Por Nayara Santos em 02.05.2023

Festa de inauguração de loja: 6 dicas do que não pode faltar

Por Nayara Santos em 02.05.2023

A festa de inauguração de uma loja é um momento de celebração e alegria para os empreendedores. Muitas vezes esse é o sonho que virou realidade e ele deve ser, sim, comemorado.

Mas, você tem que pensar neste evento como uma oportunidade de apresentar a sua marca para os clientes. Como esse é o primeiro contato que eles terão com a sua marca e a sua loja, você precisa se esforçar para que os clientes se lembrem de você.

Com tanta coisa para pensar na inauguração da loja, preparamos esse artigo com dicas do que não pode faltar na sua festa. Confira quais são, coloque-as em prática e faça a sua loja ser um grande sucesso. Boa leitura!

Não deixe faltar na festa de inauguração da sua loja

1. Festa tem que ter música

Como falamos, a festa de inauguração da sua loja é um momento de celebração. E, como toda festa, precisa ter música. Afinal, ela ajuda a dar um clima único e diferenciado para o ambiente.

Mas, não adianta reproduzir qualquer música ou focar apenas no seu gosto musical. Muito pelo contrário, a partir de agora você precisa pensar no que agrada aos seus clientes e quais melodias ajudam a reforçar a personalidade da sua marca.

Por isso, você precisa preparar uma trilha sonora especial para a festa de inauguração. E ela deve ser capaz de unir todas as outras estratégias de marketing que você pensou para esse momento.

Assim, você cria o ambiente diferenciado que você quer, fazendo com que o cliente perceba isso e não te confunda com a concorrência. Vale a pena dizer que essa estratégia deve continuar fazendo parte da sua empresa, já que a música é uma poderosa aliada.

Com a trilha sonora certa você consegue não apenas aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, como também aumentar a produtividade da sua equipe, vender mais e influenciar o ritmo de compras dos clientes.

Ficou interessado em criar uma identidade sonora para a sua marca desde a inauguração da loja? Então confira o nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

2. A decoração importa

Assim como a música, a decoração é uma parte importantíssima da festa de inauguração da sua loja. Isso porque ela ajuda a criar uma atmosfera mais agradável e a trazer o cliente para mais perto da sua marca.

Sem falar que você pode soltar a criatividade e preparar uma festa temática, focada na exposição dos produtos que você irá vender. Por exemplo, uma loja de produtos fitness pode decorar o ambiente da festa como se fosse uma academia. 

E, se você quiser dar um toque ainda mais especial, o dressing code pode ser roupas de exercícios. Sem dúvida alguma, as pessoas que participarem do evento se lembrarão da sua marca.

3. Prepare um cardápio temático

Bom, você já tem uma playlist exclusiva e uma decoração temática para a festa de inauguração da loja. Portanto, o cardápio deve acompanhar esses outros elementos da festa, não é mesmo?

Uma excelente alternativa para seguir a linha temática é incluir no cardápio itens que combinem com a imagem que a sua marca terá. Por exemplo, uma loja de produtos naturais deve ter produtos orgânicos, ou minimamente processados.

Ou então, uma loja de produtos fitness pode apostar em comidas proteicas, com receitas que levem pouco açúcar e sejam pouco calóricas. Até mesmo uma loja de games pode preparar guloseimas decoradas em forma de console ou de controles.

Esses detalhes podem fazer toda a diferença na ambientação da festa e os clientes se lembram disso. Apenas fique atento ao fato de que, se a festa for na sua loja para não manchar peças de roupas, ou danificar os produtos.

4. Distribuía produtos e vale compras

A festa de inauguração da loja é quando os consumidores conhecerão a sua marca. Portanto, eles ainda não sabem das vantagens e benefícios de comprar com você. Ou mesmo podem não saber se todos os produtos que você vende.


Por isso, uma excelente estratégia para estimular a compra desde a inauguração da loja é com a distribuição de vale compras ou mesmo de produtos. Essa distribuição pode ser feita através de sorteios dentre os participantes do evento.

Ainda, você pode distribuir brindes do evento e eles podem incluir amostras grátis de produtos ou mesmo miniaturas. Essa pode ser uma opção bem vantajosa para perfumarias, por exemplo.

5. Se comunique bem com os consumidores

Esse também é o momento perfeito para você contar aos consumidores porque a sua loja é diferente da concorrência. E essa comunicação vai depender muito de como o evento será organizado.

Por exemplo, em eventos maiores, em que você tenha um mestre de cerimônias, ele pode fazer uma entrevista com você. Ou então, caso a festa seja na sua loja, você pode usar os anúncios na rádio personalizada.

Esses anúncios podem ser sobre as principais características da marca, as promoções que você planejou para a inauguração, plataformas de compras que o cliente pode utilizar e assim por diante.

Vale a pena dizer que a forma como a comunicação será feita pode ser planejada para antes da inauguração. Isso significa que você pode começar a divulgar a festa nas suas redes sociais, fazendo anúncios pagos. Assim, você cria um certo buzz que deixará as pessoas curiosas sobre a sua loja e marca.

6. Exiba os produtos que você vende

As pessoas que irão à sua festa de inauguração provavelmente estarão curiosas também sobre o que a sua marca tem para oferecer, ou seja, quais produtos você vende. Por isso, separe alguns produtos, aqueles que serão um grande sucesso ou que você já saiba que possui uma grande procura.

Esses itens devem estar em destaque na festa, não importa se ela acontecerá na sua loja ou em outro ambiente. Por exemplo, uma loja de roupas deve exibir manequins com alguns modelos. Desta forma você poderá começar a influenciar o cliente a comprar com você.

Pronto para colocar as nossas dicas em prática e preparar uma festa de inauguração de loja incrível? Confira outras dicas para esse importante momento da sua empresa no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

10 textos para propaganda de loja de artigos esportivos, confira

Ter ideias de textos para propaganda pode ajudar a atrair clientes e aumentar as vendas na sua loja de artigos esportivos. Por isso, é fundamental para todo gestor varejista ficar de olho nas novidades e em ideias para se inspirar. Pensando nisso, nós criamos esse artigo com algumas dicas de textos de propaganda que você…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Nosso CEO estará no Assinaturas Day

No dia 08 de Junho será realizada a 6º edição do Assinaturas Day o maior evento oficial dos empreendedores de assinaturas e Saas no país. Nosso CEO, o Casanova, estará lá com outros grandes empreendedores, a Beatriz Nantes da Empiricus, o Leandro Vieira do Administradores.com e o Sandro Magaldi do MeuSucesso contando seus cases e discutindo sobre as novas tendências,…

Por Nayara Santos em 15.05.2017

Nomes para loja virtual: 60 exemplos para se inspirar

Assim como acontece com qualquer empresa do varejo, a escolha do nome também é essencial para ter uma loja virtual de sucesso. Isso porque, um nome bem pensado ajuda os clientes a lembrar da marca, a transmitir ao cliente qual é o seu produto, pode melhorar a comunicação com o seu cliente e até mesmo…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Você sabe como se preparar para as datas importantes para o varejo? Descubra aqui!

Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, além de tantas outras datas, são importantíssimas para o varejo. Afinal, durante as celebrações, milhares de empresas em todo o planeta enxergam esses momentos como pequenas janelas de oportunidade para chamar a atenção do consumidor e lucrar mais. Entretanto, para explorar essa sazonalidade com sucesso,…

Por Nayara Santos em 28.08.2023

Conheça 8 dicas de pós-venda no varejo

Como estão as suas estratégias de pós-venda no varejo? Se você tem atuado ativamente no mercado nos últimos anos, certamente vai responder que tem trabalhado bastante em suas ações. Ainda não tem nenhuma estratégia focada nessa importante etapa da jornada de compras? Então esse é o momento de mudar isso. Se preocupar com o pós-venda…

Por Nayara Santos em 18.05.2020

A importância do marketing em lojas de materiais de construção

Você, gestor de uma loja de materiais de construção, dá importância para as estratégias de marketing? Sabe como essas estratégias podem te ajudar a atrair clientes e fidelizá-los? Ainda, entende porque essas estratégias podem ajudar a sua loja a ser vista como uma autoridade no ramo? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

30 ideias de nomes para loja de carros, confira

Vai abrir uma loja de carros e está sem ideias para o nome? Essa é uma questão bastante importante ao iniciar qualquer empreendimento, já que o nome ajuda a atrair a atenção do cliente e faz com que ele memorize a sua marca. Além disso, o nome também ajuda a reforçar a identidade da sua…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como Precificar um Produto em uma Loja de Varejo?

Saber como precificar um produto corretamente pode ser um dos maiores desafios para quem tem uma loja de varejo. Implementar valores no que está sendo comercializado é uma estratégia em qualquer negócio, pois é a partir disso que uma empresa consegue se manter lucrativa e competitiva ao mesmo tempo. Entretanto, engana-se quem pensa que precificar…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Como fazer o lançamento da coleção de primavera: 4 ideias para se inspirar

À medida que as estações mudam, não são apenas as paisagens que se transformam, as tendências de compra do seu público também passam por mudanças significativas. A primavera é sinônimo de renovação, vitalidade e novos começos, por isso, tanto a sua coleção, quanto a sua loja deverão refletir isso. Então que tal aproveitar esse clima…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos