Por Nayara Santos em 03.08.2021

Reclamação dos alunos, como lidar com elas?

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Seus alunos reclamam das músicas da academia? Saiba como lidar com isso!

Não importa o que você faça para agradar seus alunos, as reclamações sobre as músicas da academia continuam? Então, você precisa ler esse artigo e aprender a lidar com essa situação da melhor maneira possível.

Porque prestar atenção nas reclamações?

Bom, isso é algo bem óbvio, se seus alunos estão reclamando é porque estão se sentindo incomodados, certo?

Isso pode ser extremamente prejudicial para a academia uma vez que já sabemos todos os prejuízos que a música errada pode trazer para os resultados dos alunos e, consequentemente, para os resultados da academia.

Se a música não estiver estimulante o suficiente, seus alunos perdem a performance no treino, percebem mais a dor e o esforço das atividades físicas e não conseguem realizar seus exercícios. É por isso que você precisa dar a devida atenção a esse assunto.

Atender a uma reclamação sem critério pode gerar ainda mais reclamações.


Quando um aluno reclama da música e na mesma hora a sua equipe troca a playlist para agradá-lo, isso pode ser seu primeiro fator da grande quantidade de reclamações.

Pensa comigo: 1 aluno está reclamando mas os outros 20 estão treinando no mesmo horário não disseram nada da música (o que pode indicar que, para eles, a música que estava tocando estava boa), quando você muda a música para agradá-lo você pode estar, nesse momento, passando a incomodar os outros 20.

É assim que a sequência de reclamações começa e não termina nunca, porque a cada pessoa que você tenta agradar, você desagrada todas as outras. Esse é um ciclo interminável e é exatamente isso que vejo acontecer em muitas academias por aí.

Consegue perceber o problemão que você tem nas mãos? A busca incessante de agradar um  aluno só destrói a experiência que você proporciona para os outros na sua academia.

Isso sem contar o quão prejudicial a troca de estilos músicas sem critério pode ser prejudicial para o treino do aluno que vinha seguindo uma batida eletrônica, por exemplo, e de repente começa a seguir a batida de um sertanejo, isso mexe diretamente com os ritmo dos movimentos e pode destruir a performance dos alunos.

A primeira pergunta que você vai precisar fazer é: Você quer atender a todos os alunos de maneira medíocre ou atender a grande maioria de maneira sensacional?


É preciso criar a consciência de que as pessoas são muito diferentes e vai ser impossível atender 100% dos alunos. Então, se você respondeu que prefere atender muito bem a maioria, você já está começando certo.

Porém, vai ser muito difícil atender até mesmo a maioria se você não conhecer seus alunos, por isso eu sugiro que você aplique uma pesquisa na academia. Entenda o que seus alunos adoram ouvir e o que eles odeiam, dessa maneira você pode conseguir selecionar os gêneros de maior aceitação e montar sua playlist da maneira certa.

Após a realização da pesquisa, você terá certeza que está agradando a maioria e quando receber a reclamação de 1 aluno, minha sugestão é que você diga o seguinte: “Nossas playlists são montadas com base no gosto da maioria dos nossos alunos, se você não participou de nossa última pesquisa musical, será incrível se você responder a próxima, assim, poderemos atender ao seu gosto musical também”

Desse momento em diante, os poucos alunos que tem gosto musical muito específico e diferente da maioria, saberão que terão de levar um fone para malhar com sua própria playlist e todos os outros estarão contentes e satisfeitos com o que você toca para eles.

Se você seguir essas dicas, tenho certeza que esse problema será resolvido ai na sua academia. Não esqueça de nos contar como foi a experiência de aplicar essa pesquisa e quais foram os resultados!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Passo a passo: como fazer fluxo de caixa em academias

Como fazer fluxo de caixa em academias É bastante comum que os donos de academia sejam profissionais formados em Educação Física. Na maior parte das universidades do país, nenhuma disciplina desse curso se destina a ensinar como administrar uma empresa ou fazer gestão financeira. O resultado é que os empreendedores da área têm dificuldades em alguns aspectos básicos de gestão, como…

Por Nayara Santos em 05.09.2016

ListenX no A grande Ideia do SBT

Quer ficar por dentro de como a gente funciona? Então você não pode perder essa entrevista do nosso CEO, Alexandre Casanova para o programa ” A grande Ideia ” do SBT. Aqui você vai conhecer um pouco da trajetória da ListenX . Basta clicar aqui para assistir a reportagem completa. Espero que goste. A ListenX (criadora…

Por Nayara Santos em 10.08.2015

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir É cada vez mais comum encontrar pessoas dentro das academias, buscando um corpo sarado, perda de peso e qualidade de vida. No entanto, diante da variedade de objetivos, oferecer apenas determinadas atividades na academia, como musculação e aeróbicos, demonstrou ser insuficiente para atrair os…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

4 estratégias para aumentar o lucro da sua academia

Estratégias para aumentar o lucro da sua academia: a concorrência no mercado de fitness cresceu e, para poder se firmar e aumentar o lucro de uma academia, é preciso se destacar. Não basta apenas ter planos de fidelização de 6, 9 ou 12 meses: isso todas têm. Para realmente conquistar maior público e se tornar…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dicas de campanhas para academias: arrase nos bloquinhos!

O Carnaval é um período de muita alegria e celebração. Além disso, o verão está no auge, portanto, não dá para deixar os seus alunos descuidarem dos exercícios físicos e da dieta, comprometendo todos os resultados alcançados até agora! Isso sem falar que, alguns alunos ainda estarão se preparando para ter energia e fôlego o…

Por Nayara Santos em 12.01.2024

Como fazer o recrutamento e a seleção de professores na academia?

Contar com os melhores profissionais em sua academia é essencial para que os alunos sejam bem orientados e obtenham os resultados desejados com os treinos. Afinal, ninguém gosta de pagar para treinar e não ter um bom acompanhamento, sendo apenas orientado a usar os aparelhos. Para conquistar um atendimento excelente aos alunos, no entanto, você…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

O que é CREF e CONFEF? Entenda o que esses conselhos têm a oferecer!

Você, que trabalha direta ou indiretamente com profissionais de educação física, sabe o que é o CREF e o CONFEF? Se respondeu não, então você está no lugar certo, porque aqui nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse tópico. Em muitas áreas de atuação profissional, há uma série de leis…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como Aumentar o Número de Alunos na Academia em 5 Passos

Sabemos que todo negócio enfrenta épocas de alta e baixa temporada, a chamada sazonalidade. Nas academias esse processo é ainda mais nítido, visto que no verão elas estão abarrotadas, enquanto que em períodos mais frios o público tende a ser menor. Entender como aumentar o número de alunos na academia é o maior desafio dos…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Marketing para academia: Conheça as melhores estratégias

No concorrido segmento de academias, pode ser difícil encontrar diferenciais para se destacar no mercado. É fundamental revisar seus recursos, pontos fortes e localização para ajudá-lo a desenvolver a melhor estratégia de marketing para academia. A seguir, reunimos as principais dicas para atrair mais clientes e elevar o padrão da sua marca. Você está preparado?…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos