Por Nayara Santos em 09.08.2021

Recebimento de mercadorias em supermercado: 5 dicas para otimizar o processo

Por Nayara Santos em 09.08.2021

O recebimento de mercadorias em supermercado deve ser sempre acompanhado de perto e ter um processo bem estabelecido. Assim, você consegue reduzir as perdas e diminuir a possibilidade de algum erro ocorrer durante essa importante atividade do seu supermercado.

Essa é uma daquelas tarefas da gestão de supermercados que requerem padronização e comprometimento dos funcionários envolvidos. Afinal de contas, essa é uma das formas de manter o seu estoque impecável. Por isso, neste artigo vamos dar algumas dicas para que você consiga otimizar esse processo para a sua loja. Boa leitura!

Importância de otimizar o recebimento de mercadorias no supermercado

Não importa se estamos falando do recebimento de mercadorias ou de qualquer outro processo do supermercado, sempre que você consegue otimizar alguma tarefa rotineira, você terá inúmeros benefícios.

O primeiro deles é que você consegue diminuir a quantidade de erros e manter o seu supermercado sempre em ordem. Segundo, porque quando um processo é otimizado os funcionários poderão executá-lo mais rapidamente e com isso sobrará mais tempo para se dedicar a outras atividades. Por último, mas não menos importante, geralmente a otimização também evita desperdícios e reduz custos desnecessários. 

Para conseguir uma boa otimização do recebimento de mercadorias no supermercado a recomendação é elaborar um processo e escrever um manual. Isso significa que todas as vezes que uma mercadoria for recebida, será necessário seguir o protocolo estabelecido. Assim, todos os funcionários saberão o que deve ser feito e quais passos devem ser seguidos. A seguir falaremos mais sobre como fazer isso.

Dicas para otimizar o recebimento de mercadorias

1. Reserve um local para o recebimento de mercadorias

O primeiro passo na otimização do recebimento de mercadorias no supermercado é reservar um local para que ele ocorra. Ou seja, você precisará ter um espaço para estacionar o caminhão do fornecedor. Lembre-se que ele não deverá atrapalhar a circulação de clientes.

Em lojas maiores esse processo é mais fácil, já que os supermercados possuem uma entrada separada para o armazém e até mesmo um estacionamento exclusivo para as entregas. Entretanto, as mercearias e os mercadinhos de bairro, na maioria das vezes, não dispõem desse local. Muitas vezes, pode ser que o caminhão do fornecedor precise utilizar o estacionamento destinado aos clientes. 


Nestes casos, uma solução é agendar a entrega para horários de menor movimento ou mesmo para quando o mercadinho estiver fechado. É preciso apenas ficar atento para as condições e valores de frete, já que se as entregas forem feitas fora do horário comercial um valor extra poderá ser cobrado. Além disso, se os funcionários fizerem hora extra para receber a mercadoria, esse valor também deverá ser considerado.

2. Tenha um funcionário responsável

Como esse é um dos processos de maior importância no supermercado, deixe pelo menos um (idealmente dois) funcionários responsáveis por ele. Isso significa que esse funcionário será responsável por acompanhar a entrega recebendo o fornecedor, fazendo a conferência dos produtos, dando entrada dos produtos no sistema e certificando-se de que eles serão armazenados corretamente.

Ter mais de um funcionário para desempenhar essa tarefa pode ser importante para o caso de mais de uma entrega chegar ao mesmo tempo. Ainda, as pessoas podem ficar doentes, tirar férias ou licenças médicas, portanto, quanto mais pessoas treinadas para desempenhar a tarefa, melhor. Afinal de contas, não faz sentido que haja problemas no recebimento de mercadorias porque há apenas um funcionário bem treinado para desempenhar essa função.

3. Confira os produtos

Provavelmente uma das etapas mais demoradas e que deve ser realizada com bastante calma é a conferência dos produtos que estão sendo entregues. Esse é o momento que o funcionário deverá verificar se as embalagens não estão danificadas, se os produtos estão corretos (apresentação, sabor/odor, quantidade), se eles estão armazenados da forma correta, dentre outras.

Uma das formas de otimizar esse processo é através de um check list. Assim, você inclui todos os parâmetros de deverão ser verificados, evitando que algum deles seja esquecido e certificando-se de que tudo estará de acordo com o pedido feito ao fornecedor. 

4. Dê entrada no estoque

Agora que os produtos já foram conferidos, será necessário dar entrada no estoque. O ideal é que essa etapa seja realizada por duas pessoas diferentes. Assim, a primeira dá entrada no estoque e a segunda faz a conferência. 

Muitos softwares de automação de supermercado possuem essas funções. Caso o seu software não tenha essa função, você poderá conversar com a empresa que desenvolveu o software para incluir isso no sistema. Desta forma, você torna o processo muito mais seguro e reduz significativamente as chances de erros.

5. Armazene os produtos adequadamente

A última etapa do processo de recebimento de mercadorias em supermercado é fazer o correto armazenamento dos produtos. Para que o armazenamento seja feito de forma correta é preciso levar em conta os seguintes critérios:

  • Distribuição dos produtos no seu armazém: provavelmente você já possui um sistema de organização dos produtos no seu estoque. Ele deve ser mantido, para facilitar o gerenciamento do estoque;
  • Necessidades de armazenamento de cada produto: algumas mercadorias exigem que o armazenamento seja realizado de forma a garantir que as características originais sejam mantidas. Portanto, é fundamental ficar atento a isso e proporcionar essas condições ideais. Por exemplo, vinhos precisam ficar armazenados em locais escuros e com temperatura controlada. Carnes, cortes de frango, peixes, devem ficar congelados ou resfriados. Verduras e legumes devem ser mantidos em locais frescos, longe de umidade.

Ficando atento a isso, você manterá a qualidade dos produtos por muito mais tempo e evitará possíveis desperdícios, perdas e, consequentemente, prejuízos financeiros.

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