Por Nayara Santos em 13.10.2021

Como fazer queima de estoque no varejo: veja o passo a passo

Por Nayara Santos em 13.10.2021

O varejista que sabe como fazer a queima de estoque provavelmente terá um bom retorno financeiro. Entretanto, engana-se quem pensa que basta reduzir os preços dos produtos para ter sucesso. A queima de estoque envolve um bom planejamento.

Todo varejista sabe que mercadoria parada no estoque é sinônimo de dinheiro parado e até mesmo de prejuízo. Por isso, movimentar o estoque é essencial para garantir um bom capital de giro para a sua empresa e para abrir espaço para novos produtos.

Por isso, fizemos esse artigo com todos os passos para conseguir planejar uma queima de estoque efetiva e ainda obter lucros com isso. Confira!

Passo a passo para fazer a queima de estoque

1. Saiba o momento certo de fazer a queima de estoque

Escolher o momento certo para fazer a queima de estoque é o primeiro passo para obter sucesso com essa estratégia. Em algumas datas comemorativas os clientes estão mais dispostos a gastar mais, como é o caso do Natal, Dia das Mães, Black Friday, dentre outros. Por outro lado, em certos momentos é preciso vender aqueles itens que sobraram dessas datas.

Aproveite essa inclinação para comprar mais para conseguir vender os produtos parados no estoque. Os clientes com certeza irão aproveitar, seja para agradar aqueles que amam, ou apenas para aproveitar a oportunidade de comprar algum produto gastando menos.

2. Escolha os produtos que farão parte da queima de estoque

O próximo passo na busca de como fazer a queima de estoque é escolher quais os produtos que farão parte da liquidação. Nem sempre compensa reduzir o preço de um item apenas para aumentar as vendas dele. 

Por exemplo, se a margem de lucro for pequena, a redução pode fazer com que você fique no zero-a-zero. Ou seja, não tenha lucro nenhum com aquela venda, ou mesmo fique no prejuízo. 


Outro ponto importante é que você precisa identificar quais são os produtos parados no estoque. Aqueles que tiveram pouca saída e que, se não forem vendidos, poderão ser um sinônimo de prejuízo. Por isso, antes de fazer a queima de estoque, verifique o seu estoque e tenha certeza de quais produtos valem a pena liquidar.

3. Determine qual será o desconto

O terceiro passo de como fazer a queima de estoque no varejo envolve a precificação dos produtos. Muitos comerciantes se sentem tentados a reduzir drasticamente os preços para atrair mais clientes para a loja. Entretanto, antes de sair anunciando a promoção, faça os cálculos e determine exatamente o desconto que cada item poderá ter.

É imprescindível calcular o custo total de venda de cada produto, que inclui não apenas o custo de fabricação ou compra, mas também impostos, salário dos funcionários, aluguel da loja, custos com marketing, dentre outros. Desta forma você saberá exatamente de quanto poderá abrir mão para vender aquele item.

Além disso, é fundamental que as regras da queima de estoque sejam claras para evitar problemas futuros. Por exemplo, se você decidir fazer descontos progressivos, ou seja, quanto mais peças o cliente levar, mais desconto ele terá, então isso precisa ficar claro tanto nas campanhas publicitárias quanto na loja. Se apenas alguns produtos fazem parte dessa campanha, eles devem estar identificados com etiquetas diferentes, ou mesmo em uma seção separada na sua loja.

4. Determine a duração da queima de estoque

A queima de estoque não pode durar para sempre, portanto, ao planejar a liquidação da sua loja determine qual será a duração dela. Afinal de contas, não há nada que deixe o cliente mais desconfiado do que sentir que foi lesado de alguma forma. Por exemplo, se você anunciar a promoção em cima da hora, com apenas alguns dias de duração.

Ainda é preciso dizer que em muitos casos, a duração da liquidação é enquanto durarem os estoques, e isso precisa ficar claro. Desta forma o cliente saberá que, se ele demorar para aproveitar os bons preços que ele correrá o risco de ficar sem o produto que deseja.

Independentemente da duração que você escolher, o mais importante é ser claro e objetivo com o cliente.

5. Divulgação é essencial

Não há nenhuma liquidação de sucesso sem a divulgação adequada. Por isso, faça um bom planejamento de como será a campanha publicitária para a queima de estoque da sua loja. 

Lembre-se que você precisa saber onde o seu cliente está e se comunicar diretamente com ele. Isso pode ser feito de diversas formas, como utilizando as redes sociais, fazendo anúncios pagos em diferentes plataformas, através de parcerias com outros varejistas e mesmo na rádio interna da sua loja

Não importa a forma como você fará, o mais importante é escolher aquela que mais combine com a sua marca, que seja financeiramente viável e capaz de atingir o seu público-alvo

6. Fidelize os clientes

Conseguir atrair os clientes para a sua loja custa caro, inclusive se esses forem clientes novos. Por isso, invista na fidelização dos clientes que visitarem a sua loja. Ter vendedores bem treinados e capacitados para oferecer um bom atendimento é um primeiro passo para isso.

Entretanto, você também poderá investir em diferentes ações do marketing sensorial para proporcionar aos seus clientes um bom ambiente de compras. Tais como a aromatização da loja, ter uma playlist que combine com a sua marca e seja agradável aos seus clientes, iluminação adequada da loja, dentre outros. Para saber mais como encantar os seus clientes, confira o nosso Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?.

7. Analise os resultados

Por último, mas longe de ser o item menos importante do passo a passo de como fazer queima de estoque no varejo, está a análise dos resultados. Essa é a melhor forma de você saber se a estratégia adotada funcionou e foi capaz de atrair mais clientes e de aumentar as vendas dos produtos em promoção. Essa análise servirá de base para o planejamento das próximas ações da sua loja.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça os principais benefícios das vendas por aplicativo

As vendas por aplicativo já se tornaram uma estratégia para uma considerável parcela do mercado varejista, e isso não é para menos. Para que tenha uma ideia, 78% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online via aplicativo, de acordo com o relatório global realizado pela Worldpay. Essa larga preferência se dá por diversos motivos, entre…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

40 textos de propaganda para a Black Friday, aumente suas vendas!

 Conhecer os textos certos para preparar as propagandas para a Black Friday pode ser sinônimo de loja cheia e aumento nas vendas. Entretanto, nem sempre é fácil ser criativo e encontrar inspiração, não é mesmo?  A Black Friday é, sem dúvida, uma das principais datas no calendário do varejo. Afinal, esse é o momento…

Por Nayara Santos em 23.09.2025

4 ideias de como aumentar suas vendas com criatividade

É natural que você, gestor do varejo, busque formas de aumentar as suas vendas com criatividade. Afinal, você quer que a sua loja e a sua marca se destaquem da concorrência e atraiam mais a atenção do cliente. Neste momento, ser criativo pode ser um grande diferencial e trazer uma vantagem competitiva para as suas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Calendário editorial: passo a passo para criar o da sua empresa

Você já sentiu que o seu trabalho estava desorganizado? No meio profissional essa situação é mais comum do que muitas pessoas pensam e contar com um calendário editorial é capaz de ajudá-lo a se reorganizar. O calendário editorial é uma estratégia simples, mas que costuma ser muito eficaz e que possibilita alcançar sucesso em marketing…

Por Nayara Santos em 14.01.2020

Comunicação visual para lojas: aprenda como fazer

Ter uma boa comunicação na loja é algo que pode fazer com que você se destaque da concorrência. Isso porque, ela ajuda a tornar o ambiente de compras único e facilita a compra do cliente, permitindo que ele encontre o que procura mais facilmente. Com isso, você poderá não apenas ter clientes mais satisfeitos, aumentando…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Inteligência artificial no varejo: entenda como ela pode ser aplicada na área

A transformação digital no setor de varejo vem ocorrendo há anos. Aumentou a velocidade, a eficiência e a precisão em todos os ramos de negócio, graças, em grande parte, aos dados avançados e sistemas de análise preditiva que estão ajudando as empresas a tomar decisões orientadas por dados. Nenhuma dessas ideias seria possível sem a…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Branding no Varejo: 5 dicas essenciais para ter sucesso

O branding no varejo provavelmente é uma das principais formas de fazer com que a sua marca fique na lembrança do consumidor. É através dele que você consegue deixar uma marca na mente dos clientes, trazendo mais do que imagens visuais, mas também despertando sensações quando eles pensam na sua marca. Apesar disso, nem todo…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Quais Equipamentos para Mídia Indoor são Necessários para Começar?

Independentemente do alcance que deseja para o projeto, saiba que o meio mais utilizado hoje em dia, certamente é o digital. Contudo, conheça os hardwares básicos que envolvem os principais equipamentos para mídia indoor: 1.Telas Feitos especialmente para o uso de mídia indoor, os monitores profissionais LFD — Large Format Display — são os modelos…

Por Nayara Santos em 02.01.2019

11 Dicas para se diferenciar no varejo online

O comércio vendas online é a tendência para o futuro e por isso, há uma grande competitividade em todos os setores, o que exige que os empreendedores adotem técnicas para se destacar e assim buscar o sucesso. Sobressair à concorrência e ter um negócio lucrativo que tenha clientes fiéis é um objetivo de qualquer empreendimento…

Por Nayara Santos em 17.03.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos