Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como encontrar um diferencial competitivo para minha academia?

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Diferencial competitivo para minha academia

Em 2010, o empresário e professor de economia Bhaskar Chakravorti publicou um artigo no site da Universidade de Harvard falando sobre a importância de encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, principalmente em épocas de crise. Um texto que, vale a pena lembrar, foi escrito na época em que os Estados Unidos ainda enfrentavam os efeitos da crise imobiliária de 2008. Nele, Chakravorti vai direto ao ponto e deixa bem claro: é preciso sempre se reinventar e investir (principalmente em momentos de incertezas econômicas) dando como exemplo algumas das maiores empresas da bolsa norte-americana que surgiram ou se reinventaram justamente em épocas conturbadas da indústria, como o Facebook e a Apple.

Agora, será que as academias também podem lucrar com ajuda de um diferencial competitivo? Claro que sim! E para comprovar a nossa ideia, vamos mostrar como é possível fazer isso aqui nesse post. Confira!

Encontrando o seu diferencial

Antes de mais nada, é bom entender uma coisa: diferencial competitivo não tem a ver com preço ou velocidade.

Se você vende mensalidades mais baratas, é fácil que outra academia entre em uma disputa de preço com você. E isso sem falar que é possível que você tenha problemas de caixa por causa desse tipo de batalha. E se você acredita em entregar resultados mais rápidos, bem, isso também não é algo que outros não possam fazer.

[epico_capture_sc id=”411″]

Diferenciais competitivos precisam ter 3 características: serem de fácil entendimento, difíceis de serem copiados e sustentáveis economicamente. Características que podem ser encontradas da seguinte maneira.

  • Tente ser o primeiro: se você consegue ser o primeiro a criar ou identificar algo, esse pode ser o seu diferencial por um certo tempo.
  • Seja inovador: querer sair do padrão e se tornar inovador é uma boa maneira para encontrar o diferencial competitivo do seu negócio.
  • Foque na experiência: quando você foca em ter algo intangível, como a experiência, fica mais complicado de um concorrente copiar o seu diferencial.
  • Tenha barreiras de saída: se você consegue criar algo que gere dependência no cliente, fica mais difícil de ele querer sair de perto da sua empresa.

Ainda pensando em como colocar tudo isso em prática na sua academia? Então calma que vamos te passar algumas dicas.

O diferente que ajuda a vender nas academias

Nós já falamos por aqui sobre 4 atividades na academia que você deve investir para atrair alunos, porém, como o assunto agora é diferencial competitivo, ainda existem outras atividades e ações que podem ser levadas em consideração na hora de encontrar o do seu negócio.

Exercícios para a terceira idade

No começo do ano, diversos veículos publicaram uma pesquisa da Acad Brasil (Associação Brasileira de Academias) mostrando como que o hoje as pessoas com mais de 60 já representam um terço dos matriculados em academias no país. Uma porcentagem que tende a crescer ainda mais e pede algumas mudanças das próprias academias — que ainda focam bastante no público jovem.

Gastronomia fitness

Muita gente aproveita o horário de almoço para malhar nas academias. Agora, nem toda academia ainda vê isso como diferencial, onde poderia oferecer algum tipo de alimentação mais leve para quem já está ali na hora da refeição (e que acaba indo procurar algum lugar para comer logo após os exercícios).

Pokemon Go

Não tem nem um mês que a febre do Pokemon Go chegou no Brasil e já temos casos de academias usando o game para atrair mais público para lá.

Sendo assim, se nenhum dos seus concorrentes estiver fazendo o mesmo, que tal investir nessa brincadeira?

Marketing Sensorial

Nós já falamos bastante por aqui sobre os benefícios do marketing sensorial para as academias. E um deles é justamente beneficiar o surgimento do seu diferencial competitivo.

Viu só como é fácil encontrar o diferencial competitivo da sua academia (e como isso pode melhorar os seus negócios)? Então não perca mais tempo: busque agora mesmo o seu e fortaleça a sua empresa nesse momento de crise.

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe sua dúvida ou sugestão aqui mesmo nos nossos comentários!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de Campanha para Academias – Desafio dos 30!

Para seus alunos conseguirem obter o resultado desejado, eles tem que ir, no mínimo, 4 vezes da semana para academia. Se seus alunos tiverem conseguindo chegar em suas metas vai ser bem difícil sair da sua academia, né? Então comece a incentivar seus alunos a irem para academia com mais freqüência, faça o Desafio dos 30…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

[E-book] Guia da Experiência de Consumo: Como encantar os alunos da sua academia!

Guia da Experiência de Consumo: Se você tem essas dúvidas abaixo, esse e-book vai te ajudar! Como fidelizar meus alunos? O que fazer para me destacar dos concorrentes? Como encantar meus alunos e deixa-lós satisfeitos? Essas dúvidas são frequentes em gestores, diretores ou coordenadores de academias. Fidelizar seus alunos não é difícil, o que você…

Por Nayara Santos em 26.10.2016

Onde Comprar Equipamentos para Academia com Bom Custo-Benefício?

Ao montar uma academia, além de analisar questões como a localização e a contratação de profissionais especializados, uma dúvida bastante comum de aparecer nesse momento é onde comprar equipamentos para academia. Como já mencionamos por aqui, o planejamento para empreender qualquer negócio deve ser minucioso e, portanto, os gastos devem ser calculados com o máximo…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como Atrair Alunos Para Academia: Conheça 2 Métodos

Atrair alunos para sua academia pode parecer uma tarefa difícil e cara, mas não é bem assim. Existem várias maneiras de trazer mais clientes para o seu negócio sem causar tanto impacto ao seu orçamento, e hoje vamos apresentar algumas delas. Quer saber como atrair alunos para academia e ainda fidelizá-los? Confira este artigo! 1.…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como aumentar a retenção e diminuir cancelamentos?

Para você reter seu aluno e diminuir os cancelamentos, você tem que criar um ambiente agradável para que frequentar a academia seja algo indispensável e principalmente, agradável na rotina dele. Você já parou para pensar que muitas vezes as pessoas chegam animadas e empolgadas para fazer a matrícula e depois de uma semana acabam desanimando…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Marketing de Experiência para academias: saiba como fazer!

Marketing de Experiência para academias Disponibilizar uma boa quantidade de aparelhos, ter um horário de funcionamento adequado e contar com funcionários preparados são características essenciais de uma boa academia capaz de atrair alunos. Contudo, todas essas qualidades já são comuns a boa parte dos empreendimentos de sucesso — e, como você sabe, para se destacar…

Por Nayara Santos em 11.08.2016

Como obter retorno sobre o valor investido no Ecad?

Nesse post você entenderá melhor o que é o Ecad, como você deve calcular, se está realizando o pagamento da maneira correta e por fim, aprenderá como fazer para que o valor investido traga retorno satisfatório para sua academia. O que é Ecad? O Ecad é uma instituição privada sem fins lucrativos, instituída pela lei…

Por Nayara Santos em 14.08.2019

A importância de ter as aulas de academia cheias

A importância de ter as aulas de academia cheias. O primeiro ponto que tenho pra falar deve ser óbvio para você, mas aulas lotadas significam maior lucro para a academia, certo? Não faz sentido pagar um professor que estudou, se especializou e se preparou para dar aula para uma ou duas pessoas. Mas será que…

Por Nayara Santos em 21.10.2015

O impacto da música na percepção dos alunos

Ao contrário do que você pode imaginar a música tem um grande impacto na percepção dos seus alunos, por esse motivo trouxe 5 fatores onde a música pode ajudar a motivar, fidelizar, reter e encantar seus alunos. Primeiramente, se você é gestor ou proprietário de uma academia, você já notou que precisa criar uma programação…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Receba nossos conteúdos exclusivos