Cada vez mais as pessoas estão adotando hábitos mais saudáveis, o que resulta em um momento favorável para o mercado de academias. Porém, não adianta investir em um negócio desses se não souber como vai administrá-lo. Sem uma boa gestão, uma empresa pode encontrar dificuldades mesmo em um mercado favorável.
Saber escolher os melhores fornecedores, desenvolver estratégias para enfrentar a concorrência, planejar a divulgação, montar uma equipe qualificada, estruturar o espaço e montar as aulas são alguns dos desafios que o empresário terá ao abrir a sua academia. E é preciso se preparar para enfrentar cada uma dessas etapas e ficar atento às oportunidades que surgem no mercado.
Neste artigo preparamos uma lista com algumas dicas que podem te ajudar a planejar e administrar sua academia com mais eficiência. Quer saber como? É só ler os próximos parágrafos. Não perca tempo e confira!
O espaço de uma academia é essencial: ele precisa ser agradável e dividido conforme os serviços oferecidos — musculação, ginástica, natação, artes marciais, spinnig, vestiários, recepção, loja de materiais etc. Para isso tudo, é preciso que ele seja bastante amplo, pois ambientes apertados geram desconfortos e podem ocasionar acidentes. Já pensou o desastre que isso pode ser para o seu negócio?
O seu negócio se volta à saúde e ao bem-estar das pessoas e, para promover isso, é preciso contar com profissionais capacitados. Se vai ofertar musculação e ginástica, precisará de educadores físicos; aulas de artes marciais, de professores especializados. Recepcionistas, atendentes de loja e auxiliares de administração também podem entrar na lista dependendo da sua estrutura. Médicos e fisioterapeutas são necessários para a avaliação médica e faxineiros, imprescindíveis para manter o espaço sempre limpo — e isso é muito importante.
Há uma máxima na comunicação e marketing que afirma: “quem não é visto não é lembrado”. Ou seja: é necessário investir na propaganda do seu negócio. Para isso existem os meios tradicionais (panfletos, outdoors, spot em rádios etc.), as chamadas “novas mídias” (redes sociais, site próprio, marketing digital) e a presença constante dentro do seu mercado, que pode ser feita por meio da participação em feiras especializadas. Nelas é possível se aproximar de fornecedores, firmar parcerias, ficar por dentro das últimas tendências. Tudo isso chama a atenção do público e ainda contribui para desenvolver diferencial do seu negócio.
Bons equipamentos fazem parte de um serviço de qualidade; por isso, escolha fornecedores que te proporcionam opções confortáveis e eficientes para os exercícios. Mas não é apenas isso, é preciso contar também com uma gama de bons materiais e aparelhos, como halteres, colchonetes, anilhas, espumas, espelhos, álcool em gel. Contabilize tudo isso em seu investimento inicial e, posteriormente, em seus gastos futuros, afinal, é preciso repor em algum momento.
Materiais precisam ser renovados; equipamentos repostos e aparelhos levados para manutenção, reparos e, às vezes, trocados imediatamente. Lembre-se de que muitas dessas coisas podem sofrer danos e, para lidar com os gastos inesperados, é preciso ter um bom capital de giro. Será ele que vai te dar a segurança de não ter as suas contas bagunçadas.
Gostou das nossas dicas sobre como administrar sua academia? Então compartilhe com a gente nos comentários as suas opiniões e experiências sobre esses procedimentos.
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