Por Nayara Santos em 30.03.2020

Design no varejo: entenda sua importância!

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Vários elementos entram em jogo na hora de criar uma experiência positiva para os clientes, o customer experience, e um ambiente agradável, em que se sintam confortáveis. Uma delas, da qual falaremos mais especificamente neste post, é o design no varejo.

Veja a seguir a importância do bom uso do design no varejo, tanto nos produtos quanto na loja em si, e descubra como isso influencia na compra:

Contar com um bom design no varejo ajuda a atrair os clientes

Ter um ambiente convidativo ajuda a chamar os clientes e despertar a atenção para conhecer a loja. O design do local, das vitrines, a decoração, os móveis e as instalações — inclusive as da área do caixa, com boas sinalizações e separações corretas para não formar tumultos — influenciam muito em um primeiro momento ou experiência de compra.

Isso pode, inclusive, reforçar o conceito de credibilidade, pois passa uma impressão de loja organizada e bem desenvolvida, na qual houve investimentos e que se preocupa com a qualidade.

Ou seja, o design no varejo ou em qualquer segmento é importante para causar boa impressão e evitar que os clientes desistam de uma compra. Desorganização e caixas muito lotados ou com filas confusas são alguns dos fatores que podem levar um potencial cliente a abandonar um produto, e que podem ser evitados com um bom design.

Um bom design influencia na decisão de compra e gera valor para a marca

Um design criativo influencia positivamente a percepção do consumidor, instigando-o a explorar mais a loja. Você provavelmente já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”, pois um bom design vai te garantir uma boa primeira impressão.

Além disto, vitrines bem montadas, limpas e organizadas, com boa iluminação, ajudam a criar um ambiente de charme que valoriza o design e a apresentação visual da loja, utilize todas as técnicas do visual merchandising. Renovar os produtos em exposição pode ajudar a chamar mais a atenção e a sua loja a se destacar das demais. Uma boa maneira de fazer isso é investindo em manequins com desenhos ou cores diferentes ou faixas que usem cores impactantes como o vermelho para anunciar promoções.

O design mexe com estímulos sensoriais e contribui para aumento das vendas

Assim como a música, o design no varejo exerce um papel importante de influência nos aspectos sensoriais dos clientes. Isto acontece porque, quando bem conduzido, ele mexe com aspectos intangíveis no ambiente, como a sensação de bem-estar e leveza.

Com isso, o cliente acaba passando mais tempo em sua loja, porque se sente bem ali, o que aumenta as chances de ele ver e provar produtos que queira levar. Além disso, também se pode  iniciar um processo de identificação com a marca, o que definitivamente é uma das principais coisas que tornam um cliente adepto e simpatizante a ela.

E aí, gostou dessas dicas sobre a importância de utilizar elementos como o design no varejo para enriquecer a experiência de compra de seus clientes? Então que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais?

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como vender mais no dia dos namorados? 20 ações para se inspirar

 Se você chegou até aqui então está em busca de formas para vender mais no Dia dos Namorados. E você está totalmente certo em fazer isso. Afinal de contas, as datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar as vendas no varejo. Mas, ao mesmo tempo, a concorrência também é grande, por isso, encontrar…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

Como a Lei Geral de Proteção de Dados influencia o mercado varejista?

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou apenas LGPD, é a iniciativa brasileira que visa regulamentar a captação, o uso e a segurança dos dados pessoais. As normas são inspiradas na GDPR (General Data Protection Regulation) que já está em vigor na União Europeia. Essa regulamentação surge de maneira relativamente tardia, levando-se em conta…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

Descubra o que é marketplace e suas vantagens

Quem está em busca de oportunidades valiosas para vender na internet precisa conhecer o modelo de marketplace. Por meio dele, é possível aproveitar a estrutura de um e-commerce grande para levar seus produtos aos clientes e alavancar seus resultados. Esse movimento é uma consequência da transformação da maioria das lojas virtuais em verdadeiras agregadoras de…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

38 textos para propaganda de lojas de cosméticos, confira

Preparar textos publicitários para a propaganda de lojas de cosméticos pode ser uma tarefa complicada. Afinal, você precisa saber como escrever de modo eficaz para estabelecer uma boa comunicação com o cliente, mas que soa exagerado. A principal ideia com esses textos é conseguir convencer as pessoas a ir até a sua loja ou a…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Como calcular o preço de venda de um produto: descubra agora

Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma empresa do varejo é saber como calcular o preço de venda de um produto. Isso porque, diversos fatores devem ser considerados para conseguir vender os produtos a um valor que cubra todos os custos para a produção daquele item e ainda gerar lucros. Esse desafio pode…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

O futuro do varejo é físico ou digital?

Que o futuro será digital ninguém duvida. Mas, então, o que será do varejo físico? Sem dúvida alguma essa é a preocupação de muitos gestores. Afinal, será que é melhor focar no e-commerce? Ou será que tem alguma coisa a ser feita para manter as lojas físicas abertas?  Se essas dúvidas estão tirando o seu…

Por Nayara Santos em 05.12.2024

Como atrair clientes para a minha loja? Confira 8 passos

Invista em ações de relacionamento Atualize as estratégias de captação Melhore a experiência de compra Faça campanhas virais Invista no marketing de influência Crie programas de fidelização Capriche na decoração da vitrine Para se manter ou crescer no mercado, todo lojista deve saber tanto como atrair clientes novos, quanto os que já conhecem a sua…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Confira 10 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

54 frases para divulgação de eventos, se inspire

A realização de eventos pode ser uma estratégia interessante para divulgar a sua loja. Mas, para que o evento te ajude a alcançar o sucesso desejado, você precisa ter boas frases para divulgá-lo.  Ter uma comunicação eficiente e assertiva com o seu cliente é um dos melhores caminhos para promover a sua empresa e atrair…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos