Para a maioria das pessoas, o verão significa dias mais longos, clima agradável, férias, piscina, praia e churrascos. Mas, para os proprietários de academias a realidade é muito diferente, afinal, com tantos compromissos e opções de diversão, o movimento na academia cai bastante.
Sem falar que, as pessoas já conseguiram os tão sonhados corpos para aproveitar o verão, então ir para a academia deixou de ser uma prioridade. Então, como lidar com isso e manter a academia cheia durante o verão?
Simples, com ações que atraiam os alunos para a academia e os deixem empolgados a fazerem parte dela. Com um pouco de planejamento e criatividade, existem algumas táticas de marketing que você pode implementar para manter o engajamento dos membros atuais, e para atrair novos alunos. Confira a seguir como fazer isso.
Campanhas de academia para o verão
Fazer campanhas criativas podem ajudar a manter o movimento da academia maior durante o verão. Veja a seguir as nossas dicas.
1. Organize competições e sorteios
Você bem sabe que verão é praticamente sinônimo de férias, pelo menos para a maioria das pessoas. Então, que tal fazer uma parceria com uma agência de viagens local para oferecer um voucher de viagem ou um desconto nas próximas férias?
Para participar deste sorteio basta fazer com que seus alunos participem das aulas, por exemplo, a cada 5 a 10 aulas em que eles participarem eles ganham um cupom. Isso não só aumenta o número de pessoas nas aulas, mas também faz com que os membros que não estão frequentando a academia voltem.
Ainda, você pode dar pontos para os alunos que comparecerem à academia durante um determinado período. Por exemplo, treinos de musculação valem 2 pontos, aulas em grupo valem 5 pontos, se o aluno for à academia a semana toda ele ganha pontos extras.
Ao final do período, esses pontos podem ser trocados por descontos na academia, descontos em lojas parceiras, ou mesmo para consultas com nutricionistas e personal trainers. Para deixar a ação ainda mais interessante, dê um prêmio especial para quem acumular mais pontos. Essa pode ser uma ótima forma de gerar e manter o entusiasmo durante o verão.
2. Faça um desafio com tema de verão
O verão é a época perfeita para lançar um desafio, pois provavelmente há mais motivação do que em qualquer outra época do ano para entrar em forma. Para começar, dê um nome atraente para o desafio, tais como “Maratona de Verão”, “Onda Fitness”, “FitCamp de Verão”.
Além disso, é importante que o desafio seja lançado com algumas semanas de antecedência, por exemplo 6 a 8 semanas antes do verão. Desta forma, você pode ajudar os alunos a alcançarem as suas metas a tempo para aproveitar a praia.
Outra vantagem dessa estratégia é que você poderá aproveitar a oportunidade para mudar o quadro de aulas, introduzindo novas modalidades neste período. Lembre-se, fazer mudanças pode ser uma coisa boa e ajudar a melhorar o envolvimento dos alunos, principalmente daqueles que reclamam da falta de novidades.
Você poderá usar essa campanha para incentivar os alunos a fazerem acompanhamento com nutricionistas e a terem sessões com um personal trainer. Dê descontos para quem adquirir pacotes para esses acompanhamentos.
Dê uma dose extra de incentivo para os alunos dando a eles a possibilidade de mostrar o antes e depois. Divulgar as fotos nas suas redes sociais poderá ajudar com o engajamento dos seguidores e mostrar que na sua academia os alunos obtêm resultados. Mas, claro, peça o consentimento da pessoa para isso, jamais poste nenhuma foto sem que a pessoa autorize.
3. Promova um evento ao ar livre
Quando falamos em academia ficamos esperando que as pessoas realizem eventos apenas focados em exercícios físicos, certo? Se esse for o seu caso, não poderia estar mais enganado, afinal, saúde e bem-estar envolvem outras coisas como fazer parte de uma comunidade, estar bem mentalmente e, claro, ter saúde física.
Então, que tal aproveitar o verão para estreitar os laços com os seus alunos, promovendo um evento ao ar livre? Uma ótima maneira de fazer isso é organizar um evento social fora do horário de aula.
Durante os meses de verão, a organização de eventos como um churrasco ou uma viagem à praia faz um excelente uso do clima. Se você não tiver uma praia por perto, uma caminhada pode ser igualmente boa. Afinal, o objetivo é dar aos membros a oportunidade de conhecer os colegas em um ambiente divertido e descontraído.
Ainda, esses eventos podem ter diferentes focos, indo desde passeios para quem tem família, até atividades que exigem fisicamente mais das pessoas, como caminhadas em trilhas. Neste caso, o mais importante é conhecer bem os alunos da sua academia e saber quais as atividades que mais chamaram a atenção deles.
4. Faça parceria com outras empresas
A nossa próxima dica poderá te ajudar com diversas campanhas de verão, afinal, ter parceiros comerciais pode ser uma ferramenta fantástica para atrair mais alunos para a sua academia. Uma boa parceria ajuda na divulgação da sua academia, trazendo novos alunos e a divulgando para outro público.
Não sabe nem por onde começar a procurar parceiros? Calma que a gente te ajuda:
- Há um bar de sucos na cidade? Essa pode ser uma ótima oportunidade. Talvez você simplesmente ofereça vouchers para um suco com desconto ou promova um evento semanal no bar de sucos em que os clientes participem de uma aula de fitness seguida de uma aula de preparação de smoothies;
- Crie uma parceria de condicionamento físico. Sua academia se concentra em CrossFit ou artes marciais? Seus clientes estão precisando de algum trabalho de mobilidade ou yoga? Encontre um estúdio de yoga com o qual possa fazer uma parceria e ofereça aos seus membros de 3 a 4 aulas de ioga por mês gratuitamente, em troca de oferecer aos alunos de yoga algumas aulas de força ou cardio;
- Quer turbinar os resultados dos seus alunos? Então procure uma parceria com uma empresa que vende suplementos alimentares, dando aos alunos a possibilidade de ter descontos nos produtos, vender os itens na academia ou possa oferecer premiações durante eventos e competições.
O mais importante é entender qual é a necessidade dos alunos da sua academia e buscar parceiros que te ajudem a satisfazer essas dores. Lembre-se apenas que com parcerias há uma certa “transmissão de autoridade da marca”, portanto, busque parceiros confiáveis.
5. Use promoções inspiradas no verão
A parte mais difícil da aquisição de novos alunos para a academia é fazer com que eles deem o primeiro passo. Durante os meses de verão, é comum as pessoas buscarem orientação nutricional e para fazer exercícios físicos.
Então, que tal oferecer consultas a novos alunos, nas quais você poderá fazer uma avaliação física, definir metas realistas e, porque não, uma sessão inicial de exercícios, gratuitamente. Isso mostrará que a sua academia tem tudo o que o aluno precisa para conseguir ter mais saúde.
Lembre-se, as pessoas precisam sentir que se encaixam, que atingirão suas metas e que se sentirão à vontade na academia. Fazer um esforço extra fará uma enorme diferença entre o fato de elas realmente gostarem da experiência e se matricularem na academia.
Além disso, essa campanha também pode ser uma excelente oportunidade para estreitar os laços com os alunos atuais, dando-lhes recompensas por indicações de novos alunos. Para isso, você pode oferecer um mês grátis ou uma sessão de treinamento pessoal em troca de um número de indicações.
Capriche na divulgação das campanhas
Claro que ter boas campanhas ajuda a atrair a atenção para a sua academia. Entretanto, não importa qual campanha você irá fazer se os alunos e potenciais clientes não souberem o que acontece na academia.
Por isso, ao planejar as campanhas, você precisa preparar a divulgação delas. O primeiro passo é estabelecer quais mídias você irá utilizar, portanto, pergunte-se onde está o seu público-alvo.
Se a intenção for atrair novos alunos, então as parcerias com outras empresas e indicação de alunos serão as melhores campanhas. Mas, você também precisa investir mais em divulgação nas redes sociais ou com propagandas nos jornais do bairro.
Por outro lado, se o objetivo for aumentar o movimento da academia com os alunos que já frequentam o estabelecimento, então competições e eventos tendem a trazer os melhores resultados. Afinal, você estará premiando quem é mais assíduo.
Neste caso, o melhor é fazer é estabelecer uma boa comunicação com os alunos enquanto eles estão na academia. E, a melhor forma de se fazer isso é com uma rádio indoor e anúncios ao longo da programação musical.
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