Por Nayara Santos em 29.03.2022

Experiência do cliente no supermercado: 5 dicas para encantar o cliente

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Oferecer uma boa experiência para o cliente no supermercado é, sem dúvida alguma, a melhor forma de conquistá-lo. Apesar disso, muitos varejistas ainda não dão a devida importância a isso e podem acabar perdendo uma grande oportunidade de ter clientes fiéis.

Portanto, se você quiser sair na frente da concorrência precisa mudar a forma como você pensa a respeito da experiência do cliente e começar a traçar estratégia para oferecer às pessoas que entram na sua loja um ambiente único e agradável. Por isso, preparamos esse artigo com algumas dicas que vão encantar os seus clientes e fazer com que eles voltem sempre ao seu supermercado. Confira!

Como melhorar a experiência do cliente no supermercado

1. Conquiste com o bom atendimento

Para que o cliente tenha uma boa experiência no seu supermercado é fundamental que ele seja bem atendido. Ou seja, todos os profissionais que tenham contato direto com o cliente devem receber treinamento em como atender bem ao consumidor.

De modo geral, isso significa ser educado, gentil, prestativo e esteja pronto para ouvir o que o cliente tem a dizer. É importante fazer com que o cliente se sinta bem tratado e como o centro das atenções. 

Além disso, bom atendimento também significa que você é capaz de resolver problemas. Não importa o que aconteça, se o cliente tiver o seu problema sanado de forma satisfatória e sem que ele tenha nenhum tipo de dor de cabeça adicional, ele será um cliente satisfeito.  

Basta lembrar das vezes que você, como consumidor, precisou resolver algo com a empresa e teve dificuldade e das vezes em que tudo correu bem. Com qual dessas empresas você estaria disposto a fazer negócio novamente?

2. Organização é a palavra-chave

Outro ponto importantíssimo que influencia diretamente a experiência do cliente no supermercado é a organização. Não há nada mais irritante do que fazer compras em um ambiente bagunçado, em que você mal consegue encontrar aqueles produtos que deseja. Além disso, a falta de preço nas prateleiras também é outro ponto que pode deixar os clientes bastante insatisfeitos.

Dito isso, é essencial que você divida o seu supermercado em seções e identifique-as com placas. Assim, o cliente sabe exatamente aonde ir para encontrar o que procura. Além disso, a reposição dos produtos nas prateleiras deve ser feita periodicamente, para que não falte nenhum produto. E, ao fazer isso, o repositor deve se certificar de que todos os produtos estão corretamente precificados.


Vale a pena mencionar que ter uma pessoa responsável por determinada seção ou corredor ajuda a manter os produtos organizados. Já que o colaborador pode fazer rondas ao longo do dia para garantir a organização e que as prateleiras estejam sempre cheias.

Se quiser mais dicas de como manter o seu supermercado organizado, faça o download do nosso guia Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis. Lá a gente conta tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

3. Utilize a música ambiente para criar um ambiente único

Que tal oferecer mais do que produtos de qualidade e com bom preço, mas também um ambiente de compras único e diferenciado? Isso pode facilmente ser feito através da música. Provavelmente você já deve ter percebido o poder que a música tem em transformar um ambiente, e isso pode ser aplicado a seu favor no supermercado.

Neste caso, o mais importante é ter a playlist certa que consiga ao mesmo tempo agradar aos seus clientes enquanto reforça a imagem que a sua marca possui. Inclusive, estudos mostram que 96% dos clientes que se identificam com a trilha sonora de uma loja, lembrarão dela.

Além disso, quando você acerta na música e deixa o ambiente de compras mais agradável, a tendência é que o cliente passe mais tempo na loja e acabe comprando mais do que o planejado. Isso acontece porque ele conseguirá percorrer os corredores do supermercado com mais calma, olhando todos os produtos e estará exposto às outras ações de marketing que você fizer.

Outro ponto que devemos mencionar é que, quando você tem uma rádio personalizada no seu supermercado, é possível criar diferentes anúncios. Eles podem ser sobre promoções, informando aos clientes sobre ofertas relâmpago, ou qualquer outro anúncio que você considere importante.

Ficou interessado em conhecer mais? Então é só clicar aqui e solicitar o teste gratuito por 10 dias.

4. Fique de olho nas novidades

A próxima dica para encantar os clientes e oferecer uma boa experiência no supermercado é ficar de olho nas novidades. Todos os anos o setor supermercadista traz novas tendências que devem fazer sucesso no próximo ano e, se você não quiser ser passado para trás pela concorrência, não pode ficar de fora.

Por exemplo, cada vez mais os supermercados estão optando por diferentes formas de checkout. Algumas marcas estão investindo no self checkout, no qual o cliente é o responsável por passar o produto no leitor de código de barras, pesar os produtos e efetuar o pagamento. 

Sempre que o seu supermercado consegue implementar as últimas novidades e as tendências no setor, isso mostra que você está antenado e buscando sempre oferecer aos clientes o melhor atendimento. Vale a pena mencionar que essa é uma característica especialmente atrativa para os consumidores que gostam de se relacionar com marcas modernas.

5. Ouça o que o cliente tem a dizer

Se você quiser oferecer uma boa experiência aos clientes do seu supermercado é fundamental ficar atento ao que eles têm a dizer. Oferecer um canal de comunicação em que eles possam enviar críticas, elogios e sugestões é importantíssimo.

Entretanto, mais importante do que ter esse canal é analisar tudo o que os clientes enviam e buscar formas de melhorar o atendimento. Afinal, os clientes estão dizendo como você conseguirá agradá-los. Portanto, não desperdice essa oportunidade de ter um supermercado feito pensando sempre no cliente.

Gostou das nossas dicas? Então você também vai gostar dos outros artigos com dicas de gestão e marketing que temos no nosso blog.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Gestão para supermercados: como fazer de forma eficiente? Veja 14 dicas

Se você é empresário e quer conhecer as melhores dicas de gestão para supermercados, então você está no lugar certo. Este artigo é um guia detalhado, em que fizemos uma seleção de temas fundamentais para uma boa gestão, de maneira equilibrada e direcionada para o sucesso. A primeira coisa que temos que ter em mente…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Check stand de supermercado: veja como alavancar as vendas

O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Como participar de uma rede de supermercados? Entenda tudo sobre o assunto

Participar de uma rede de supermercados pode fazer a diferença entre aumentar as suas vendas, melhorar o seu lucro e ainda firmar a sua marca no mercado. Essa é uma estratégia adotada por diversas empresas, já que ela auxilia tanto pequenos, quanto grandes negócios a ganharem mais força e mais fôlego para melhorarem o seu…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Markup no supermercado: como precificar de forma estratégica

O markup no supermercado é uma das ferramentas gerenciais para precificar os produtos que são comercializados. Tarefa essa, aliás, bastante desafiadora, já que colocar o preço certo implica em considerar todos os custos da empresa e ainda conseguir obter uma margem de lucro. Em um país onde cerca de 25% das empresas fecham as portas…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

14 ideias inovadoras para açougue: saia na frente da concorrência

Qual foi a última novidade que você implementou no seu açougue? Está sem ideias inovadoras e não sabe como aumentar o fluxo de clientes e melhorar as vendas? Não sabia que trazer novidades para o açougue era algo importante para manter os consumidores interessados? Então este artigo é para você. O açougue é um dos…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Treinamento para repositores de supermercado: conheça o ideal

Realizar um bom treinamento para repositores de supermercado é uma das formas mais eficazes de ter a sua loja sempre organizada. Apesar disso, pode ser um pouco desafiador conseguir elaborar um bom plano de treinamento e saber o que deve ser incluído nele. Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo com todas as informações da importância…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Inteligência Artificial em Supermercados: conheça 4 benefícios

A busca por maneiras de melhorar a eficiência operacional e impulsionar as vendas é constante na vida de gestores do setor supermercadista. Uma das ferramentas mais poderosas à disposição atualmente é provavelmente a inteligência artificial.  Ao investir em inteligência artificial no supermercado, os gestores encontrarão uma série de benefícios que podem impulsionar significativamente o desempenho…

Por Nayara Santos em 09.05.2024

Como abrir um supermercado? Aprenda em 14 passos

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e a área da alimentação torna-se uma grande oportunidade para quem deseja empreender. Isso ocorre porque essa é uma das poucas áreas que são pouco ou nem sequer afetadas pelas crises econômicas. Afinal de contas, as pessoas precisam continuar se alimentando e essa é uma…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos