Por Nayara Santos em 02.05.2023

Inauguração de loja infantil: 5 dicas de como fazer

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Preparar a inauguração de uma loja infantil pode ser um grande desafio para os gestores desse setor. Afinal, não basta agradar às crianças, mas é preciso também conquistar os adultos, já que são eles que decidirão se a compra será feita ou não.

Entretanto, por mais desafiador que pareça, com um bom planejamento você pode arrasar neste momento e conseguir atrair a atenção para a sua marca. Para isso o ideal é misturar elementos que atraiam as crianças e que remetem à infância dos adultos. 

Quer saber mais como preparar a inauguração da sua loja infantil? Então confira esse artigo e arrase! Boa leitura!

Preparando a inauguração da loja infantil

1. Capriche na trilha sonora

Uma loja de produtos infantis deve ter uma atmosfera alegre e descontraída. Afinal, é desta forma que você conseguirá conquistar adultos e crianças.

Claro que existem diferentes formas de se preparar o ambiente para deixá-lo assim. A decoração da loja, o treinamento adequado da sua equipe, ou atividades que serão realizadas na inauguração. Mas, neste tópico vamos falar especificamente sobre a música.

Como você já deve saber, a música tem uma grande influência na vida das pessoas. E os varejistas podem usar essa ferramenta para melhorar o ambiente de compras, influenciar o consumidor a passar mais tempo na loja e até mesmo a comprar mais.

Entretanto, quando falamos de uma loja infantil é preciso ter um cuidado extra com a trilha sonora que será reproduzida. Afinal, não basta ter melodias que agradam às crianças apenas, também é preciso oferecer um ambiente agradável para os adultos.

Além disso, a música ajuda a sua loja a ter uma identidade sonora, ajudando a fixação da marca na memória do cliente. Por isso, é preciso planejar cuidadosamente quais músicas serão reproduzidas no estabelecimento desde a inauguração da loja.

Quer saber mais como ter a playlist certa para a sua loja? Então confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

2. Faça uma decoração atrativa para as crianças

A decoração da sua loja no momento da inauguração é algo que ajuda, e muito, a atrair clientes. Por isso, pense com cuidado como ela será feita, afinal, você precisa atrair a atenção das crianças.

Isso pode ser facilmente alcançado utilizando uma paleta de cores vibrantes, ou então apostando em personagens que façam um grande sucesso entre os pequenos. Apenas tome cuidado com um detalhe, a loja infantil tem como público crianças de diferentes idades, e uma abordagem para crianças entre 3 ou 4 anos será diferente daquela para crianças entre 10 anos.

Além disso, você também precisa pensar em como agradar aos adultos, os tomadores de decisão. Já que não basta apenas atrair as crianças, mas também convencer os adultos a parar e entrar na sua loja.


Por isso, na hora de planejar a decoração da inauguração da sua loja infantil aposte em balões de diferentes cores, crie um ambiente interativo, em que as crianças possam brincar ou interagir com alguns produtos, coloque faixas indicando a inauguração da loja. Desta forma, você deixará claro que se trata de um evento diferenciado que merece ser conferido.

3. Prepare experiências únicas para a inauguração da loja infantil

Conseguir oferecer aos clientes uma experiência única é algo que pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. Isso porque quando você consegue despertar a emoção das pessoas, as chances dela se lembrar da sua loja e da sua marca são muito maiores.

Então, apostar no marketing de experiência pode ser ideal para a inauguração da sua loja. E, com uma empresa que atende ao público infantil, você pode preparar algumas atividades mais interativas como, por exemplo, jogos ou um espaço para brincar.

Aqui o mais importante é que você ofereça um ambiente seguro, que as crianças possam aproveitar para se divertir, se necessário, crie espaços para diferentes faixas etárias. Para isso, garanta que os brinquedos sejam adequados para a faixa etária proposta. 

Outro ponto ao qual você precisa ficar atento é com relação à monitoria das crianças. É preciso ter uma ou mais pessoas de olho na criançada e pronta para ajudar caso aconteça alguma coisa. Uma coisa é certa, ao verem as crianças felizes e seguras, os pais também ficarão agradecidos.

4. Não se esqueça dos brindes

Quando falamos em deixar a sua marca na memória dos consumidores, muitas ferramentas podem ser utilizadas. Como já falamos nos itens anteriores, a música é uma poderosa aliada para isso, ter um ambiente lúdico e um local que as crianças possam aproveitar também. Entretanto, você ainda pode apostar nos brindes.

Para que o brinde consiga cumprir o seu papel ele precisa de útil, ou seja, algo que os clientes utilizarão no dia a dia. No caso de crianças, pode ser um jogo de lápis de colorir, cartilhas educativas, livros de histórias, giz de cera e assim por diante.

Ainda, você pode deixar a criança escolher o brinde da inauguração da loja que ela quer levar para casa. Desta forma você garante que ela escolherá algo que realmente goste e que vá utilizar.

5. Aproveite o evento para divulgar a sua loja

A comunicação com o cliente é algo que deve ser pensado desde antes da inauguração da loja infantil. Manter os consumidores atualizados de tudo o que acontece na sua loja é algo que te ajudará a conquistar clientes e fidelizá-los.

Por isso, não se esqueça de registrar a inauguração da loja, colher depoimento de clientes e circular esses vídeos e fotos. Assim, você mostrará tudo o que a sua loja tem a oferecer e como ela se destaca da concorrência.

Vale a pena dizer que as pessoas que aparecem nas imagens devem autorizar que a sua imagem seja reproduzida, principalmente quando se trata de crianças. Portanto, caso você faça isso, certifique-se de ter a autorização dos pais, de preferência por escrito.

Gostou das nossas dicas de como preparar a sua loja infantil para a inauguração? Então confira outras dicas no nosso blog para começar o seu negócio com o pé-direito.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 ideias criativas para inauguração de loja

Preparar algo criativo para a inauguração da sua loja nem sempre é tarefa fácil. Afinal, a cada ideia que surge você sente que não é boa o bastante ou que alguém já fez isso, certo? Mas, a verdade é que você pode, sim, preparar algo criativo para esse importante momento da sua loja. Inclusive, o…

Por Nayara Santos em 18.04.2023

Saiba como utilizar o geomarketing no varejo da melhor forma

A tecnologia é uma grande aliada do varejo, já que cada vez mais surgem novidades atrativas que são capazes de trazer sucesso à sua loja. Uma dessas inovações é o geomarketing. Você já ouviu falar nele? Também chamado de marketing por geolocalização, ele consiste em veicular campanhas digitais com foco em impactar pessoas de determinados…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Locutor virtual: crie sua locução agora

O locutor virtual pode ser a ferramenta que faltava para melhorar a comunicação com os seus clientes, tornando-a mais eficaz e atraente. Isso sem falar na autonomia e rapidez que você encontra ao investir nessa estratégia. Para você ter uma ideia, 70% das decisões de compras são tomadas quando o cliente está na loja. Isso…

Por Nayara Santos em 11.02.2025

Entenda o que é cliente estratégico no varejo e como identificá-lo

Você sabe como identificar o que é cliente estratégico no varejo? Realmente essa não é uma tarefa fácil, pois existem consumidores de diferentes perfis necessidades e que estão em diferentes etapas na jornada de compra. Alguns estão buscando por informações antes de adquirir algum produto. Outros já pesquisaram por soluções e estão dispostos a comprar…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Marketing para varejo: Bom ambiente de compra

Existem diferentes estratégias de marketing para varejo que podem ser desenvolvidas para proporcionar um bom ambiente de compras para os clientes. Quando você consegue ser bem-sucedido nessas estratégias, você terá clientes fiéis, aumentará a retenção de clientes e ainda conseguirá atrair novos consumidores para a sua loja. Para desenvolver essas estratégias é preciso ter planejamento…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Posicionamento de marca: por que ele é tão importante para a estratégia?

O posicionamento de marca de uma empresa reflete na forma como ela é percebida não só pelos seus clientes, como também por fornecedores e outros stakeholders do negócio. Esse conceito envolve tanto a forma como eles veem a empresa quanto o modo como ela própria quer ser enxergada. Vale destacar que, quando bem-feito, pode ajudar…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Como Definir Metas de Vendas Mensais no Varejo

Saber como definir metas de vendas para a sua loja poderá fazer toda a diferença nos seus resultados, sabia? Estimar qual seria a quantidade de vendas ideal a ser atingida, quantos novos clientes podem fazer parte do programa de fidelidade, ou ainda de qual volume de vendas você quer ter para um determinado período é…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Aplicações e Tendências da IA no varejo

O varejo está passando por mudanças impulsionadas principalmente pelo crescimento da Inteligência Artificial (IA) e de suas aplicabilidades. Isso porque, ela oferece uma oportunidade única de aprimorar diferentes aspectos de seus negócios, desde o gerenciamento de estoque até a personalização da experiência do cliente.  Como um bom gestor do varejo você precisa ficar de olho…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Inauguração de loja de móveis: 5 dicas de como fazer

Se você está inaugurando uma loja de móveis, sabe que é fundamental criar uma experiência diferenciada para seus clientes. Já que a concorrência nesse ramo pode ser bastante grande, portanto, é preciso encontrar formas de se diferenciar e conquistar os consumidores. Por isso, as ações que serão realizadas na inauguração da loja deve ser muito…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos