Por Nayara Santos em 12.11.2019

Entenda o conceito de clima organizacional e a sua importância!

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Em seu livro Gestão do Clima Organizacional, o professor e consultor especialista em Gestão de Pessoas, Ricardo Luz, descreve o conceito de clima organizacional como a “atmosfera psicológica que envolve, em um dado momento, a relação entre uma empresa e seus funcionários”.

Esse “clima” é um reflexo das ações que uma empresa realiza em prol de um ambiente de trabalho harmonioso e cativante para seus colaboradores. Além disso, seus resultados estão diretamente relacionados à produtividade e, por isso, entre várias outras questões, é fundamental que as organizações se preocupem com os anseios e com o bem-estar de todos os seus integrantes.

Neste artigo discutimos o conceito de clima organizacional, o seu papel e como trabalhá-lo nas empresas! Continue a leitura para conferir!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional apoia-se em outro elemento-chave para a construção de um espaço de trabalho agradável e produtivo: a cultura da empresa. Este conceito é responsável pela difusão da visão, missão e valores de um negócio, ou seja, os princípios que amparam o empreendimento e todos os envolvidos em suas atividades.

O clima organizacional, por sua vez, está mais voltado aos elementos que compõem o dia a dia da empresa como suas condições de trabalho, regras e o convívio entre todas as pessoas, sejam elas dirigentes, sejam colaboradores.

Nesse sentido, o clima de uma organização também funciona como um indicador de satisfação interno. Quando positivo, a empresa sabe que suas ações de engajamento estão dando frutos, porém, quando negativo, significa que as iniciativas da gestão de pessoas precisam ser revistas.

Qual a importância de um clima organizacional positivo?

O clima ruim em uma empresa é facilmente percebido: funcionários com rosto fechado, aparentemente se sentindo desvalorizados, comentários negativos por toda parte, pequenos grupos que não interagem, atendimento de má qualidade entre vários outros aspectos negativos.

É fácil entender porque um profissional que se sente inseguro, deslocado ou irrelevante não entrega o máximo de si no trabalho. O problema é que, por vezes, esses colaboradores passam despercebidos, principalmente quando os gestores restringem suas avaliações a meros números, gráficos e tabelas.


As consequências dessa indiferença são pessoas desmotivadas, equipes improdutivas e altos índices de rotatividade, fatores que afetam diretamente a reputação, e o retorno financeiro das empresas.

A gestão de pessoas e todos os seus instrumentos surgem justamente para chamar a atenção dos líderes para as condições, dores e anseios de seus colaboradores e promover iniciativas que valorizem a autoestima desses profissionais e recupere sua vontade de contribuir para o sucesso do empreendimento.

Quais são os sinais de um clima organizacional negativo?

Como destacado, o clima organizacional é um conceito que impacta diretamente a produtividade das equipes em qualquer organização. Alguns “sintomas” que indicam a necessidade de providenciar melhorias na gestão de pessoas são:

  • ruídos: isto é, comentários negativos sobre a empresa entre colaboradores;
  • individualidade: pouca colaboração e excesso de competitividade no trabalho;
  • prejuízos na produção: refações, desperdício de materiais, baixo desempenho;
  • taxa de rotatividade alta: gerando custos elevados com acertos e treinamentos;
  • pouco comprometimento: faltas e atrasados se tornam frequentes;
  • colaboradores desgastados ou doentes: maior número de pedidos de licença;
  • queda no quadro de resultados geral: menor faturamento e má qualidade do atendimento.

Todos esses indicadores servem como um alerta de que o ambiente de trabalho de uma empresa se encontra em uma situação crítica. Entretanto, essas informações não nos oferecem pistas claras para conduzirmos ações de melhoria.

Para traçar e orientar estratégias que sejam realmente eficazes para promover um espaço mais agradável e cativante para se trabalhar, precisamos providenciar pesquisas de clima organizacional.

Como realizar pesquisas de clima organizacional?

As pesquisas são o primeiro passo rumo a um clima organizacional favorável e, além disso, são uma clara demonstração de que a empresa está aberta para ouvir as queixas e sugestões dos seus funcionários, bem como está disposta a atender as suas exigências.

Como o que nos interessa é apenas a opinião das pessoas, não é necessário realizar muitos investimentos em um levantamento como esse. Um simples questionário impresso é o suficiente, desde de que todos os funcionários sejam contemplados e possam se expressar de maneira anônima – é fundamental que as respostas sejam absolutamente sinceras.

A pesquisa deve levantar questões como:

  • Você conhece a história da empresa em que trabalha?
  • Você gosta de trabalhar nesta organização?
  • Você se sente parte desse empreendimento?
  • O que mais te incomoda?
  • O que sugere para melhorar o clima organizacional?

Que atitudes são recomendadas para a construção e manutenção de um clima organizacional produtivo?

Não há dúvidas que o fator chave na construção de um clima organizacional positivo é a comunicação interna. As empresas precisam ouvir seus colaboradores e incluir as suas queixas e sugestões na tomada de decisão do negócio. Isso se insere na primeira, entre quatro recomendações básicas, que listamos a seguir.

Aprimore a comunicação da empresa

Os muros entre líderes e colaboradores precisam ser postos ao chão. Isso não significa acabar de vez com a hierarquia nas empresas e promover um modelo de gestão inteiramente horizontal, mas criar mecanismos que permitam que todas as pessoas possam se expressar, seja relatando problemas, seja contribuindo com ideias e soluções.

Ofereça uma infraestrutura de qualidade

Quando aplicamos a Teoria das Necessidades Humanas de Maslow no contexto empresarial, fica claro que não faz sentido cobrar produtividade de um funcionário quando ele não dispõe de condições básicas para exercer seu trabalho. É fundamental que a empresa ofereça uma infraestrutura de qualidade se ela deseja vislumbrar o máximo potencial dos seus colaboradores.

Invista em treinamentos variados

É preciso ter em vista que as pessoas apresentam diversos tipos de necessidades e nem todas elas se relacionam diretamente com o negócio. Sendo assim, além de investir em treinamentos de capacitação e qualificação, a empresa também tem muito a ganhar ao promover eventos que englobem questões mais pessoais como saúde, lazer e motivação.

Promova ações de valorização

O engajamento só é possível quando o profissional se sente valorizado, ou seja, ele entende que seu trabalho é fundamental para o sucesso do negócio. Eventos, premiações e pequenas celebrações são algumas iniciativas capazes de fazer com que o colaborador se sinta assistido, respeitado e valorizado.

Precisamos entender que todas as pessoas carregam sentimentos, expectativas e sonhos, lidam com problemas pessoais, questões financeiras e desafios na carreira. As práticas que visam a melhoria do ambiente de trabalho, porém, vão muito além de um puro senso de empatia, trata-se de um justo respeito ao profissional e uma maneira genuína de mantê-lo motivado.

O conceito de clima organizacional, por sua vez, nos ajuda a perceber um fato extremamente importante: o capital humano é um fator tão importante para a economia quanto os ativos tangíveis, tais como recursos financeiros, equipamentos e insumos. São as empresas que mais valorizam seus colaboradores que mais colhem resultados no futuro.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal acompanhar todas as novidades que postamos por aqui? É só curtir a nossa página no Facebook!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 cases de sucesso de rebranding

Avaliar cases de sucesso de rebranding pode te ajudar a entender a importância que esse processo pode ter para aumentar a visibilidade da sua marca. Isso porque, quando o branding, a gestão da marca, é feito no início do negócio, a tendência é pensar que a comunicação com o público já está adequada e que…

Por Nayara Santos em 13.12.2021

13 frases para divulgar um produto: se inspire

Ter as frases certas para divulgar um produto pode ser decisivo para o sucesso da sua campanha publicitária. Afinal, é através dessas frases que você conseguirá chamar a atenção dos clientes e atraí-los para a sua loja. Confira a seguir algumas ideias de frases para você se inspirar e a nossa dica bônus para divulgá-las.…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Guia completo sobre Marketing Sensorial no Varejo

Na busca por formas de conseguir oferecer uma experiência de compras únicas aos clientes surgiu o marketing sensorial no varejo. Ele propõe que estimular os cinco sentidos humanos pode tornar o ambiente de compras agradável, gerar boas lembranças no consumidor e fidelizá-lo. Se você ainda não sabe como as ações de marketing sensorial podem tornar…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como atrair clientes para sua loja de roupas? 14 dicas para vender mais

Se você está aqui, provavelmente está buscando novas formas de como atrair clientes para sua loja de roupas, não é mesmo? Com um mercado cada vez mais competitivo, conhecer estratégias e técnicas para manter a sua marca bem vista e agradar os clientes que confiam na sua marca, é fundamental para que você tenha sucesso…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

O que é Smarketing e como essa estratégia pode agregar?

O termo smarketing descreve o ecossistema no qual marketing e vendas convivem cercados e fortalecidos por uma estratégia de intensa integração e mensuração de resultados. O smarketing representa a realidade de empresas campeãs, que conseguiram realizar acordos eficientes entre estas duas áreas e reposicionar seu funil de vendas, de acordo com as novas responsabilidades assumidas…

Por Nayara Santos em 16.08.2016

Locutor online: divulgue suas promoções em poucos minutos

Se você chegou até aqui é porque está em busca de opções e ferramentas para divulgar suas promoções, aumentar o alcance das campanhas e aumentar as vendas. Essa realmente não é uma tarefa fácil no varejo, mas também não é nada que seja impossível de ser alcançado. Incluir anúncios ao longo da programação da sua…

Por Nayara Santos em 11.02.2025

Confira as tendências no varejo para 2024!

Ficar de olho nas principais tendências no varejo para 2024 é fundamental se você não quiser ficar para trás na grande corrida da inovação que ganhou o mercado nos últimos anos. Como o ritmo das transformações é intenso e cada vez mais recursos estão acessíveis para os gestores e empreendedores que estão antenados nas novidades.…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Gestão estratégica de franquias: entenda agora mesmo como funciona

Conhecer qual é a melhor formas de fazer a gestão estratégica de franquias é algo importantíssimo para quem é dono de franquia, já investe ou pretende investir nesse tipo de negócio. Isso porque, as franquias têm sido um dos tipos de investimento mais rentáveis, e considerada a primeira opção de empreendimento por muitas pessoas. Afinal,…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos