Por Nayara Santos em 07.07.2023

A música errada pode arruinar suas vendas

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Você sabia que escolher a música errada para tocar na sua loja pode arruinar as suas vendas? Provavelmente você já deve ter percebido que muitos estabelecimentos, dos mais diversos segmentos do varejo, desde grandes redes internacionais de moda, passando por restaurantes e até pequenas lojas utilizam música ambiente.

Entretanto, poucos gestores sabem da importância de escolher a música certa ou sequer como fazer. Isso faz com que a música ambiente não receba a devida atenção, sendo, normalmente, uma das últimas coisas que o empresário lembra. Estando mais presente em grandes promoções ou durante a inauguração da loja.

Além disso, mesmo quando há música ambiente, o equipamento não possui a qualidade necessária, ou mesmo a trilha sonora deixa a desejar, sendo inadequadamente escolhida. Ou seja, ficando a cargo de algum vendedor ou mesmo do próprio gestor.

Não entendeu nada porque estamos falando de música para ambientes comerciais? Então pensa comigo, quando você escuta um artista que você gosta, a vontade não é de ouvir mais vezes? Você vai ouvindo e nem vê o tempo passar, não é mesmo? Agora, e quando você tem que ouvir algo que não gosta, contra a sua vontade? Parece que o tempo não passa, você não vê a hora da música acabar e ela parece interminável, não é mesmo? Ou ainda quer simplesmente ir embora daquele ambiente.

No seu estabelecimento acontece exatamente a mesma coisa, se o cliente escuta uma música que não seja agradável, ele vai querer ir embora rapidinho. E, provavelmente, essa é a última coisa que você vai querer que aconteça.

Como a música é assunto seríssimo na sua empresa, preparamos este artigo para te contar mais como a música errada pode arruinar as suas vendas, e ainda vamos dar as dicas necessárias para você preparar a trilha sonora perfeita. Vem com a gente e boa leitura!

Como a música errada pode estragar as vendas da minha loja?

Como você já deve ter percebido, esse assunto de música na loja é muito mais sério do que parece. Mesmo assim, a verdade é que muitos empresários literalmente espantam seus clientes utilizando músicas inadequadas. 


Uma pesquisa fez um estudo de comportamento de clientes em diferentes estabelecimentos que reproduziam música, principalmente em lojas e restaurantes. Quando a música tocada não era do agrado deles, os clientes se comportavam da seguinte forma:

  • 44% vão embora mais rápido;
  • 38% não voltam mais no estabelecimento;
  • 25% deixam de indicar o lugar para os amigos e familiares;
  • 36% deles compram menos do que o inicialmente planejado.

Diante desses dados, fica evidente que a música errada acaba com as vendas, espanta os clientes, prejudica a fidelização e ainda prejudica a divulgação espontânea da marca. Resumidamente, se a música na sua loja estiver inadequada você está perdendo dinheiro.

Se você quiser conhecer como a música pode influenciar a sua loja e os resultados positivos, nós temos um material gratuito feito exclusivamente para você. Faça o download agora mesmo!

Como não errar na escolha da música para tocar na minha loja

Bom, você já entendeu que a música errada pode ser um verdadeiro desastre para a sua empresa. E nesse momento deve estar se perguntando qual é o caminho para não errar nessa escolha. Calma que a gente te explica.

Saiba o que o seu cliente gosta de ouvir

O primeiro passo para não errar na escolha da música é saber quais os gêneros, artistas e bandas o seu cliente gosta de ouvir. Para isso, entreviste os clientes que frequentam a loja e pergunte quais músicas eles mais gostam, e quais eles acham que mais combinam com a sua marca.

Isso não significa que somente essas músicas devam ser reproduzidas, mas que você poderá encontrar outras músicas que tenham ritmos ou estilos semelhantes. Afinal, existe uma infinidade de músicas que podem ser do agrado dos consumidores e que você deve explorar.

Saiba qual a mensagem a sua marca quer passar

Após conhecer o gosto dos seus clientes, chegou o momento de comparar essas músicas com a mensagem que a sua marca quer transmitir e ver quais delas se adequam melhor. Por exemplo, se você possui um público jovem e quer transmitir a ideia de que está sempre antenado com as novidades, então deve utilizar músicas que sejam hits do momento.

Assim, além de atrair o público-alvo certo, ainda vai conseguir passar a impressão certa para quem frequentar a sua loja. Entretanto, isso vai variar conforme a personalidade da sua loja e dos seus clientes, que devem ser cuidadosamente analisados antes de serem colocados em prática.

Jamais deixe a escolha da música para os vendedores da loja

Como falamos anteriormente, a escolha da música que será reproduzida na sua loja jamais deve ser responsabilidade de vendedores. Isso porque, a tendência é que eles escolham músicas que eles gostem de ouvir, ou mesmo façam um rodízio entre os vendedores, e cada um ficará responsável pela música durante um dia da semana.

Isso vai resultar em músicas que desagradam ao cliente, que não transmitem a mensagem da sua marca adequadamente. Sem falar que, ainda pode resultar em estilos totalmente diferentes em diferentes momentos, e o cliente que vai acabar estranhando e desaprovando. E, quando isso acontece, você já sabe qual é o resultado, certo?

Outro ponto importante é que você também corre o risco de ficar reproduzindo sempre as mesmas músicas. Desta forma, além de criar um ambiente que seja desagradável para os clientes, ainda vai ser desagradável para os próprios vendedores, atrapalhando a produtividade deles.

Escolha os equipamentos de som certos

Além da música certa, também é importante escolher os equipamentos de som certos. Afinal é preciso que o som seja distribuído pela loja de maneira adequada, principalmente no que se refere ao volume.

Basta analisar a sua loja e você verá que alguns lugares são mais barulhentos (como a entrada) do que outros (fundo da loja). Se o som for muito alto ele vai atrapalhar a conversa entre o cliente e o vendedor, e até mesmo acabar irritando os clientes. Por outro lado, se o cliente não conseguir ouvir a música, não vai ser influenciado por ela e a sua estratégia não vai funcionar.

Por isso, escolha os amplificadores e as caixas de som que sejam adequadas para cada ambiente da sua loja. 

Não hesite em contratar uma empresa especializada

A nossa última dica para não errar na escolha da música e acabar arruinando as suas vendas, é a contratação de uma empresa especializada. Uma dessas empresas, que é pioneira em music branding no Brasil é a Listenx.

Assim você terá a playlist da sua loja criada por um time de especialistas, fazendo com que as músicas sejam escolhidas para agradar ao seu público e criar uma identidade sonora para a sua marca.

Afinal, como vimos, a música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Ainda, você poderá gravar anúncios com locutores profissionais e reproduzi-los a qualquer momento ao longo da programação musical. Venha conferir de perto todos os resultados que o Listenx pode te oferecer.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como usar a música em datas sazonais

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar! Grande parte das…

Por Nayara Santos em 07.02.2025

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

 Você provavelmente já ouviu falar em Sound Branding e Music Branding, não é mesmo? Mas será que você entende a diferença entre eles e como podem ser aplicados no seu negócio? Ou ainda, conhece a importância que ter um sound branding e um music branding pode fazer para a sua empresa? Se você respondeu…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

O que considerar na terceirização de serviços de rádio? Veja aqui!

Você já ouviu falar em música para negócios? Sabe do que se trata e como ela pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência? Ou como a música pode traduzir a essência da sua marca e comunicá-la aos consumidores? Sim, a música é capaz de fazer tudo isso e ainda aumentar as suas…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Playlist para loja: 9 dicas para montar a melhor playlist

 Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e despertar emoções e você pode usar isso a seu favor nas suas lojas. A música presente em um ambiente comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e…

Por Nayara Santos em 15.01.2025

Porque ter uma playlist na loja melhora a experiência dos clientes?

Entender porque fazer uma playlist para lojas pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso porque, uma loja de varejo precisa possuir estratégias bem definidas para deixar os consumidores à vontade em seu ambiente e fazer com que eles se lembrem da sua marca. E, vale a pena dizer, a música tem um…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Quais são as músicas mais tocadas em 2023? Saiba aqui!

Quem não gosta de escutar uma boa música? Seja em casa, no trabalho ou na rua, uma trilha sonora é sempre bem-vinda, tanto na correria do dia a dia, quanto nos momentos de pausa e lazer. Sabendo disso, muitas lojas estão implementando música ambiente nos estabelecimentos como método de atrair seus clientes e fidelizá-los. As…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos