Por Nayara Santos em 24.08.2020

Avisos de supermercados: aprenda a fazer em 8 passos

Por Nayara Santos em 24.08.2020

A comunicação visual de um supermercado é extremamente importante para orientar clientes e funcionários. Mais do que isso, é uma oportunidade para trabalhar o marketing da loja e usar os espaços de maneira estratégica. Será que você está aproveitando todo o potencial dos avisos de supermercados?

O objetivo da sinalização é chamar a atenção e garantir que uma mensagem seja passada. Na prática, porém, essa meta só é atingida se os sinais forem bem desenvolvidos e aplicados. Por isso, pensar estrategicamente é fundamental para alcançar o público.

Isso vale tanto para os clientes quanto para os colaboradores. No primeiro caso, os resultados são duplamente satisfatórios, pois os avisos também servem como marketing, seja para atrair mais pessoas ou fazer com que os consumidores comprem mais.

O que acha de aprender algumas técnicas para criar suas próprias placas e sinalizações? Continue lendo e veja as principais dicas para acertar de primeira!

8 passos para criar avisos de supermercados

Você pode ler cada tópico a seguir separadamente e ver qual a melhor forma de aplicá-los ao seu mercado. Contudo, recomendamos que entenda cada um deles como um passo de um projeto. Para que tudo fique bem amarrado e com maiores chances de sucesso, o ideal é cumprir todas as orientações. Com isso em mente, bom aprendizado!

1. Liste todos os avisos necessários

Antes de qualquer ação, é importante que você saiba exatamente o que é preciso sinalizar na loja. Organize-se e crie uma lista para ter certeza de que não vai esquecer de nada. Os tipos de avisos podem variar de acordo com seus objetivos e estilo de mercado, mas os imprescindíveis são:

  • identificação de marca (nome da loja ou da rede);
  • sinalização de entrada, saída e estacionamento (se houver);
  • sinalizações de segurança (saídas de emergência, restrições de acesso etc.);
  • sinais direcionais;
  • identificação de caixas (normais e prioritários);
  • sinais de acessibilidade.

2. Analise o layout da loja

Agora que você já sabe o que deve comunicar, está na hora de pensar em como fazer isso. Comece analisando o layout do estabelecimento. Se possível, você pode até aproveitar para fazer alguns aprimoramentos. Um bom layout prioriza a circulação, o destaque estratégico de produtos e a divisão funcional dos setores.

Com tudo pronto, identifique os percursos usuais dos clientes e até dos funcionários. Veja quais são os locais com o maior e menor fluxo, para trabalhar nos avisos de acordo com isso. Anote, também, as seções que costumam receber mais promoções, mais reposições e qualquer outra razão para alta movimentação.

3. Priorize informações

Com o conhecimento completo do mercado em mãos, você está pronto para fazer algumas placas e avisos de supermercados. Para cada um, você deve saber priorizar as informações. Ou seja, a forma como eles serão escritos e desenhados depende da ordem que você vai definir.

O mais apropriado é colocar o componente de atenção logo no começo do texto. Se for uma oferta, por exemplo, informe valores primeiro. No caso de avisos de segurança, um elemento gráfico pode ser mais útil para ilustrar a mensagem. Só tome cuidado para não tornar o aviso muito extenso: procure mantê-lo curto e direto sempre que possível.

4. Seja chamativo

À princípio, os clientes não estão procurando pelos avisos enquanto fazem compras. Você precisa atrair os olhares para transmitir seu recado, seja ele qual for. Há duas maneiras primordiais de fazer isso: usando as cores certas e letras grandes, que podem ser vistas à distância.

Você já deve ter percebido que muitos mercados utilizam cartazes em vermelho e amarelo. O motivo é que, além de serem cores fortes, elas estimulam a sensação de urgência e até a fome. Use a psicologia das cores ao seu favor! Quanto às letras, não há segredo: você quer que as pessoas enxerguem o texto sem que precisem se aproximar demais.

5. Tenha cautela com o visual

Ser chamativo é importante, mas estabelecer limites também é. Tenha muito cuidado com a poluição visual e o exagero de informações. Ao escolher as cores, observe se elas não agridem os olhos mais do que chamam a atenção, por exemplo. Evite, também, usar a mesma placa para mais de um aviso, já que isso pode resultar nos clientes não lendo ou não entendendo nenhuma das mensagens.

6. Siga as recomendações de segurança

Já mencionamos que os avisos de segurança são fundamentais, mas é sempre bom reforçar que eles são, também, obrigatórios. O que é opcional, em alguns casos, é a forma como você vai fazer essa sinalização. Tente aproveitar para inserir a sua identidade visual também nessas situações.

Entretanto, certos aspectos são definidos pelas normas regulamentadoras oficiais. É o caso das cores: a NBR 7195 determina os usos específicos para o vermelho, amarelo, laranja, entre outras. Lembre-se que o uso das cores não dispensa outras formas de prevenção de acidentes.

7. Crie um mural

Um bom mural de avisos só tem a acrescentar na comunicação interna de um comércio. A gestão ganha a possibilidade de fazer comunicados rápidos e ágeis, e a equipe fica por dentro de tudo que está acontecendo, o que aumenta sua produtividade. Também pode ser útil para divulgar metas, bonificações especiais e profissionais de destaque.

8. Seja criativo

O maior propósito dos avisos de supermercados é causar impacto. Você quer que seus funcionários sigam as regras estabelecidas sem dificuldade, bem como quer que seus clientes tenham uma ótima experiência e comprem cada vez mais. Para tanto, as mensagens devem ser fixadas na mente de quem as vê.

Pense em frases engraçadas, por exemplo, ou tente aproveitar épocas e situações pontuais para ser criativo. Vale deste datas comemorativas até memes que estão fazendo muito sucesso na internet. Só tenha certeza que a comunicação estará de acordo com o público e com sua própria marca.

Dica extra para melhorar o alcance dos avisos de supermercados

Se você seguir todos esses passos, as chances de sucesso na transmissão dos recados é bem grande. Ainda assim, não dá para garantir que as pessoas serão, de fato, impactadas pelos avisos visuais. Por isso, temos uma dica bônus! E se você fosse além do visual?

Uma rádio interna aumenta ainda mais a recepção do público aos avisos de supermercados. É uma garantia bem maior de que os clientes e colaboradores terão acesso às mensagens importantes, já que elas serão reproduzidas em todos os ambientes.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing digital para supermercados: 11 ações para vender mais

Considerando que a tecnologia e o ambiente digital já fazem parte da rotina das pessoas e que eles transformaram a maneira como consumimos informações e marcas, é necessário que o seu negócio esteja online. Por isso, o marketing digital para supermercados é uma ferramenta que o ajudará a ter mais resultados. Conseguir o engajamento do…

Por Nayara Santos em 26.11.2020

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

19 frases para fachada de supermercado, confira

Utilizar frases chamativas e que sejam atrativas para o cliente na fachada do supermercado pode ser uma boa estratégia. Afinal, essa é, sem dúvida alguma, uma forma de chamar a atenção do cliente e despertar o seu interesse para que ele entre na loja. Para que essa estratégia funcione, o primeiro passo é conhecer bem…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

O que é necessário para abrir um mercadinho? Saiba agora

Está pensando em abrir um mercadinho e quer saber o que é necessário para ingressar neste ramo de varejo? Então você está no lugar certo, porque aqui a gente vai te contar tudo o que você precisa fazer para tirar o seu projeto do papel. Sem dúvida, a primeira coisa a fazer é conhecer os…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Higiene em supermercados: 6 dicas para fazer da forma correta

A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria. Essas questões e cuidados…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

11 ações para fazer no supermercado no Dia dos Namorados

Escolher quais ações fazer no supermercado no Dia dos Namorados fará toda a diferença para aumentar as suas vendas e as chances de fidelização de clientes. Afinal, essa é uma data comemorativa importante do varejo, e o seu supermercado também pode aproveitar esse período para se destacar.  Isso porque, mesmo em tempos de crise, as…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

Promoções para supermercados: 15 estratégias que aumentam as vendas, giram estoque e fidelizam clientes

Quem vive o dia a dia do supermercado sabe: promoção boa não é a que grita preço, é a que gira estoque, protege margem e faz o cliente voltar. Toda segunda-feira, o relatório de vendas mostra a mesma realidade: ruptura em itens básicos, margem comprimida e fluxo irregular. O que separa as lojas previsíveis das…

Por Nayara Santos em 03.12.2025

Merchandising em supermercado: 5 dicas de como fazer

O merchandising no supermercado combina estratégias para conseguir aumentar as vendas de determinados produtos. Através dele é possível atrair a atenção do cliente para o produto certo, fazendo com que as vendas disparem. Saber como utilizar essas técnicas pode fazer a diferença entre lucro e prejuízo. Portanto, se você ainda não sabe como fazer o…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos