Por Nayara Santos em 26.02.2021

Propaganda em carrinho de supermercado: conheça 4 passos para fazer uma

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Você já pensou em fazer propaganda no carrinho de supermercado? Se não pensou ainda, deveria considerar essa ideia. Isso porque, você pode não apenas ter uma fonte de renda para o seu negócio, como também divulgar o seu estabelecimento.

Para te auxiliar com essa tarefa, nós preparamos este artigo com os passos para você começar a usar mais esse espaço para ganhar dinheiro. Confira!

Como fazer propaganda em carrinho de supermercado

Os carrinhos de supermercado são a principal forma de contato que o cliente tem com o seu supermercado. Isso faz deles excelentes locais para divulgar promoções, marcas parceiras, serviços, programas de fidelidade, ou o que mais você preferir. 

Os carrinhos de supermercado ficam com o cliente entre 30 minutos a 1 hora. Ou seja, durante todo esse tempo a propaganda estará ali, na frente do cliente, e até mesmo impactando outros clientes, dependendo do local escolhido para fazer a propaganda.

Além disso, estudos apontam que cerca de 90% das pessoas que vão ao supermercado utilizam os carrinhos, 85% dos clientes decidem o que querem comprar na hora, e 75% dos consumidores são influenciados pela comunicação na hora da compra. Ou seja, investir em propaganda em carrinho de supermercado pode ser uma excelente forma de fazer o seu cliente comprar mais. Por isso, não fique para trás e comece a se preparar agora mesmo para mais essa ação.

1. Escolha o local da propaganda

Um dos passos é escolher em qual parte do carrinho a propaganda será exibida. Existem basicamente três locais em que você poderá posicionar as placas de propaganda:

    • Fixadas no cabo: essa opção é, sem dúvida alguma, a que fica mais visível e que o cliente verá mais facilmente. As placas utilizadas neste local são relativamente pequenas e podem ser facilmente instaladas, fazendo-se a fixação com parafusos. Apesar disso, esse é um local que deixa as placas de propaganda mais expostas, sendo relativamente comum os casos de placas viradas para baixo, escondendo o anúncio;

  • Placa frontal: essas placas de propaganda em carrinho de supermercado são fixadas na parte da frente do cesto. Assim como as placas fixadas no cabo, elas também são bastante fáceis de serem instaladas utilizando-se abraçadeiras de nylon (popularmente conhecidos como enforca-gato). Nesta posição você terá duas opções, colocá-las voltadas para fora, ficando visíveis para outras pessoas, ou voltadas para dentro, ficando visíveis para quem está empurrando o carrinho;
  • Cabo propaganda®: essa é uma patente da empresa Oppacart. Nesta opção você irá substituir o cabo comum por um com propaganda. Além disso, o cabo é diferenciado, sendo mais ergonômico e ainda há a opção de customização com as cores do seu estabelecimento. A placa de propaganda fica protegida e pode ser facilmente substituída.

2. Escolha o que será divulgado

A propaganda em carrinho de supermercado estará se comunicando diretamente com o cliente durante toda a sua compra. Por isso, é importantíssimo escolher com cuidado o que será divulgado e quais as campanhas de marketing em que essa ferramenta será utilizada, sendo que, as mais comuns são:

  • Semana de oferta: além de divulgar as informações nos panfletos de propaganda, você também pode incluir aquelas ofertas de mais destaque no carrinho. Elas podem ser escolhidas com base nos produtos que são mais procurados ou naqueles que oferecem uma melhor margem de lucro;
  • Datas comemorativas: são excelentes para a divulgação de promoções e dos produtos mais vendidos em datas comemorativas, tais como o Natal, Réveillon, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Carnaval, dentre tantas outras datas que são importantes no calendário do varejo ou para o seu negócio;
  • Informações institucionais: que tal informar ao cliente o que o supermercado tem de melhor? Aproveite para mostrar um pouco do que acontece nos bastidores, tais como um controle de qualidade rígido para garantir bons produtos ao consumidor, funcionários bem treinados ou qualquer outro diferencial que o seu negócio tenha;
  • Produtos institucionais e serviços: se você oferece clube de assinatura, ou de fidelidade aos clientes, ou qualquer outro tipo de serviço, utilizar o espaço para propaganda no carrinho de supermercado é uma ótima ideia;
  • Produtos (parcerias): consiste basicamente em fazer a propaganda de produtos específicos, através de parcerias com fabricantes e fornecedores. Falaremos mais a respeito disso no próximo item.

3. Faça parcerias

Como falamos, o espaço de propaganda em carrinho de supermercado pode ser utilizado tanto para divulgar o seu negócio, quanto como uma fonte de renda. Isso porque, todos os fabricantes estão interessados em atrair a atenção do cliente, e fidelizá-lo. 

Dito isso, fica fácil de entender que a atenção do consumidor é muito valiosa. Por isso, disponibilizar um espaço para os fabricantes em que seja possível atingir o cliente diretamente é um bom negócio.

Portanto, se você tem esse espaço disponível tente fazer parcerias com os fabricantes e fornecedores. Desta forma eles pagam um valor para o seu negócio para que a propaganda que apareça, seja a deles. Vale a pena dizer que você pode escolher mostrar aqueles produtos mais procurados pelos seus clientes. Desta forma, o retorno é garantido tanto para você quanto para quem anuncia.

4. Cuidados essenciais

Não basta investir nas placas de propaganda, é essencial garantir que elas estejam em bom estado e que realmente sejam visíveis aos clientes. Isso significa que placas danificadas devem ser identificadas e substituídas. Bem como, mantê-las sempre limpas e livres de manchas ou qualquer outra coisa que atrapalha a sua visualização.

Por isso, a recomendação é que haja algumas pessoas responsáveis, que façam a verificação e limpeza periódica. Caso contrário, elas poderão passar a impressão de falta de profissionalismo, falta de cuidado e falta de preocupação com o consumidor. Por isso, é fundamental ficar atento.

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