Por Nayara Santos em 10.06.2021

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

Por Nayara Santos em 10.06.2021

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o check out o atendimento não for bom.

Por isso, se você está procurando formas ideais de montar o check out do seu supermercado, este artigo é para você. Nele você vai saber sobre a importância dessa área do PDV e ainda daremos passos úteis e que você possa aplicar facilmente no dia a dia da sua loja. Boa leitura!

Como montar um check out ideal para o seu supermercado

Conheça a seguir as principais ações que você pode tomar para ter um check out que auxilia no aumento das vendas e participa ativamente da fidelização dos clientes do seu supermercado.

Aproveite para aumentar as suas vendas

O check out do supermercado é um local em que as pessoas ficam aguardando na fila para pagar pelas compras e que pode ser utilizado estrategicamente para aumentar as vendas da sua loja.

O ideal é escolher os produtos que serão expostos nesta parte do PDV, geralmente itens de consumo rápido e que podem ser comprados de forma impulsiva pelo consumidor. Por isso, é comum encontrarmos chicletes, balas, chocolates, bebidas (sucos, refrigerantes e energéticos). Além dos produtos alimentícios, é muito comum encontrar revistas de diferentes tipos, ou mesmo produtos como isqueiros, pilhas e canetas.

Aqui vale uma dica importante, as bebidas devem ser expostas em algum tipo de refrigerador. Assim, o cliente sentirá mais vontade de comprar uma bebida gelada do que se ela estiver à temperatura ambiente. Por isso, ao planejar o layout do check out, inclua algumas geladeiras, de acordo com o espaço disponível que você tiver no seu supermercado.

Organização do check out

Provavelmente você já passou pela experiência de passar por um caixa de supermercado que estivesse totalmente desorganizado, com as prateleiras vazias ou com itens fora do lugar. Ver as prateleiras assim desencoraja qualquer cliente a procurar algo. 


Além disso, também acaba passando a impressão de que o supermercado está desorganizado. Afinal de contas, não há reposição ou mesmo nenhum funcionário responsável por manter o local em ordem.

Por isso, é importante designar algum funcionário para ficar de olho na organização do check out e manter sempre as prateleiras cheias e organizadas.

Deixe espaço para a fila

Não tem nada mais desagradável do que ter que ficar esperando para passar pelo caixa em um local apertado e que não cabem todos os clientes. Por isso, planejamento é fundamental para garantir o mínimo de espaço para os seus clientes. 

Ainda, é importante ter espaço para que os clientes possam ver os itens que estão nas prateleiras do check out, afinal de contas, se eles não conseguem ver os itens, eles não terão interesse em comprá-los. Vale lembrar também que, devido à pandemia, a regra agora é o distanciamento social, portanto, o espaço entre clientes se tornou ainda mais importante.

Desta forma, por mais que você queira aproveitar o espaço do supermercado ao máximo, para expor o maior número de produtos possível, repense o layout da loja e deixe um espaço reservado para que as filas possam se formar sem aglomeração.

Caixas tradicionais x caixas autoatendimento

A tecnologia dos caixas de autoatendimento tem revolucionado o check out dos supermercados pelo mundo afora. Isso porque, depois que aprendem a usar, muitos clientes abandonam complementarmente os caixas tradicionais.

Se você já teve a oportunidade de testar essa maravilha da tecnologia, provavelmente já deve ter pensado em implementar alguns caixas de autoatendimento no seu supermercado. Mas, se você está na dúvida, nós vamos esclarecer alguns pontos sobre o seu funcionamento.

Você pode aproveitar melhor o espaço já que um caixa convencional ocupa o lugar de cerca de 4 caixas de autoatendimento. Sem falar que, como o cliente será o responsável por passar os produtos no leitor de código de barras, você não vai precisar ter um funcionário por caixa. Será preciso apenas ter um funcionário para auxiliar os clientes que tenham alguma dúvida na hora de operar a máquina ou mesmo no caso de possíveis problemas na leitura de código de barras ou pesagem de produtos. Ainda, é possível organizar pequenas prateleiras e aumentar as vendas da mesma forma, sem nenhum prejuízo nesse sentido.

É importante dizer que, por mais que esses caixas sejam muito bons, talvez você queira manter um ou dois caixas convencionais, para aqueles clientes que fazem questão de passar neles ao invés de aproveitar a tecnologia. Lembre-se também que, o autoatendimento pode ser um diferencial do seu negócio, atraindo novos clientes e até mesmo fazendo com que você se destaque da concorrência.

Treinamento dos operadores de caixa

Para garantir ao cliente uma boa experiência de compra, é fundamental que os operadores de caixa ofereçam um bom atendimento. Claro que, muitas pessoas são naturalmente simpáticas, educadas e prestativas. Entretanto, é possível que essas habilidades sejam aprendidas.

Por isso, é essencial que você inclua um programa de treinamento para operadores de caixa recém-contratados. Assim o operador pode aprender tudo sobre o funcionamento do supermercado, dos cartões que são aceitos, dos possíveis descontos que podem ser aplicados e sobre o sistema de caixa. É essencial incluir ainda técnicas de vendas, e de bom atendimento.

Ainda, os operadores de caixas mais antigos também devem passar por um programa de reciclagem periodicamente. Desta forma, você faz com que eles relembrem alguns procedimentos e algumas técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia com o cliente. 

O check out do supermercado é apenas uma das áreas importantes do PDV que podem te auxiliar a ter melhores resultados. Por isso, se você quiser mais dicas de como aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os clientes que já conhecem a sua marca, navegue agora o nosso blog e confira os nossos artigos.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como abrir um supermercado? Aprenda em 14 passos

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e a área da alimentação torna-se uma grande oportunidade para quem deseja empreender. Isso ocorre porque essa é uma das poucas áreas que são pouco ou nem sequer afetadas pelas crises econômicas. Afinal de contas, as pessoas precisam continuar se alimentando e essa é uma…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais…

Por Nayara Santos em 04.09.2020

Radio indoor para supermercados: conheça os diferenciais

Você sabia que ter uma rádio indoor no seu supermercados pode trazer inúmeros benefícios? Eles vão desde oferecer um ambiente mais agradável e descontraído para o cliente, até ser uma poderosa ferramenta de comunicação. Esses são pontos essenciais para conseguir se destacar da concorrência, que convenhamos, não é pouca. Neste caso, cada detalhe conta e…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

Projeto de supermercado pequeno: veja como fazer em 8 passos

Sempre desejou montar o seu próprio mercado, mas não sabe por onde começar? Mesmo sendo um projeto de supermercado pequeno, é necessário planejar todas as etapas do empreendimento, começando pelo plano de negócios. Empresas bem-sucedidas geralmente são aquelas que conseguem se planejar desde o início para evitar diversos contratempos, imprevistos e prejuízos financeiros. O planejamento…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como organizar as prateleiras de supermercado: veja 12 dicas

 Saber como organizar as prateleiras de supermercado é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso do seu estabelecimento. Isso porque, quando bem planejada, a organização ajuda a melhorar as vendas e até mesmo a fidelizar os clientes. Afinal, as pessoas podem ser influenciadas a comprar, de acordo com a forma…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Supermercado orgânico: entenda os diferenciais e como montar um

O mercado de produtos orgânicos vem ganhando cada vez mais espaço, sendo que no Brasil já existem mais de 15 mil propriedades certificadas. Por isso, abrir um supermercado orgânico, que venda exclusivamente produtos deste tipo pode ser um bom negócio. Além disso, os consumidores estão cada vez mais preocupados em como os itens consumidos são…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

O que faz a prevenção de perdas em supermercados? Descubra aqui

Uma das coisas fundamentais que todo gestor de supermercados deve saber é o que faz a prevenção de perdas. Afinal de contas, ninguém começa ou abre um negócio esperando perder dinheiro, certo? Também faz parte do trabalho do gestor entender quais são os objetivos e responsabilidades da prevenção de perdas. Além disso, conhecer quais são…

Por Nayara Santos em 10.12.2020

11 Campanhas de Natal para supermercados: aumente o movimento da loja

Conseguir criar campanhas de Natal para supermercados que sejam criativas e capazes de atrair a atenção do cliente é um verdadeiro desafio. Afinal, essa é uma das datas mais importantes do varejo e simplesmente todas as lojas estarão oferecendo vantagens para os consumidores. Além disso, os varejistas frequentemente querem fazer algo completamente novo e fugir…

Por Nayara Santos em 25.09.2025

Características do setor supermercadista: conheça as principais

Cada setor do varejo possui as suas particularidades, sendo fundamental conhecê-las antes de começar um empreendimento. Somente através do conhecimento de como cada setor funciona e quais os principais desafios que você irá enfrentar, é que você poderá se preparar para eles. Por isso, se você vai abrir um supermercado ou está considerando essa possibilidade,…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos