Por Nayara Santos em 07.08.2025

Lista de produtos para montar um supermercado e vender mais

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Conhecer qual é a lista de produtos para montar um supermercado pode não ser uma tarefa muito simples. Afinal de contas, um supermercado que não possui os produtos certos ou que não consegue atender à demanda do cliente está fadado ao fracasso. Entretanto, antes de se desesperar é importante entender que os produtos vendidos em supermercados podem ser divididos em diferentes categorias.

Essa divisão em categorias facilita a tarefa de escolha e compra de produtos para você vender na sua loja. Por isso, neste artigo, iremos lhe mostrar quais são essas categorias e a lista de produtos para que você possa se planejar. Vamos lá?

Alimentos

Os primeiros itens na nossa lista de produtos para montar um supermercado são os alimentos. Esses são os produtos mais básicos em um supermercado ou mesmo em uma mercearia. Além disso, os alimentos são os produtos mais comprados e procurados.

Nesta categoria podemos incluir os produtos perecíveis e não perecíveis. Os produtos perecíveis são aqueles que perdem a sua validade mais facilmente, como carnes, frutas, legumes, grãos, dentre outros, geralmente eles exigem condições específicas de armazenamento. Os produtos não perecíveis são aqueles que podem ser armazenados por um período mais longo à temperatura ambiente.

É importante que você consiga oferecer um bom mix de alimentos e de marcas. Desta forma, você conseguirá agradar o seu cliente pela diversidade de produtos que ele irá encontrar no seu supermercado e pela possibilidade de escolher a melhor marca e a que possui o melhor preço.

Alguns alimentos que não podem faltar na sua lista de supermercado são:

  • Arroz;
  • Azeite;
  • Bolachas e biscoitos;
  • Café;
  • Chá;
  • Enlatados (atum, sardinha, milho, ervilha, etc.);
  • Extrato de tomate;
  • Farinhas e farofas;
  • Feijão;
  • Leite;
  • Macarrão;
  • Maionese;
  • Óleo;
  • Tempero pronto.

Alimentos congelados

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais interessadas em soluções práticas e rápidas para as refeições. Por isso, é importante que você também seja capaz de atender a esse público que busca praticidade. Isso pode ser feito incluindo-se uma sessão de alimentos congelados no seu supermercado.

Isso pode ser feito tanto investindo-se em freezers horizontais quanto verticais, dependendo do espaço que estiver disponível no seu supermercado. Vale ressaltar que esses equipamentos precisam ser de qualidade e capazes de manter a temperatura necessária para armazenamento dos alimentos. Os produtos que não podem faltar na sua lista de alimentos congelados são:

  • Batata palito;
  • Frango;
  • Hambúrguer;
  • Lasanha;
  • Linguiça;
  • Pão de queijo;
  • Petiscos;
  • Pizza;
  • Pratos prontos;
  • Produtos para churrasco;
  • Salsicha e salsichão;
  • Vegetais.

Hortifrúti

A próxima categoria na nossa lista de produtos para montar um supermercado são os de hortifrúti. Como os consumidores sempre procuram produtos frescos e de boa qualidade, é fundamental negociar as entregas com o fornecedor, bem como dispor de local adequado para armazenar esses produtos. As opções para hortifrúti são:

  • Frutas (banana, abacate melancia, abacaxi, mamão, manga, maçã);
  • Legumes (batata, cenoura, tomate, pimentão, beterraba, pepino);
  • Polpas de frutas congeladas;
  • Temperos (alho, cebola, cebolinha, salsa, coentro e ervas no geral);
  • Verduras (couve, alface, rúcula, couve-flor, repolho).

Frios e produtos refrigerados

Os frios e os produtos refrigerados também são itens importantíssimos no seu supermercado. A importância pode ser ainda maior se você quiser que o seu negócio seja especializado e conhecido pela qualidade de frios que oferece. 


Assim como os produtos congelados, também há a necessidade de refrigeradores que sejam capazes de manter a temperatura de armazenamento adequada. Os principais itens que fazem parte desta categoria são:

  • Apresuntado;
  • Iogurtes
  • Leite fermentado;
  • Manteiga;
  • Margarina;
  • Mortadela;
  • Peito de peru;
  • Presunto;
  • Queijo;
  • Requeijão;
  • Salame.

Bebidas

Oferecer uma boa diversidade de bebidas, sejam elas alcoólicas ou não, é importantíssimo. Isso porque, as bebidas podem atrair muitos clientes para o seu supermercado durante as promoções. Por isso, não deixe de investir nelas. Os itens da lista de bebidas que não podem faltar no seu supermercado são:

  • Achocolatados;
  • Água;
  • Cervejas;
  • Energéticos;
  • Refrigerantes;
  • Sucos;
  • Vinhos;
  • Vitaminas;
  • Vodka.

Padaria

Outra seção de supermercado capaz de atrair e fidelizar clientes é a padaria, principalmente se você oferecer produtos de fabricação própria. Entretanto, para que os seus clientes gostem e dêem preferência para comprar os seus produtos, será preciso oferecer sempre produtos frescos. Por isso, nada de querer assar muitos pães de uma única vez, é melhor fazer várias fornadas ao longo do dia.

Os produtos de padaria que não podem ficar de fora da sua loja para supermercado são:

  • Biscoitos;
  • Bisnaguinha;
  • Broinha de milho;
  • Pães de queijo;
  • Pão de cachorro-quente;
  • Pão de forma;
  • Pão de hambúrguer.

Higiene pessoal

A lista de produtos de higiene pessoal para supermercado pode depender do tamanho do seu negócio. Mercearias podem optar por trabalhar com produtos mais básicos e oferecer menos opções aos clientes. Já os supermercados maiores podem oferecer uma maior diversidade de produtos e marcas. Entre os itens essenciais podemos citar:

  • Absorvente;
  • Algodão;
  • Condicionador;
  • Cotonete;
  • Escova de dentes;
  • Hidratantes;
  • Lâmina de barbear;
  • Papel higiênico;
  • Pasta de dente;
  • Sabonetes;
  • Shampoo.

Itens de limpeza

Os itens de limpeza também podem ser os responsáveis por uma boa parte da sua margem de lucro. Por isso, é fundamental ficar de olho na lista deles e preparar um bom mix com marcas mais e menos conhecidas. Não esqueça de incluir na sua lista:

  • Água sanitária;
  • Alvejante;
  • Amaciante;
  • Desinfetante;
  • Detergente;
  • Escovinhas;
  • Esponja de aço;
  • Luvas de borracha.
  • Pá;
  • Pano de chão;
  • Pano de prato;
  • Rodo;
  • Sabão em barra;
  • Sabão em pó;
  • Vassoura.

Melhore a experiência do cliente para aumentar as vendas

Claro que ter um bom mix de produtos é fundamental para montar o supermercado e conseguir atrair clientes para a sua loja. Entretanto, você deve pensar em outras estratégias para fidelizar o seu cliente

Primeiramente, porque loja com cliente fidelizado tem mais chances de sobreviver aos tempos de crise. Segundo, porque atrair novos clientes para a sua loja é caro, e você gasta até cinco vezes mais para fazer do que para manter os clientes fidelizados.  Por isso, vamos dar uma dica bônus de como conseguir ter bons resultados e encantar os clientes que visitam o seu supermercado.

Rádio personalizada

A primeira dica é ter uma rádio personalizada no seu supermercado. Isso mesmo, você pode ter uma rádio para chamar de sua, onde você escolhe quais músicas serão reproduzidas e ainda consegue fazer anúncios personalizados para divulgar a sua marca, as ofertas do supermercado e convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade. 

Essa estratégia é muito interessante porque ela permite criar um vínculo entre a marca e o cliente. Afinal, a música consegue deixar o ambiente de compras mais agradável e fazer com que o cliente queira passar mais tempo no supermercado. 

Além disso, ela pode criar uma experiência única para o cliente, que não encontrará aquela atmosfera em nenhum outro lugar. Esse é o chamado music branding, em que você consegue criar uma identidade musical para a sua marca. Para conseguir ter uma playlist personalizada que atinja todos esses objetivos é preciso conhecer bem a sua marca e o seu público-alvo.

Ficou interessado nessa estratégia? Então confira o nosso e-book gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio para conhecer todos os detalhes.

Bom atendimento

Outro ponto importantíssimo na fidelização dos clientes do supermercado é o bom atendimento. Atualmente o cliente quer mais do que encontrar um supermercado com uma boa lista de produtos ou com bons preços, ele está em busca de uma experiência de compras diferenciada. Por isso, se você conseguir fazer com que o consumidor se sinta especial quando se relaciona com a sua marca, o sucesso é garantido.

Neste caso, é importantíssimo que você planeje o treinamento dos funcionários que ocupam cargos em que há contato direto com o cliente. Por exemplo, os operadores de caixa, seguranças, repositores e atendentes, caso você tenha padaria, peixaria e açougue. 

Vale a pena dizer que esse treinamento não deve ser feito uma única vez, ou seja, cursos de reciclagem devem ser realizados periodicamente. Assim, os funcionários terão as técnicas para oferecer um bom atendimento sempre frescas na memória, facilitando o trabalho no dia a dia. 

O bom atendimento também vale para os outros canais de atendimento, como serviço de atendimento ao consumidor (SAC), e-mail, redes sociais, ou qualquer outro canal oferecido. O cliente nunca deve ficar sem resposta e as demandas devem ser respondidas o mais rapidamente possível. Lembre-se que os problemas irão acontecer, mas a sua capacidade de resolvê-los é que vai ditar o quanto o cliente ficará satisfeito com a sua marca.

Utilize a Curva ABC para Gerenciar o Estoque

A Curva ABC é uma metodologia de categorização de produtos baseada no princípio de Pareto, que sugere que aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Aplicada ao gerenciamento de estoque, essa técnica ajuda a identificar quais produtos têm maior impacto nas vendas e na lucratividade.

  • Classe A: Produtos de maior valor e/ou volume de vendas, representando cerca de 20% dos itens, mas correspondendo a aproximadamente 80% do faturamento.
  • Classe B: Itens de importância intermediária, representando cerca de 30% dos produtos e 15% do faturamento.
  • Classe C: Produtos de menor impacto, correspondendo a cerca de 50% dos itens, mas apenas 5% do faturamento.

Implementar a Curva ABC permite que o supermercado foque na gestão eficiente dos produtos mais relevantes, otimizando o capital investido em estoque e melhorando a disponibilidade dos itens mais procurados pelos clientes.

Aumente as Vendas com Cross Merchandising

O Cross Merchandising é uma estratégia de marketing que consiste em posicionar produtos complementares próximos uns dos outros para estimular compras adicionais. Por exemplo, colocar molhos e massas na mesma seção incentiva o cliente a adquirir ambos os itens juntos.

Essa técnica não apenas aumenta o ticket médio por cliente, mas também melhora a experiência de compra ao facilitar a localização de produtos relacionados. Além disso, pode ser aplicada em diversas categorias, como:

  • Café e biscoitos: Estímulo ao consumo conjunto no café da manhã ou lanche.
  • Cervejas e petiscos: Promoção de itens para happy hour ou eventos esportivos.
  • Produtos de limpeza e utensílios domésticos: Facilita a compra de itens necessários para tarefas específicas.

Ao adotar o Cross Merchandising, o supermercado pode impulsionar as vendas e proporcionar uma experiência de compra mais conveniente e agradável para os clientes.

Dicas Práticas para Montar uma Lista de Compras Eficiente

Para auxiliar os clientes na organização de suas compras e evitar esquecimentos, o supermercado pode oferecer dicas práticas para a elaboração de uma lista de compras eficiente.

  • Planejamento de Refeições: Incentive os clientes a planejarem suas refeições da semana, facilitando a identificação dos ingredientes necessários.
  • Verificação de Estoque Doméstico: Antes de ir às compras, é importante verificar o que já se tem em casa para evitar compras duplicadas.
  • Divisão por Categorias: Organizar a lista por categorias (alimentos, bebidas, limpeza, higiene) torna as compras mais rápidas e eficientes.
  • Atenção às Promoções: Orientar os clientes a aproveitarem as promoções vigentes, mas com foco nos itens realmente necessários.
  • Uso de Aplicativos: Sugerir o uso de aplicativos de lista de compras pode ajudar na organização e atualização constante da lista.

Oferecer essas orientações pode ser feito por meio de folhetos, blog posts ou até mesmo workshops, posicionando o supermercado como um parceiro no dia a dia dos clientes.

Lista de produtos para supermercado: últimas dicas

Preparar a lista de produtos para abrir um supermercado requer tempo e a realização de um trabalho minucioso. Isso porque, você não pode deixar de fora itens básicos e que sejam importantes para os seus clientes.

Vale ressaltar que, somente depois que as primeiras compras forem feitas e o movimento começar é que você saberá exatamente quais são os principais produtos para o seu negócio. Depois disso, caso você perceba que existem produtos parados no estoque, você pode colocá-los em promoção, desta forma você não vai perder dinheiro.

Além disso, também recomendamos que você ofereça tanto marcas mais conhecidas, como aquelas menos conhecidas. Assim o seu cliente poderá escolher qual ele prefere levar de acordo com o custo-benefício de cada uma.

Outra dica, é para não deixar de fora os produtos “fit”, “light” e “diet” já que a procura por muitos deles pode ser bastante grande.

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