Por Nayara Santos em 10.06.2021

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

Por Nayara Santos em 10.06.2021

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o check out o atendimento não for bom.

Por isso, se você está procurando formas ideais de montar o check out do seu supermercado, este artigo é para você. Nele você vai saber sobre a importância dessa área do PDV e ainda daremos passos úteis e que você possa aplicar facilmente no dia a dia da sua loja. Boa leitura!

Como montar um check out ideal para o seu supermercado

Conheça a seguir as principais ações que você pode tomar para ter um check out que auxilia no aumento das vendas e participa ativamente da fidelização dos clientes do seu supermercado.

Aproveite para aumentar as suas vendas

O check out do supermercado é um local em que as pessoas ficam aguardando na fila para pagar pelas compras e que pode ser utilizado estrategicamente para aumentar as vendas da sua loja.

O ideal é escolher os produtos que serão expostos nesta parte do PDV, geralmente itens de consumo rápido e que podem ser comprados de forma impulsiva pelo consumidor. Por isso, é comum encontrarmos chicletes, balas, chocolates, bebidas (sucos, refrigerantes e energéticos). Além dos produtos alimentícios, é muito comum encontrar revistas de diferentes tipos, ou mesmo produtos como isqueiros, pilhas e canetas.

Aqui vale uma dica importante, as bebidas devem ser expostas em algum tipo de refrigerador. Assim, o cliente sentirá mais vontade de comprar uma bebida gelada do que se ela estiver à temperatura ambiente. Por isso, ao planejar o layout do check out, inclua algumas geladeiras, de acordo com o espaço disponível que você tiver no seu supermercado.

Organização do check out

Provavelmente você já passou pela experiência de passar por um caixa de supermercado que estivesse totalmente desorganizado, com as prateleiras vazias ou com itens fora do lugar. Ver as prateleiras assim desencoraja qualquer cliente a procurar algo. 


Além disso, também acaba passando a impressão de que o supermercado está desorganizado. Afinal de contas, não há reposição ou mesmo nenhum funcionário responsável por manter o local em ordem.

Por isso, é importante designar algum funcionário para ficar de olho na organização do check out e manter sempre as prateleiras cheias e organizadas.

Deixe espaço para a fila

Não tem nada mais desagradável do que ter que ficar esperando para passar pelo caixa em um local apertado e que não cabem todos os clientes. Por isso, planejamento é fundamental para garantir o mínimo de espaço para os seus clientes. 

Ainda, é importante ter espaço para que os clientes possam ver os itens que estão nas prateleiras do check out, afinal de contas, se eles não conseguem ver os itens, eles não terão interesse em comprá-los. Vale lembrar também que, devido à pandemia, a regra agora é o distanciamento social, portanto, o espaço entre clientes se tornou ainda mais importante.

Desta forma, por mais que você queira aproveitar o espaço do supermercado ao máximo, para expor o maior número de produtos possível, repense o layout da loja e deixe um espaço reservado para que as filas possam se formar sem aglomeração.

Caixas tradicionais x caixas autoatendimento

A tecnologia dos caixas de autoatendimento tem revolucionado o check out dos supermercados pelo mundo afora. Isso porque, depois que aprendem a usar, muitos clientes abandonam complementarmente os caixas tradicionais.

Se você já teve a oportunidade de testar essa maravilha da tecnologia, provavelmente já deve ter pensado em implementar alguns caixas de autoatendimento no seu supermercado. Mas, se você está na dúvida, nós vamos esclarecer alguns pontos sobre o seu funcionamento.

Você pode aproveitar melhor o espaço já que um caixa convencional ocupa o lugar de cerca de 4 caixas de autoatendimento. Sem falar que, como o cliente será o responsável por passar os produtos no leitor de código de barras, você não vai precisar ter um funcionário por caixa. Será preciso apenas ter um funcionário para auxiliar os clientes que tenham alguma dúvida na hora de operar a máquina ou mesmo no caso de possíveis problemas na leitura de código de barras ou pesagem de produtos. Ainda, é possível organizar pequenas prateleiras e aumentar as vendas da mesma forma, sem nenhum prejuízo nesse sentido.

É importante dizer que, por mais que esses caixas sejam muito bons, talvez você queira manter um ou dois caixas convencionais, para aqueles clientes que fazem questão de passar neles ao invés de aproveitar a tecnologia. Lembre-se também que, o autoatendimento pode ser um diferencial do seu negócio, atraindo novos clientes e até mesmo fazendo com que você se destaque da concorrência.

Treinamento dos operadores de caixa

Para garantir ao cliente uma boa experiência de compra, é fundamental que os operadores de caixa ofereçam um bom atendimento. Claro que, muitas pessoas são naturalmente simpáticas, educadas e prestativas. Entretanto, é possível que essas habilidades sejam aprendidas.

Por isso, é essencial que você inclua um programa de treinamento para operadores de caixa recém-contratados. Assim o operador pode aprender tudo sobre o funcionamento do supermercado, dos cartões que são aceitos, dos possíveis descontos que podem ser aplicados e sobre o sistema de caixa. É essencial incluir ainda técnicas de vendas, e de bom atendimento.

Ainda, os operadores de caixas mais antigos também devem passar por um programa de reciclagem periodicamente. Desta forma, você faz com que eles relembrem alguns procedimentos e algumas técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia com o cliente. 

O check out do supermercado é apenas uma das áreas importantes do PDV que podem te auxiliar a ter melhores resultados. Por isso, se você quiser mais dicas de como aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os clientes que já conhecem a sua marca, navegue agora o nosso blog e confira os nossos artigos.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Supermercado gourmet: entenda o que é essa nova tendência

Já ouviu falar em supermercado gourmet? Sabe o que isso significa? Como essa nova tendência vai influenciar na forma como os clientes enxergam o seu supermercado? Será que isso poderá afetar o modo como os consumidores compram? Essa pode ser uma oportunidade de negócio? Para te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência do…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Marketing para Supermercados: 13 ações para aumentar as vendas

 Você consegue citar quais são as estratégias de marketing que está usando no seu supermercado? Sabe quais são melhores para atrair novos clientes? Ou mesmo aquelas que devem ser implementadas para fidelizar quem já conhece a sua loja? Ainda, quais ações têm feito para aumentar a visibilidade do supermercado? Se respondeu “não” para alguma…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

Dia do Consumidor no supermercado: 12 dicas para se preparar e vender mais

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma daquelas grandes datas do varejo que o gestor supermercadista pode aproveitar para vender mais. Entretanto, para conseguir realmente ter sucesso neste período, será necessário fazer mais do que simplesmente anunciar ofertas.  Lembre-se que o cliente será bombardeado por ofertas de diferentes lojas do varejo…

Por Nayara Santos em 20.02.2025

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

 Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio.  Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

E-commerce no supermercado: veja os principais desafios

O e-commerce no supermercado pode ser uma forma de melhorar as suas vendas. Isso ficou evidente nos últimos anos devido à pandemia pelo novo coronavírus. Com as restrições de movimentação e lojas físicas fechadas, as pessoas passaram a fazer compras online. Inclusive, esse foi o momento em que muitos brasileiros compraram em uma loja virtual.…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Como gerenciar um supermercado? Conheça 10 pontos importantes

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado. Fazer uma boa gestão é um dos grandes desafios para os donos e gestores de qualquer negócio, afinal de contas, você quer ter um empreendimento de sucesso, certo? Assim como em outras áreas, para conseguir fazer uma boa gestão existem…

Por Nayara Santos em 16.11.2020

Padaria em supermercado: veja as vantagens e aprenda a montar uma

Quem consegue resistir ao cheiro de pão quentinho saindo do forno? Só de pensar a gente já começa a salivar, certo? É justamente por isso que montar uma padaria em supermercado pode ser um excelente negócio e uma forma de aumentar os seus lucros. Isso porque, nas padarias os clientes poderão encontrar diversos itens que…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Pet shop no supermercado: 5 produtos essenciais

O Brasil possui um mercado pet gigante, sendo o segundo maior do mundo. Por isso, ter um pet shop no supermercado pode ser, no mínimo, uma ideia bastante interessante para atrair a atenção dos seus clientes. Entretanto, para que essa estratégia funcione é fundamental ficar atento ao mix de produtos. Isso mesmo, a escolha dos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos