Por Nayara Santos em 22.02.2022

5 ideias para divulgar um produto: se inspire

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Muitos empreendedores buscam ideias inovadoras para divulgar um produto. Entretanto, eles se esquecem de que, se alguma estratégia ainda é muito utilizada é porque ela dá resultados. E, se os resultados aparecem, então por que se preocupar em encontrar novas formas para divulgar produtos?

A resposta é que na verdade você não precisa. O mais importante neste caso é utilizar a linguagem certa para conversar com o seu público, divulgar nas mídias que eles mais consomem e mostrar os diferenciais da sua marca e do seu produto.

Mas, para te ajudar a se inspirar, neste artigo trouxemos algumas ideias de como divulgar um produto. Coloque-as em prática agora mesmo!

Ideias para divulgar um produto

1. Faça promoções

A nossa primeira ideia passa longe de ser inovadora, mas ela ainda funciona muito bem e é por isso que sobreviveu até os dias atuais. Fazer promoções é sim uma forma de atrair a atenção do cliente para a sua marca e incentivar o cliente a ir até a sua loja ou conferir o seu site.


Aqui vale a pena dizer que fazer promoções não significa necessariamente vender o produto mais barato. Você pode oferecer cupons de descontos para a próxima compra se o cliente adquirir o item, assim, você estimula que ele volte à loja. Ainda, pode distribuir brindes exclusivos para o cliente que comprar esse produto. Ou pode dar pontos extras no clube de fidelidade para quem resolver levar o produto para casa.

O mais importante neste caso é mostrar ao cliente que, comprando aquele produto ele terá algum tipo de vantagem. Portanto, nada de sair fazendo promoções malucas e oferecendo o produto por um preço muito baixo e correr o risco de comprometer a saúde financeira do seu negócio.

2. Anuncie na sua rádio personalizada

Você sabia que cerca de 70% das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente ainda está na loja? Portanto, encontrar formas de influenciar o cliente neste momento poderá trazer um grande diferencial competitivo para a sua empresa. E, a rádio personalizada é a ferramenta perfeita para isso.

Ela permite que você crie anúncios personalizados que possam ser reproduzidos nos intervalos da programação musical. Esses anúncios podem ser justamente para divulgar um item em promoção, que um novo produto está disponível na loja ou apenas para lembrar o cliente que a loja também tem um determinado item. Desta forma o cliente pode ficar curioso e resolver conferir o que está sendo anunciado.

Como estamos falando de rádio, claro que é possível ter uma playlist personalizada sendo reproduzida na sua loja. Assim, você utiliza música que combinem com a sua marca e que permitem que o cliente se reconheça, criando um ambiente de compras agradável. E, quando isso acontece, a tendência é que o cliente passe mais tempo na loja e compre mais. Confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio e encante os seus clientes.

3. Prepare uma campanha de lançamento

Cliente gasta mesmo é de ficar por dentro das novidades, por isso, uma das ideias para divulgar um produto é fazendo uma campanha de lançamento. Isso mesmo que você leu, atrair clientes para a sua loja mostrando o que tem de novo.

Se você pensou que essa é uma estratégia voltada apenas para lojas de roupas, você não poderia estar mais enganado. Mesmo tendo uma loja de variedades você pode apostar em campanhas de lançamento. Por exemplo, chegaram os produtos para a decoração de Natal, os chocolates para comemorar a Páscoa foram entregues pelos fornecedores, dentre outros.

Como já falamos anteriormente, a rádio personalizada pode ser utilizada para isso, mas ela não é a única. Você também pode apostar nas redes sociais para as suas campanhas de lançamento. O Instagram, por exemplo, oferece diversas ferramentas que te ajudam a criar expectativa no cliente e mantê-lo interessado e curioso com o que será lançado. Campanhas com fotos e vídeos que mostram apenas parte do que estará disponível em breve são sempre uma excelente forma de se divulgar produtos.

4. Mostre o produto sendo utilizado

A próxima ideia para divulgar um produto é mostrar ele sendo utilizado. Assim, se você tem uma loja de roupas, o ideal é que as propagandas visuais mostrem pessoas utilizando os produtos que você vende. Ou então se você tem uma loja de decoração, pode criar ambientes dispondo os produtos como eles ficariam na casa das pessoas. Não importa em qual ramo do varejo que você atua, sempre que conseguir mostrar o produto sendo utilizado será um diferencial.

Vale a pena dizer que essa estratégia também pode ser muito utilizada nas redes sociais. Com a grande vantagem de que, se o seguidor ficar com alguma dúvida, ele já terá um canal de comunicação aberto diretamente com você.

5. Invista em marketing de conteúdo

Isso pode ser feito através de um blog no seu site ou das suas redes sociais. O ideal é que você traga conteúdos relacionados com o seu ramo de atuação no varejo e que tenham relevância e importância para o seu público.

Assim, você aumenta as chances do seu site ser exibido nas primeiras posições nos mecanismos de busca e também de fazer com que o cliente te veja como uma autoridade no assunto. Ou seja, sempre que o cliente precisar de alguma informação, ele saberá onde encontrar dados confiáveis. E, isso vai se refletir nas suas vendas, afinal, se a sua marca for confiável ele estará mais inclinado a fazer negócio com você.

Lembre-se apenas que essa forma de divulgação de produto não trará resultados imediatos, afinal, leva algum tempo para conseguir conquistar a confiança de alguém, não é mesmo? Portanto, quanto antes você começar a cultivar essa relação com o seu cliente, melhor.

Neste artigo você conheceu algumas ideias para divulgar os produtos da sua loja. Invista em estratégias que sabidamente funcionam e fique de olho nas tendências do mercado que você não vai errar. E, se quiser mais dicas de marketing no varejo e gestão de lojas, confira o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como fazer a divulgação de um evento, confira o passo a passo

Saber como fazer a divulgação de um evento é o primeiro passo para conseguir atrair clientes e fazer o seu evento ser um sucesso. Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa que os gestores do varejo dominam e, nesses momentos, toda ajuda é bem-vinda. Boa parte do sucesso de um evento está relacionado com o…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais. Mas, afinal, o que é plano de negócio? Esse plano…

Por Nayara Santos em 14.03.2018

Trade marketing no varejo: como aplicar as principais tendências?

Atingir e convencer os clientes finais a comprarem nem sempre é fácil. Para simplificar as operações, por outro lado, é comum usar “pontes” que ajudam a encarar os desafios. O trade marketing no varejo serve, exatamente, para isso. Ele é responsável por colocar os distribuidores na parada e esses fazem a venda para os clientes…

Por Nayara Santos em 30.06.2020

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo. Essas falhas podem ser ainda mais comuns em…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Como fazer ações de marketing em datas especiais?

Realizar ações de marketing em datas especiais é uma ótima oportunidade de estar em contato com o cliente, preparar ofertas atrativas e aumentar o faturamento. Por isso, é muito importante investir em ações em datas como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, a Black Friday e o Natal, dentre muitas outras. Afinal, esses…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Saiba como preparar seu time para lidar com as objeções em vendas

Nem sempre o seu cliente em potencial responderá com um “sim” à sua abordagem. No entanto, isso não significa que tudo está perdido. Essa é a hora de aprender a lidar com as objeções em vendas dessas pessoas. É normal ter objeções a uma série de questões, especialmente produtos e serviços. É impossível trabalhar em…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

50 Textos prontos para propaganda de loja de roupas

 Conhecer textos prontos para fazer a propaganda da sua loja de roupas pode facilitar muito a elaboração de campanhas e contribuir significativamente para o sucesso delas. Afinal, você não precisa criar nada, basta apenas utilizar as nossas ideias e se inspirar, adaptando as frases para o seu público e para a identidade da sua…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Qual a importância do pós-venda no salão de beleza? Saiba aqui!

Sabia que o pós-venda no salão de beleza ajuda a fidelizar a clientela? Em todas as etapas do atendimento, desde o contato inicial até o relacionamento — por e-mail, redes sociais, SAC etc. — a experiência do cliente é essencial para ganhar confiança e construir uma imagem positiva. Mais do que uma forma de resolver…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Confira 10 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos