Por Nayara Santos em 16.05.2023

Divulgação de eventos nas redes sociais: confira como fazer

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Fazer uma boa divulgação do evento da sua loja nas redes sociais pode ser a chave para o seu sucesso. Isso porque, as redes permitem que você fique próximo tanto dos clientes que já conhecem a sua marca, como pode atrair potenciais consumidores com um bom conteúdo.

Mas, para isso, é preciso saber como trabalhar com as redes sociais para que você consiga ter um bom número de seguidores e um bom engajamento no perfil. Além disso, as redes permitem que você faça uma divulgação interativa, ou seja, permite que os seguidores comentem, deem a sua opinião e até mesmo te ajudem a decidir algum detalhe.

Como nós sabemos que a divulgação de eventos pode ser bastante trabalhosa, e que não dá para deixar as redes sociais de fora do planejamento, preparamos esse artigo para te ajudar. Nele daremos dicas importantíssimas que você deverá seguir para divulgar o evento nessas plataformas da forma correta. Confira!

Fazendo a divulgação de eventos nas redes sociais

A divulgação do evento nada mais é do que uma forma de comunicação com os seus clientes. Se para alguns gestores essa é uma parte interessante, para outros, essa pode ser uma etapa bastante complicada. Por isso, se você ainda não sabe qual é a melhor forma de se comunicar com os seus clientes, confira o nosso material exclusivo Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

Crie uma estratégia de divulgação

Quando falamos na criação de uma estratégia de divulgação, muitas pessoas pensam que os anúncios devem seguir o tom de voz da empresa, e de modo que converse com o público-alvo. Entretanto, quando falamos das redes sociais, você precisa ter em mente que existem basicamente duas formas de divulgar eventos:

  • Orgânica: essa é a forma gratuita de se fazer a divulgação. Neste caso, você pode usar as ferramentas que cada uma das plataformas oferecem, tais como Reels do Instagram, Stories, vídeos no IGTV, vídeos no YouTube, Lives, dentre outros. Mas, para que essa estratégia funcione, você precisa produzir conteúdo de qualidade, ter constância e uma alta frequência de publicações;
  • Anúncios: investir na divulgação orgânica é essencial para que o perfil da sua marca cresça e conquiste mais seguidores. Entretanto, esse retorno demora para acontecer, por isso, muitas empresas preferem investir em anúncios pagos. Quem optar por essa estratégia poderá preparar as publicações patrocinadas e escolher o público para o qual os anúncios serão exibidos.

O ideal é que você invista nas duas opções, desta forma, você vai fazendo com que a sua marca ganhe mais autoridade (de forma orgânica), ao mesmo tempo em que consegue alcançar um número maior de usuários (com os anúncios).

Escolha a rede certa

A próxima etapa para conseguir acertar na divulgação de eventos nas redes sociais é a escolha de qual rede você irá utilizar. Cada uma delas tem um perfil de funcionamento e de público diferente. Por isso, é essencial conhecer cada uma para saber onde vale a pena investir o seu tempo. As principais redes são:

  • Facebook: uma das redes com o maior número de usuários no Brasil, portanto, com certeza você irá encontrar alguns clientes. A vantagem é que você pode criar uma página para a sua empresa, divulgando fotos, preços e até mesmo criando um evento. Isso mesmo, você pode criar um evento no Facebook para dar mais detalhes do evento propriamente dito;
  • Instagram: outra rede importantíssima para a divulgação do evento nas redes sociais. No Instagram a nossa recomendação é que você poste vídeos curtos e fotos dos bastidores, utilize o cronômetro para despertar o interesse dos usuários, e até mesmo incentive o engajamento respondendo à caixinha de perguntas;
  • Twitter: essa é uma rede mais dinâmica, com textos curtos, em que a proposta é ter uma conversa rápida entre os usuários. Ela pode ser utilizada para a divulgação do evento da sua loja, desde que esse seja o perfil da sua marca;
  • LinkedIn: pode ser a rede ideal para divulgar eventos que tenham como foco aproximar a relação com outras empresas, para conseguir novas parcerias e fornecedores, ou melhore o relacionamento com aqueles que já trabalham com você.

Na hora de escolher a rede, o mais importante é focar na que tem um perfil que combine mais com a sua marca. Além disso, o seu público também deve estar nessa rede, portanto, confira qual é o perfil mais comum de pessoas para saber onde vale a pena investir seu tempo e dinheiro.

Prepare um cronograma para a divulgação do evento nas redes sociais

Uma vez que você já tenha decidido qual será a rede a ser utilizada, então chegou o momento de preparar as publicações. Mas, para isso, você precisará ter um cronograma de divulgação. Ou seja, você deve saber qual será o nível de informação que os usuários receberão em cada etapa.


Por exemplo, a primeira publicação pode ser falando que você está preparando algo incrível para o próximo mês. Após alguns dias você pode divulgar um vídeo curto mostrando um pouco dos bastidores, mas sem dar muitas informações. Depois você pode divulgar o evento e dar um pouco mais de detalhes, e assim por diante.

Isso ajuda a deixar os usuários curiosos e a continuar conferindo as suas publicações. Lembre-se, esse é o momento de preparar o conteúdo criativo, portanto, pense em como engajar os usuários. Isso pode ser feito perguntando o que ele acha que está por vir, fazendo enquetes com os seguidores, incentivando o envio de perguntas, dentre outros.

Mas, para que essa estratégia funcione, você também precisa ter tempo para interagir com esses seguidores. Afinal, eles não querem ficar falando sozinhos, pelo contrário, essa é uma forma bastante eficaz de criar uma boa relação com esses potenciais clientes.

Por último, mas não menos importante, ao preparar o cronograma, considere o tempo necessário para preparar a arte das postagens. Lembre-se, as fotos e vídeos devem ser de alta qualidade. Já os textos devem ser claros, objetivos e livres de erros gramaticais. Desta forma, você mostra profissionalismo para os seguidores e transmite uma boa imagem da sua empresa.

Gostou das nossas dicas para fazer a divulgação de eventos nas redes sociais? Então acesse o nosso blog e confira outras dicas incríveis para fazer o seu evento ser um verdadeiro sucesso!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais. Por outro…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Como Manter Clientes Fidelizados com Ações de Marketing

Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores nos dias de hoje. Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo. Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização. Porém, nem sempre escolher…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Varejo online: tudo o que você precisa saber sobre ele!

O varejo online representa uma fonte valiosa de faturamento e de recursos não somente para as marcas, mas também para a economia brasileira. Em 2019, por exemplo, o faturamento com o comércio eletrônico brasileiro foi de R$ 75 bilhões. Além de não ter barreiras geológicas e aumentar as suas possibilidades de venda, a comercialização online…

Por Nayara Santos em 06.05.2020

ABF Franchising: saiba sobre o funcionamento dessa associação

O mundo do empreendedorismo vem crescendo bastante no mundo inteiro, tanto devido às maiores oportunidades de negócio quanto à necessidade de buscar novas fontes de renda em diversos lugares. Porém, os primeiros passos costumam ser os mais difíceis e mais caros para quem não tem experiência. Diante disso, muitos optam pelo modelo de franquia. Esse…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Como fidelizar clientes no salão de beleza? Confira nossas dicas!

Está tendo problemas em fidelizar os clientes no seu salão de beleza? Quer aumentar a lucratividade do seu negócio, mas não sabe como fazer isso? A grana anda curta para investir em campanhas para atrair novos clientes para o seu salão? Bom, se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, então você veio ao…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

10 programas para gerenciar lojas de roupas: Confira suas funções

Escolher o programa certo para gerenciar a sua loja de roupas é um desafio e tanto, não é mesmo? Afinal, com tantas opções no mercado fica difícil saber qual deles é a melhor escolha e se você está colocando o seu dinheiro em algo que seja realmente um investimento.  Mas, uma coisa é certa, as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Vinheta de inauguração de loja: 6 dicas de como criar uma

Se você está planejando a inauguração da sua loja, deve considerar criar uma vinheta. Isso porque, a vinheta ajuda a conquistar os clientes, e a fazer com que eles se lembrem da sua marca.  Não acredita? Então basta lembrar da vinheta do Jornal Nacional. Sempre que você ouvia aquela musiquinha e via o vídeo, sabia…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Descubra como definir a cultura organizacional da empresa!

Toda organização possui uma história e a cultura organizacional é, ao mesmo tempo, agente realizador e consequência dela. Esse conceito é muito importante para compreender o contexto de uma empresa e, inclusive, o seu desempenho. Ele é sinônimo de identidade: é como o negócio se identifica e se posiciona no mercado. Uma das dúvidas mais…

Por Nayara Santos em 30.01.2020

Campanhas para fazer no Dia do Amigo: 4 ideias para se inspirar

Você sabia que o Dia do Amigo, apesar de ser uma data incrível para celebrar as amizades, ainda é pouco explorada pelos varejistas? Pois é! Mas a boa notícia é que isso pode ser uma grande oportunidade para você aumentar a visibilidade da sua marca e atrair mais clientes.  Com uma concorrência menor do que…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos