para ter mais dicas.

Analise os relatórios gerenciais

O próximo passo para montar um planograma de supermercado é analisar os relatórios gerenciais. Primeiramente, porque nesses relatórios você saberá qual é o nível de estoque de cada um desses produtos mais procurados. 

Lembre-se que ao destacar um item nas prateleiras as vendas dele irão aumentar, portanto, é preciso ter um bom estoque deles. Dessa forma, é preciso ter unidade suficiente para conseguir atender à demanda que será gerada.

Segundo, porque ele também permite entender quais são os períodos da semana ou do mês que alguns produtos são mais procurados. Assim, você conseguirá não apenas fazer ofertas desses itens para atrair mais clientes, mas também dar um maior destaque para eles nas prateleiras durante esses períodos.

Defina os critérios de disposição dos produtos

Em seguida é importante definir quais serão os critérios utilizados na disposição dos produtos nas prateleiras, pontas de gôndola e frente de caixa. Os critérios mais utilizados são:

  • Preços: pode ser do item que possui o valor mais alto para o que tem menor valor. Semelhante ao que é feito com os níveis de prateleiras;
  • Sabores, aromas e cores: isso passará a sensação de organização para o cliente, sem falar que esteticamente fica mais bonito e chama mais a atenção do consumidor;
  • Tamanho: por mais que a intenção seja deixar a embalagem mais procurada à mostra, lembre-se que produtos mais pesados devem ser dispostos próximos do chão. Isso reduzirá os acidentes de manuseio e os riscos para os clientes.

Defina o layout do supermercado

A última etapa para montar um planograma de supermercado é definir como será o layout da loja. Pode ser que não haja necessidade de fazer grandes alterações ao que você já tem, mas em alguns casos as mudanças são importantes.

Vale ressaltar que, não é porque o produto é mais procurado e o cliente deve encontrá-lo facilmente que eles precisam ficar logo na entrada do supermercado. É importante fazer com que o cliente percorra um caminho maior dentro do supermercado já que isso pode levar a compras por impulso. Portanto, também considere isso no seu planejamento.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Reposição em supermercado: 13 dicas de como fazer

Conhecer as principais dicas de reposição em supermercado e colocá-las em prática, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus, quando muitos supermercados se viram, de repente, sem estoque de alguns produtos, principalmente álcool em gel e papel higiênico.  Mesmo com avisos…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Como fazer ofertas em supermercado? 7 dicas práticas!

As ofertas em supermercados são cruciais para aumentar as vendas, atrair novos compradores e reter os clientes atuais. No entanto, algumas empresas não seguem um planejamento adequado antes de executar suas campanhas. O resultado é que, sem planejamento, além de não alcançar os resultados desejados, ainda podem ter prejuízos. Como a preparação para fazer ofertas…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Crie grátis seus próprios tabloides

Saber como criar os seus próprios tabloides pode ser um grande diferencial para o seu supermercado. Isso porque, você consegue divulgar os seus produtos e atrair clientes para a sua loja. Entretanto, para que ele funcione da forma desejada, é fundamental ficar atento a alguns detalhes importantes. A seguir, falaremos mais sobre esse assunto e…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

 A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo…

Por Nayara Santos em 11.03.2025

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Lista de produtos para montar um supermercado e vender mais

 Conhecer qual é a lista de produtos para montar um supermercado pode não ser uma tarefa muito simples. Afinal de contas, um supermercado que não possui os produtos certos ou que não consegue atender à demanda do cliente está fadado ao fracasso. Entretanto, antes de se desesperar é importante entender que os produtos vendidos…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Fidelização de clientes em supermercados: entenda como atrair, reter e fidelizar os clientes

O desenvolvimento de estratégias para a fidelização de clientes em supermercados é importantíssimo para manter a sua empresa competitiva. Isso porque, quando o supermercado possui clientes fiéis, eles sempre vão voltar para fazer as compras, ajudando no lucro e na sobrevivência da empresa.  Mesmo assim, nem todos os varejistas do setor supermercadista conseguem implementar ações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Produtos de alto risco no supermercado: veja como lidar

Os produtos de alto risco configuram 80% das perdas não identificadas nos supermercados, por isso merecem uma atenção especial da equipe de prevenção de perdas. É preciso identificar quais são os produtos de alto risco e estabelecer medidas para evitar que as perdas continuem acontecendo. Entretanto, identificar quais são esses produtos de alto risco não…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos