Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas Animadas para Loja: Descubra se é o ideal para o seu negócio

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Reproduzir músicas animadas na sua loja pode ser a melhor forma de deixar o ambiente mais alegre e convidativo para os consumidores. Mas, será que ela é a mais adequada para a sua loja? Ou seja, ela vai agradar ao seu público-alvo?

Acertar na escolha da playlist é fundamental para conseguir conquistar os seus clientes e se comunicar com os consumidores que realmente tem interesse em adquirir os seus produtos. Entretanto, por mais que as músicas animadas possam ser a sua primeira escolha, elas nem sempre são as certas para a sua marca.

Pensando nisso, vamos falar mais sobre como a escolha da playlist pode influenciar o humor dos consumidores, da sua equipe de vendas, nas vendas e fidelização dos clientes. Confira!

Músicas ambientes animadas ou calmas?

O fato é que não existe uma regra que sirva para todos os tipos de negócios, afinal, cada marca possui o seu conceito e particularidades. Ou seja, um determinado público-alvo, mensagem a ser transmitida e uma identidade.

Portanto, quem diz que o melhor é reproduzir esse ou aquele tipo de música, está cometendo um grande erro. Por isso, cada caso deve ser avaliado separadamente, de modo que a playlist consiga representar a sua empresa e agradar aos seus clientes.

Entretanto, uma coisa podemos dizer, músicas animadas e calmas influenciam o ambiente de modo bastante diferente e você deve conhecer quais são esses efeitos antes de optar por um desses ritmos. Falaremos sobre elas a seguir

Efeitos das músicas animadas na loja

A escolha de uma trilha sonora para sua loja não é apenas uma questão de fundo musical. Portanto, não deve ser empregada com esse intuito, mas sim como parte de uma estratégia de marketing. Quer saber mais sobre estratégias de marketing para a sua loja? Então confira o nosso guia completo sobre o assunto.

De modo geral, as músicas animadas criam uma atmosfera mais alegre e vibrante na loja. Desta forma, você poderá elevar o ânimo dos consumidores assim que eles entrarem no estabelecimento. Ritmos contagiantes e melodias alegres podem criar uma atmosfera positiva, deixando os clientes mais propensos a se sentirem felizes, relaxados e receptivos às suas compras.

Mas, os efeitos de uma playlist mais animada também chegam até os vendedores. Assim, é possível melhorar o moral da equipe, tornando o ambiente de trabalho mais agradável. E, uma coisa é certa, vendedores mais animados e motivados têm maior probabilidade de oferecer um bom atendimento ao cliente.

Precisamos falar também que a música tem o poder de influenciar o ritmo das compras. Neste caso, uma trilha sonora animada aumenta a energia na loja, incentivando os clientes a se movimentarem com mais entusiasmo pelos corredores. Inclusive, essa pode ser uma boa estratégia para aqueles momentos de maior movimento no estabelecimento.

Efeitos das músicas calmas na loja

Por outro lado, optar por uma trilha sonora tranquila é uma estratégia eficaz para criar uma atmosfera relaxante, ajudando o cliente a se desligar do mundo externo e focar naquele momento. Ou seja, ele estará mais presente no que acontece na loja, analisando os detalhes e produtos com mais calma.

Melodias serenas e ritmos mais lentos podem criar um ambiente acolhedor, tornando os clientes propensos a se sentirem calmos, concentrados e receptivos às suas compras. E, claro, essa mesma influência pode ser sentida pelos vendedores

Uma atmosfera musical serena contribui para um ambiente de trabalho mais pacífico, impactando positivamente o bem-estar da equipe. Vendedores mais calmos e centrados tendem a oferecer um atendimento ao cliente mais tranquilo e atencioso, sem falar que os erros humanos também podem diminuir.

A música suave pode modular o ritmo das compras, neste caso, criando um ambiente mais contemplativo, incentivando os consumidores a explorar os produtos com calma e atenção. Isso reduz o ritmo de compras, e pode ser ideal para aqueles momentos de menor movimento no estabelecimento.

Cada detalhe importa na hora de escolher as músicas para loja

Vale a pena dizer que por mais que a sua loja tenha um perfil mais animado, o que pede playlists com um nível de energia um pouco maior, não significa que você não possa fazer pequenas modificações ao longo da programação. Muito pelo contrário, essa é uma estratégia inteligente a ser adotada.

Mesmo porque, nem todas as pessoas gostam de músicas muito agitadas pela manhã ou à noite. Por isso, é preciso adequar o nível de energia para cada momento do dia, mas sem comprometer a identidade da sua marca.

Não sabe como fazer isso? Não tem problema, a Listenx te ajuda! Com o seu time de especialistas e com mais de 20 anos de experiência em música para negócios, você terá toda a assessoria necessária para montar uma programação musical sob medida para a sua marca.

Os nossos consultores te ajudam a entender o perfil dos consumidores e quais as melhores trilhas sonoras para cada momento e para cada data festiva. As nossas playlists estão separadas por ritmos, músicas regionais, mais tocadas, sazonais, dentre outras. São mais de 100 playlists à sua disposição para criar o ambiente certo na sua loja.

E, você ainda pode preparar anúncios e reproduzi-los ao longo da programação musical. Ou seja, chega de dor de cabeça na hora de fazer promoções relâmpago e divulgar novidades para os clientes. Com apenas alguns cliques você consegue ter o seu anúncio reproduzido! 

Não perca mais tempo, confira a seguir como conseguir ter a rádio e a playlist certa na sua loja, com música mais ou menos animadas! Veja a seguir como solicitar o seu teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como montar uma rádio indoor? Descubra agora!

Saber como montar uma rádio indoor é importante e necessário se você quiser ter sucesso com essa estratégia. Afinal, não basta ter qualquer música tocando no estabelecimento, a playlist deve ser escolhida de modo intencional, pensando no tipo de ambiente e mensagem que quer passar para o cliente, e utilizar equipamentos de som de qualidade.…

Por Nayara Santos em 15.01.2025

Qual a importância da programação musical?

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada. Mas, para isso, não…

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Listenplay: entenda como funciona esse serviço de música!

Uma coisa todo mundo deve concordar: a playlist de uma loja impacta, e muito, o comportamento tanto dos vendedores quanto dos seus clientes. Não acredita? Então fica com a gente que nós vamos te contar como melhorar essa estratégia para conquistar os resultados desejados. Todos que trabalham no varejo têm como objetivo o crescimento constante…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Gosto musical e personalidade: como estão diretamente relacionados?

Provavelmente você já deve ter reparado que existe uma relação entre gosto musical e personalidade, não é mesmo? Se você respondeu essa pergunta com um sim, você está certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no portal de divulgação científica Medical Xpress, demonstrou empiricamente que existem correspondências muito específicas entre…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Rádio para loja: devo investir na crise?

Em tempos de crise, é natural revistar as metas e planos para o seu negócio para fazer ajustes que possam ajudar o seu negócio a sobreviver a este período. Com a grande incerteza com relação ao futuro é fundamental se planejar tanto para não perder dinheiro, como para continuar obtendo resultados. Neste momento, muitos gestores…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Como Aumentar as Vendas com Músicas

Saber como aumentar as vendas da sua loja com música, pode ser uma reviravolta para a sua empresa. Isso porque, por mais que muitos estabelecimentos do varejo tenham som ambiente, seus gestores nem sequer desconfiam do poder que têm em mãos, e do potencial que podem não estar aproveitando. Afinal, a música, quando escolhida da…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Como a música pode influenciar na sua loja de cosméticos

Você sabia que a música pode te ajudar a aumentar as vendas e a conquistar clientes? Isso sem falar que ainda pode influenciar a conexão entre a sua marca e os seus clientes? Melhor do que isso, te ajudar a criar um ambiente de compras diferenciado no qual os consumidores gostam de passar o tempo…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Confira as melhores músicas para cada época do ano

É importante considerar as músicas para cada época do ano, afinal, até mesmo o nosso estado de espírito muda de acordo com o clima e com os acontecimentos de cada período, não é mesmo? No mesmo sentido, é comum que o nosso gosto musical também se altere e que a gente tenha vontade de escutar…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Veja as dicas sobre ter uma música ambiente para cafeteria e entenda mais sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos