Por Nayara Santos em 28.11.2019

O que é armário cápsula e por que apostar nesse conceito? Descubra agora!

Por Nayara Santos em 28.11.2019

Em tempos onde andam em alta conceitos como minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, o armário cápsula tem conquistado cada vez mais adeptos e a atenção de quem trabalha no mercado da moda.

Isso porque muitos consumidores estão caminhando para uma vertente onde o melhor é comprar roupas de melhor qualidade, que durem anos e combinem entre si, o que permite muitas combinações a partir de um guarda-roupa bastante enxuto.

Mais do que uma forma de consumir menos ou manter as coisas organizadas, o armário cápsula é um estilo de vida. Quer saber mais sobre ele e como criar e porque vender esse tipo de conceito aos seus clientes? Nós contamos tudo agora mesmo!

A história do armário cápsula

O conceito foi criado pela estilista Susie Faux, na década de 1970, mas ganhou popularidade anos depois: em 1985, a estilista Donna Karan criou uma coleção de apenas sete peças, mostrando que não é preciso muito para se vestir bem.

Mais recentemente, a blogueira Caroline Joy, do U-Fancy se desafiou a viver com apenas 37 peças do seu armário durante alguns meses, e provou que a simplicidade pode, sim, estar relacionada à personalidade e a um estilo de vida mais consciente.

Por que esse conceito merece a sua atenção

Afinal, se você trabalha no departamento de marketing de uma empresa, e, consequentemente, o seu objetivo profissional é criar estratégias eficientes para vender cada vez mais, porque deveria estar atento a um conceito que defende justamente o não consumismo?


A resposta é simples: porque os seus clientes estão de olho nisso! Com a internet na palma da mão (literalmente), muitos influenciadores digitais (como a Caroline) têm divulgado amplamente novas formas de viver com mais sustentabilidade, a fim de preservar um planeta que está padecendo com os nossos hábitos consumistas.

As novas gerações, em especial, têm se atentado a esse tipo de assunto e buscado formas de minimizar os seus impactos no meio ambiente e, até mesmo, reverter a situação. Nesse sentido, não apenas o armário cápsula está sob os holofotes, mas também os produtos de higiene e beleza cruelty free, os alimentos veganos, os móveis de materiais sustentáveis e muitos outros exemplos.

Portanto, se você procura atender uma parcela de consumidores que não para de crescer, é melhor manter-se atento a esses conceitos — e, claro, adaptar-se a eles.

As vantagens e desvantagens do armário cápsula

A maior desvantagem desse estilo de vida surge para aquelas pessoas que estão acostumadas com uma grande quantidade de peças para se vestir, pois pode ser um verdadeiro desafio conseguir se vestir sem muitas opções.

Tirando esse transtorno (que os adeptos garantem, acontece apenas no começo, em uma fase de adaptação), o armário cápsula traz muitos benefícios, como:

Organização do espaço

Um dos grandes suportes do armário cápsula é o conceito de organização, visto que ele vai exatamente contra aquela imagem ao qual já estamos tão acostumados: um guarda-roupas repleto de peças, onde não é possível encontrar nada para vestir.

Nele, dezenas de calças jeans dão espaço a poucas — e realmente usáveis peças — e aquela quantidade infinita de cabides sai, revelando poucas e boas peças coringa.

Economia de tempo

Só de pensar em um armário extremamente reduzido, com cerca de 30 ou 40 peças, já dá para imaginar a quantidade de tempo que é economizado na hora de se vestir, não é mesmo?

Afinal, todas as suas peças são facilmente visualizadas, um pé de meia não desaparece na gaveta e as camisetas estão todas ali, organizadas, à mostra e passadas, prontas para o uso.

Melhor aproveitamento das peças

Mais uma situação corriqueira na vida de todos nós, consumidores. Quantas vezes compramos roupas e calçados apenas porque estão em promoção, mas nem sequer retiramos as etiquetas das peças, deixando-as acumulando no guarda-roupa?

No armário cápsula, essa situação não existe, visto que apenas o essencial é comprado. Além disso, existe a regra de que uma peça tem que sair quando outra for entrar, para que o número inicial de itens não se perca com o passar do tempo. Com esse método, todas as peças são mais bem aproveitadas.

Roupas de mais qualidade

Mas é claro que para que esse aproveitamento máximo realmente aconteça, as roupas precisam ter mais qualidade — afinal, elas serão usadas mais vezes, em comparação àquelas que dividem o espaço com tantas outras semelhantes.

Essa é uma tendência, inclusive, não só para os adeptos dos armários cápsulas, mas de muitos consumidores, que têm percebido a importância de investir mais em qualidade do que em quantidade.

Portanto, se você trabalha nesse segmento, uma boa dica é observar a qualidade dos produtos que oferece aos seus clientes: será que vale mais a pena ofertar peças melhores e com um valor um pouco mais elevado, em vez daquelas muito baratas, mas que não duram nenhuma estação?

Melhor expressão do estilo

Uma das grandes vantagens o armário cápsula é que ele permite que a pessoa encontre o seu estilo. Por meio das suas poucas peças coringa e atemporais, é possível definir melhor a sua personalidade, combinando os itens entre si e se descobrindo a cada nova combinação.

Como ofertar a ideia aos seus clientes

Ficou interessado no conceito, mas não sabe como aplicá-lo em seu negócio? Experimente, por exemplo, criar uma vitrine com três manequins vestidos com a mesma calça, trocando apenas a peça de cima: uma t-shirt básica, uma camisa social de bom corte e uma regata despojada. Pronto, o seu cliente já tem três looks — ou quatro, se usar a camisa aberta com uma das duas blusas por baixo.

Um vestido preto também pode ser a base dessas combinações: com tênis, com salto alto e acessórios e com a mesma camisa do exemplo de cima, com um nó na cintura. As peças são poucas, mas as possibilidades são infinitas!

Lembre-se, também, de vender o conceito e a ideia de sustentabilidade juntamente aos looks: divulgue o termo de armário cápsula, demonstre a preocupação da marca com o futuro do planeta e ofereça promoções nas vendas casadas de três ou mais peças — incentivando o consumo de poucas e boas peças, que combinam entre si, e aumentando o seu ticket médio.

Em um primeiro momento, o armário cápsula pode parecer ir contra o mundo da moda, mas com um olhar mais aberto, é possível ver que ele é um caminho em direção ao futuro. Além disso, parece ser para lá que os consumidores estão indo. Vá com eles!

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