Por Nayara Santos em 16.07.2020

Reel do Instagram para lojas: como utilizar? Entenda aqui!

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Você já conhece o Reel do Instagram para lojas? Se construir uma presença digital ajuda a trazer reconhecimento e visibilidade, aproveitar as novidades das redes sociais também tem os seus benefícios. É uma forma de se diferenciar da concorrência, chamar a atenção dos clientes e aumentar os níveis de engajamento.

Ao conhecer todas as funcionalidades e acompanhar as atualizações disponíveis, fica mais fácil planejar novas ações de marketing digital. Por isso, é importante estar por dentro das últimas tendências do seu segmento e ficar de olho em cada recurso novo lançado.

Neste post, vamos explicar o que é e como funciona o Reel do Instagram, além de compartilhar algumas dicas para usá-lo em sua loja. Boa leitura!

O que é e como funciona o Reel do Instagram?

Desde junho, o Instagram lançou uma nova funcionalidade, que permite aos usuários gravarem vídeos de até 15 segundos. Você pode usar áudios, músicas, efeitos e dublagens, além de criar uma sequência de takes e ajustar a velocidade e o tempo de duração. É bem similar ao popular TikTok, que deslanchou da China para o mundo todo.

O recurso fica dentro do Stories que já conhecemos e está em fase experimental no Brasil, na França e na Alemanha. Para quem acompanha as novidades, deve ter percebido que a funcionalidade já estava em teste por aqui nos últimos meses, mas com o nome de Cenas.

Todo conteúdo criado pode ser compartilhado de diversas maneiras: no próprio feed (timeline), pelo Direct Message (DM), no Stories e na guia Explorar (lupa). Vale destacar que a última opção permite um alcance maior.

Como usar na prática

Antes de falar sobre o Reel do Instagram para lojas, vamos explicar rapidamente como acessar o recurso. Ao entrar na câmera dentro da rede social, procure pelo recurso na área inferior da tela do celular — como se fosse fazer um Stories — e comece a gravar. Entre as opções de edição disponíveis para explorar você encontra:

  • áudios: a partir da biblioteca do próprio Instagram, há uma seleção de músicas que podem ser incluídas no seu vídeo;
  • efeitos: todos os efeitos salvos na rede podem ser aplicados. Um deles é o de realidade aumentada para inserir produtos ou pessoas em cenários ou outros vídeos;
  • velocidade: o ajuste vale tanto para acelerar como para reduzir a velocidade do vídeo para sincronizar imagem e áudio;
  • temporizador: deixa as mãos livres para gravar — a partir de uma contagem regressiva — e sincronizar as imagens com as músicas.


Os vídeos podem ser gravados direto da câmera, mas também há a opção de fazer o upload de qualquer conteúdo em formato audiovisual já pronto. É possível gravar um take único ou com vários cortes em sequência.

Como adotar a estratégia na sua loja?

Agora que você já está por dentro da novidade do Instagram, queremos apresentar algumas ideias para aplicar na prática. Embora o recurso seja popular para o entretenimento, quem tem loja também pode usufruir dos seus benefícios para gerar engajamento, atrair novos clientes e promover as vendas. Acompanhe as dicas!

Apresentar as novidades que chegam

Ao usar o Reel do Instagram para lojas, uma das ideias mais legais para aplicar vem por meio da apresentação das novidades. Sempre que chegar um produto novo, você pode utilizar o recurso para anunciar aos seus seguidores. Assim, já vai criando o desejo de consumo, além de incentivar o engajamento.

Comece com pequenos teasers, propondo uma contagem regressiva até o lançamento oficial na sua loja. Para os vídeos, prepare um cenário com cores que destaquem os produtos ou monte uma vitrine bem atrativa. Use e abuse dos recursos visuais para chamar a atenção e incentivar as compras.

Compartilhar depoimentos de clientes

Outra ideia que vale a pena explorar está diretamente relacionada à experiência do cliente. Nós somos movidos por recomendações, depoimentos e leituras de reviews. Afinal de contas, aprender sobre a vivência de outras pessoas com produtos similares ajuda a dar mais confiança e segurança no momento da compra.

Por isso, entre em contato com clientes que tiveram uma experiência positiva com a sua loja e proponha a gravação de pequenos depoimentos. Peça para que eles compartilhem as suas expectativas antes e depois das compras e como o seu produto fez a diferença, seja para presentear ou no próprio dia a dia.

Explicar as promoções mais recentes

Nada como um bom vídeo para divulgar as últimas promoções e explicar como as regras funcionam, não é mesmo? É fácil de gravar, prático para postar no Instagram e com altos índices de engajamento. Então a terceira dica é aproveitar o recurso para complementar as promoções mais recentes.

Os vídeos podem ser divididos em vários propósitos: apresentar o mix de produtos promocionais, sinalizar uma contagem regressiva com o intuito de estimular o consumo, divulgar as regras de participação, esclarecer as dúvidas e assim por diante. Ideias não faltam para aproximar os clientes da sua loja.

Lançar desafios e concursos para engajar

Se as promoções engajam, os desafios e os concursos cumprem um papel similar. Tudo que envolve interação é convidativo para a clientela. Além disso, o conteúdo audiovisual por si só também estimula um engajamento maior, chama a atenção e abre portas para você trazer uma proposta diferente dos concorrentes.

Então use o Reel do Instagram sempre que for lançar um desafio ou um concurso. Você pode fazer o anúncio por meio do recurso e convidar os seguidores a acompanhar mais informações na loja virtual, por exemplo. Outra ideia é preparar uma série de vídeos rápidos para divulgar os prêmios e chamar a clientela.

Seja para promover novos produtos, itens promocionais ou o relacionamento com os clientes, o Reel do Instagram para lojas pode ser uma ótima ferramenta. Aliás, queremos destacar mais uma vez a importância de acompanhar constantemente todas as atualizações das redes sociais e as últimas tendências para o seu segmento. Dessa forma, você poderá dar um passo à frente da concorrência e propor uma experiência inesquecível para os seus clientes e seguidores.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo…

Por Nayara Santos em 28.04.2016

5 ideias criativas para aumentar as vendas, aproveite

Está a procura de ideias criativas para aumentar as vendas, não é mesmo? Sem dúvida alguma essa é uma forma bastante interessante de chamar a atenção dos clientes para a sua marca e conseguir aumentar as suas vendas. Para te ajudar nessa busca, preparamos esse artigo com algumas dicas simples que podem ser facilmente aplicadas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Como decorar uma loja de roupas pequena? Saiba aqui!

O marketing sensorial é uma das principais estratégias para atrair clientes na sua loja física. A audição, por exemplo, pode trazer lembranças e fazer com que o consumidor passe mais tempo no local, aumentando as suas chances de vender mais. Nesse sentido, a visão também é uma valiosa ferramenta a ser trabalhada. Por isso, saber…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Como organizar um estoque: Confira o passo a passo

 Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de soluções de como organizar o estoque da sua loja. Afinal, por mais que isso não fique evidente quando o cliente entra na sua loja e vê tudo organizado, milimetricamente calculado, com um atendimento ágil e preciso do vendedor ao buscar alguma peça, ele nem…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Melhores estratégias para vendas na Páscoa

Encontrar as melhores estratégias para aumentar as vendas na Páscoa é uma necessidade que muitas lojas enfrentam. Afinal de contas, todas as datas comemorativas são excelentes momentos para criar um relacionamento de confiança com os clientes e conquistá-los de uma vez por todas. Sem falar que, se fizer tudo certinho, a sua marca conseguirá dividir…

Por Nayara Santos em 11.03.2025

Saiba como preparar seu time para lidar com as objeções em vendas

Nem sempre o seu cliente em potencial responderá com um “sim” à sua abordagem. No entanto, isso não significa que tudo está perdido. Essa é a hora de aprender a lidar com as objeções em vendas dessas pessoas. É normal ter objeções a uma série de questões, especialmente produtos e serviços. É impossível trabalhar em…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Locução virtual com IA: veja na prática como funciona

A locução virtual com inteligência artificial (IA) está revolucionando a forma como as empresas se comunicam com seus clientes, especialmente no setor varejista. Com o avanço da tecnologia, agora é possível criar mensagens de áudio personalizadas que não apenas informam, mas também engajam os consumidores de maneira única.  Essa inovação representa uma oportunidade valiosa para…

Por Nayara Santos em 11.02.2025

O que significa Trade Marketing? Descubra o conceito aqui

Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto que falamos que 70% das decisões de compra acontecem dentro do PDV (Ponto de Vendas). Isso é um fato identificado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (Point of Purchase Advertising Institute). É por causa desse comportamento do consumidor que a área de Trade Marketing vem crescendo cada vez…

Por Nayara Santos em 29.07.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos