Por Nayara Santos em 17.08.2021

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

Por Nayara Santos em 17.08.2021

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou por falta de familiaridade com a tecnologia.

Se esse for o seu caso, não precisa se preocupar, nós elaboramos este texto justamente para te ajudar. Neste artigo vamos te explicar o que é o coletor de dados para supermercado e como ele pode ser empregado na sua loja. Boa leitura!

O que é o coletor de dados para supermercado?

O coletor de dados é um equipamento parecido com um smartphone e que tem o intuito de facilitar a coleta de informações através da leitura do código de barras dos produtos ou pela inserção dessas informações através de um teclado alfa numérico. Ele é muito utilizado por empresas de logística, facilitando a transmissão de informações para os sistemas de gestão.

Existem inúmeras vantagens de se utilizar um coletor de dados para supermercado e as principais delas são:

  • Maior produtividade: se tem uma coisa que todo gestor fica interessado é em melhorar a produtividade dos funcionários. Quando um supermercado adota o coletor de dados isso fica evidente, já que não há mais a necessidade de utilizar papel e caneta para verificar informações, que podem ser coletadas em segundos;
  • Mais agilidade nos processos: como a produtividade aumenta, os processos do supermercado também se tornam mais rápidos. Afinal de contas, a conferência de produtos no momento da entrega, por exemplo, pode ser feita de forma muito mais rápida;
  • Reduz o risco de erros: anotar código de barras e fazer conferências manuais aumenta significativamente o risco de cometer algum erro. Com o coletor de dados para supermercado é possível reduzir os erros humanos nesses processos;
  • Permite decisões mais assertivas: com a coleta de informações sendo feita e disponibilizada de maneira muito mais rápida, os gestores podem tomar decisões gerenciais mais rapidamente e de modo mais assertivo.

Vale ressaltar que sempre que um processo de supermercado pode ser realizado mais rapidamente, minimizando a possibilidade de erros e ainda permitindo que você seja capaz de tomar decisões gerenciais mais acertadas, isso é um ganho enorme para a sua empresa. 


Isso acontece porque quando você consegue trabalhar desta forma, otimizando processos, sobrará mais tempo para se dedicar ao planejamento de outras estratégias de marketing. Por exemplo, quais ações de marketing sensorial podem ser aplicadas para melhorar a experiência do cliente, o que é necessário para que essas estratégias sejam efetivas, quais outras ações podem ser realizadas para melhorar a divulgação da sua marca e o aumento das vendas, e assim por diante.

Como o coletor de dados pode ser utilizado no supermercado?

Agora que já falamos sobre as vantagens de se ter um coletor de dados para supermercado, vamos apresentar agora em quais processos e como ele pode ser utilizado.

Controle de recebimento de mercadoria

Como o coletor de dados para supermercado permite a leitura do código de barras dos produtos, ele é uma excelente ferramenta para fazer a conferência dos itens que estão sendo entregues. Além disso, muitos desses coletores permitem a integração com outros sistemas, ou mesmo a transmissão de dados para um banco específico.

Desta forma, o funcionário responsável pelo recebimento dos produtos poderá fazer a conferência rapidamente. Assim, os produtos podem entrar no estoque rapidamente e ficam disponíveis para que sejam repostos nas prateleiras.

Inventário do estoque

Outra tarefa que geralmente ocupa bastante tempo dos funcionários e donos de supermercado é a realização do inventário do estoque. Esta atividade deve ser feita com uma certa frequência para certificar-se de que haverá quantidade suficiente para atender às demandas geradas pelas promoções.

Problemas no estoque do supermercado podem resultar em prateleiras vazias, falta de produtos importantes para o lucro do seu negócio, bem como comprometer a experiência de compras do cliente. Por isso, sempre que esse processo puder ser otimizado e as chances de erros diminuídas, essa oportunidade deve ser aproveitada.

Pesquisa na concorrência

Outra grande utilidade para o coletor de dados para supermercado é a realização de pesquisa de preços na concorrência. Como ele permite a leitura do código de barras dos produtos, você conseguirá registrar exatamente quais são os preços dos itens de seu interesse e fazer a comparação com os preços praticados na sua loja.

Vale ressaltar que esse processo pode sim ser realizado de maneira mais discreta e manual. Entretanto, para isso o seu funcionário terá que conferir o código de barras do produto, anotar os preços em uma planilha, depois passar essas informações para um computador ou sistema utilizado para conseguir fazer as comparações. Levaria mais tempo e você ainda correria o risco de ter dados inseridos incorretamente tanto na etapa de levantamento de preços da concorrência, quanto na transcrição desses dados para o computador.

Controle de qualidade nas etiquetas de preços

Por último, mas não menos importante, o coletor de dados para supermercado também pode ser utilizado para que você consiga fazer o controle de qualidade nas etiquetas de preços. Provavelmente nem todos os supermercados vão precisar realizar esse tipo de controle. Apesar disso, caso essa seja uma das necessidades do seu negócio, o coletor de dados poderá te ajudar.

Lembre-se que é extremamente desagradável para o cliente ter que ficar procurando pelo preço do produto ou mesmo se deparar com um preço maior quando for passar o produto no caixa. Esses detalhes podem interferir, e muito, na experiência do cliente. Por isso, ter um controle de qualidade para garantir que o valor mostrado nas etiquetas está correto é fundamental.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

18 Textos prontos para divulgar as ofertas de supermercado, confira

Fazer ofertas no supermercado é importante porque você consegue atrair novos clientes para a sua loja, aumentar o movimento e as vendas. Além disso, quando o cliente sabe que você faz boas ofertas, ele estará sempre de olho para conferir as novidades. Entretanto, ter bons preços pode não ser suficiente para conseguir ter resultados melhores.…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

WhatsApp para supermercados: 5 motivos para adotar essa estratégia

O WhatsApp para supermercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Contando ainda com uma grande vantagem, ele é gratuito. Por isso, cada vez mais, empresas de diferentes ramos do varejo vêm aderindo a esse aplicativo para ter mais sucesso.  Se você ainda não entende como essa estratégia pode funcionar,…

Por Nayara Santos em 05.04.2021

Supermercado gourmet: entenda o que é essa nova tendência

Já ouviu falar em supermercado gourmet? Sabe o que isso significa? Como essa nova tendência vai influenciar na forma como os clientes enxergam o seu supermercado? Será que isso poderá afetar o modo como os consumidores compram? Essa pode ser uma oportunidade de negócio? Para te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência do…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Lista de compras de supermercado para o carnaval: produtos que não podem faltar

Que os consumidores preparem uma lista de compras para ir ao supermercado não é nenhuma novidade. Mas, e você, gestor do setor, já preparou a sua lista de compras para abastecer o estoque para as festividades?  Se a resposta é não, então precisamos conversar mais sobre isso. Afinal, você precisa preparar a sua loja e…

Por Nayara Santos em 07.02.2025

Categoria de produtos de supermercado: veja como gerenciar

A organização por categoria de produtos no supermercado auxilia tanto os gestores quanto os funcionários a tornarem a experiência de compra do cliente melhor. Desta forma, é possível monitorar de perto quais são os produtos mais procurados pelos consumidores que frequentam o seu supermercado. Com essa informação em mãos é possível tomar melhores decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 11 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

Cashback em supermercado: tendência que promete aumentar as vendas

O cashback, ou dinheiro de volta, é uma forte tendência no varejo que pode ser um grande diferencial no sucesso do seu negócio. Nos supermercados isso não é diferente, afinal de contas, com o cashback, sempre que o cliente gastar na sua loja, ele terá uma parte do dinheiro de volta. Oferecer essa possibilidade aos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos

 O organograma de um supermercado não é diferente daquele feito em empresas de diferentes ramos. Aliás, você sabe o que é um organograma e como ter um no seu estabelecimento pode te ajudar a se planejar? Um organograma é um planejamento, em que funções e cargos são descritos dentro de uma empresa. Podem ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

36 Textos prontos para padaria de supermercado vender mais

Caprichar nos textos para divulgar a padaria do seu supermercado poderá fazer toda a diferença para que você aumente as vendas da sua loja. Afinal, os clientes gostam de novidades e de produtos de qualidade, mas eles precisam saber o que está acontecendo na sua loja para poder aproveitar. Neste artigo traremos algumas ideias de…

Por Nayara Santos em 12.06.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos