Por Nayara Santos em 28.07.2021

Como administrar uma academia: 5 dicas infalíveis

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Como Administrar uma Academia?

  • Invista em estrutura
  • Tenha equipes qualificadas
  • Seja presente no mercado
  • Invista em equipamentos e materiais
  • Conte com um bom capital de giro

Cada vez mais as pessoas estão adotando hábitos mais saudáveis, o que resulta em um momento favorável para o mercado de academias. Porém, não adianta investir em um negócio desses se não souber como vai administrá-lo. Sem uma boa gestão, uma empresa pode encontrar dificuldades mesmo em um mercado favorável.

Saber escolher os melhores fornecedores, desenvolver estratégias para enfrentar a concorrência, planejar a divulgação, montar uma equipe qualificada, estruturar o espaço e montar as aulas são alguns dos desafios que o empresário terá ao abrir a sua academia. E é preciso se preparar para enfrentar cada uma dessas etapas e ficar atento às oportunidades que surgem no mercado.


Neste artigo preparamos uma lista com algumas dicas que podem te ajudar a planejar e administrar sua academia com mais eficiência. Quer saber como? É só ler os próximos parágrafos. Não perca tempo e confira!

Invista em estrutura

O espaço de uma academia é essencial: ele precisa ser agradável e dividido conforme os serviços oferecidos — musculação, ginástica, natação, artes marciais, spinnig, vestiários, recepção, loja de materiais etc. Para isso tudo, é preciso que ele seja bastante amplo, pois ambientes apertados geram desconfortos e podem ocasionar acidentes. Já pensou o desastre que isso pode ser para o seu negócio?

Tenha equipes qualificadas

O seu negócio se volta à saúde e ao bem-estar das pessoas e, para promover isso, é preciso contar com profissionais capacitados. Se vai ofertar musculação e ginástica, precisará de educadores físicos; aulas de artes marciais, de professores especializados. Recepcionistas, atendentes de loja e auxiliares de administração também podem entrar na lista dependendo da sua estrutura. Médicos e fisioterapeutas são necessários para a avaliação médica e faxineiros, imprescindíveis para manter o espaço sempre limpo — e isso é muito importante.

Seja presente no mercado

Há uma máxima na comunicação e marketing que afirma: “quem não é visto não é lembrado”. Ou seja: é necessário investir na propaganda do seu negócio. Para isso existem os meios tradicionais (panfletos, outdoors, spot em rádios etc.), as chamadas “novas mídias” (redes sociais, site próprio, marketing digital) e a presença constante dentro do seu mercado, que pode ser feita por meio da participação em feiras especializadas. Nelas é possível se aproximar de fornecedores, firmar parcerias, ficar por dentro das últimas tendências. Tudo isso chama a atenção do público e ainda contribui para desenvolver diferencial do seu negócio.

Equipamentos e materiais

Bons equipamentos fazem parte de um serviço de qualidade; por isso, escolha fornecedores que te proporcionam opções confortáveis e eficientes para os exercícios. Mas não é apenas isso, é preciso contar também com uma gama de bons materiais e aparelhos, como halteres, colchonetes, anilhas, espumas, espelhos, álcool em gel. Contabilize tudo isso em seu investimento inicial e, posteriormente, em seus gastos futuros, afinal, é preciso repor em algum momento.

Conte com um bom capital de giro

Materiais precisam ser renovados; equipamentos repostos e aparelhos levados para manutenção, reparos e, às vezes, trocados imediatamente. Lembre-se de que muitas dessas coisas podem sofrer danos e, para lidar com os gastos inesperados, é preciso ter um bom capital de giro. Será ele que vai te dar a segurança de não ter as suas contas bagunçadas.

Gostou das nossas dicas sobre como administrar sua academia? Então compartilhe com a gente nos comentários as suas opiniões e experiências sobre esses procedimentos.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso – FitClass, atendendo o gosto musical dos alunos!

O propósito da FitClass é inspirar as pessoas com o trabalho prestado e contribuir para que elas realizem seus próprios desejos. A FitClass que ser parte de algo realmente especial na vida das pessoas: os desejos. A qualidade de vida, saúde, estética, lazer, bem-estar, longevidade são desejos e princípios que guiam a excelência no trabalho…

Por Nayara Santos em 13.09.2018

A Manutenção de Aparelhos de Musculação e a Experiência do Cliente

A grande chave para que uma academia consiga conquistar novos clientes e, principalmente, fidelizar os alunos já existentes, é a otimização contínua da experiência do usuário. Neste post, falaremos sobre um dos fatores de maior influência e relevância para este meio: a manutenção de aparelhos de musculação. Quer saber como esse tópico tem o poder…

Por Nayara Santos em 13.02.2019

[E-book] Guia com 8 estratégias de marketing para academias

Estratégias de marketing para academias: antes de qualquer coisa, você tem alguma destas preocupações abaixo? Preciso aumentar a lucratividade na minha academia Preciso atrair mais clientes Tornar a minha academia um sucesso Se a resposta para qualquer uma das preocupações acima for “Sim”, você está com sorte. Tudo isso pode ficar muito mais fácil se…

Por Nayara Santos em 16.05.2016

Dicas de Saúde e bem-estar: qual a importância de manter seus alunos bem informados?

Oferecer aos seus alunos dicas de saúde e bem-estar podem ajudá-los a ter um melhor desempenho nos treinos, manter o foco e alcançar os resultados desejados. Entretanto, essas dicas precisam ser sérias, confirmadas cientificamente ou mesmo comprovadas por especialistas. Além disso, as dicas devem ser assunto interessantes para os seus alunos. Assim, eles ficarão de…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Dica de Campanha para Academias: Tire seu amigo do sofá!

Dica de Campanha – Tire seu amigo do sofá! O Dia do amigo está chegando e é uma ótima oportunidade para trazer novos alunos para sua academia. Fazer um aulão especial para que seus alunos levem os amigos dele,  organizar um plantão de vendas com descontos especiais e ainda, presentear quem indicar o amigo, pode ser…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

Músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Sucesso também nas academias, o ritmo pesado e ao mesmo tempo agitado da música, com um vocal potente, transforma o rock em uma ajuda extra…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Música para treinar: Entenda a importância para seus alunos

Se você parar para analisar, não vai encontrar tão facilmente uma academia no silêncio, isso acontece porque a música para treinar é muito importante.  A música pode ser um fator determinante na motivação e até nos resultados do aluno, entenda nesse post o que acontece! Quais os benefícios da música para treinar? A seguir vamos…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Gestão Tributária em academias: qual a importância?

Gestão Tributária em academias: a carga tributária é uma das maiores preocupações de todo empresário brasileiro. Apesar disso, muitos empreendedores e gestores de academia desconsideram esse fator por não oferecerem a venda de produtos em si. Achando uma tarefa pouco importante, não levam a sério o controle tributário. A verdade, entretanto, é que essa gestão…

Por Nayara Santos em 10.08.2016

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil: já está quase chegando o grande dia do maior evento Fitness da América Latina e além de ser a rádio para academias oficial da 17°IHRSA Fitness Brasil, a ListenX vai para o evento recheada de surpresas esse ano. Dá só uma olhada no que vai acontecer por lá:…

Por Nayara Santos em 24.08.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos