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Por Nayara Santos em 21.03.2023

Cases de sucesso

Como a Cia Athletica criou um ambiente único e motivador para seus alunos com a estratégia de Music Branding

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Cases de sucesso

A Companhia Athletica é uma empresa que sempre esteve em busca de oferecer a melhor experiência para os seus alunos. Para conseguir alcançar esse resultado, a empresa desenvolveu uma excelente estratégia visual para a marca, e investiu no atendimento dos clientes, mas a música utilizada nas unidades ainda não estava totalmente integrada às demais estratégias utilizadas.

Um dos principais motivos é que, com 15 unidades distribuídas pelo país, não havia uma estratégia sonora capaz de oferecer o ambiente desejado em todas elas. O resultado é que, em cada uma das unidades, o aluno encontraria um ambiente de treino diferente, que além de não representar bem a marca, ainda poderia não ser exatamente agradável.

Pensando em melhorar a sua estratégia de branding e levar ainda mais motivação para os alunos, a Companhia Athletica fez uma parceria com a Listenx e os resultados foram incríveis. Acompanhe mais detalhes sobre esse case de sucesso!

Por que a Companhia Athletica decidiu ter uma trilha sonora personalizada na academia?

O principal intuito da Companhia Athletica sempre foi levar a melhor experiência para os alunos, oferecendo um ambiente totalmente diferente daquele que ele encontraria em outros lugares. E a música foi a principal aliada neste momento, ajudando a criar o ambiente perfeito, dinâmico e motivador para que o aluno pudesse se exercitar. 

Essa é a parceira mais antiga da Listenx, sempre buscando escolher as músicas certas, com muito cuidado e carinho, melhorando a experiência dos alunos.

Como falamos no início do artigo, antes da Listenx, cada uma das unidades da Companhia Athletica possuía a sua solução para a música ambiente na academia. Ou seja, eram estratégias aleatórias, feitas com pouco ou nenhum planejamento, sem pensar no dia a dia da academia. Ela consistia basicamente na contratação de DJs ou mesmo dos próprios funcionários da academia selecionando as músicas.

Segundo Cléber Silva, gerente de marketing da Companhia Athletica:

“Cada um com a sua especialidade. Por mais que a gente goste muito de música, você não está apto a fazer uma playlist que todo mundo goste ou que você entenda que vá manter o clima da academia durante o dia.”

Isso significa que, se o aluno frequentasse regularmente uma unidade em São Paulo, ele encontraria um ambiente totalmente diferente se fosse em uma unidade no Rio de Janeiro. Como a ideia era ter algo um pouco mais planejado, focado no music branding, a Companhia Athletica identificou que havia uma certa dificuldade de padronização e precisava resolver esse problema.

Foi nesse contexto que a parceria com a Listenx se iniciou. A partir deste momento houve uma padronização na música e agora, não importa qual unidade o aluno frequente, ele sempre vai encontrar a mesma energia para conseguir fazer os seus exercícios.

Utilizando a música para reforçar a identidade da marca

A Companhia Athletica já possuía uma estratégia de marketing bem definida, entretanto, ainda faltava integrar a parte sonora com o ambiente, e oferecer uma experiência completa aos alunos. Quando você opta por incluir a música na sua estratégia, é essencial entender que ela deve estar integrada com as demais ações que você já possui na sua empresa.

A empresa possui o seguinte lema: “a pessoa tem que sair da academia melhor do que ela entrou“. Claro que ter equipamentos modernos e professores bem treinados é fundamental, mas o ambiente é o que mais conta, porque se o ambiente for ruim, o aluno não estará motivado a treinar, não verá resultados e não terá nem sequer vontade de ir para a academia.

Por isso, a estratégia adotada pela Companhia Athletica foi justamente oferecer uma boa experiência desde a primeira pessoa que o aluno encontra quando entra na academia, o tratamento dado pelos professores e, claro, um ambiente diferenciado. A música veio como a cereja do bolo, para dar aquele toque final essencial e conectar todos esses pontos, melhorando a experiência dos alunos.

Com música, tecnologia e comunicação a Listenx conseguiu fazer isso, oferecendo um serviço excelente para atender o que o cliente buscava. Mas, o mais recompensador é saber que não apenas a Companhia Athletica se beneficiou da música, mas que com essa estratégia é possível ajudar milhares de pessoas a ter vidas mais felizes e saudáveis.

A trilha sonora certa para a sua empresa

Você deve estar se perguntando qual a diferença em ter uma rádio personalizada e ter um outra solução para a música ambiente, certo? A resposta é bem simples, toda diferença! Isso porque, quando falamos em uma rádio personalizada, estamos dando à empresa a possibilidade de escolher quais músicas serão reproduzidas.

Ou seja, é possível ter músicas que agradam ao cliente e que representam a marca. Por isso, na hora de montar a trilha sonora é essencial observar e analisar o perfil dos alunos e tentar entender como é possível agregar valor à experiência que ele terá na academia. A intenção é que a música torne o ambiente mais motivante, dando o ritmo certo para o treino. 

Seria quase como se a música mostrasse para o aluno “agora é hora de treinar” e ele conseguisse se dedicar ainda mais ao treino. E, claro, com maior dedicação ele conseguirá obter melhores resultados e se tornará um aluno fiel.

Vale a pena dizer que agradar ao gosto musical de todos os alunos pode parecer algo impossível, ainda mais quando é feito por alguém que não tem experiência neste ramo. Por isso é essencial contar com a ajuda de profissionais qualificados e que conseguem adequar a trilha sonora da academia ao tipo de ambiente que a empresa quer oferecer e ao que os alunos esperam ouvir enquanto fazem exercícios.

Quer saber como escolher a trilha sonora certa para a sua empresa? Então confira o nosso material exclusivo gratuito Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Qual foi o impacto da rádio personalizada na comunicação da Companhia Athletica?

A rádio personalizada foi uma ferramenta essencial no branding da Companhia Athletica, melhorando a experiência dos alunos e ajudando-os a manter o foco durante os exercícios. Mas, os benefícios colhidos pela rede de academias foi muito além disso, já que a rádio também ajuda no gerenciamento da academia e na comunicação com os alunos, mantendo-os informados sobre tudo o que acontece na academia.

É possível ter spots gravados que ajudam no dia a dia da academia. Um dos spots que ajudam muito a manter a organização do ambiente, e deixam os professores com mais tempo para dar atenção aos alunos é o “Depois de se exercitar, guarde o seu peso”. Assim, os professores não precisam ficar recolhendo os pesos.

Mas isso não é só, também é possível anunciar que algumas aulas estão começando: “Daqui a 10 minutos a nossa aula de spin vai começar”, “Hoje o horário livre da piscina vai das 10h às 12h”. Assim, você não deixa o aluno perder as aulas que ele tanto gosta.

Claro que esses spots são comuns e podem ser utilizados em praticamente todas as academias. Mas, com a Listenx você ainda consegue ter outros anúncios gravados por locutores profissionais, o que permite que você faça anúncios de promoções e eventos, aumentando a adesão dos alunos a eles.

Muito além de música ambiente na sua academia

A diferença de ambiente é algo muito perceptível para os alunos, entretanto os benefícios de ter uma rádio na academia também podem ser colhidos pelos gestores da empresa. Por exemplo, mudanças na empresa nem sempre agradam a todos, entretanto, a solução da Listenx traz inúmeras vantagens para os gestores e funcionários.

Isso já pode ser percebido na implementação do serviço de rádio indoor personalizada, que é relativamente simples e barata. Segundo Cléber, foi possível envolver os setores de TI locais sem grandes problemas, sem falar que “a integração com a equipe da Listenx foi muito fácil”.

A rotina dos gestores também foi impactada por essa estratégia. Afinal, depois que a rádio foi implementada não foi preciso ficar se preocupando com quais músicas seriam reproduzidas em determinados períodos. 

No caso da Companhia Athletica, era importante para o gestor ter acesso às rádios de todas as unidades, e o portal da Listenx permite isso. Desta forma, é possível criar um spot de uma promoção e vinculá-lo em todas as unidades, apenas através da plataforma. Facilitando a rotina administrativa do gestor.

Ficou curioso com os benefícios que você também pode colher ao ter a rádio personalizada da Listenx na sua academia? Então solicite o contato dos nossos consultores agora mesmos. Você não vai se arrepender!

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