Diferencial competitivo para minha academia
Em 2010, o empresário e professor de economia Bhaskar Chakravorti publicou um artigo no site da Universidade de Harvard falando sobre a importância de encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, principalmente em épocas de crise. Um texto que, vale a pena lembrar, foi escrito na época em que os Estados Unidos ainda enfrentavam os efeitos da crise imobiliária de 2008. Nele, Chakravorti vai direto ao ponto e deixa bem claro: é preciso sempre se reinventar e investir (principalmente em momentos de incertezas econômicas) dando como exemplo algumas das maiores empresas da bolsa norte-americana que surgiram ou se reinventaram justamente em épocas conturbadas da indústria, como o Facebook e a Apple.
Agora, será que as academias também podem lucrar com ajuda de um diferencial competitivo? Claro que sim! E para comprovar a nossa ideia, vamos mostrar como é possível fazer isso aqui nesse post. Confira!
Antes de mais nada, é bom entender uma coisa: diferencial competitivo não tem a ver com preço ou velocidade.
Se você vende mensalidades mais baratas, é fácil que outra academia entre em uma disputa de preço com você. E isso sem falar que é possível que você tenha problemas de caixa por causa desse tipo de batalha. E se você acredita em entregar resultados mais rápidos, bem, isso também não é algo que outros não possam fazer.
[epico_capture_sc id=”411″]
Diferenciais competitivos precisam ter 3 características: serem de fácil entendimento, difíceis de serem copiados e sustentáveis economicamente. Características que podem ser encontradas da seguinte maneira.
Ainda pensando em como colocar tudo isso em prática na sua academia? Então calma que vamos te passar algumas dicas.
Nós já falamos por aqui sobre 4 atividades na academia que você deve investir para atrair alunos, porém, como o assunto agora é diferencial competitivo, ainda existem outras atividades e ações que podem ser levadas em consideração na hora de encontrar o do seu negócio.
No começo do ano, diversos veículos publicaram uma pesquisa da Acad Brasil (Associação Brasileira de Academias) mostrando como que o hoje as pessoas com mais de 60 já representam um terço dos matriculados em academias no país. Uma porcentagem que tende a crescer ainda mais e pede algumas mudanças das próprias academias — que ainda focam bastante no público jovem.
Muita gente aproveita o horário de almoço para malhar nas academias. Agora, nem toda academia ainda vê isso como diferencial, onde poderia oferecer algum tipo de alimentação mais leve para quem já está ali na hora da refeição (e que acaba indo procurar algum lugar para comer logo após os exercícios).
Não tem nem um mês que a febre do Pokemon Go chegou no Brasil e já temos casos de academias usando o game para atrair mais público para lá.
Sendo assim, se nenhum dos seus concorrentes estiver fazendo o mesmo, que tal investir nessa brincadeira?
Nós já falamos bastante por aqui sobre os benefícios do marketing sensorial para as academias. E um deles é justamente beneficiar o surgimento do seu diferencial competitivo.
Viu só como é fácil encontrar o diferencial competitivo da sua academia (e como isso pode melhorar os seus negócios)? Então não perca mais tempo: busque agora mesmo o seu e fortaleça a sua empresa nesse momento de crise.
Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe sua dúvida ou sugestão aqui mesmo nos nossos comentários!
Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.
Tá cansado de escolher e atualizar as músicas que vão tocar na sua academia? Com a Radioacademia você terá acesso a diversas playlists prontas (e sempre atualizadas), com as músicas certas para motivar seus alunos durante o treino.
E ainda poderá divulgar todas as suas promoções, campanhas e eventos, através de anúncios personalizado e cortesias, aumentando a participação dos seus alunos em todas as suas campanhas.
Teste por 10 dias grátis a Radioacademia e acabe de uma vez com as reclamações sobre as músicas.