Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia completo sobre Marketing Sensorial no Varejo

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Na busca por formas de conseguir oferecer uma experiência de compras únicas aos clientes surgiu o marketing sensorial no varejo. Ele propõe que estimular os cinco sentidos humanos pode tornar o ambiente de compras agradável, gerar boas lembranças no consumidor e fidelizá-lo.

Se você ainda não sabe como as ações de marketing sensorial podem tornar a sua loja única e inesquecível para os clientes, confira esse artigo!

O que é o marketing sensorial e como ele pode me ajudar?

O ser humano percebe o ambiente em que ele vive através dos cinco sentidos. Assim, cheiros, sons, iluminação, gostos e percepções táteis permitem que ele identifique se aquele é um ambiente amigável ou hostil. 

Além disso, quando combinados eles podem potencializar um ao outro. Entretanto, para que esses estímulos funcionem eles devem ser sutis, caso contrário, você poderá oferecer estímulos em excesso e deixar o ambiente desagradável.

Os profissionais de marketing perceberam a importância desses estímulos e desenvolveram as estratégias de marketing sensorial. Ou seja, investiram no estímulo dos sentidos para tornar o diálogo entre marca e consumidor mais agradável e mais interessante.

Como utilizar o marketing sensorial no varejo?

Diante do que foi dito, você deve estar se perguntando como colocar em prática o marketing sensorial no varejo, não é mesmo? Pois, isso pode ser mais simples do que você imagina. 

Em alguns segmentos do mercado, tais como o hoteleiro, alimentício e de cosméticos, a utilização dessa estratégia já está bem consolidada e é amplamente aplicada. Por exemplo, a Hershey ‘s entendeu que a experiência de desembrulhar o chocolate Kiss é única e faz com que aquele deixe de ser um mero pedaço de chocolate.

Outro exemplo bastante interessante é da marca Abercrombie, que tem como público-alvo adolescentes. Para conseguir atrair esses clientes ela criou nas lojas ambientes únicos, com músicas contagiantes, poucas luzes, uma equipe de vendas atraente e aromas diferenciados. Tudo isso para lembrar o quarto de um adolescente. Ou seja, o público-alvo olha a loja e se identifica com ela, ficando com vontade de entrar e de conhecer mais sobre o que ela tem a oferecer.

Colocando o marketing sensorial em prática

Depois da visão, a audição é o segundo sentido humano mais importante, seguido pelo olfato, tato e paladar. Portanto, na hora de escolher as ações de marketing sensorial para a sua loja, é importante priorizar o que será feito.

É natural que muitas lojas já se preocupem com a visão, aplicando técnicas de cores, focando em manter a identidade visual da loja e em criar um layout diferenciado. Mas, param por aí. 

Por isso, uma ação que pode ser facilmente aplicada na sua loja é a música ambiente, com uma rádio personalizada. Estudos comprovam que, quando o cliente ouve a trilha sonora certa, ele tende a passar mais tempo na loja e a comprar mais. Sem falar que, quando ele se identifica com a música reproduzida, ele cria uma lembrança sensorial daquele momento e vai lembrar da sua marca posteriormente.

Se quiser conhecer todos os detalhes sobre o marketing sensorial e como aplicá-lo no varejo, basta fazer o download do nosso e-book. Lá você ainda vai encontrar diversos cases de sucesso para se inspirar. 

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Campanhas publicitárias de páscoa: 12 ideias de marketing para esse período

 Será que você dá a devida importância às campanhas publicitárias de Páscoa ou tem deixado a desejar? Confira o que vamos falar nesse artigo e veja se você tem feito o suficiente para conseguir aumentar as vendas da sua loja nesta importante data do varejo. As datas comemorativas costumam ser grandes oportunidades para as…

Por Nayara Santos em 11.03.2025

9 ideias para comemorar o Dia do Cliente: aumente as vendas nessa data

O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é uma data importantíssima para o setor varejista. Isso porque esse é o momento de agradecer a confiança e preferência do cliente. Afinal de contas, sem isso o seu negócio não seria o mesmo. Além de demonstrar gratidão aos seus clientes, essa comemoração pode ser uma…

Por Nayara Santos em 04.07.2024

Descubra a importância da identidade corporativa

Atualmente é essencial que as empresas busquem ter uma identidade corporativa bem desenvolvida, independentemente se ela for de grande, médio ou pequeno porte. Já parou para pensar qual a imagem que a sua empresa passa para os clientes e até mesmo para os colaboradores? A ação é muito importante, pois hoje em dia é bem…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

5 estratégias de marketing no Instagram para resultados de sucesso

Não é por coincidência que cada vez mais empresas têm investido em estratégias de marketing no Instagram. O fato da rede social permitir o compartilhamento de vídeos, imagens e histórias tem feito dessa mídia uma das mais relevantes da atualidade, pois o conteúdo em formato visual está tomando uma escala acelerada. Se você pretende que…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Mercado varejista: 6 características importantes sobre o assunto

 O mercado varejista, ou simplesmente varejo, é o setor que atende diretamente o consumidor final, ou seja, geralmente pequenas quantidades de produtos são vendidos. Diferentemente do atacado, no qual são negociadas grandes quantidades de produtos destinados à revenda para outros comerciantes, geralmente varejistas. Em resumo, os varejistas compram produtos no atacado para revender no…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Inauguração de loja: 15 ideias criativas para o grande dia

 A inauguração de loja é uma questão fundamental no sucesso de seu negócio em longo prazo. Saiba que qualquer erro de planejamento em um momento como esse pode atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor e impedir o crescimento no mercado de atuação.  Como a primeira impressão que o cliente terá da sua loja…

Por Nayara Santos em 02.06.2025

Como Manter Um Bom Relacionamento Com Fornecedores

Veja como pode manter um bom relacionamento com fornecedores e alavancar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 13.02.2019

Lista de produtos para montar uma loja de cosméticos, confira

Um dos passos mais importantes para quem está pensando em montar uma loja de cosméticos é a escolha dos produtos. Afinal, se você escolher errado, os consumidores podem até ir até a sua loja para conferir a novidade, entretanto, eles não comprarão nada ou não voltarão. Por isso, é preciso saber quais itens não podem…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

29 textos prontos para propaganda de salão de beleza

Fazer propaganda do salão de beleza é fundamental para conseguir atrair clientes, trazer de volta aqueles clientes que já conhecem o seu estabelecimento reatando um relacionamento e tornar a sua empresa mais conhecida. Para isso, é preciso escolher os textos certos e a forma correta de divulgação.  Nem todo gestor precisa saber como fazer isso,…

Por Nayara Santos em 28.05.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos