Por Nayara Santos em 19.05.2020

Garanta Resultados para a sua Loja com o Customer Experience!

Por Nayara Santos em 19.05.2020

Customer Experience: Como Garantir Resultados para a Minha Loja?

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Listenx

ilustração de pesquisa de satisfação

O customer experience (CX), ou experiência do cliente, é um conceito utilizado por diversas lojas que almejam se destacar da concorrência e conquistar resultados satisfatórios. Afinal, precisamos considerar que o consumidor atual tem diversas opções de compra, por isso, investir em estratégias que conquistem o seu coração é essencial. E é exatamente isso que o CX promete.

A experiência do cliente envolve todos os aspectos racionais e emocionais que fazem com que o consumidor opte por investir em determinada marca. Portanto, ele se relaciona ao valor que a sua loja propõe para conquistar aquele determinado cliente. Vamos aprender mais sobre esse conceito? Continue conosco!

Quais são os Benefícios de Investir no CX?

Se você quer aproximar os clientes da sua marca e conquistar verdadeiros promotores para o seu negócio, não pode deixar de lado o customer experience. Veja quais são os principais benefícios agora mesmo!

Otimiza os Recursos da sua Loja

Quando a sua empresa identifica, por meio da análise do comportamento do consumidor ou por pesquisas de satisfação o que agrada (ou não), há a possibilidade de criar um plano de ação de melhoria constante.

Portanto, a sua loja pode direcionar melhor os investimentos. Afinal, ao analisar os dados reais do seu negócio você potencializa o que dá certo. Da mesma maneira, há a possibilidade de aperfeiçoar o que está errado e não está atendendo as necessidades do seu cliente.

Proporciona Melhor Experiência com a Marca

Vamos imaginar que a sua loja tem os melhores produtos, no entanto, o atendimento dos vendedores deixa a desejar. Assim, o cliente não tem uma experiência boa e pode não voltar novamente, certo?

Por isso, quando você investe em ações de CX, há a possibilidade de identificar os erros e proporcionar uma melhor experiência com a sua marca. Assim, você conquista clientes leais e isso influencia diretamente no crescimento da sua loja.

Como Aplicar o Customer Experience e Melhorar os Resultados da Minha Loja?

Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios de investir na experiência do cliente, vamos conferir algumas ideias para implementar esse conceito na sua loja? Continue conosco!

Entenda O que o Cliente Tem a Dizer sobre o seu Negócio

É muito bom ter canais de atendimento eficazes para coletar feedbacks valiosos que ajudam na tomada de decisão estratégica. Em outras palavras, mantenha canais de comunicação sempre abertos e não deixe o seu cliente sem resposta.


Por exemplo, se ele fez uma reclamação no site da sua empresa, entenda o problema e resolva imediatamente. Mostre que ele é importante e que a sua opinião realmente importa.

Proporcione uma Excelente Experiência em Todos os Canais

A satisfação do seu cliente deve ser sempre prioridade. Por exemplo, tenha um site responsivo (que se adapta às mais diversas telas) e que proporcione uma ótima navegabilidade. O cliente não pode ter dificuldade para encontrar as informações que procura.

Da mesma maneira, na loja física, os atendentes precisam estar bem treinados para oferecer uma experiência única, criativa e interessante. Compreender quais são os desejos do seu cliente e oferecer a melhor solução para os seus problemas é essencial.

vendedora mostrando roupas para cliente.

Invista no Marketing Sensorial

As estratégias de marketing da sua empresa precisam ser desenvolvidas para proporcionar uma experiência rica ao cliente.

Por isso, uma dica interessante é investir no marketing sensorial, despertando os seus cinco sentidos para conquistar mais vendas e proporcionar uma experiência singular. Ele ajuda a influenciar o comportamento de decisão do cliente. Por exemplo:

  1. Visão: tenha uma identidade visual marcante e bem organizada, com uma combinação de cores única e que façam com que o cliente lembre-se da sua marca quando visualiza tons parecidos;
  2. Paladar: ofereça um café com um biscoito delicioso para o seu cliente. Isso explora o paladar e traz um sentimento de aconchego, satisfação e conforto;
  3. Olfato: mantenha a loja sempre limpa, organizada e cheirosa. Isso também é uma forma de fidelizar o seu cliente;
  4. Audição: tenha uma playlist incrível e personalizada que ajude a alterar o humor do cliente, estimulando a compra por impulso; e
  5. Tato: a forma como os clientes sentem os produtos com o toque também serve como uma alternativa para sentir a textura do material e fazer com que ele opte pela compra.

Você gostou de aprender mais sobre o customer experience? Então, aproveite e compartilhe este post!

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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