Por Nayara Santos em 11.11.2016

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio.

Por Nayara Santos em 11.11.2016

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio.

Você sabia que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda? E que parte significativa dessas decisões são tomadas por impulso?  Essa é a mais absoluta verdade e foi comprovada pela pesquisa realizada pelo POPAI. (Point of Purchase Advertising Institute).

Agora que você já sabe que boa parte das compras são realizadas por impulso e decididas no ponto de venda. Quando seu cliente está dentro do seu estabelecimento, nem preciso dizer que você precisa se atentar à isso imediatamente se deseja aumentar suas vendas e ser bem sucedido, não é mesmo?

Legal, e por onde eu começo?

São inúmeras estratégias que influenciam as decisões de compra dos clientes, vários aspectos sensoriais, como o visual da loja, a música certa, aromatização, atendimento, iluminação e muitos outros, mas um dos assuntos mais importantes e pouco explorado é a comunicação com seu cliente, que se não estiver perfeita, você inevitavelmente estará perdendo vendas para o concorrente.

Será que você se comunica bem com seu cliente? Ele sabe tudo que você oferece?

É espantosa a quantidade de negócios que deixam de ser realizados porque o cliente não sabe o que temos a oferecer, e isso acontece porque, muitas vezes, a comunicação não acontece na hora certa, ou seja, acontece muito antes do momento da compra ou depois que ele já saiu da loja.

A solução definitiva para aumentar seus resultados é se comunicar com o cliente durante o processo de compra, dentro de seu estabelecimento, é neste momento que você precisa contar sobre seu cartão fidelidade,  sua promoção especial, o cartão de crédito da loja, e até mesmo sobre a nova sobremesa de seu restaurante ou o horário especial de Happy Hour.

Fazendo ele conhecer mais sobre seu negócio,  você aumenta de maneira exponencial a chance dele consumir mais seus produtos e também de voltar novamente para consumir na sua loja ou restaurante ( e não no seu concorrente ).

Qual o jeito mais fácil de fazer isso?

Você já ouviu dentro de algumas lojas que tocam anúncios comerciais de seus produtos e serviços durante a programação musical, intercalados entre as músicas? Esse pessoal já percebeu que esse tipo de comunicação, no momento certo, dentro do estabelecimento, aumenta muito as vendas e fidelização, ainda mais no cenário atual, onde o cliente está cada vez mais exigente e informado, enquanto a concorrência está ainda mais acirrada, não dá para correr o risco de falhar na comunicação, não é mesmo?

Essa definitivamente é a melhor opção de comunicação para impactar seus clientes enquanto ele está no seu ponto de venda, mas para que funcione, é necessário tomar alguns cuidados.

    • Posicionamento da Marca: Antes de implantar anúncios em seu ponto de venda é necessário entender como essa estratégia pode ser implantada em seu ponto de venda. Para algumas marcas mais sofisticadas, é preciso que os anúncios sejam bastante discretos e produzidos com essa mesma sofisticação e usados com cautela em pouca quantidade durante a programação e existem ainda marcas onde não se cabe a utilização dessa estratégia.
    • A locução: A locução deve trazer uma pronúncia clara, com voz e entonação que combinem com a sua marca.
    • Trilha: A trilha que irá acompanhar sua locução também precisa ser pensada de maneira estratégica. Escolhendo da maneira correta, ela será a responsável por chamar atenção para seu anúncio sem destoar do seu posicionamento e estratégia.
    • Roteiro: Anúncios com mais de 30 segundo geralmente surtem menos resultado pois seu cliente para de prestar atenção no que está sendo dito. O ideal é que o texto seja escrito por profissionais especializados em redação para anúncios publicitários que saberão passar a mensagem desejada dentro do tempo certo.

Conclusão

Pensa comigo: Será que seu cliente sabe tudo que seu negócio tem à oferecer? Ele sabe o quanto você é diferenciado de seu concorrente?  Você pode estar trabalhando em 10 coisas bacanas enquanto seu concorrente faz apenas 1, porém, se ele se comunicar melhor, é ele quem “ganha” atenção e o dinheiro do cliente.

Você pode estar investindo tempo e dinheiro e sendo deixado para trás por se comunicar mal! Lembre-se sempre do velho ditado: “Comunicação é a Alma do Negócio”.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Descubra como definir a cultura organizacional da empresa!

Toda organização possui uma história e a cultura organizacional é, ao mesmo tempo, agente realizador e consequência dela. Esse conceito é muito importante para compreender o contexto de uma empresa e, inclusive, o seu desempenho. Ele é sinônimo de identidade: é como o negócio se identifica e se posiciona no mercado. Uma das dúvidas mais…

Por Nayara Santos em 30.01.2020

Mensagem de Natal e Ano Novo: 32 exemplos para se inspirar

Já escolheu as mensagens de Natal e Ano Novo que vai enviar para os seus clientes? Ainda não? Então não dá para perder mais tempo, é preciso buscar inspiração agora mesmo. A boa notícia é que você veio ao lugar certo, porque neste texto vamos trazer alguns exemplos para você se inspirar. Mas, antes de…

Por Nayara Santos em 25.09.2025

11 dicas para vender mais no Dia das Mães!

 Se você chegou até aqui é porque está interessado em conhecer algumas dicas para vender mais no Dia das Mães. Ela é uma das datas mais importantes do varejo, portanto, não pode passar batido.  Isso significa que a maioria dos consumidores comprará algo, nem que seja uma lembrancinha. Não é à toa que o…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

Inspire-se com essas 10 campanhas do Dia dos Namorados

Conseguir acertar na sua campanha de Dia dos Namorados pode te trazer um bom lucro e garantir um fôlego extra para a sua empresa. Isso porque, essa é uma das principais datas comemorativas do comércio brasileiro e uma excelente oportunidade para fazer uma campanha incrível e aumentar as vendas, celebrando o amor entre os casais.…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

5 ações de marketing para aumentar as vendas online

Sempre reforçamos a importância de estar no ambiente virtual, já que sites, plataformas e redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines. No entanto, é necessário trabalhar ações de marketing para aumentar as vendas online, pois esse é um espaço ainda mais competitivo e com suas particularidades. Você precisa desenvolver processos específicos e pontuais para o universo…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Clima organizacional: entenda sua importância e como afeta as empresas

O clima organizacional pode ser definido como a atmosfera psicológica que envolve gestores e colaboradores em uma organização. A partir de pesquisas, discussões e a incorporação do endomarketing como estratégia de gestão, as empresas procuram melhorar suas relações internas a fim de evitar conflitos e alta rotatividade, bem como estimular a harmonia e a produtividade.…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Ideias de campanhas para fazer no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando, você sabe que precisa planejar as campanhas para a data, mas as ideias simplesmente não aparecem? Então você veio ao lugar certo. Neste texto vamos te dar algumas dicas de campanhas para você se inspirar e vender mais nesta importante data do varejo. Quanto maiores as chances de lucro,…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

Estratégias para preparar a sua loja para a Black Friday

Muito antes de novembro chegar, os consumidores já estão pensando em aproveitar a Black Friday. Por isso, você, varejista, deve conseguir preparar a sua loja para atender a essa demanda.  O período da Black Friday é conhecido por suas ofertas e descontos generosos, se tornando uma das datas mais importantes do calendário varejista no Brasil.…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Conheça quais são as empresas que adotaram o varejo 4.0

Já ouviu falar em varejo 4.0? Sabe como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e ter mais sucesso? Ou então, conhece exemplos de empresas que adotaram o varejo 4.0?  Se você está aqui, provavelmente está em busca de mais informações a respeito dessa nova era do varejo. Inclusive, é bem…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos